5 de março de 2011

As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis (Resenhas)


Leitura da Semana


As Crônicas de Nárnia
C. S. Lewis

Fazia um tempinho que eu queria postar aqui no blog as leituras da minha cunhada Nanci. Outra apaixonada por livros, nós duas vivemos disputando o "quem lê mais" rsrsrs
Lemos alguns livros em comum mas ela também dá conta de outros livros que, pra mim, ou passam "batido" ou que eu já li mas me esqueci...
Então hoje inicio mais um post com a ajuda da Nan. Ela preparou uma resenha (cuidado que pode conter muitos spoilers!!) sobre algumas obras que me "escaparam"... (rsrsrs)

Comecemos então por um dos clássicos de C.S. Lewis: "As Crônicas de Nárnia". São quase 800 páginas de aventuras para ávidos leitores da ficção fantasiosa. A Nan adorou as histórias, mas assim como eu, ela também acredita que não é lá muito para "crianças". Todo conto de Lewis contem um teor de vida, uma lição ligada à comportamento, caráter e fé (pelo menos é assim que eu vejo).
________

- Resenhas:

O Sobrinho do Mago

Como já diz logo no primeiro parágrafo do livro:

 "... está é a história de maior importância, pois explica como começaram as indas e vindas ao mundo de Narnia.”

Trata-se de um garoto (Digory) que vivia com sua mãe doente na casa de seus Tios. Digory  faz amizade com a vizinha (Polly). Juntos os dois descobrem que o tio possui aneis magicos e é através destes anéis que eles vão a um bosque muito bonito. No bosque há vários poços e estes poços os  permitem viajar por vários outros mundo. As duas crianças viajam até o mundo da feiticeira branca e ela os acompanha à outros mundos (sem que eles queiram).  Assim eles chegam há um mundo que ainda está sendo criado pelo grande leão Aslan. Os dois garotos retornam a seu próprio mundo, mas a feiticeira fica naquele mundo, que será chamado de Nárnia. 
___

O Leão, a Feiticeira e o Guarda- Roupa


Esta é a história das quatro irmãos (Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia), que não por casualidade eles vão ficar com um velho professor (Digory).
Eles são escolhidos para livrar Nárnia das Garras da Feiticeira Branca.


___

O Cavalo e Seu Menino

Conta a história de um garoto (Shasta) que foi encontrado em uma praia por um pescador
(Arriche), o menino o considera como seu pai, mas o pescador faz do garoto um empregado.
Numa noite  chega na casa do pescador um forasteiro pedindo abrigo, este homem quer comprar Shasta, mas antes de que ele possa se tornar um escravo para este homem , Shasta foge com o cavalo do forasteiro, descobrindo que se trata de um cavalo falante e os dois resolvem ir para as terras de Nárnia.  
Nesta história os irmão (Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo) ainda se encontram em Nárnia.
___

Príncipe Caspian
O príncipe Caspian é herdeiro legitimo do trono mas, após sua tia dar a luz a um menino, seu tio quer matar Caspian para que ele (Miraz) e seu filho sejam reis.Caspian é salvo por seu tutor e ganha do mesmo a trombeta de Susana. Quando ele toca a trombeta ele tráz os quatro irmãos as terras de  Nárnia novamente. Após a batalha entre os narnianos e os  telmarinos, Caspian ocupa seu lugar no trono e Aslam aparece para dizer que Susana e Pedro estão muito grandes e não poderão mais retornar a Nárnia.

___

A Viagem do Peregrino da Alvorada
O príncipe Caspian tráz de volta à Nárnia, Edmundo, Lucia e Eustáquio (primo de Lucia e Edmundo). O principe quer sair em expedição com seus amigos em busca dos 7 fidalgos amigos de seu pai que saíram de Nárnia para explorar e navegar em terras desconhecidas. E assim lá seu vão eles.
E junto deles está o primo Eustáquio - que é arrogante, chato e impertinente. Mas ao longo da viagem ele vai modificando seu ser.
Mais uma vez Aslam aparece dizando que agora Lucia e Edmundo estão grandes e não poderão voltar a Nárnia mas que ele talvez  precise do auxilio de Eustáquio.
___

A Cadeira de Prata
Eustáquio retorna a Narnia junto com uma amiga de colégio chamada Jill.  O garoto cai em um abismo e é soprado  por Aslam para o Oeste. Então Aslam encontra Jill e lhe diz que juntos ela e Eustáquio tem a missão de encontra o filho de Caspian, o príncipe perdido.
No final é claro que eles conseguem encontrar o príncipe perdido, mas não sem antes de se meterem em grandes confusões.  
___

A Última Batalha

A Última Batalha nos fala de um macaco muito astuto e  de um burro que de tão simples se deixa levar pela esperteza do macaco. Um dia o macaco encontra uma pele de leão e colocando o mesmo sobre o lombo do burro ele diz e faz com que todos acreditem que aquele seja o grande Aslam. Digory, Polly, Pedro, Lúcia, Edmundo, Eustáquio e Jill estão reunidos para conversar sobre o mundo de Nárnia e mais uma vez são todos convocados a ajudar os amigos em perigo.
Susana não faz parte desta história, Jill apenas comenta que ela cresceu e está interessada em garotos, por tanto ela não está junto com a trupe.
Nesta história veremos a destruição de Nárnia e as mortes de Digory, Polly, Pedro, Lúcia, Edmundo, Eustáquio e Jill porém suas mortes acontecem  apenas na Inglaterra porque a partir daquele momento todos eles passaram a viver numa Nárnia melhor e mais bonita - seria a Nárnia verdadeira, com todos os outros amigos que também já morreram, como exemplo o Sr. Tumnus, Caspian, etc.
_______

- O Livro:

As Crônicas de Nárnia
Volume Único
Autor: C.S. Lewis 

Editora: Martins Fontes 
Assunto: Literatura Estrangeira - Literatura Juvenil - Ficção Fantasiosa
ISBN: 9788578270698
2ª Edição / 2009
792 Páginas


- Sinopse:

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí: seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As Crônicas de Nárnia.

Nos últimos cinqüenta anos, As Crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia ´para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

C. S Lewis
_______


- As Histórias em "As Crônicas de Nárnia":

1 O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa- The Lion, the Witch and the Wardrobe (1950)
2 Príncipe Caspian - Prince Caspian (1951)
3 A Viagem do Peregrino da Alvorada - The Voyage of the Dawn Treader (1952)
4 A Cadeira de Prata - The Silver Chair (1953)
5 O Cavalo e seu Menino - The Horse and his Boy (1954)
6 O Sobrinho do Mago - The Magician's Nephew (1955)
7 A Última Batalha - The Last Battle (1956)


_____

- Comentários da Leitora:

E agora os comentários da Nan ;-)

Quando iniciei a leitura deste livro eu imaginava se tratar de histórias para crianças. Quando terminei o livro eu descobri que não, apesar da indústria cinematográfica fazer, como sempre, suas adaptações e lançá-las para o público infantil.

Esse é um livro complexo, que tem muito conteúdo para ser refletido.  Então nós temos um Aslam que é o Criador (e ai cada um tem sua interpretação) e na minha então ele seria Deus. E este mesmo Aslam que criou vai destruir Nárnia para levar todos os bons e todos os amigos para uma Nárnia melhor, mais bonita e pacífica. E quantas vezes já ouvimos que a terra é uma copia mal feita do paraíso???

Eu tive dificuldade para ler este livro até o final. Além de ele ser muito extenso as letras são pequenininhas. As histórias são realmente boas, mas às vezes elas enrrolam um pouco e ficam meio chatas (isso na minha modesta opinião de leitora...).

Ao longo do livro algumas vezes em perdi um pouco a paciência, porque o autor começa a repetir informações - não sei dizer se ele fez com o propósito de frisa-las, ou se realmente apenas quis contar aquilo novamente.

Não vou dizer que recomendo e nem que não recomendo. Vou deixar que vocês percebam se este é o tipo de livro que lhes chama a atenção. Mas uma coisa eu posso afirmar este é um livro que foi muito bem escrito.



3 comentários:

  1. Tenho MUITA vontade de ler As Crônicas de Nárnia, mas ainda não tive a "coragem" de incluir a obra na minha lista de leitura. Já li muitas resenhas positivas a respeito da obra, mas juro que não sei se me agradaria. Para ser honesta, só assisti ao primeiro dos filmes e não me agradou (mas versões cinematográficas são sempre desleais, então sei que não devo levar isso em consideração).

    Bjo,

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Meninas!

    Nárnia é legal mas um pouquinho complexo de se ler. Mas mesmo assim, vale a leitura ;-)

    Aline,
    Os filmes não são fieis à obra. Tente ler um dos contos de Nárnia pra ver se vc gosta do estilo de CS Lewis ;-)

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...