24 de julho de 2010

O Fim do Verão - Rosamunde Pilcher (resenha)

Leitura da Semana

Demorei muito, mas enfim a minha primeira resenha sobre Rosamunde Pilcher saiu!
Em primeiro lugar, quero falar que sou apaixonada pela Escócia - e esse foi meu primeiro critério de escolha desse livro. E parece que Rosamunde não pára por aí: sua predileção por essa região é óbvia em seus livros uma vez que ela nasceu na Inglaterra. Fiquei estarrecida quando descobri que mais de 70 de suas novelas já foram adaptadas para a televisão e que seus romances são bastante populares na Alemanha.

Em "O Fim do Verão", Jane se recorda de sua infância feliz ao lado de sua avó e seu primo Sinclair quando vivia com eles em Elvie, a antiga propriedade da família localizada num lugar remoto da Escócia (olha a Escócia aí gente!).
Jane mora com seu pai, um artista talentoso mas desastroso no trato com dinheiro, numa praia longinqua. Ela passa a maior parte de seu tempo sozinha ou cuidando do pai quando ele está por perto. Até que um dia, ela recebe a visita inesperada de David, o advogado de sua avó.
Sem esperar por maiores explicações e ansiando voltar para Elvie e ver sua avó, Jane segue com David para a Escócia deixando seu pai para trás.
No fundo Jane ainda tinha a esperança de rever Sinclair pois nutre pelo primo uma paixão secreta e sonha um dia poder se casar com ele.
Depois de muitos anos o encontro entre avó e neta é emocionante e as recordações da infância voltam à vida de Jane.
Sinclair se tornou um homem atraente e tem um emprego respeitável em Londres. raramente visita a avó, mas retorna assim que sabe que Jane está a caminho. Entretanto, logo o caráter bon-vivant de Sinclair é evidenciado. Jane fica fascinada com ele mas, apesar de ser muito inocente ainda, logo percebe que o caráter dele não condiz mais com o daquele menino com quem passou parte de sua infância. Ou será que ela não o conhecia realmente???

Muita coisa do passado da família parece estar guardado dentro do guarda-roupas, bem escondido. E Jane vai aos poucos desvendado o passados de seus pais, dos pais de Sinclair, do próprio Sinclair e de seus avós. Muitos segredos estavam entrerrados mas Jane vai os descobrindo aos poucos.
E David, o jovem e meigo advogado, é apenas um co-adjuvante nessa história. Não é belo, nem rico, mas olha Jane com extremo carinho. E Jane se sente confortável com a presença de David, muito ao contrário da presença inquietante de Sinclair. Aos pouco vamos juntando as peças e descobrimos as reais intenções de Sinclair.
E a trama segue por esse caminho. Jane cresce e desabrocha em tão pouco tempo.
E lá no fim ela reata seus laços familiares e descobre seu verdadeiro amor.

_______


- O Livro:


O Fim do Verão
Autora: Rosamunde Pilcher

Editora: Bertrand Brasil
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances
ISBN: 8528608999
ISBN-13: 9788528608991
8ª Edição - 2002
192 Páginas



- Sinopse:

'O Fim do Verão' narra a história de Jane Marsh, que, depois de anos residindo nos Estados Unidos, recebe a visita do advogado de sua avó, David Stuart, fazendo com que precise voltar à Escócia para resolver questões ligadas à sua herança. Retornar à tranquila Elvie, propriedade familiar, no interior da Escócia, onde passou uma infância fascinante, traz-lhe recordações inesquecíveis. Mas Jane encontra um homem diferente do que habitava as suas lembranças, pois ele usa todo o seu charme para concretizar seus objetivos mesquinhos, e ela, portanto, pressente que não pode confiar nele.Contudo, uma tragédia e segredos familiares mudarão completamente o seu destino.

_______

- Na Aba:

Final de Verão.
Sentada numa praia da Califórnia, Jane Marsh recorda sua infância vivida numa propriedade chamada Elvie, num canto remoto da Escócia.
Não se lembra apenas dos montes cobertos de urzes e do lago solitário, mas também de sua avó... e, obviamente, de Sinclair.
Guarda em segredo o sonho de se casar com o belo Sinclair e ficar em Elvie para sempre.
Agora, uma visita urgente do advogado de sua avó acaba por apressar seu retorno à Escócia... onde, em vez do amor gentil, a paixão ardente a aguarda e também a suspeita de que poderá estar prestes a se casar com o homem errado.

_______


- Outras Capas:


_______

- Meus Comentários:

Pelo que percebi nos livros da Rosamunde, ela retrata o cotidiano e dramas de família de personagens "normais". Nada de mocinhos e mocinhas, galãs, belas donzelas, heróis, romance açucarado ou mais "caliente". Nada disso. Seus romances relatam detalhadamente a paisagem local e os sentimentos dos personagens parecem tão frágeis e sutis que demoramos um pouco pra entender suas reais intenções. Só compreendemos a real motivação deles já no final do livro. É sutil demais, o que foge da minha "ambição" por mais "ação" dos personagens e movimentação da estória.

Rosamunde fala da "volta ao lar". De voltar ao passado, de resgatar raízes e curar feridas. Sutil, como eu disse.
É um drama familiar. E não aguarde amores ardentes ou heróis correndo atrás de suas heroínas, ok?

Quanto aos personagens...
São seres comuns como nós. Com seus defitos e virtudes, com fantasmas escondidos nos seus armários e suas dificuldades de relacionamento.
Sinclair é um misto de cafajeste elegante e decadente com sedutor bon-vivant. No começo a gente se simpatiza com ele. Depois fica com o pé atrás. Depois o odeia. Depois fica com pena. E por fim, acaba o amando de novo.
Jane começa sendo uma moça morna, sem atitude. Com o andar da carruagem, ela passa a enxergar a vida e desaflora. Prova disso é sua atitude ao descer do carro de Sinclair antes do... não vou falar! Talvez tenha sido uma das partes mais dramáticas do livro.
David, o verdadeiro herói, é morninho também. Aparece pouco, tem pouca atitude. Mas, enfim, foi o escolhido. É gentil, meigo...
A avó de Jane é de boa índole, mas tradicional do jeito que é, guarda alguns fantasmas no armário também.

Sabe como meço meu interesse em um livro? Pela quantidades de pontas de páginas dobradas ou marcadores colados. Tenho mania de colar "marcadores" nos trechos interessantes do livro. Esse aqui ganhou uns míseros "9". Mas não me levem em consideração pois, como eu já disse, gosto de livro com mais "movimentação".

Gostei do livro (E tem algum livro de que eu não goste? Se eu não gostasse não teria prosseguido com a leitura...). Mas enfim, muito "morno" pro meu gosto. Mormo demais...

Se você ainda não leu Rosamunde Pilcher, vale a tentativa pois o livro é curtinho: 191 páginas com letras consideráveis. Li outro livro dela e ele segue no mesmo ritmo. Daí é fácil: se você gostar deste aqui, vai gostar dos outros. Caso contrário...

Minha nota: 7

3 comentários:

  1. Já li "o catador de conchas " segue o mesmo ritmo, sem grandes delírios, mas te emociona pq te lembra de alguém da família, uma estória de vida igual a nossa. beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem q não foi só eu quem achou os livros de Rosamunde muito "devagarinho"...
    Por otro lado é legal pois tratam de coisas do cotidiano o q se aproxima mais da nossa realidade.
    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo "o Fim do Verão", mas acabei de começar. Tomara que realmente emocione! Sabe, também sou apaixonada por livros e ontem acabei de ler "Senhora". É lindo.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...