Falo tanto de literatura estrangeira que esqueço dos grandes nomes da "nossa" literatura.
Particularmente, José de Alencar é um dos romancistas o qual mais gosto.
Em 2005, a Rede Record lançou a novela "Essas Mulheres" que foi inspirada em 3 romances de José de Alencar: "Senhora", "Diva" e "Lucíola". Eu assisti a todos os capíulos (não perdi um sequer, viu?) e adorei. A novela não teve tanta repercussão mas foi extremanente interessante e gratificante ver o "mix literário" que os autores fizeram. Claro, a novela fugiu um pouco do contexto das obras em si, mas valeu o esforço.
Pena que não reprisou e nem saiu um "box" de DVD....
Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret
Assunto: Literatura Brasileira - Romance
ISBN: 8572325298
ISBN-13: 9798572325294
1ª Edição - 2002
160 Páginas
- Sinopse:
Publicado em 1862, 'Lucíola' é narrado em primeira pessoa, na voz de Paulo. Este narra sua paixão por Lúcia, por quem sentiu um amor à primeira vista assim que chegou em Olinda.
Neste romance romântico, o autor caracteriza o ambiente burguês, seus hábitos, suas festas, suas crenças e ideais de vida. Personagens apaixo-nados e o dinheiro como propulsor da felici-dade são os principais ingredientes da obra de José de Alencar.Mistérios, preconceitos sociais, doenças incuráveis e até mesmo a morte são os principais antagonistas da felicidade dos personagens.
Na melhor tradição romântica, Lucíola é um livro onde se debatem paixões tórridas e contraditórias. O amor que não resiste às barreiras sociais e morais. Assim é o romance da bela Lúcia, a mais rica e cobiçada cortesã do Rio de Janeiro, e Paulo, um jovem modesto e frágil. Um romance que sacode a corte e provoca um excitado burburinho na sociedade. De um lado a mulher que, sendo de todos, jurava não prender-se a nenhum homem, de outro o homem em dúvida entre o amor e o preconceito.José de Alencar utiliza este instigante argumento para descrever a enorme atração física entre um homem e uma mulher. A pena moralizadora do escritor busca a idealização espiritual da prostituta que quer se modificar e a alma pura de Paulo cuja amor arrebatador supera todas as barreiras. Lucíola é um dos mais curiosos trabalhos de José de Alencar. Há nele um clima de sensualidade constante combinado com o ardor e sofrimento, bem no clima da literatura romântica que predominava na segunda metade do século passado quando foi escrito este romance.
A primeira impressão que Paulo tem de Lúcia é a de que ela é uma moça honesta. Surpreende-se ao descobrir que foi apresentado a uma das cortesãs mais caras do Rio de Janeiro. O relacionamento entre os dois é marcado pela atração física e por momentos de extrema desconfiança, por parte do moço. Ele não entende o amor desinteressado da cortesã. Aos poucos, o amor vence a desconfiança. Paulo começa a ver em Lúcia uma amiga, mais do que uma amante.
________
- Outras Capas:
Este é um dos meus livros preferidos!
ResponderExcluirOi Cessi,
ResponderExcluirTb gosto de Lucíola. Na verdade, gosto da maioria das obras de José de Alencar ;-)
Bjs,
Vick
De longe o melhor livro que já li até hoje!
ResponderExcluirP.S= Paulo é o grande vilão dessa história, preconceituoso e fraco.