19 de dezembro de 2016

Cinema - Fallen


Fallen: Well well... Heaven or Hell?



Faz um tempão que não posto aqui no blog sobre minhas idas ao cinema. Tenho muita coisa pra falar com vocês mas o tempo anda realmente curto. E com a proximidade do fim de ano a situação piora ainda mais. 
Mas desta vez não posso deixar passar em branco. Preciso desabafar. Preciso falar de Fallen.



Céu ou Inferno?

Na semana retrasada entrou em cartaz no circuito nacional a adaptação de Fallen, primeiro volume da série homônima da autora Lauren Kate. No total, a série é composta por cinco livros (Fallen, Tormenta, Paixão, Êxtase e O Livro de Cam) e mais dois romances intermediários (Apaixonados - histórias de amor de Fallen e Anjos na Escuridão - contos).
A publicação nacional aconteceu entre 2010 e 2016 pela Galera Record e praticamente coincidiu com o lançamento de outra série do mesmo gênero: Sussurro (Hush Hush, de Becca Fitzpatrick, publicada pela Intrínseca entre 2009 e 2013). Tanto Fallen como Sussuro são duas séries super parecidas e suas publicações competiram pela atenção dos leitores num período em que Crepúsculo (Twilight, de Stephenie Meyer) ganhava destaque nos cinemas e aumentava consideravelmente sua legião de fãs. Ou seja, era o auge do romance sobrenatural. 

E justamente aí veio a primeira grande falha do filme: os direitos da adaptação de Fallen foram comprados mas o projeto ficou engavetado por anos, perdendo assim o "timing" da "onda sobrenatural" (info: não sei se vocês perceberam mas agora estamos na vibe das distopias e HQs). 
Além disso, com o filme já pronto e previsto para chegar às telonas em 2015, sua estreia foi adiada inúmeras vezes deixando seu público "no vácuo". 
E sabe o que mais? Não houve uma campanha de divulgação significativa por parte da produtora responsável e, no final das contas, o filme chegou aos cinemas de supetão e com um enredo bem chocho. Sim, caros leitores, o filme é bem "devagar-quase-parando" e, para piorar, termina exatamente onde parecia estar começando. Deu pra entender? 

Saí do cinema com a sensação de que não vi nada - e de que, possivelmente, nem venha a ter sua continuação... Duvido muito...
Mas sabe o que talvez possa acontecer? Fallen acabar virando seriado que nem o Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare. Essa é nossa última esperança #oremos

Apesar dessa sensação de vazio depois do término da sessão, mesmo assim valeu conferir Luce, Daniel, Cam e a galera de caídos em carne e osso. Para quem é fã da série, é sempre bom relembrar a história e fazer a temida comparação "livro x filme" (a maioria dos leitores odeia ver uma adaptação de livro mas, mesmo assim, vão assistir, né? Inevitável).
Entretanto, para quem não leu o livro, acho pouco provável que tenha desfrutado de um bom filme. Ainda mais com a quantidade de informações dispersas e um final totalmente em aberto e sem emoção. Achei isso péssimo. Cliffihanger tem que ser bem feito e esse definitivamente não teve graça alguma. Uma pena... 😥

O que dizer de Fallen afinal? Não amei. Mas também não odiei. Não consegui suspirar nem perder o ar em nenhuma parte do filme. Estou indiferente e essa sensação é terrível. Talvez seja melhor você mesmo assistir e tirar suas próprias conclusões (e depois me conte, ok?).



A História e o Filme

Em Fallen, a peça-chave é Lucinda Price (Luce), uma garota que vê sombras e que se envolveu num incêndio misterioso. E é justamente por causa disso que Luce, por medida de segurança do Estado, vai parar no internato para jovens desajustados chamado Sword & Cross. Lá ela conhece e se sente atraída pelo enigmático e solitário Daniel Grigori, um rapaz que parece fugir dela como o diabo foge da cruz. Enquanto a presença de Daniel desperta nela flashes de vidas passadas e dúvidas sobre sua sanidade, surge Cam, o bad-boy que sempre está por perto quando coisas estranhas acontecem. Com o passar do dias, Luce descobre que Daniel esconde um segredo que pode estar ligado às sombras que tanto a atormentam.


O cenário do filme é bem bacana, com locações tão sombrias quanto às descritas no livro. O elenco, apesar de jovem e nem tão conhecido do público brasileiro, deu conta do recado e incorporou as características de seus personagens. No elenco principal: Addison Timlin (Lucinda Price), Jeremy Irvine (Daniel Grigori) e Harrison Gilbertson (Cam Briel).

E claro, para quem assistiu Fallen, é impossível não associar a cena da queda da estátua sobre Luce com o "quase" atropelamento de Bella Swan em Crespúsculo. Qualquer semelhança é mera coincidência?






Fallen X Hush Hush - A Inevitável comparação

Agora vem a eterna discussão... Tem gente que vai gostar. Tem gente que não.

Gosto dos livros de Fallen. Eu disse que "gosto" - e não que "amo". Adoro romances sobrenaturais, ainda mais se forem sobre anjos caídos. Mas nesse quesito prefiro mil vezes os diálogos ácidos de Patch e Nora (Hush Hush). #prontofalei 









Encerrando com chave de ouro #SQN

Para completar a presepada no cinema, carente depois de um cliffihanger sem possível continuação, cai na desgraça de assistir na Netflix outro filme com o mesmo nome e temática: Fallen, uma série de 4 episódios exibida pela ABC Family em 2007. Nela o ator Paul Weasley (o Stefan Salvatore, de Diários do Vampiro) interpreta um nephilim com poderes para redimir os anjos caídos e mandá-los de volta ao Paraíso. Péssima escolha. Tudo muito fraquinho. 😒 #armadilha #fuja #noway

Se minha noite no cinema já não foi a das melhores e eu saí da sala com a sensação de vazio, virar a madrugada vendo isso foi cravar uma faca no estômago. #VickInsana #VickAzeda #prontofalei

Acho que agora sim já falei tudo que estava engasgado 😊


Beijos pra vocês 😗

PS.: E até meu próximo devaneio 😉


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...