6 de maio de 2014

Caçadores (Sozinhos - vol. 1) - James Phelan (Resenha)



Caçadores é o primeiro volume da série Sozinhos, de James Phelan - ficção juvenil da Editora Fundamento. Nesta série, o leitor entra na pele de Jesse, um garoto de 16 anos que sobrevive à uma  explosão que devastou Nova York. Machucado e com poucos recursos, Jesse logo se depara com uma realidade assustadora: aparentemente não há sobreviventes. Bom, até há alguns sobreviventes, mas eles não parecem mais "tão humanos" assim... Para os fãs de Walking Dead, Sozinhos é uma versão light dos zumbis apocalípticos. Vale conferir!
A morte não parecia mais algo tão remoto... Eu estava rodeado por ela.(Jesse - pág 83)
_______________________________________

Prontos para o Apocalipse?


Jesse, Dave, Anna e Mini participam do programa de intercâmbio de jovens embaixadores da ONU. Jesse veio da Austrália e já estava se acostumando com a agitada Nova York - e com seus novos amigos.
Tudo parecia diversão para os quatro adolescentes até que acontece uma explosão no metrô, algo realmente gigantesco. E eles estavam lá. Primeiro, o barulho. Depois, uma nuvem de fogo e, em seguida, escuridão total.
Gritei ao outros, pedindo que se abaixassem, e alcancei Anna. No momento em que nós quatro estávamos deitados no piso, o vagão do metrô foi sacudido novamente, desta vez saindo dos trilhos e caindo de lado no túnel. Houve um som rascante de metal se arrastando sobre o trilho, guinchos estridentes misturados com gritos de horror e uma lufada de fogo... E tudo foi do calor para a escuridão em um segundo.(Jesse - pág. 11)
Mais tarde quando acorda no meio dos destroços do vagão, Jesse encontra seus três amigos feridos, mas ainda vivos - e pelo jeito os quatro são os únicos sobreviventes dessa catástrofe. No entanto, quando saem dos túneis para buscar ajuda, a realidade que encontram é assustadora...

De Manhattam só restou escombros. Explosões aqui e ali, incêndios por todos os lados, prédios ruindo, carros abandonados e ninguém, ABSOLUTAMENTE ninguém nas ruas. Cadê o socorro? A polícia? O corpo de bombeiros? Cadê todo mundo??? 
É aquele momento em que você se pergunta: "Será que eu morri?"
Viramos a esquina da Madison com a Rua 49. De início, vi a cena com que vinha sonhando o dia todo. Lá estavam quatro caminhões de bombeiros, com suas luzes azuis e vermelhas, piscando sem parar. Fileiras de barreiras de aço para pedestres estavam alinhadas lado a lado na rua, isolando o quarteirão inteiro. Mas, depois de alguns segundos, percebi que faltava alguma coisa em minha cena dos sonhos. Não havia pessoas. Nada de policiais, nem bombeiros ou sobreviventes, Não havia nem mesmo cadáveres espalhados.(Jesse - pág. 35)
A verdade é que todos sumiram - aparentemente. E então as conjecturas começam... Ataque terrorista? Guerra nuclear? Extraterrestres? Agentes químicos? Quem aniquilou Nova York e por quê?

Enquanto procuram por respostas e um abrigo para a noite fria que se aproxima, Jesse e seus amigos se deparam com um quadro ainda pior: existem SIM alguns sobreviventes, mas eles não estão exatamente em pleno uso de suas faculdades mentais. Parecem sedentos... insaciáveis... Eles querem algo mais do que apenas água... tipo, sangue!
Horrorizado, notei que as bocas dessas pessoas estavam fechadas sobre a carne daqueles corpos. Elas estavam bebendo nos corpos. Elas estavam bebendo tudo. Qualquer coisa.E, então, elas nos viram.(Jesse - pág. 20)
Não será fácil sobreviver nessa realidade hostil. Jesse precisa proteger seus amigos e se esconder dos bebedores de sangue, os quais eles chamam de "caçadores". Não há comunicação e nem energia elétrica. Não há como pedir ajuda. A única alternativa que lhes resta é deixar Manhattam e procurar por outros sobreviventes. Isto é, se conseguirem...

Jesse, Dave, Anna e Mini saíram ilesos dessa aparente contaminação: são sobreviventes e estão sozinhos. Agora, Jesse precisa arranjar uma maneira de voltar para casa. Mas será que ainda existe o lugar que ele chama de "casa"? Se isso aconteceu em NY, como estará o resto do mundo?

_______________________________________

Os Personagens

Jesse é o personagem principal, o narrador do caos. É através de sua narrativa que vemos o cenário de destruição e violência. Por diversas vezes, ele foi levado à situações extremas de dor, perda, medo e uma angústia que beira à insanidade (isso sem falar no final "insano" deste livro!). Não duvido nada que no fim da série - se sair vivo - ele vai precisar de uma camisa de força!
Eu tinha visto coisas nos últimos quatro dias, coisas que as outras pessoas jamais acreditariam que pudessem existir. Edifícios brilhando no escuro e se transformando em pó. Cadáveres. Pessoas que haviam perdido completamente o controle. Homens perturbados, com uma sede de sangue impulsionada por algum tipo de voracidade primal.(Jesse - pág. 84)
Dave é um garoto inteligente, com a pinta de "vamos pra guerra!" e que poderia ser o líder do grupo. Entretanto, a medida que a trama avança, o leitor se questiona até onde vai seu heroísmo... 
Anna é a mais centrada do grupo, mas sua relutância em abandonar o abrigo nos mostra o quanto ela está com medo. E Mini, apesar de delicada e sensível, está disposta a acompanhar Jesse até o inferno, se for preciso.


A Trama

O livro é um thriller que mistura elementos apocalípticos, ficção científica, muito suspense e adrenalina. A história é contada em primeira pessoa, por Jesse - e ele transforma o livro numa espécie de diário.
Uma das coisas que percebi é que em nenhum momento o autor rotula os "caçadores" como sendo "zumbis". Aí você se pergunta: "Se não são zumbis, o que eles são?" Bom, eu sei mas não vou contar! Quanto ao final (ah, o final!), fica um ponto de interrogação gigantesco! (Bem ao estilo WTF?)

Em suma, gostei de Sozinhos - Caçadores. A leitura é viciante e dá para ler de uma tacada (são apenas 180 páginas). Então, bora ler!

Para quem ainda não sabe, Sozinhos é uma série composta por três livros: Caçadores, Sobreviventes e Quarentena (este último, ainda não publicado por aqui). 


Dead Maionese

Eu e minha mente fértil... rsrsrs
Quando Jesse sai do túnel do metrô, a primeira coisa que me veio à mente foi que ele saiu diretamente na ilha de Lost (vai ver que ele morreu e não sabia!). Depois, quando ele se depara com o primeiro caçador... bom, foi a vez da versão Jesse Walking Dead entrar em ação (pega a Glock e manda ver!). E mais tarde, quando ele encontra o infectado "da maçã", foi a vez de misturar o Jesse Madrasta Má (de A Branca de Neve) com Meu Namorado é um Zumbi. Fala sério, imaginei o tal infectado com a mesma cara aparvalhada do tal namorado zumbi! #aloka!
_______________________________________

Direto ao Centro do Caos


Em caso de ataque de caçadores, evite estes locais...
30 Rockeferller Plaza (30Rock)
Manhattam

Grand Central Station - NY
Glock (arma)
_______________________________________

O Livro

Caçadores
Sozinhos - Vol. 1
James Phelan

Fundamento
Literatura Estrangeira /Juvenil / Ficção
ISBN 9788539504381
1a Edição / 2012
184 Páginas

Uma forte explosão sacode os túneis do metrô de Nova York. Um trem sai dos trilhos e tomba violentamente. O jovem Jesse e seus amigos Dave, Anna e Mini são os únicos a sair com vida. Mesmo machucados, os quatro retornam à superfície e encontram um quadro pavoroso. Mortos, feridos, prédios reduzidos a pilhas de escombros fumegantes... Aparentemente, a cidade havia sofrido um ataque. Mas o pior eram os sobreviventes. Sem motivo aparente, eles haviam se tornado criaturas dementes, acometidas por uma sede que não podia ser saciada. Uma desesperada necessidade de consumir qualquer tipo de líquido, incluindo sangue. Jesse e seus amigos escaparam ilesos dessa contaminação. Mas agora, sem ter para onde ir e sem ninguém para ajudá-los, eles precisam encontrar um jeito de sobreviver... sozinhos.

A Série - Alone
1. Chasers (2011) - Sozinhos
2. Survivor (2011) - Sobrevivente
3. Quarantine (2011) - Quarentena

Capas Estrangeiras

 Book Trailer

________________________________________ 

Compre Sozinhos - Caçadores diretamente no site da Fundamento - clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...