27 de julho de 2013

O Julgamento de Gabriel (O Inferno de Gabriel - Vol.2) - Sylvain Reynard (Resenha)


Leitura da Semana
(me mata do coração, vai!)



O Julgamento de Gabriel
(O Inferno de Gabriel - Vol.2)
Sylvain Reynard

"A verdade liberta, mas o amor expulsa o medo." (pág. 66)


O que mais amo nessa série, fora, é claro, meu amado Professor Gabriel O. Emerson - que está sempre in a bad temper -, são as indicações históricas, a viagem à lugares seculares, mitologia e muita história da arte. Assim você me mata Sylvain Reynard!
Como ninguém sabe exatamente quem é o autor misterioso por trás desta deliciosa série (ele não vai aos lançamentos de seus livros, não tem fotos, ninguém sabe, ninguém viu!), muito se especula que seja realmente um homem e que com certeza seja alguém letrado em História da Arte - ou coisa similar - dada às várias menções e citações no livro. Coisa que eu aaaaaamo!
Well, chega de devaneios. Não fui à Florença, nem à Toronto, nem sou letrada em nada. Então vamos ao livro!


"O Julgamento de Gabriel" é o segundo livro da série iniciada com "O Inferno de Gabriel" (confira aqui a resenha). A série é envolvente mas há uma diferença substancial entre o primeiro livro e o segundo. Em "O Inferno de Gabriel" a batalha verbal entre nossos protagonistas - uma mescla de paixão e ódio - nos garante boas risadas e xingamentos frente ao comportamento quase desumano e irracional de Gabriel no início do livro. O passado está à espreita mas parece que alguém ainda segura a porta do armário para que os esqueletos não pulem para fora. Já em "O Julgamento de Gabriel", o amor beira a obsessão e envolve sacrifícios. Gabriel e Julia estão em outro patamar e a fase da conquista passou, o sexo é feroz e chegou a hora do "talk or face the consequences" (ao melhor estilo de Samuel L. Jackson... rsrsrs). Os esqueletos pularam para fora do armário e estão dançando livremente na sala do apartamento luxuoso de Gabriel. Resumindo, o segundo livro é psicologicamente DENSO.

E tudo começou com um encontro há seis anos em um certo pomar em Selinsgrove...


- Vou ser expulso do Paraíso amnhã, Beatriz. Nossa única esperança é que você me encontre depois. Procure por mim no Inferno.
(Gabriel - pág. 238)
  O Julgamento de Gabriel começa exatamente onde terminou o primeiro livro (O Inferno de Gabriel). No primeiro livro (O Inferno) os diálogos tinham ótimas "tiradas" que me arrancaram do sério. Gabriel era grosso, impulsivo, teimoso entre tantas outras "virtudes" do gênero. Ah, esqueci de dizer: ele era um troglodita que vestia terno Armani e usava óculos Prada. Julia era inocente e sem iniciativa.




- Eu amo você, Beatriz. Não vou abandoná-la. VcoÊ sabe disso, não sabe?
- Doeria muito mais perder você agora.
(Gabriel e Julianne - pág. 11)

Já neste segundo livro (O Julgamento), a carga psicológica de nossos protagonistas é intensa. Tanto Gabriel

quanto Julia têm que encarar os fantasmas do passado se pretendem ficar juntos. 
Depois do início do livro no melhor estilo "lua-de-mel" dos sonhos (dançando muitos "tangos nas paredes" e "testando" a  mobília da casa de veraneio na Ùmbria), nosso casal amado sofre uma enxurrada de desmandos. Primeiro, Gabriel ainda está respondendo pela acusação de assédio de Christa (aquela #@#*&% idiota!!!). Depois é a vez de Julianne ser indiciada pelo Conselho da Universidade de Toronto por fraude acadêmica uma vez que seu relacionamento com Gabriel acabou vindo à tona. Sendo acusada de trocar "favores sexuais" por suas notas acadêmicas, Julia corria o risco de perder sua bolsa de mestrado em Harvard além, é claro, dessa infração acadêmica também atingir Gabriel... novamente. Gabriel poderia ter sua reputação acadêmica jogada no lixo com mais essa denúncia de assédio.

Pressionados de um lado pelo Pró-reitor Aras e por Jeremy Martin (chefe do Depto.), Gabriel é forçado a se afastar de Julia para que ela seja resguardada do escândalo que está por vir. Ou seja, nosso cavaleiro de armadura brilhante segura o rojão sozinho e depois some sem dar explicações, deixando Julia desolada.
Somente o apaixonado Paul "papa-anjo" (o jogador de rugby e mocinho tudo de bom) está por perto para consolá-la e quem sabe... algo mais. 

- Nem o Inferno conseguiria me manter longe de você. - Sussurrou ele.
(Gabriel para Julia - pág. 182)

Amparada também pela exótica Sra Katherine Picton, sua monitora de doutorado, os dias de Julia se arrastam. Do outro lado do mundo, um atormentado Gabriel cumpre sua sentença... seu exílio... procurando redenção em trabalhos voluntários para minimizar a sua culpa e sua solidão. (é de cortar o coração...)

Realmente, 1/3 do livro trata exatamente desse processo exaustivo de inquéritos disciplinares que põe em risco a felicidade e o futuro do casal. E como tudo tem seu preço...

Para alcançar a felicidade é preciso enfrentar a dor do passado (pág. 346)



Outra parte do livro, também densa, são os fantasmas do passado de ambos - Paulina e Simon precisam ser exorcizados! Em meio à terapeutas e advogados do diabo, Gabriel e Julianne se perdem em seus "traumas pessoais". E mais uma vez eu digo: tudo tem seu preço...

- Você está me ensinado a amar e suponho que eu esteja lhe ensinando a amar também, de certa forma. Não somos perfeitos, mas podemos ser felizes. Não podemos? - Ele recuou para fitar seus olhos.
(Gabriel para Julia - pág. 65)

Paulina e Maia ainda assombram os piores pesadelos de Gabriel. E sem que ele faça as pazes com seu passado, Gabriel não conseguirá seguir em frente com Julianne. Ele conhece seus pecados (e olha que são muitos!) e se julga impuro para Julia.

Depositou as flores diante da lápide, sua boca se movendo como se estivesse sussurrando. Mas não estava. A sepultura, naturalmente, estava vazia.
Uma ou duas lágrimas embaçaram sua visão, seguidas de suas irmãs, e logo seu rosto estava tomado por uma enxurrada. Gabriel não se deu ao trabalho secá-las enquanto levantava o rosto para encarar os anjos, suas almas de mármore silenciosas e compassivas.
(Gabriel - pág. 263)
 Chorei que nem uma louca nessa parte... foi de cortar o coração.

Do outro lado, Julianne tem que lidar com os estragos que Simon causou em sua autoestima e o descaso de Sharon, sua mãe, durante sua infância. Gabriel é um pavão furioso com seu ciúmes e seu excesso de zelo com Julia e essa atitude de proteção exacerbada, além de consumi-la, coloca-os em risco perante o círculo acadêmico.


- Eu te amo. Loucamente.
Algo na maneira como a voz dela soou ao seu ouvido fez o coração de Gabriel acelerar.
- Também te amo. Muito mais do que deveria, tenho certeza. Mas não sei amá-la de outra forma. - Suas palavras foram apenas um sussurro, mas incendiaram o ar.
- Também não sei amá-lo de outra forma.
- Então que Deus tenha piedade de nós.
(Julia e Gabriel - pág. 123)

Generosidade X Egoísmo


Por um lado, Julia está mais madura e, pela primeira vez, mais autoconfiante. O que ela não abre mão é de sua bondade e compaixão e mesmo com o temperamento intenso de Gabriel e os desmandos de Christa, ela não perde a linha. 
Passando pelo julgamento ao melhor estilo "mea culpa", Gabriel está em busca de redenção. Sinceramente, o nome do terceiro livro cairia melhor neste segundo volume uma vez que o que mais me chamou a atenção neste livro foi a busca constante de Gabriel pela redenção e não o julgamento disciplinar de ambos.

Enfim...

Ao melhor estilo "cavaleiro em sua armadura brilhante", Gabriel tenta ajudar Julia mas acaba  trocando os pés pelas mãos. E isso o leva à separação forçada de sua amada. Beirando o desespero, Gabriel corre o sério risco de cair em seus antigos vícios (entenda-se: bebida, cocaína e sexo sem compromisso). Como o próprio Gabriel diz várias vezes, ele é um verdadeiro "ímã para o pecado"
Decidido a viver apenas "por e para" Julia, ele procura redenção. Aí é que entra a parte mais inesperada da história: o esnobe e primata professor vira um bom samaritano e celibatário. Bom, ou quase isso... ;-)



Coloque seu corpo onde seu coração está

 
Denso e tenso do início ao fim.
Gabriel é intenso. Temperamental. Suscetível à vícios (e eu adoro um bad boy!). Veste Armani. Usa Prada. Perigoso. Sexy. Um amante ciumento. Fala inglês, latim, italiano, francês e alemão. Mais sexy ainda!!! E claro, adora um "tango na parede".... e  "desembrulhar" sua amada Julianne...  #desmaiei

- O banquete será servido daqui a pouco. Seria um insulto eu ir embora agora. Mas, quando levar você para o hotel... - Ele cravou os olhos nos dela. - Nossa primeira parada vai ser na parede junto à porta do nosso quarto.
(Gabriel para Julianne - pág. 37)
- Eu sei que você se lembra de nossa conversa no corredor, depois da audiência. Quando John foi grosso com você, minha vontade foi de quebrar o dedo delo e enfiá-lo pela sua goela abaixo.
- Por quê?
- Acho que você não compreende  a profundidade do que sinto por você. Vai além de querer estar ao seu lado, ou protegê-la. Quero que você seja feliz e que seja tratada com respeito.
- Você naõ pode quebrar os dedos dos outros quando eles fforem gorssos comigo.
Ele acariciou o queixo de forma teatral, como se estivesse pensando.
- Imagino que não. O que posso fazer? Acertá-los com as obras completas de Shakespeare?
- Em um só volume pesado? Claro.
Os dois riram antes de cairem em um silêncio por alguns instantes.
(Gabriel e Julia - pág.313)

Julianne é a típica boa moça. Do bem. Um anjo salvador de Gabriel.
Juntos eles formam um dos casais mais passionais que já vi. Tudo envolta deles é intenso. São Basherts, cara-metade.

- É uma honra ter sido o seu primeiro. - Ele se inclinou para a frente, seu olhar fixo. - Mas também quero ser o último.
(Gabriel para Julianne - pág. 11)

A delícia do livro também reside nas alternâncias dos fatos. Em um momento somos jogados na narrativa de Julia, e no seguinte estamos na pele de Gabriel. Uma hora estamos em Toronto amofanhados no quitinete "toca de hobbit" de Julia e chorando junto com ela; no outro estamos resmungando com Gabriel em algum lugar na Itália.  Mais uma vez nos tornamos "voyeurs" e somos arrastados nesse turbilhão emocional dos protagonistas. #amoisso

Não precisamos esquecer o passado - sussurrou ele. - Mas podemos melhorar o futuro.
(Gabriel para Julianne - pág. 339)

Chorei em diversas partes do livro frente a agonia de Gabriel e Julia. Tenho esse terrível hábito de me apegar aos personagens e viver seus dramas pessoais como se fossem os meus. Tô na roça! DPL.
Impossível não se apaixonar por essa série. Super indico a leitura.


Gabriel me arrancou suspiros e choros descontrolados... Um misto de homem das cavernas e gentleman. Vá se entender...
"Quero ser seu primeiro e último". (pág. 353)

"Eu sou da minha Amada e minha Amada é minha." (pág. 363)


- Maionese Dantesca:


Percebi que nossos heróis têm verdadeira fixação por shampoos de baunilha. Vou ter que mudar o meu shampoo... 

Desta vez o chá escolhido foi o Darjeeling. Ufa, enfim o Lady Grey ficou de lado... (270)

Sapaos Louboutin
Gabriel convida Julia para conhecer sua nova casa. Ele quer que ela conheça seu jardim. Jardim? Ah tá... (294)

Desta vez não temos as visitas ao Lobby. Mas temos muitos sapatos de salto alto (a verdadeira tara de Gabriel) e vestidos Santorini. Queria que Gabriel me levasse para fazer compras...

Fiquei louca quando eles repetiram a cena do filme "A Um Passo da Eternidade". Surtei! Só que teve uma coisinha a mais nessa "cena"...


- Você sabia?

A história deste livro acontece em 2010
A Formatura de Julia foi 11/06/2010
A diferença de idade entre Gabriel e Julianne é de 10 anos
Gabriel foi adotado por Grace e Richard quando tinha 10 anos
E no dia 21/01/2011 na Basílica de Assis...

_______________________________________________


- Referências

Viagem dos sonhos...


- Lugares:

Galleria degli Uffizi
Salão Botticelli
Ponte Vecchio
Florença
Úmbria
Piazzale Michelangelo
Duomo
Domo de Brunelleschi
Caffé Concerto
Rio Arno
Assis
Auberge du Pommier (restaurante francês)
Resort Turtle Inn - em Belize
feriado de San Valentim
Royal Ontario Museum
Windsor Arms Hotel
Gallery Hotel Art
Ponte Santa Trinità
Basílica de São Francisco - em Assis
Monumento de Dante em Santa Croce
Convocation Hall - em Toronto (formatura)
Mount Auburn Street (nova residência de Julianne)
Foster Place (nova casa de Gabriel)
Tumba de São Francisco

Galleria degli Uffizi
Ponte Santa Trinità
Galleria degli Uffizi

Piazzale Michelangelo

Domo de Brunelleschi
Royal Ontario Museum

Gallery Hotel Art

Gallery Hotel Art (cobertura)
Basílica de São Francisco - em Assis

Basílica de São Francisco - em Assis

Monumento de Dante em Santa Croce
Tumba de São Francisco


Arredores de Harvard (Mount Auburn Street / Foster Place)
Convocation Hall - em Toronto
Convocation Hall - em Toronto


- Obras:
O Nascimento de Vênus - Botticelli
Madona da Romã
A Primavera - Botticelli
A Anunciação - Leonardo Da Vinci
Perseu libertando Andrômeda - de Piero di Cosimo
Santa Francisca Romana ninando um bebê
Sol Ardente de Junho - de Frederick Leighton
Amantes ao Luar - de Marc Chagall
A Batalha - por Guido da Montefeltro




Madona da Romã

O Nascimento de Vênus - Botticelli
 
A Anunciação - Leonardo Da Vinci


A Primavera - Botticelli

 
Sol Ardente de Junho - de Frederick Leighton


Perseu libertando Andrômeda - de Piero di Cosimo

 
A Batalha - por Guido da Montefeltro


Amantes ao Luar - de Marc Chagall

- Menções:
Dante e Beatriz
Botticelli e sua musa Simonetta Vespucci (La Bella)
Flora e Zérifo (A Primavera)
Heloisa e Abelardo
Jane Austen
Davi e Betsabá
espada de Dâmocles
Dante e Beatriz

Davi e Betsabá
 Simonetta Vespucci (La Bella) - musa de Botticelli
Heloisa e Abelardo


(...) Botticelli vê em sua musa todos os quatro tipos de amor e todos os quatros ideais de feminilidade: santa, amante, amiga e esposa. (...)
(Gabriel - pág. 31)

- Livros:
Os Quatro Amores - de C. S. Lewis
Or Irmãos Karamazov
A Severe Mercy
Uma Confraria de Tolos
Casamento na Idade Média: Amor, Sexo e o Sagrado (esse eu quero ler!)
Hamlet - de Shakespeare
A Vida Nova - de Dante (poema)
Annie Dillard (escritora)
Garrison Keillor (escritor)
Quarta-Feira de Cinza - de T. S. Elliot (poema)
Jane Eyre
Divina Comédia - de Dante
The Velvet Rabbit (livro)


- Filmes:
 A Um Passo da Eternidade
 As Pequenas Raposas (peça) ou Pérfida (cinema) - de Lilliam Hellman
300
A Um Passo da Eternidade (filme - cena clássica do beijo)

- Músicas:
(da lista "Fazendo Amor com Julia")
Don´t Know why - de Norah Jones
Gaudete - The Medieval Baebes
Until - de Sting
Blood of Eden - de Peter Gabriel

Lying in the Hands of God

(no casamento de Rachel e Aaron)
At Last - de Etta James
True Companion - de Marc Cohn
Return to Me
Besame Mucho (menção - a música oficial de Gabriel e Julianne)

(E em uma data especial...)
Mansamente Pastam as Ovelhas - de J. S. Bach
Jesus Alegria dos Homens
Despertai, Chama-nos a voz - de Bach
Exsultate, Jubilate - de Mozart

(outras)
Wintersong - de Sarah McLachlan (de Paul para Julia)

Matthew Barber
Bruce Cockburn
Diana Krall 
Frank Sinatra


- Gastronomia:
Bombons Baci
Whisky Laphroaig
Água de Perrier
Vinho Veuve Clicquot
Suco de Cranberry


Whisky Laphroaig
Vinho Veuve Clicquot
_______________________________________________

- Trilha Sonora


A escolhida é "Return do Me" de Dean Martin. Fico imaginando Gabriel dançando com Julia no braços e isso me dá arrepios... Uau!



Outra música deliciosa para se dançar agarradinha com Gabriel é "Don´t Know Why" da Norah Jones. Trilha escolhida pelo próprio Gabriel. Delícia...





Ao preparar esta resenha, a fiz ao som de "Freedom" de Anthony  Hamilton e Elayna Boynton. Tenho que indicar esta música para vocês!



Achei muito "tudo a ver" com o momento de Gabriel nesse livro. Quem leu o livro, vai entender. Eis um pedacinho do refrão e sua tradução:


"I am looking for freedom, looking for freedom
And to find it cost me everything i have
Well i am looking for freedom, looking for freedom
And to find it, may take everything i have"

"Eu estou procurando a liberdade, à procura de liberdade
E para encontrar custou-me tudo que eu tenho
Bem, eu estou procurando a liberdade, à procura de liberdade
E para encontrá-lo, pode levar tudo que eu tenho"


_______________________________________________

- O Livro


 O Julgamento de Gabriel
Série: O Inferno de Gabriel - Livro 2
Autor: Sylvain Reynard

Editora: Arqueiro
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance / Adulto
ISBN: 9788580411850
1a Edição / 2013
384 Páginas


- Sinopse:

Eles estão vivendo uma paixão arrebatadora. Mas muitas pessoas são contra esse amor. Gabriel Emerson e Julia Mitchell se conheceram há muito tempo, quando ela ainda era adolescente, numa noite mágica e confusa. Mas, apesar de todo o sentimento que nasceu entre eles, no dia seguinte seus caminhos se separaram. 
Anos depois eles se reencontraram quando Julia começou o mestrado na Universidade de Toronto. Gabriel era um professor enigmático, sedutor e muito arrogante que a atormentava e perseguia. 
No entanto, o que mais fazia Julia sofrer era ele não se lembrar dela. Mas nem mesmo o insensível Gabriel é capaz de resistir à profunda conexão que existe entre eles e logo os dois embarcam numa tórrida paixão proibida. 

Com o fim do semestre e do curso ministrado por Gabriel, eles deixam de ser professor e aluna e enfim estão livres para viver seu amor. Ou pelo menos era o que pensavam. Após uma viagem romântica para a Itália, durante a qual Gabriel ensina a Julia todos os mistérios do prazer e, em troca, aprende com ela o significado do amor verdadeiro, os dois veem seus sonhos ameaçados.

Duas denúncias junto ao Comitê Disciplinar da Universidade põem em risco o emprego de Gabriel e a carreira brilhante e promissora de Julia.
Será que o professor vai ceder às ameaças ou irá lutar até o fim por sua amada?
Será que essa paixão conseguirá resistir a um julgamento implacável?
 Na apaixonante sequência de “O inferno de Gabriel”, Sylvain Reynard constrói uma bela história de amor, da qual os leitores jamais se esquecerão.
____________________________

- A Série:


Gabriel
1. Gabriel's Inferno (2011)
2. Gabriel's Rapture (2012)
3. Gabriel's Redemption (2013)


Depois de passar pelo Inferno e pelo Julgamento, o jeito é esperar pela Redenção! ;-)

Achei este vídeo sobre "O Julgamento de Gabriel" É um fan-made, mas é lindo!


Que tal David Gandy como Professor Gabriel O. Emerson?
E mais um vídeo fan-made, só que desta vez sobre "A Redenção de Gabriel" - o terceiro (e último) livro da série.

Agora um fan-made de "O Inferno de Gabriel" ;-)


____________________________

- Outras Capas:

 
_______________________________________________

4 comentários:

  1. Vick...PQPariuuuu [desculpe]
    Amo esse livro.
    Chorei horrores com ele.
    Amo suas resenhas lotadas de referências, fotos e vídeos.
    Li em pdf e ainda ñ comprei o livro físico...QUE SAUDADES do Prof GOE.
    Essa leitura acabou comigo...li logo depois do Inferno em Abril e ñ conseguia ler nada mais depois...

    Henry Cavill é meu Prof.Emerson...
    As músicas, as obras de arte, a renúncia, o sofrimento, a demora da Julianne em acreditar que Gabriel estava de volta, sempre a amou...[Lua Nova, detestei o filme mas é meu livro favorito!!!]

    E pra terminar...Return to me...
    Gabriel cantando em italiano no pé do ouvido???? OMG

    Bjooooo Vick, bom domingo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post e a pesquisa de imagens e citações do livro!
    Que capricho!
    Também adoro estes livros! Meus queridinhos deste ano!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vick, parabéns!

    Sua resenha foi perfeita. Mostrou toda delicadeza
    desse livro maravilhoso! Amo Professor Gabriel desde o primeiro livro. Ele é intenso, romântico, sensível, enfim, perfeito como td "mocinho" de romance deve ser.
    Esse é o livroda minha vida, com toda certeza, AgAora, aguardando ansiosa pela Redenção de Gabriel.
    bjs
    Nania

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Sou apaixonada por essa trokogia desde 2014 quando li pela primeira vez. Gostaria de conseguir colocar em palavras toda a transformação que esse livro fez mim, mas não consigo! Obrigada por esse blog! Achei ele o mais completo. Eu tento mania de pesquisar as coisas que são citadas nesse livro, e aqui você deixa tudo bem explicadinho. Obrigada! Obrigada! Obrigada! 💓

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...