30 de outubro de 2009

O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

CLÁSSICO

Mega-post!

Uma dobradinha... filme e livro.
O Fantasma da Ópera é um clássico de Gaston Leroux. Não quer ler o livro? Basta escolher uma dentre as várias adaptações para o cinema e ópera. Eu aconselho a versão "filme-musical" de 2004 com Gerald Butler e Emmy Rossum.
É uma mistura de romance, terror e música.




O Fantasma da Ópera
Autor: Gaston Leroux 


Editora: Ediouro
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
Tradutor: Lucia Marengo Bandeira de Mello Machado 
ISBN: 8562540528
ISBN-13: 9788562540523
4ª Edição - 2009
256 Páginas


- Sinopse:

Nesta edição prefaciada por João Máximo, nota-se o resgate do enredo original. O autor criou essa história que retrata uma jovem cantora lírica que credita seu sucesso ao 'Anjo da Música', uma voz que a visita todos os dias em seu camarim para dar aulas de canto.


“Um homem é encontrado enforcado em um dos subsolos do teatro. Uma lanterninha conversa com uma voz que se identifica como Fantasma da Ópera. Os diretores do teatro recebem bilhetes assinados pelo Fantasma. Uma cantora, Cristine, tem aulas com uma voz masculina que ela pensa ser o Anjo da música. Raul, visconde de Chagny, apaixona-se por Cristine, sua amiga de infância. A partir daí desenvolve-se uma narrativa cheia de suspense, amor e humor.
Ao contrário do que pode sugerir o título, é muito mais do que uma narrativa de terror. Emociona e faz pensar.”


_____

- O Filme



Fantasma da Ópera
Título Original: The Phantom of The Opera

Distribuidora: Unviersal Pictures
Ano de produção: 2004 (EUA)

Gênero: Filme Musical
Diretor: Joel Schumacher
Elenco: Patrick Wilson, Minnie Driver, Gerard Butler, Emmy Rossum

Duração: 141 minutos


- Sinopse:


O belíssimo Teatro de Paris é o lugar perfeito para um 'Fantasma' (Gerard Butler) se refugiar. Gênio da música desfigurado, ele encontra na ingênua Christine (Emmy Rossum) a cantora ideal para alcançar as suas próprias aspirações. Quando a temperamental La Carlotta (Minnie Driver) abandona os ensaios do espetáculo pouco antes da estréia, resta aos novos gerentes do teatro escalar Christine para o papel principal. Na noite da estréia, o Fantasma assiste ao début de sua protegida de camarote. Mas ele não é o único a ser seduzido pelos encantos da jovem. O Visconde Raoul de Chagny (Patrick Wilson), um ex-namorado de infância de Christine, a reencontra. Com o coração dividido entre seus dois 'pretendentes', a moça acaba despertando a ira do Fantasma, cujo ciúme violento e obsessivo coloca em risco a vida de qualquer um que ouse entrar no Teatro de Paris.


- Elenco:



Gerard Butler ... The Phantom

Emmy Rossum ... Christine

Patrick Wilson ... Raoul

Miranda Richardson ... Madame Giry

Minnie Driver ... Carlotta
Ciarán Hinds ... Firmin
Simon Callow ... Andre
Victor McGuire ... Piangi

Jennifer Ellison ... Meg Giry
Murray Melvin ... Reyer

Kevin McNally ... Buquet (as Kevin R. McNally)
James Fleet ... Lefevre
Imogen Bain ... Carlotta's Maid
Miles Western ... Carlotta's Wigmaker
Judith Paris ... Carlotta's Seamstress

_______


- Um Pouco Mais Sobre “O Fantasma da Ópera



O cenário é o Teatro de Paris, localizado na Londres vitoriana. É lá onde o “Fantasma” habita, escondido entre as passagens secretas do luxuoso Teatro. Ele é um homem solitário e desfigurado que usa uma meia-máscara para esconder parte de seu rosto que fora deformado por um incêndio no Teatro há vários anos atrás. Apesar de cruel e enlouquecido, é um brilhante compositor. Busca vingança contra aqueles que roubaram suas composições e uma onda de terrorismo e sangue começa a reinar no Teatro. Ele tenta então transformar a jovem soprano Christine na estrela da ópera de Paris. A princípio, o Fantasma não aparece para Christine, o que a leva a pensar que suas aulas de canto são ministradas pelo “Anjo da Música”. Mais tarde Christine encontra o Fantasma mascarado e, apesar do medo que tem de sua loucura, se sensibiliza.
Raul é o visconde de Chagny, apaixonado por Christine, sua amiga de infância. Ele se desdobra para obter o afeto de Christine. O vingativo e agora enciumado Fantasma faz de tudo para tirar Raul e os demais de seu caminho. Christine descobre que o Fantasma tem cometido vários assassinatos obscuros e inexplicáveis em nome de sua honra e que não vai parar até completar sua grande obra-pirma: sua vingança de sangue!
E quando ela some misteriosamente, Raul entra numa perseguição alucinada para seguir os passos do Fantasma compositor, que passa a matar aqueles que resistem às suas exigências.

_______





- Meus comentários:

É uma história sobre música, loucura e assassinato.

O filme é ótimo. Gerard Butler (meu eterno Drácula 2000) e a soprano Emmy Rossum cantam as músicas do filme. Assisti o filme na estréia, numa sala apertadinha e esquecida do Cinemark. Infelizmente, não rendeu bilheteria e teve pouquíssima divulgação no Brasil o que o levou a ficar pouco tempo em cartaz.

A música-tema (The Phatom of the Opera) já foi interpretada por diversos artistas, inclusive Sarah Brightman e Antonio Banderas (acreditem se quiser!). A trilha sonora é fantástica! Na versão de 2004, Andrew Lloyd Webber é o responsável - um dos compositores mais bem sucedidos da atualidade.


- Melhores cenas: 
1) Quando ela retira a máscara do Fantasma e
2) No final quando ele deixa uma rosa no túmulo de sua amada... (ou, em outra versão, quando o enorme lustre cai...)

Vale a pena conferir a história de amor, terror e obsessão entre o Fantasma e Christine. O final é triste... pegue a caixa de lenços de papel.
 ________

- Outros Filmes:



_______

- A Música Tema

Letra e Tradução


The Phantom of the Opera

CHRISTINE
In sleep
he sang to me,
In dreams
he came...
that voice
which calls to me
and speaks
my name...

And do
I dream again?
For now
I find
the Phantom of the Opera
is there -
inside my mind

PHANTOM
Sing once
again with me
our strange
duet...
My power
over you
grows stronger
yet...

And though
you turn for me
to glance
behind,
the Phantom of the Opera
is there -
inside your mind...

CHRISTINE
Those who
have seen your face
draw back
in fear...
I am
the mask you wear...

PHANTOM
It's me
they hear...

BOTH
Your/my spirit
and My/Your voice
in one
combined:
the Phantom of the Opera
is there -
inside your/my mind...

OFFSTANGE VOICES
He's there,
the Phantom of the Opera...
Beware
the Phantom of the Opera...

PHANTOM
In all
your fantasies,
you always
knew
that man
and mystery...

CHRISTINE
...were both
in you...

BOTH
And in
this labyrinth,
where night
is blind,
the Phantom of the Opera
is there/here -
inside my mind

PHANTOM
Sing, my Angel of Music!

CHRISTINE
He's there,
the Phantom of the Opera...



O Fantasma da Ópera


Tradução

Cristine:
No sono, ele cantou a mim
Nos sonhos, ele veio
Aquela voz que me chama
E fala meu nome

E eu sonho novamente?
Agora eu acho que o fantasma da ópera está aqui
Dentro da minha mente

Fantasma:
Cante mais uma vez comigo
Nosso estranho dueto
Meu poder sobre você
Cresce ainda mais forte
E apesar de você se virar para mim
Para ver por trás
O fantasma da opera está aí
Dentro da sua cabeça

Cristine:
Aqueles que viram seu rosto
Recuaram com medo
Eu sou a máscara que você usa

Fantasma:
Sou eu que eles ouvem

Ambos:
Seu/meu espírito
e sua/minha voz
Em um só combinados
O fantasma da opera está aí
Dentro de minha/sua cabeça

Vozes:
Ele está aí
O fantasma da ópera
Tenha cuidado com
O fantasma da ópera

Fantasma:
Em todas as suas fantasias
Você sempre soube que aquele homem e mistério

Cristine:
Estavam ambos em você

Ambos:
E neste labirinto,
onde a noite é cega,
O fantasma da ópera está aí
Dentro de sua/minha cabeça

Fantasma:
Cante, meu anjo da música

Cristine:
Ele está lá
O fantasma da ópera


Fonte: Vagalume



2 comentários:

  1. Quando o musical se apresentou aqui em São paulo, quis tanto ir!!!! Mas não tive tempo ($). Li o livro.....uma tristeza só....


    Vick, tá rolando uma promoção lá no blog. Valendo uma camiseta e um livro. Passa lá e prestigia??
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Ale,
    Uh... tenho que matutar sobre qual segredo bem guardado devo contar... hum... isso pode ser perigoso... e excitante! rsrsrs
    Bjsss

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...