24 de fevereiro de 2011

Filme: O Último Templário


Filme da Semana!

Pessoal, acabei de assistir a um DVD duplo de "O Último Templário", adaptação do romance de Raymond Khoury (já falei deste livro aqui no PPL).

Como alguns de vocês já devem ter notado, tenho uma "inclinação" por história antiga e sociedades secretas. Adoro uma Teoria Conspiratória e tenho uma mente demasiadamente fértil! (rsrsrs)
Por essa razão, cai de cabeça neste filme que toca na questão dos Templários - sou fanática por isso!
___

- Os Templários

Vocês sabem quem foram os Templários

Bom, a grosso modo, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (ou simplesmente Os Cavaleiros Templários) surgiram na Idade Média, formada por Hugo de Payens na Primeira Cruzada de 1118. Seu intento original era proteger os cristãos que faziam a peregrinação à Jerusalém depois de sua conquista.
Eles vestiam mantos brancos com a cruz vermelha de malta no centro. Montavam cavalos e manejavam muito bem suas espadas.

Eram, em suma, monges que fizeram voto de castidade e de pobreza e que lutavam para defender a linhagem de Jesus. Com o tempo, obtiveram sucesso em suas Cruzadas e ficaram poderosos, conquistando fortuna. Surgiram diversos rumores sobre os Templários. O Rei Filipe IV da França estava extremamente endividado com a Ordem dos Templários e por isso instigou e pressionou o Papa Clemente V a acabar com os Cavaleiros.

Dada a riqueza e poderio, os Templários se tornaram uma ameaça para a Igreja na Idade Média. Daí, não teve jeito: a igreja começou a caçá-los e batalhas mais sangrentas ainda foram travadas. Essa caçada os levou a extinção - ou não, quem sabe... (lá vem eu de novo com minha teoria conspiratória... rsrsrs)
Fato é que até hoje a história dos Templários ainda é obscura e tratada com receio (e até proibida) pela igreja. Mas que verdade os Templaríos guardavam???

Páro por aqui porque já estou me empolgando com esse assunto! (rsrsrs)
________

- O Filme:


O Último Templário
Título Original: The Last Templar

Gênero: Aventura
Direção: Paolo Barzman
Roteiro: Raymond Khoury, Suzette Couture
Estreia Mundial: 26 de Janeiro de 2009
País de Origem: Canadá
Duração: 240 minutos


- Sinopse:

"O Último Templário" é baseado no livro lançado em 2005 por Raymond Khoury.
No Museu Metropolitano de Nova Iorque, quatro cavaleiros trajados com roupas do século XII invadem uma exposição de tesouros do Vaticano e roubam um misterioso artefato medieval.
A arqueologista Tess Chaykin (Mira Sorvino) e o agente do FBI Sean Daly (Scott Foley) se engajam numa investigação por três continentes à procura do inimigo e do ‘segredo perdido dos Cavaleiros Templários’.
___


- Elenco:

Mira Sorvino (Tess Chaykin)

Paul-Antoine Taillefer (Knights Templar Aimard)

Danny Blanco Hall (Plunkett)

Rebecca Windheim (Kim)

Christian Paul (Nick Aparo)

Anthony Lemke (Clive Edmonston)

Claudia Ferri (FBI Agent Louisa Acevedo)

Stéphane Demers (Knights Templar Martin)

Omar Sharif (Konstantine)

Kenneth Welsh (Bill Vance)

Victor Garber (Monsignor De Angelis)

Scott Foley (Sean Daley)

Christian Grenier (Knights Templay Hugh)
 

_______


- Meus Comentários:

Não posso fazer o comparativo com o livro. Sorry!

Mira Sorvino ainda está em plena forma e bancou uma de Lara Croft (já que a Angelina Jolie não quis incorporá-la em "O Turista" kkk). Ela foi dura na queda. E eu adorei!
Scott Foley é um fofo. Na pele do agente do FBI, parece tão bonzinho que dá vontade de apertar ele, abraçar e não soltar mais!
Omar Sharif (nossa, como ele tá velhinho!) faz uma ponta no filme.

A primeira parte do filme eu curti bastante. Me senti presa à história e aos detalhes sobre os Templários. 
Já na segunda parte... achei que forçou um pouco "a barra". A cidade desmoronando depois que eles entram não colou (se tava lá antes e ninguém mexeu em nada, por que cargas d´água despencou quando eles entraram? E por que a praça da igreja não estava subterrada? Ah, me poupe...). Depois tem a tempestade que triturou a embarcação e só sobreviveu o casalzinho principal. (me poupe parte 2) E por aí vai.
Mas no geral valeu mesmo assim.

Eu curti. É bem intrigante e a aventura rola solta. Amantes de Indiana Jones, preparem-se pra mais esta aventura regada à arqueologistas doidos da cuca, viagens ao Oriente Médio, assassinatos e Templários modernos! rsrsrs

Minha nota: 8
_______

- Confira os Livros de Raymond Khoury:

O Santuário - Raymond Khoury

O Último Templario - Raymond Khoury

3 comentários:

  1. Oiii

    Eu AMO esse filme, já faz um tempinho que vi, mas é muito Bom.
    Tenho essa mesma "inclinação" que você por Sociedades Secretas e Conspirações!

    COmo você disse, tem partes que ficaram forçadas... Acho que porque eles tentaram colocar Ação onde não precisava.

    E é um Filme que intiga mais e mais nossas Mentes Férteis sobre Conspirações e as Sociedades Secretas. Logo lembramos de O Tesouro Perdido, com Templários e Maçons.

    Há alguns dias eu li dois Livros que falavam dos Templários e um deles tem algo bem Curioso (no mínimo). Que fala sobre a dívida do Rei Felipe IV e sua artimanha de acabar com as dívidas. Nisso eles perseguiram e prenderam os Templários e os torturaram. Quando chegou a vez do Grão Mestre Jaques de Molay (Jacques Saunière?), ele jogou uma Maldição no Rei e no Papa, na qual eles morreriam dentro de determinado tempo. E como Jaques disse, eles morreram dentro o tempo imposto por ele.

    Quanto mais lemos dos Templarários, mais tempos Pano pra Manga e novas idéias. *o*


    P.S.: Desculpa não ter vindo muitas vezes aqui ultimamente, agora que as coisas começaram a acalmar por aqui.

    Bjus =***

    ResponderExcluir
  2. Ah, Jacques Molay, o criador!

    A história dos Templários sempre me fascina... conspiração, poderio...

    ResponderExcluir
  3. Ola, gostei do seu blog. Bem, mas aqui vai 2 erros gritantes na estória deste filme dificeis de engololir.
    -primeiro, qd o agente do FBI faz uma cópia do decodificador em 3D não se leva em conta o peso dos pêndulos, q na imagem é essencial p/ o funcionamento correto do aparelho.
    -segundo, o pergaminho foi entregue aos ultimos templários, narrado em 1ª pessoa, com certeza seria a pessoa que o escreveu e que o entregou para os templários, mas contando toda a historia muito antes dela acontecer. absurdo total. Vemos claramente a dra. traduzir assim: do barco vimos a cidade queimando... será q só eu vi isso? rsrsrs No mais, a MIra Sorvino está linda, como sempre!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...