25 de março de 2010

Filme: Lembranças (Remember Me)

Eu estava relutante em ir ao cinema ver esse filme. É um drama romântico (dramas não são o meu forte...) cuja história não me chamou a atenção. O que acontece é que fui “coagida” (no bom sentido rsrsrs) por uma amiga... acabei me empolgando com a empolgação dela! Rsrsrs

Na verdade eu estava com receio de perder minha “visão romântica” do meu amado e idolatrado Edward Cullen. Bom, confesso que Robert Pattinson na pele de Tyler Roth estava tão, digamos, “Edward”... Pareceu-me a mesma coisa... não é o mesmo personagem, mas definitivamente é o mesmo ator – totalmente linear, sem nada de mais ou de menos. Robert tem um sorriso encantador, mas seus personagens tem a mesma cara de “atormentados”. Sei lá... ele é lindo mas como ator é "sem-sal-sem-açúcar"...

O filme abre com uma citação de Gandhi; uma simples menção que permeia a vida de todos os personagens desse drama e que só tomaremos consciência no final do livro.

Gandhi disse que não importa o que você faça em sua vida, será insignificante. E que é muito importante que você faça. Ou seja, por mais insignificante que seja o resultado de suas escolhas ou atitudes, faça-as.

- E vamos ao filme:

Tyler é um rapaz bad-boy, revoltado, mas não é lá de todo “mau”. Ele mora com um amigo festeiro (e chegado numa bebida) num apartamento que mais parece um “pardieiro” lotado de quinquilharias. Tem um drama familiar próprio: os pais são separados, o pai é um rico empresário que parece pouco se importar com os filhos, sua mãe é uma assistente social e está casada pela segunda vez, sua irmã caçula (um menina prodígio e que adora Tyler) é carente do afeto do pai, seu irmão mais velho (o qual Tyler venerava) suicidou-se há alguns anos. Em meio a tantos desgostos, Tyler se torna um rapaz revoltado, principalmente com a aparente indiferença de seu pai Charles (interpretado por Pierce Brosnan).

Tyler venera sua irmã menor e vê nela a necessidade de buscar a aprovação e amor do pai, fruto principal de sua revolta.

A mãe de Tyler parece ser totalmente passiva, mas não é indiferente à condição dos filhos.

É por essas e outras que Tyler leva um vida morna, sem compromissos e destrutiva (além de ser regada à bebidas). Numa de suas farras noturnas, tenta violentamente apartar uma briga e, por desacato à autoridade, acaba sendo preso. Mas numa tarde qualquer Aidan, seu companheiro de “pardieiro” descobre que Ally, a filha do policial que o prendeu, estuda no colégio. Aidan então instiga Tyler a se envolver com ela para dar o troco no policial turrão. Tyler vai a contra-gosto, mas mostra-se um gentleman. Com a convivência Tyler e Ally se apaixonam. Esse é o primeiro passo para mudança na vida desregrada de Tyler.

Mas não pára por aí. É claro que Neil, o pai de Ally, logo descobre e mais encrencas aparecem na vida do infeliz Tyler. Fora a crise de sua irmã caçula, Tyler enfrenta outras provações, em especial, entender e conviver com seu pai.

Mas o amor pode mudar as coisas. Quando tudo parecia terminar num final feliz, somos surpreendidos por um final chocante.

“Eu” fiquei chocada. E foi a mesma reação da minha amiga. Depois do final do filme olhamos uma para a cara da outra e dissemos um moxoxo: “Nossa...

Fiquei alguns minutos olhando pra tela do cinema, realmente chocada com o desfecho, pensando em como teria sido se Tyler não estive no lugar errado na hora errada. Depois pensei em como teria sido o destino de tantas outras pessoas... e em como ficou a vida de tantas outras...

A grande sacada do filme está na “data” (entenda-se dia, mês e ano!) em que os personagens vivem – coisa que você só vai descobrir no final...

Apesar de tudo, filme morno. Nota: 7

Algumas passagens dignas: no final do filme quando a professora coloca a data no quadro-negro (nessa hora EU GELEI!); ainda no final, a chuva de “cinzas” (tive que conter as lágrimas); a briga verbal entre Tyler e o pai (denso demais); outra vez no final do filme quando Tyler vê o protetor de telas do laptop do pai (um momento sensível, será que agora Tyler pode compreendê-lo?); e claro, o diálogo entre Tyler e Charles quando Tyler sai da prisão na segunda vez (Charles mandou bem! Uh-hu!!!).

Fora isso, a repercursão do filme foi maior por causa da presença de Robert Pattison. E só.



Lembranças
Título Original: Remember Me

Estúdio: Summit Entertainment /
Underground Films and Management
Distribuidora: Sumit Entertainment / Paris Filmes

Gênero: Romance / Drama
Direção: Allen Coulter 
Lançamento: 2010 (EUA)



Duração: 113 minutos










- Sinopse:

Nova York.

Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde, tipo “bad-boy” que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde o suicídio de seu irmão mais velho, uma tragédia que abalou a sua família. Ele divide um apartamento com Aidan (Tate Wellington) e com ele sai para as noitadas em boates. Numa noite dessas, ao deixar uma boate, Tyler se intromete em uma briga de rua. Neil Craig (Chris Cooper), um policial traumatizado pelo assassinato de sua esposa há dez anos atrás, é chamado ao local. Ele libera Tyler e Aidan mas, após uma provocação de Tyler, lhe dá uma tremenda surra e manda prendê-lo. Dias depois, Aidan descobre que Ally (Emilie de Ravin), a filha de Neil, estuda no mesmo colégio deles. Ele propõe a Tyler que tente conquistá-la, para se vingar do policial que os havia prendido. Relutante no início, Tyler aceita a proposta do amigo. Só que aos poucos se apaixona por Ally.
________


- Elenco:

Robert Pattinson (Tyler Roth)

Pierce Brosnan (Charles Roth)

Emilie de Ravin (Ally Craig)

Chris Cooper (Neil Craig)

Martha Plimpton (Helen Craig)

Lena Olin (Diane Hirsch)

Peyton List (Samantha)

Ruby Jerins (Caroline Hawkins)

Meghan Markle (Megan)

Justin Grace (Matthews)

Tate Ellington (Aidan Hall)

Gregory Jbara (Les Hirsch)

Morgan Turner (Jessica)

Christopher Clawson (Michael)

Chris McKinney (Leo)

4 comentários:

  1. Gostei muito deste filme, apesar de ter achado o Robert com jeito de Edward Cullen. Ele é bonitinho, mas não acho grande coisa, não. Mas a história do filme é mesmo bem bonita, e dá um arrepio no final, quando a professora mostra na lousa a data do dia em questão...
    O que eu acho que merece destaque é a irmãzinha do Tyler, linda e arrasou na pele da personagem.

    Bjos!

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra assistir esse filme!!! A história dele me chama muito atenção! E eu adoro um drama... rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Um filme em que não esperava muito, eu sai muito satisfeita, me emocionei e die risadas no filme msm,
    Apesar de Robert em alguns momentos muuito Edwards da vida, edele n~çao conseguir encenar um bom ingles americano,sem gagar... rs;;;;

    ResponderExcluir
  4. Oi Meninas,
    O filme é legalzinho. Tem horas q achei parado, mas acredito q mesmo assim vale o "investimento". O melhor ficou mesmo pro final do filme.

    bjs,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...