29 de julho de 2017

Lançamentos LeYa Brasil (julho/2017)


Conheça os lançamentos da LeYa Brasil



A Primeira Guerra Mundial
Martin Gilbert
832 páginas


O CONFLITO QUE MUDOU O MUNDO, DESTRUIU IMPÉRIOS, REALINHOU FRONTEIRAS E MATOU MILHÕES DE PESSOAS

Em A Primeira Guerra Mundial, o historiador Martin Gilbert se debruça sobre o conflito que mudou o mundo, matou milhões de pessoas, destruiu quatro grandes impérios e alterou definitivamente o panorama geopolítico da Europa e do Oriente Médio. Mais do que isso, legou à humanidade novas tecnologias de morte – tanques, aviões, submarinos, metralhadoras, artilharia de campo, gás venenoso, armas químicas. Era a guerra para acabar com todas as guerras. Começou às onze e quinze da manhã, em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, e se encerraria oficialmente quase cinco anos depois. Até hoje, no entanto, vivemos muitos dos horrores que ali nasceram: a Primeira Guerra Mundial nunca terminou. 

Entre 1914 e 1918, se desenrolaram duas guerras muito diferentes. Em consequência de ocupações, bombardeios, fome e doenças, mais de nove milhões de militares e cinco milhões de civis foram mortos. Porém, paralelamente ao conflito em que o sofrimento individual e a angústia atingiram uma escala gigantesca, em particular nas trincheiras da linha de frente, houve o embate de gabinetes, soberanos, propagandistas e idealistas que, repletos de ambições e ideais políticos e territoriais, determinaram o futuro e impérios, nações e povos de modo tão contundente quanto no campo de batalha. Tudo passou por uma enorme transformação: os códigos de comportamento, a literatura, as distinções de classe. Nas palavras do autor, “a guerra alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que cauterizou sua pele e deixou marcas na sua alma.” 

Gilbert constrói uma narrativa ao mesmo tempo épica e acessível para apresentar a Primeira Guerra Mundial a partir da perspectiva humana e do cidadão comum, sem deixar de detalhar seu efeito em futuros líderes como Hitler, Churchill e De Gaulle. Repleto de mapas e fotos da época é um complemento à altura de seu monumental A Segunda Guerra Mundial. 

***

Tempos compulsivos: a busca desenfreada pelo prazer
Sandra Edler
176 páginas


UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPULSÕES E O TEMPO EM QUE VIVEMOS

Tempos compulsivos reúne reflexões sobre um tempo de respostas exaltadas, de opiniões apressadas, desabafos públicos e de uma busca desmedida e imediata pelo prazer. Partindo de¬ considerações acerca de nosso estilo de vida, de nossas demandas, de tudo aquilo que se vai incorporando ao cotidiano sem percebermos, a autora constata que essa aceleração resultou tanto no crescimento de compulsões, como no número das depressões e dos quadros de violência. 

Pesadas rotinas de trabalho, compromissos presenciais e virtuais, incontáveis afazeres apontam para o fato de que a vida não cabe mais nas 24 ¬horas diárias. Somos hoje impostos a uma extrema aceleração na maneira de viver e de pensar. O resultado é só um: pessoas exaustas, sobrecarregadas, estressadas, muitas vezes “gritando” silenciosamente por socorro. 

Neste livro, a psicanalista Sandra Edler se debruça sobre depoimentos de pessoas que sofrem desse mal e estabelece uma relação entre nosso modo de vida e o crescimento de compulsões pelos mais variados elementos, como alimentos, exercícios, dinheiro, compras, uso da internet, jogos, sexo e até mesmo trabalho. Em algum momento, ultrapassamos uma linha tênue e o que poderia parecer apenas um hábito, passa a tomar conta de nossa personalidade. 

Quem sabe, após a leitura deste livro, consigamos parar um momento, repensar o dia a dia, rever posições e tomar outro caminho, contrário à desesperança, à intensidade desmedida e ao desespero. 

***

Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock
Lobão
496 páginas


LOBÃO SOLTA O VERBO E CONTA TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE O ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 80

Com muito humor, ironia e sarcasmo – como não poderia deixar de ser –, Lobão revive as amizades, as parcerias, as primeiras derrotas, as decepções, as drogas, a baixa autoestima, as gravações ruins e, ao mesmo tempo, as grandes canções que marcaram a história do rock nacional e a década de 80 neste Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock. Ele se confronta com as contradições daqueles anos, sua atmosfera política e o desinteresse da nova geração de músicos que surgia pelo que chama de “desgastada e empolada linguagem da ingênua, presunçosa e reacionária MPB”. 

Os anos 80 ficaram conhecidos como a década perdida. Mas, apesar dos penteados esquisitos, das ombreiras, doXou da Xuxa e da hiperinflação, também foram anos de muito rock and roll. Pelo olhar de alguém que abraçou a vida bandida daquela época, este livro apresenta um retrato irreverente, sincero e pessoal do Brasil a partir dos bastidores de uma de suas principais expressões culturais. Tomando o devido distanciamento temporal dos acontecimentos, Lobão (ao mesmo tempo um dos sócios-fundadores daquele rock e um de seus maiores críticos) não poupa palavras para, de uma vez por todas, contar todas as verdades sobre a tão falada década – de sua alegria inicial e real esperança à decadência. 

“Por que o melhor dessa década se esvaneceu? Por que será que não deixou nenhum legado? Foram as mortes de artistas fundamentais um fator decisivo? Certamente isso contribuiu de forma dramática para a derrocada... Mas será que foi só isso? É o que veremos”, escreve o autor. 

Este é um verdadeiro representante da família Politicamente Incorreta. Um guia repleto de farpas, ironia e polêmica na medida certa, como se espera de um volume desta coleção, e também de uma obra escrita por Lobão. 

***

Esse Cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras
Djaimilia Pereira de Almeida
144 páginas


ALÉM DE CONTAR A INUSITADA HISTÓRIA DE UM CABELO CRESPO, ESTE LIVRO FALA TAMBÉM DE RACISMO, FEMINISMO E IDENTIDADE

A novíssima estrela da literatura portuguesa chama-se Djaimilia Pereira de Almeida — e é angolana.
(José Eduardo Agualusa) 

Falar de cabelos é uma bobagem? Não, até porque, segundo a narradora deste livro, “escrever parece-se com pentear uma cabeleira em descanso”; e visitar salões de beleza é uma boa forma de conhecer hábitos, de aprender a distinguir modos e feições e até de detectar preconceitos. 

Este é um romance surpreendente que mistura memória, imaginação e crítica social com humor e leveza na medida certa, mas que também discute temas atuais como racismo, feminismo e identidade. 

Aqui temos a história de Mila – uma menina que chega em Lisboa aos três anos de idade, despenteada, saída de Luanda, na África – e das suas memórias ao longo do tempo, porque, claro, não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância. Mas também é a história das origens do seu cabelo crespo. Enquanto acompanhamos as aventuras de um cabelo crespo – curto, comprido, amado, odiado, que se embrenha por memórias e histórias num convite ao leitor a desembaraçar todos os nós –, acompanhamos também os caminhos e descaminhos da vida dela. Aqui, da raiz às pontas, estamos assistindo também à narrativa da relação entre vários continentes e a uma geopolítica em constante transformação. 

O lugar de Djaimilia parece ser sempre movediço, e ela tende a fugir de qualquer nicho, etiqueta ou logotipo.
(Ronaldo Bressane) 

***

O Reciclador – Uma história de Wild Cards
David D. Levine
64 páginas


QUANDO O VÍRUS CARTA SELVAGEM CHEGA NO RIO DE JANEIRO, A REALIDADE DE UM CATADOR DE LIXO SE TORNA SEU MAIOR TRUNFO.

Tiago Gonçalves é um catador de lixo órfão que mora em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. No entanto, um dia Tiago acorda doente e cheio de marcas no rosto e no corpo. É então que descobre ter sido infectado pelo vírus carta selvagem. Assustados com a transformação, os colegas que dividem o barraco com ele o expulsam do lugar. 

Sem opção, se vê obrigado a procurar abrigo no Bairro dos Curingas carioca, e é lá que Tiago descobre que, além da aparência horrível, ganhou também um incrível poder. Ele só não imaginava que o mesmo poder também pudesse colocar sua vida em risco. 

O Reciclador é um spin-off de Wild Cards, onde somos introduzidos ao primeiro personagem brasileiro no universo da série . David D. Levine, sob a tutela de George R.R. Martin (autor de “As crônicas de gelo e fogo”, saga que deu origem a série Game of Thrones da HBO), fez um intenso trabalho de pesquisa sobre o país, nos presenteando com uma história cruamente real sobre nossas condições sociais. 

O volume traz ainda uma entrevista inédita de Levine ao site Omelete sobre seu processo de escrita e a entrada para o hall de autores de Wild Cards; além de uma introdução à série. Traz também um artigo de Marc Simonetti, ilustrador oficial dos livros de George R.R. Martin no Brasil, contando sua experiência com o mais importante autor de ficção fantástica da atualidade. O livro acompanha um box especial para o mercado brasileiro, que traz 8 cards colecionáveis com alguns dos principais personagens da obra e um pôster com a ilustração criada especialmente para este livro. 

Ideal para fãs de histórias de super-heróis com o realismo marcante da escrita de George R.R. Martin – como a que vemos nas obras de Alan Moore, de Watchmen e V de Vingança, e de Frank Miller, autor de Batman – O Cavaleiro das Trevas e Sin City. 

****

Luta de Valetes
Wild Cards 8 
George R. R. Martin
305 páginas


QUANDO AS PESSOAS PERDEM O CONTROLE SOBRE O PRÓPRIO CORPO, UM NOVO CAOS SE INSTALA NO BAIRRO DOS CURINGAS!

Alguma coisa está agitando os dias na Ellis Island, algo estranho e perigoso o suficiente para deixar de lado até mesmo a inflamada tensão entre os cartas selvagens e os limpos. Saltadores estão entrando em cena... Uma gangue com o poder de transferir a mente para os corpos de outras pessoas, usando-as como marionetes em atos de terror e violência. Depois, numa manobra rápida e imperceptível, eles transferem-se de volta, deixando que as vítimas enfrentem as consequências. 

Editada e coescrita por George R.R. Martin, autor da saga “As Crônicas de gelo e fogo”, que originou a série Game of Thrones, “Wild Cards” conta a história de um vírus alienígena que atingiu o planeta Terra, matando grande parte da população e causando mutações em muitos sobreviventes. Alguns foram chamados de ases, porque receberam habilidades mentais e físicas, e outros, amaldiçoados com alguma deformidade bizarra, foram batizados de curingas. Mais de quarenta anos depois, a sociedade americana continua enfrentando os desdobramentos desse grave acontecimento, e novas surpresas continuam a aparecer no Bairro dos Curingas.Ideal para fãs de histórias de super-heróis com o estilo marcante da escrita de George R.Batman – O Cavaleiro das Trevas e Sin City. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...