24 de junho de 2010

Filme: Cartas Para Julieta


Ida ao Cinema

Minha sessão de cine x pipoca rendeu algumas lágrimas. Eu queria muito, mas muito mesmo assistir "Cartas Para Julieta". Tanto é que quando soube que o filme ia passar nos nossos cineminhas, eu preparei um post lindinho sem ao certo saber que caminho o filme ia levar. 
A verdade é que me apaixonei pelo filme só de ler a sinopse. E olha que ele é baseado no livro “Letters to Juliet” das irmãs Lise e Ceil Friedman. Daí fiquei mais empolgada ainda.

"Cartas para Julieta" entrou em cartaz no circuito nacional na semanas passada. Falando nisso, ainda estou esperando pela chegada de outra adaptação: "Quando em Roma" da autora Gemma Townley - confira o post do filme no PPL. Mas pelo jeito, esse vai direto pra locadora... nem está na lista do Cinemark!

Para meu desespero, a sessão de cinema começou com o trailler de "Eclipse". Haja coração!  Foi difícil cntrolar os batimentos cardíacos depois de ouvir Edward dizendo :"Isabella Swan, will you marry me?" ou então Jacob: "I will fight for you till your heart stops beating". Quem aguentaria isso???

Voltando ao foco! Minha cabeça trabalha a milhão com tanta informação rsrsrs

Entrei na sessão de cinema depois do almoço, uma sala praticamente vazia (para minha sorte). Podem crer, apesar de não ser um romance de "arrebentar a boca do balão", chorei. Tô ficando mole mesmo! É que acabo me lembrando do que fui, do que perdi ou do que ainda não conquistei. Aí fica difícil conter umas lágrimas, né? ;-)

É um filme que fala de escolhas, desencontros e encontros. Outro filme água-com-açúcar sobre amores perdidos e reconquistados, e claro, amores descobertos!

A atriz Amanda Seyfried (também de "Querido John") interpreta Sophie, uma jovem que sonha em ser escritora mas que na verdade tem uma profissão bem estranha: ela é uma espécie de "comprovadora de fatos", uma "detetive da notícia". Sophie viaja para Verona na Itália com seu noivo Victor (o charmosíssimo Gael García Bernal) para que eles possam ter uma espécie de "lua-de-mel" antes do casamento. O que não ocorre pois Victor é um chefe de cozinha obssecado pela profissão e na Itália, a terra da boa comida... bom, ele acaba deixando a noiva em segundo plano e sai em busca de novos "aprendizados" culinários - coisa que ela destesta.

Sozinha em Verona, Sophie resolve passar o tempo visitando os lugares históricos. E em suas andanças ela acaba indo parar num lugar atípico: o muro da casa onde viveu Julieta (isso mesmo, aquela "Julieta" do "Romeu" de William Shakeaspeare). Esse "muro" é um ponto turístico muito visitado em Verona. Lá as mulheres (casadas ou solteiras) deixam seus pedidos ou desabafos através de bilhetes ou cartas que são colocados entre o vão das pequenas pedras que compõem o muro. Depois, essas cartas são recolhidas e respondidas por um grupo de mulheres chamadas “as secretárias de Julieta” - elas dão conselhos às pobres sofredoras, respondendo e postando as cartas.
Intrigada com o fato e sem nada pra fazer enquanto o noivo se mantem ocupado em busca de "conhecimentos culinários", Sophie se propõe a ajudar o grupo de senhoras - claro que ela aproveita a "deixa" para escrever sobre elas. Quem sabe isso não seria seu primeiro livro ou história não é mesmo?

Um dia, ao ajudar à recolher as cartas do muro, uma pedra do muro de Julieta cai aos pés de Sophie e no lugar da pequena pedra havia uma carta datada de 50 anos atrás. Nessa carta, uma jovem inglesa de 15 anos relatava seu amor por um jovem italiano e seu medo de ficar com ele e contrariar os pais. Ou seja, eles se amavam - uma verdadeira história a la "Romeu e Julieta". Ele estava disposto a fugir com ela mas, com medo, ela acabou voltando para a Inglaterra.
Sensibilizada pela carta, Sophie resolve respondê-la mesmo correndo o risco da carta não chegar ao destinatário após tantos anos. O conteúdo da carta a gente só fica sabendo no final do filme. A "deixa" perfeita para o que estava por vir, acreditem-me!!!

E não é que a carta chega? Uma semana depois Charlie (interpretado pelo lindíssimo Christopher Egan), o neto de Claire (Vanessa Redgrave) - a "jovem apaixonada"- , aparece no escritório das "secretárias de Julieta" e briga com Sophie por ela ter escrito a carta e ter despertado a esperança em sua avó. Pior, Charlie estava realmente bravo pois fora obrigado a acompanhar sua avó Claire da Inglaterra até a Itália uma vez que ela estava determinada a encontrar Lorenzo, o seu verdadeiro amor de 50 anos atrás! (tá vendo, quem disse que o amor verdadeiro não dura através dos anos?)

Daí, nem preciso dizer... Sophie e Charlie se destestaram à primeira vista. Mas não teve jeito: Claire adorou Sophie e juntos, os três foram procurar o tal de "Lorenzo", viajando de carro para lugares belíssimos e encontrando "Lorenzos" estranhíssimos. Emocionada, Sophie resolve escrever sobre essa história de amor.

A princípio a convivência entre Sophie e Charlie era de tolerância, mas aos poucos, bem, a história foi mudando. De parrudo e metido, Charles se mostrou um verdadeiro "gentlemen". Charlie é muito mais sensível e atencioso com ela do que seu próprio noivo o é. E claro, Sophie acabou descobrindo que pouco tinha a ver com seu noivo, o espevitado Victor. Preciso dizer que Charlie e Sophie se apaixonaram durante esses "tropeços"?
Quando tudo parece perdido para o verdadeiro casal "Romeu e Julieta" do filme, eis que o destino os coloca juntos novamente. E que vila é aquela!!!

Aproveite para saborear a trilha sonora com músicas italianas, a paisagem e a "passione" tão presente na cultura desse povo.

_______

- O Filme:

Cartas para Julieta
Título Original: Letters to Juliet

Estúdio: Summit Entertainment / Applehead Pictures
Distribuidora: Paris Filmes
Direção: Gary Winick
Ano Produção: 2010 (EUA)
Gênero: Romance



- Sinopse:

Uma jovem americana viaja para Verona, na Itália, a famosa e inspiradora cidade onde foi criada a personagem "Julieta Capuleto" - aquela da clássica obra "Romeu e Julieta".
É neste local que ela descobre um grupo de pessoas que costuma responder às cartas deixadas em um muro, cartas em busca de conselhos sobre o amor. A garota então responde a uma dessas cartas, datada de 1951, o que acaba inspirando a autora a viajar para a Itália em busca daquele que sempre foi sua verdadeira paixão.
O fato também desencadeia uma série de eventos que irá mudar a vida de todos.


- Elenco:

Amanda Seyfried ... Sophie

Marcia DeBonis ... Lorraine

Gael García Bernal ... Victor

Giordano Formenti ... Viticoltore

Paolo Arvedi ... Signor Ricci (Olive Farmer)

Dario Conti ... Cheese Supplier

Daniel Baldock ... Lorenzo jr.

Ivana Lotito ... Young Girl

Luisa Ranieri ... Isabella

Marina Massironi ... Francesca

Lidia Biondi ... Donatella

Milena Vukotic ... Maria
Luisa De Santis ... Angelina

Christopher Egan ... Charlie

Vanessa Redgrave ... Claire

Remo Remotti ... Farm House Lorenzo

Angelo Infanti ... Chess Playing Lorenzo

Giacomo Piperno ... Lorenzo On Lake

Fabio Testi ... Count Lorenzo

Sara Armentano ... Folks Home Nurse

Benito Deotto ... Folks Home Lorenzo

Marcello Catania ... Take Him Lorenzo

Silvana Bosi ... Take Him Lorenzo's Wife

Elio Veller ... Grocer Lorenzo

Sandro Dori ... Priest Lorenzo

Adriano Guerri ... Waiter Lorenzo




Casal fofuxo, não é?






_______

- Meus Comentários:

Gostei do filme, apesar de esperar um pouco mais de tudo: mais aventura, mais trama, mais romance. Tem romance, mas numa dose sutil. É o tipo de filme que a gente se apaixona com o decorrer da história.

A trama é praticamente conduzida sobre a premissa do “e se...” - "e se eu ficasse" "e se eu voltasse" "e se eu fizesse" "e se eu tentasse". É aquela coisinha, aquela palavra ou atitude que nos corrói por dentro se não a fizermos - e geralmente não fazemos por medo, não é mesmo?
Há 50 anos atrás, Clarie não ficou com seu real amor por ser uma covarde. Mas Sophie mostrou que nós, mulheres mais modernas, caímos de cabeça independentemente do tamanho do tombo!
E olhe que chorei com Sophie quando eu pensava que ela havia "tombado"... parece que o negócio foi até comigo! Ridículo... rsrsrs
Divagando um pouco: "E se Claire tivesse ficado com Lorenzo há 50 anos atrás?". Bom, se fosse assim, Charles não existiria mas se existisse, ele e Sophie não se encontrariam. Portanto, mais uma história de "Romeu e Julieta" indo pro buraco!

Por isso eu digo: "Cartas de Amor" é mais uma história sobre o amor perdido e reencontrado. E também sobre as "vertentes" desse amor...

Christopher Egan é fofíssimo! Ele tem um sorriso que faz derreter qualquer coração. Nem Gael García Bernal teve chance - sinceramente, nem foi páreo para Christopher!

Charles é um típico homem britânico, até no sotaque (note que Christopher é Australiano). Correto demais, aprumado demais (o que o faz parecer até "bruto" e "insensível"), mas apaixonante demais!
Felizmente não consegui odiar Victor. Apesar de egocêntrico, ele está mais pra um "desnaturado" que vive no mundo da lua.

Sophie é quase sem-sal-sem-açúcar: a personagem é muito "doce". Entretanto, em matéria de doçura, Claire ganha dela facilmente... Falando nisso, para quem não saber, Vanessa Redgrave (a atriz que interpreta a personagem Claire) é a mãe da atriz Natasha Richardson (esposa de Liam Neeson) falecida em Março de 2009 devido ao traumatismo sofrido durante uma queda enquanto esquiava.

Well...

É um filme simpático, apesar do pouco enredo. 
O negócio é subir no carro de Charles e desfrutar da paisagem...

-> Fato: se não gostar do filme, pelo menos desfrute das paisagens. São belíssimas! Mamma Mia! Vinhedos, pastagens, plantações infinitas... tudo muito piu bello!

Se não tiver nada pra fazer e quiser lavar a alma, vá ao cine e assista.
Nota: 9


Pelo menos agora posso ir dormir em paz. Eu não ia sossegar até ver esse filme!

2 comentários:

  1. Esse filme estou doida para assistir!!! Mas ainda não chegou no cinema da minha cidade =/!

    ResponderExcluir
  2. oi Beli!
    O filme é legalzinho apesar de eu ter esperado um pouco mais dele. Mas mesmo assim vale a pena pegar a sessão.
    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...