19 de outubro de 2013

A Esperança (Jogos Vorazes - vol. 3) - Suzanne Collins

Leitura da Semana

A Esperança
Jogos Vorazes - vol. 3
Suzanne Collins

Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que finalmente terminei a saga Jogos Vorazes. Não sei se enrolei porque não queria que terminasse, ou se queria esperar chegar próximo à estreia do filme... Fato é que me sinto órfã. É uma série marcante e é impossível ficar indiferente às torturas físicas e psicológicas dos personagens. #surtoliterário

_______________________________________

- De Volta à Arena


Depois dos eventos do Massacre Quarternário, Katniss vai parar nas mãos dos rebeldes do Distrito 13 enquanto que Peeta acaba sendo capturado pela Capital. Uma espécie de Guerra Fria se instala em Panem: a Capital procura conter os rebeldes enquanto Alma Coin, presidente do Distrito 13, incita os outros Distritos à rebelião. Snow tem um certo medo do poderio de fogo do 13, afinal, é o Distrito Nuclear. Entretanto, era de se esperar que Snow não iria deixar que Alma o derrubasse do poder  tão facilmente e, assim, ele utiliza Peeta para dividir - e manipular - a opinião pública. Alma por sua vez, quer usar Katniss como Tordo e instigar o povo à rebelião. Dois lados de uma mesma moeda: Katniss e Peeta. E o leitor fica no meio desse "tiroteio".

Num país onde o entretenimento é uma forma de alienar a população (panem et circenses - daí o significado do nome  do país ser "Panem"), Snow começa uma série de pronunciamentos televisivos enquanto que os rebeldes os interceptam com pontoprops - curtas transmissões onde aparece Katniss. É uma guerra de mídia que não dura muito...

Mesmo separados e em lados opostos, Katniss e Peeta tentam proteger um ao outro - cada um à sua maneira. Peeta sofre o diabo nas mãos do maquiavélico Snow, e isso inclui até o telessequestro - uma espécie de lavagem cerebral. Snow sabe que para destruir Katniss, basta "quebrar" Peeta. Então, um jogo psicológico de medo se instaura... 
 Peeta teria sido entregue a mim de um jeito ou de outor. Teria sido deixado em algum distrito em guerra ou talvez no próprio 13. Amarrado com fitas e com o meu nome escrito numa etiqueta. Programado para me assassinar.
(Katniss - pág. 212)
 ... Até Katniss dar um basta!

Avanço em direção à câmera, agora levada à frente pela minha raiva.

- O presidente Snow diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? - Uma das câmeras segue o local que eu aponto com  a mão: as aeronaves queimando no telhado do armazém em frente a nós. A insígnia da Capital em uma das asas brilha visivelmente em meio às chamas. - Está pegando fogo! - Estou gritando agora, disposta a ter certeza que ele não perderá nenhuma palavra. - Se nós queimarmos, você queimará conosco!
(Katniss - pág. 112)
Um dos melhores trechos do livro!

 - Se nós queimarmos, você queimará conosco!

A única forma de proteger Peeta é se Katniss realmente se tornar o Tordo, símbolo da rebelião. Só assim ela teria algum poder de decisão e, quem sabe, conseguiria matar Snow pessoalmente. Os rebeldes seguiriam o Tordo, símbolo da esperança de dias melhores. Os outros Distritos logo a seguiriam e seria mais fácil acabar com Snow e resgatar Peeta. Well.. "seria fácil" se Katniss não descobrisse que estava sendo manipulada...


É óbvio que Katniss não confia em ninguém, especialmente em Alma. E é mais óbvio ainda que Alma Coin, a rígida presidente do Distrito 13,  vê Katniss como uma ENORME ameaça: Katniss não é sua aliada, é insubordinada,  imprevisível e, pior, tem uma legião de seguidores que a amam.

As dúvidas começam a despontar...
A grande questão disso tudo é:  Se o Distrito 13 esteve lá todo esse tempo, por que só agora resolve ajudar os outros Distritos e enfrentar o Presidente Snow e a Capital? E por que o 13 está deixando um rastro de destruição no caminho à Capital?

Nesse momento vale as sábias palavras de Haymitch: Você sabe quem é seu inimigo?

É Katniss, hora de abrir os olhos!

Daí para frente, um turbilhão de acontecimentos envolve o leitor. Massacres, mortes, novos personagens entrando (e saindo - se é que vocês me entendem...), pancadaria, correria, agonia, Peeta enlouquecido, Katniss estrupiada,... a fórmula certa e característica da série Jogos Vorazes.

Mas confessa: o que você quer mesmo saber é quem Katniss vai escolher, né? Peeta ou Gale? Prepare-se para fortes emoções!  #bicodesiri
________________________________________

- Ainda há Esperança? Sinceramente, não sei.

Katniss é a locutora oficial da série, ou seja, o livro é narrado em primeira pessoa. Facilmente o leitor se envolve com as emoções e dores da protagonista - é, a autora é bem cruel com ela...

A Esperança é um livro que me deixou psicologicamente abalada. Em algumas partes senti a mesma #aloka  Well, estou remoendo a história até agora... juntando as informações... processando... digerindo. 
vontade de Katniss: a de me sentar no chão e me encolher num canto qualquer, ou até mesmo a de me esconder dentro de um armário. Em cada página o leitor vai remoendo a história. Há momentos em que tive palpitações e em outros senti os batimentos cardíacos tão altos que ecoavam em minha cabeça - parece até que eu estava na pele da Katniss!

É aquele tipo de livro que te faz pensar até que ponto a crueldade e a ganância humana podem chegar. É pavoroso! Dá uma dó da Katniss e do Peeta, das torturas que sofreram e de tantos outros personagens que se sacrificaram pelo "falso ideal" de liberdade. #autoracruel
Ainda estou, digamos, impressionada. Acabei o livro e sinto... frio!

No final do livro somos agraciados com um Epílogo de 20 anos depois. Ainda assim é possível ver as marcas dos Jogos Vorazes cravados em Katniss e Peeta. Dá uma sensação de que nunca estarão realmente em paz...

Leitura super recomendada. Só precisa ter estômago. E não sofrer do coração.
________________________________________

- Transtornos Psicológicos Teleguiados

Deixe-me sentar no divã...


Katniss mostrou-se mais vulnerável do que nunca. Entretanto, ela se tornou mais obstinada e perceptiva (entenda-se "esperta"). Ainda continuou fazendo tudo a seu modo, mas desta vez com maior cautela. Ela amadureceu.

Peeta foi estilhaçado. A doçura de nosso heroi romântico foi corrompida pelas torturas que passou na Capital.  A delicadeza em sua voz desapareceu; agora ele é instável, mordaz e às vezes violento. Virou um bestante com crises de consciência.
- Você ainda está tentando me proteger. Verdadeiro ou falso? - Sussurra ele.
- Verdadeiro - respondo. A resposta parece requerer mais explicações. - Porque isso é o que você e eu fazemos. Protegemos um ao outro. (...)
(Peeta e Katniss - pág. 326)


Gale caiu no meu conceito. O Don Juan do Distrito 12 se mostrou um rebelde de mão cheia: um matador impiedoso. Ele fez toda a diferença durante a história, mas no final seu personagem parece que se perdeu. Tive a sensação de ter ficado "no vácuo".
Haymitch, ácido como sempre, terminou como começou: bebendo. Só não sei se ele ainda estava vivo no Epílogo dos 20 anos depois. Acho que o fígado dele não aguentou...

Finnick, o boa pinta, também se mostrou um personagem consistente. Ele nos revela seu passado tenebroso  #chocada  Tive dó dele por causa de suas recaídas mentais e amei sua tenacidade, esperteza e senso de proteção com Katniss. Finnick teve seus momentos de felicidade ao lado de Anne - mesmo que breves - e, por fim, me simpatizei muito com ele.
Boggs é outro personagem que entrou na trama. Ele é chefe dos soldados no 13, é o braço direito de Alma Coin e parece durão. É um personagem secundário, mas ganhou espaço no meu coração.
Alma Coin é inescrupulosa, autoritária e manipuladora. Odiei ela desde o começo. Meu sexto sentido já gritava alto muito antes da rebelião começar: vai lá Katniss e acaba com ela!  #flechadanela!

Enfim, mais uma vez a autora matou uma porção de bons personagens. Chorei por eles e continuo sofrendo pelos que ficaram vivos. No final das contas, a série terminou com mais personagens mortos do que vivos! #tenso
________________________________________






- Trilha Sonora:

Escolhi 3 músicas que fazem parte da trilha sonora de Em Chamas, Enjoy!





(...) Da promessa de que a vida pode prosseguir, independentemente do quão insuportável foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso.
Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro.
(Peeta e Katniss - pág. 417)
________________________________________

- Os Filmes da Série:


Gostei da primeira adaptação cinematográfica - Jogos Vorazes - lançado em Novembro de 2012. Jennifer Lawrence cumpriu bem o papel de Katniss e, na minha opinião, Josh Hutcherson tem a carinha de bonzinho e fofinho que o personagem Peeta Mellark exige. Liam Hemsworth como Gale é aceitável mas, quem realmente me ganhou foi Lenny Kravitz no papel de Cinna. Amo esse personagem! E claro, Woody Harrelson como Haymitch - perfeito!


Em Chamas estreia agora em Novembro e promete uma carnificina. O livro em si é derramamento de sangue do começo ao fim.

A adaptação de A Esperança será dividido em duas partes. A primeira é esperada para Novembro de 2014 (vai ser no mesmo estilo de Amanhecer parte 1 e parte 2). A segunda parte provavelmente ficará para 2015. Oh tormenta! O elenco apresentado nos dois primeiros filmes se mantem e agora  Julianne Moore entra na pele da presidente Alma Coin #tenso


________________________________________

- Trailers

 Jogos Vorazes


Em Chamas


________________________________________

- O Livro:

A Esperança
Série: Jogos Vorazes - Vol. 3

Autora: Suzanne Collins

Editora: Rocco
Assunto: Literatura Estrangeira / Ficção / Juvenil
ISBN: 8579800862
ISBN-13: 9788579800863
1a Edição / 2011
424 Páginas

- Sinopse:

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar.
Mas as regras do jogo mudaram - com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade.
________________________________________

- A Série:
 
Hunger Games
1. The Hunger Games (2008) - Jogos Vorazes
2. Catching Fire (2009) - Em Chamas
3. Mockingjay (2010) - A Esperança

________________________________________

- Capas Estrangeiras:
 
 

 -

4 comentários:

  1. Amei seu texto e o livro, sinceramente o melhor da saga THG! Mas bem que você podia ter falado um pouco da Johanna e da Prim...

    ResponderExcluir
  2. Sou mega fã da trilogia. E senti a mesma coisa em relação ao Gale. Acho que ele ficou sim meio perdido com todas as decisões da Catnip. Mas mesmo com todo o desenrolar da história, gostei de cada detalhe, cada virgula e ponto. Amei o blog.

    Twitter: https://twitter.com/EncantadoM
    Youtube: http://www.youtube.com/user/Sempreevoluir

    ResponderExcluir
  3. OI ADOREI O SEU TEXTO E CONCORDO PLENAMENTE SOBRE O DESFEXO DO LIVRO E SOBRE A PARTE DE DIGERIR O FINAL ,VOCE FICA COM A SENSAÇÃO QUE OS PERSONAGEMS FORAM QUEBRADOS E NUNCA SERÃO OS MESMOS MAS QUE AINDA A ESPERANÇA

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...