20 de julho de 2013

Cidade dos Ossos (Instrumentos Mortais - Vol.1) - Cassandra Clare (Resenha)

 Leitura da Semana




Cidade dos Ossos
Instrumentos Mortais - Vol. 1
Cassandra Clare





  O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído.
(Jace - pág 201)

Instrumentos Mortais é uma série que fez (e ainda faz) muito sucesso lá fora. 
Em Cidade dos Ossos - o primeiro volume da série - mergulhamos no universo dos Shadowhunters (Caçadores de Sombras) que são uma espécie de Nephilins que batalham incansavelmente contra os demônios de outros mundos.
Agora em Agosto, chega aos cinemas a adaptação deste primeiro livro da série. E eu estou louquinha para assistir!!!  


- Pegue sua Estela e Entre na Batalha


O universo de Instrumentos Mortais é vasto. Conhecemos os Shadowhunters (Nephlins = meio anjos, meio mortais) que são criados desde pequenos para se tornarem verdadeiros guerreiros. Munidos de suas estelas (uma espécie de caneta à laser) eles se auto-tatuam com símbolos angelicais que servem para protegê-los durante as batalhas.
O leque de criaturas fantásticas e exóticas não pára por ai: anjos, vampiros, lobisomens, feiticeiros, seres imortais, fadas, demônios com nomes esquisitos e criaturas assustadoras de outras dimensões. Tudo junto e misturado divididos em dois lados de uma mesma moeda.

Em meio à essa legião de criaturas, trava-se uma batalha que atravessa séculos e gerações:  a guerra dos Shadowhunters contra os seres do Submundo (entenda-se "trevas"). Tudo isso para proteger a raça humana. Só que nem todo ser do Submundo faz o mal. Assim como nem todo Shadowhunter tem, digamos, "boas intenções".

Histórias sobre Nephilins nunca caem de moda. Ainda mais se temperados com lobisomens, vampiros, fadas e um legião de outros seres demoníacos de plantão. Seria de se esperar que a colisão desses "mundos" fosse regida por uma fina trégua em meio à uma hostilidade velada. E nesse cenário, personagens vêm e vão em batalhas que os mundanos (os mortais desprovidos de qualquer dom ou sabedoria) não enxergam. 

Clary Fray é a personagem principal e ponto de partida da história. Ela é uma jovem comum de quinze anos que resolve ir à uma balada com seu inseparável melhor amigo Simon. E lá Clary descobre que ela não é tão comum assim... ela vê pessoas - e coisas - que ninguém mais vê. 
Ela levava uma vida mundana normal ao lado de sua mãe Jocelyn e de seu "tio" Luke. Até que ela cruza o caminho de Jace e os irmãos Isabelle e Alec, três jovens Shadowhunters (Caçadores de Sombras). Como eles são Nephilins, têm o dom de se camuflar entre os mundanos e matar seres do Submundo sem que sejam vistos. Pelo menos assim deveria ser.  
Mas algo não estava certo, pois Clary conseguia vê-los...

- Eu posso até ser um assassino - dise Jace. - Mas eu sei o que sou. Você pode dizer o mesmo a seu respeito?
- Sou um ser humano comum, como você disse. (...)
(Jace e Clary - pag. 50)
 
Intrigado, Jace passa a seguir Clary descaradamente. Ela não se deixa intimidar e os dois se estranham logo de cara - mas como é que se diz mesmo??? Ah, "Há uma linha tênue entre amor e ódio".



 - (...) Tem alguma coisa em você que é tão...
- Irritante?
- Inquietante.
Ela queria perguntar se ele estava dizendo isso no bom ou no mau sentido, mas não o fez.
(Jace e Clary - pág. 141)

Com Jace no seu encalço, mais coisas esquisitas começam a acontecer simultaneamente na vida de Clary:  Jocelyn, sua mãe, sumiu e um demônio baforento tentou comê-la viva. Tudo no mesmo dia!
Arrastada para fora de sua vida "mundana" ela questiona sobre seu passado e tudo o que vê são lembranças esquivas e nebulosas. Aparentemente Jocelyn não é quem ela pensava que fosse e o amoroso e paternalista "tio" Luke passa a tratá-la com hostilidade deixando Clary sozinha e confusa. 
Assim ela fica à mercê dos Shadowhunters - e do implicante, mas charmoso, Jace.



Enquanto isso...

De um lado temos a presença da Clave, que rege os sutis e complicados acordos de paz entre os Nephilims, vampiros, lobisomens, fadas, elfos, demônios, feiticeiros, Renegados, e sei lá mais quantos outros vão aparecer no decorrer da série!. Mas, na minha humilde impressão, a Clave faz vistas grossas pra muita coisa.
Do outro, O Ciclo, formado por Valetin Morgenstern e seus seguidores - um ex-Shadowhunter de
extrema direita, por assim dizer. Valetin quer acabar com os Acordos de paz e com todos os seres do Submundo. Aquela coisa de que "ah, nós Nephilins somos a raça pura e devemos eliminar todos os outros".

E nesse embate, eu diria que temos um meio termo: personagens do Submundo e Renegados (uma leva de "exilados") que não estão à favor da omissa Clave e ao mesmo tempo têm medo de se opor à Valentim. A equipe do pessoal "em cima do muro" por falta de opção.

(...) Dentro do compartimento, havia uma longa ciaxa de madeira; Jace levantou a tampa, e olhou para os objetos cuidadosamente dispostos com grande satisfação.- O que são essas coisas? - perguntou Clary.
- Frascos de água-benta, facas benzidas, lâminas de aço e prata - disse Jace, empilhando as armas no chão ao lado dele. -, fio electrum, que não vai ter grande utilidade agora, mas é sempre bom ter balas de prata, amuletos de proteção, crucifixos, estrelas de davi...
- Jesus - disse Clary.
- Duvido que ele fosse caber aqui.
- Jace - Clary estava indignada.
- O quê?
- Não sei, mas não me parece fazer piadas desse tipo em uma igreja.
Ele deu de ombros.
- Não sou muito crente.
(Clary e Jace - pág 247)

Se pudesse, Jace sairia matando tudo o quanto é demônio e criatura do Submundo. Já Clary, é pacificadora e parece distinguir quem é bom e quem não presta, tendo compaixão com os seres do Submundo.
Acredito que a questão principal da série resida exatamente aí: o pessoal "em cima do muro" pode ganhar uma líder. 

- É nessa hora que você começa a rasgar tiras da prórpia blusa para fazer um curativo no meu machucado? - brincou Clary. Ela tinha horror a sangue, principalmente ao dela própria.
- Se você queria que eu arrancasse minhas roupas, bastava pedir. - Ele pôs a mão no bolso e pegou a estela. - Teria sido muito menos doloroso.
(Clary e Jace - pág 183)
___________________________________________


- In Hoc Signo Vinces

(Por este sinal, venceremos)

Jace é nosso herói ao melhor estilo "cereja do bolo". Viciado em perigo e munido de sua espada cintilante - uma espécie de sabre de luz - ele tem "tiradas" de amargar que me arrancaram boas risadas. 

- Aquelas garotas do outro lado do vagão estão encarando você.
Jace deu um olhar afetado.
- Claro que estão. - ele disse. - Sou extremamente atraente.
- Você nunca ouviu falar que a modéstia é um traço atraente?
- Só para pessoas feias - confidenciou Jace. - Os mais gentis podem herdar a terra, mas no momento ela pertence aos esnobes. Como eu. - Ele deu uma piscadela para as garotas, que sorriam e se esconderam atrás dos próprios cabelos.
(Jace e Clary - pag. 90)

Clary aparenta ser muito mais forte do que podemos imaginar e com certeza podemos esperar grandes feitos dessa menina nos próximos livros.
Valentin é o cara "do mal" que usa todo o seu poder de persuasão - uma espécie de Lorde Valdemort ao qual todos temem. Não dá para conhecer muito desse personagem só lendo o primeiro livro. Mas o cara vai definitivamente dar muita dor de cabeça.

Um ponto interessante e ousado da autora foram os personagens de Alec e Magnus Bane - atípicos. O leitor pode levar um choque quando descobrir um pouco mais sobre eles. Eu gostei deles, principalmente do Magnífico Feiticeiro do Brooklyn, o Magnus "não-tô-nem-ai" Bane.  Magnus é chegado numa festa ao melhor estilo "Submundo" e tá pouco se lixando para quem quer que seja - eu acho que ele tem um jeito de Gandalf, só que bem mais despojado!

Cidade dos Ossos é aquele livro que, para mim, demora um pouco para pegar "no tranco". Depois a leitura foi me envolvendo de tal forma que foi impossível largar. Com personagens ecléticos, Cassandra Clare faz com que amemos cada um deles - sejam heróis ou vilões.

- É um vestido, Simon - disse Clary secamente. - Sei que não é uma coisa que eu use com frequência, mas sério...
- É tão curto - ele disse, confuso. Mesmo semivestido com roupas de Caçador de Demônios, Clary pensou, ele parecia o tipo de menino que buscaria a namorada em casa para um encontro e seria educado com seus pais e atencioso com os animais de estimação.
Jace, por outro lado, parecia o tipo de menino que viria até sua casa e tocaria fogo só para se divertir.
(Simon e Clary - pág. 207)

Ao mesmo tempo é um livro que me deixou com uma sensação de ambiguidade e inquietude. Não sei se amei, ou se odiei. Choquei e me irritei.

E que final foi esse? WTF??? Fiquei com a sensação de ter levado um soco no estômago. Acho que criei muitas expectativas e o final me desconcertou completamente. Também, nós leitores temos a mania de esperar que as coisas terminem do jeito que desejamos. E, definitivamente, esse não foi o caso!

Sinceramente, não sei o que esperar dos próximos livros. E é exatamente isso que mais me assusta... 
Muitos leitores são apaixonados pela série e disseram que a cada livro a história vai ficando viciante e cada vez melhor!  #vamosquevamos
___________________________________________



Cidade dos Ossos Série: Os Intrumentos Mortais - Vol. 1
Título Original: Mortal Instruments Vol.1 - City of Bones
Autora: Cassandra Clare


Editora: Galera Record
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances / Ficção Fantasiosa
ISBN: 8501087149
ISBN-13: 9788501087140
1ª Edição / 2010
462 Páginas



 - Sinopse:

Quando Clary decide ir a Nova York para se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras.


Cassandra Clare (autora)
Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela.
Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
 

 ________________________________


- Cidade do Vidro de Maionese


Clary. Eu particularmente acho que essa personagem é o alter ego da autora, até o nome é parecido -> Cassadra CLARE.  #viajandonamaionese1

Os Shadowhunters moram num Instituto onde também são treinados por Hodge, o mentor. 
Tá, Charles Xavier também era mentor e tinha um Instituto para "jovens com dons especiais".   #viajandonamaionese2

Por quê todo Lucian é lobisomen????   #anjosdanoite

Me poupe! Chá Earl Grey, de novo??? Esses personagens não tem outra coisa pra beber não? Tipo Coca-Cola, ou sei lá o quê?   #MrGrey    #chá50tons  (102)

"Facilis Descensus Averni". "A Descida ao Inferno é fácil". 
Virgílio de novo? Pensei que isso só fosse coisa do Professor Gabriel O. Emerson - e talvez de Dan Brown... #oinfernodegabriel  (147/176)

Jace tem tantos bolsos para guardar suas armas que ele precisava mesmo era de um cinto de utilidades que nem o do Batman #viajandonamaionese3 (185)

No do final do livro  me senti dentro da série Star Wars: "Luke, você é meu filho!" Quem concorda comigo, levanta a mão!  \o/ \o/ \o/

 ________________________________

- Trilha Sonora


Difícil encontrar uma música que combine com Caçadores de Sombras arrancando cabeças de demônios...
Então que tal o trailer do filme?

Worlds will collide!!!



 ________________________________

- A Série:


 Mortal Instruments (Instrumentos Mortais)
1. City of Bones (2007) - Cidade dos Ossos
2. City of Ashes (2008) - Cidade das Cinzas
3. City of Glass (2009) - Cidade de Vidro
4. City of Fallen Angels (2011) - Cidade dos Anjos Caídos
5. City of Lost Souls (2012) - Cidade das Almas Perdidas
Sample of the CITYs (2009)
Shadowhunters and Downworlders (2013)
City of Bones Journal (2013)
The Shadowhunter's Codex (2013)


 
Instrumentos Mortais é a série principal. Por aqui já chegou também Peças Infernais, uma série spin-off que nos remete aos acontecimentos antes de Cidade dos Ossos.


Infernal Devices (Peças Infernais)
1. Clockwork Angel (2009) - Anjo Mecânico
2. Clockwork Prince (2011) - Príncipe Mecânico
3. Clockwork Princess (2013)


Princesa Mecânica, o último livro da sub-série Peças Infernais tem lançamento esperado para 2014 no Brasil. Lá fora já foi publicado no primeiro trimestre deste ano.

 
Nosso Mágico Maravilhoso Magnus Bane também ganhou sua série. Por aqui, por enquanto, já temos a versão em e-book do primeiro livro: "Crônicas de Bane". Pelo que sei, serão 10 volumes.
Bane Chronicles (Crônicas de Bane)
1. The Course of True Love (and First Dates) (2013)

2. The Runaway Queen 
3 .Vampires, Scones and Edmund Herondale
The Rise and Fall of the Hotel Dumort
Saving Raphael Santiago
What To Buy The Shadowhunter Who Has Everything (And Who You're Not Officially Dating Anyway)


  ________________________________

- Gossip:


"Ouvi por ai" que Instrumentos Mortais terá um sexto volume cujo nome provisório é "Cidade do Fogo Celestial" - o grande desfecho de Instrumentos Mortais deve culminar na batalha de Clary, Jace e seus amigos contra um poderoso Caçador de Sombras: Jonathan ,o irmão de Clary. Previsão para Março de 2014.

E tem mais: a autora pretende lançar mais 3 volumes no estilo "spin-off" contando como as coisas ficaram após o último volume de Instrumentos Mortais (o sexto).  Estou falando de "The Dark Artifices" começando com o primeiro volume "Lady Midnight". (a companion trilogy com Prince of Shadows e The Queen of Air and Darkness) Previsão de Lady Midnight? 2015.

 ________________________________
 

Note: 105 / 129 / 251
 -

2 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, eu amo amo amo amo MTI, adorei sua resenha, mtmt bem feita!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHOSSSSOOOOO COMO TODOS OS LIVROS DE CASSANDRA CLARE!! AMOOOO MUITOOOOOOOO

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...