30 de abril de 2010

Lucíola - José de Alencar

Falo tanto de literatura estrangeira que esqueço dos grandes nomes da "nossa" literatura. 
Particularmente, José de Alencar é um dos romancistas o qual mais gosto.

Em 2005, a Rede Record lançou a novela "Essas Mulheres" que foi inspirada em 3 romances de José de Alencar: "Senhora", "Diva" e "Lucíola". Eu assisti a todos os capíulos (não perdi um sequer, viu?) e adorei. A novela não teve tanta repercussão mas foi extremanente interessante e gratificante ver o "mix literário" que os autores fizeram. Claro, a novela fugiu um pouco do contexto das obras em si, mas valeu o esforço.
Pena que não reprisou  e nem saiu um "box" de DVD....



Lucíola
Autor: José de Alencar


Editora: Martin Claret 
Assunto: Literatura Brasileira - Romance
ISBN: 8572325298
ISBN-13: 9798572325294
1ª Edição - 2002
160 Páginas



- Sinopse:


Publicado em 1862, 'Lucíola' é narrado em primeira pessoa, na voz de Paulo. Este narra sua paixão por Lúcia, por quem sentiu um amor à primeira vista assim que chegou em Olinda.


Neste romance romântico, o autor caracteriza o ambiente burguês, seus hábitos, suas festas, suas crenças e ideais de vida. Personagens apaixo-nados e o dinheiro como propulsor da felici-dade são os principais ingredientes da obra de José de Alencar.Mistérios, preconceitos sociais, doenças incuráveis e até mesmo a morte são os principais antagonistas da felicidade dos personagens.



Na melhor tradição romântica, Lucíola é um livro onde se debatem paixões tórridas e contraditórias. O amor que não resiste às barreiras sociais e morais. Assim é o romance da bela Lúcia, a mais rica e cobiçada cortesã do Rio de Janeiro, e Paulo, um jovem modesto e frágil. Um romance que sacode a corte e provoca um excitado burburinho na sociedade. De um lado a mulher que, sendo de todos, jurava não prender-se a nenhum homem, de outro o homem em dúvida entre o amor e o preconceito.José de Alencar utiliza este instigante argumento para descrever a enorme atração física entre um homem e uma mulher. A pena moralizadora do escritor busca a idealização espiritual da prostituta que quer se modificar e a alma pura de Paulo cuja amor arrebatador supera todas as barreiras. Lucíola é um dos mais curiosos trabalhos de José de Alencar. Há nele um clima de sensualidade constante combinado com o ardor e sofrimento, bem no clima da literatura romântica que predominava na segunda metade do século passado quando foi escrito este romance.


A primeira impressão que Paulo tem de Lúcia é a de que ela é uma moça honesta. Surpreende-se ao descobrir que foi apresentado a uma das cortesãs mais caras do Rio de Janeiro. O relacionamento entre os dois é marcado pela atração física e por momentos de extrema desconfiança, por parte do moço. Ele não entende o amor desinteressado da cortesã. Aos poucos, o amor vence a desconfiança. Paulo começa a ver em Lúcia uma amiga, mais do que uma amante.
________

- Outras Capas:

3 comentários:

  1. Este é um dos meus livros preferidos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cessi,
    Tb gosto de Lucíola. Na verdade, gosto da maioria das obras de José de Alencar ;-)

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  3. De longe o melhor livro que já li até hoje!
    P.S= Paulo é o grande vilão dessa história, preconceituoso e fraco.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...