30 de setembro de 2014

Desaparecidos 1 - Margaret Peterson Haddix (Resenha)


Desaparecidos é uma série de ficção juvenil publicada pela Editora Fundamento. No Brasil, a editora lançou recentemente os dois primeiros volumes - e o terceiro já está a caminho! Vamos que vamos!

A história de Desaparecidos se inicia com um avião não identificado aparecendo (eu disse "aparecendo" e não "pousando") em um aeroporto dos Estados Unidos. Dentro dele, não havia tripulação (nem piloto, comissário de bordo, aeromoça... nada) mas sim 36 bebês, um em cada poltrona. Com apenas algumas poucas testemunhas, o FBI abafou o caso, lacrou os arquivos e desapareceu com as "36 evidências". Treze anos depois, o garoto Jonas começa a receber cartas misteriosas. E a partir daí a situação começa a se complicar...
Com uma trama beirando a ficção científica de "Doctor Who", fatos do passado, presente e futuro podem ser alterados, modificando assim o destino da humanidade.
___________________________________________________


Bem-vindo. Você é um dos Desaparecidos.


Um avião não identificado e nem detectado pelo radar, aparece repentinamente na pista de um  aeroporto nos Estados Unidos. A jovem Angela DuPre viu o avião simplesmente surgir diante de seus olhos. Ele não pousou. Ele só apareceu... do nada! Mas quem acreditaria na atendente novata?

Ele não estava lá. E então estava. (Angela - pág. 3)

Longos minutos se passaram. Ninguém da torre de controle sabia explicar de onde ele veio e nem conseguia contactar o piloto. Nenhum passageiro apareceu na plataforma de desembarque... e Angela tampouco conhecia o nome da companhia aérea estampado no tal avião. Munida de coragem, Angela quebrou o protocolo e entrou no avião. Não havia tripulação - nem piloto, aeromoça, comissários... nadica de nada. Bom, nenhuma tripulação "adulta". Para seu espanto, havia apenas 36 bebês devidamente sentados nas poltronas de passageiros. Nada mais.
O FBI interveio, desembarcou as crianças e do nada, da mesma forma que o avião apareceu, ele desapareceu bem diante da vista de poucas testemunhas. Os arquivos dainvestigação foram lacrados, as testemunhas "coagidas" a não tocar mais no assunto e os 36 bebês "não identificados" foram entregues para adoção.

E a vida continua...

Treze anos se passaram desde o incidente no aeroporto.
Jonas sempre soube que fora adotado. Bem no fundo ele gostaria de descobrir algo sobre seu passado mas ao mesmo tempo ele teme o que possa encontrar. Sua irmã Katherine, filha natural de seus pais, vive o infernizando. Sua família acabou de mudar para uma nova cidade e ele já tem um novo melhor amigo: Chip. Sua vida era pacata, tranquila e previsível mas ele sentia que não pertencia àquele "tempo".
Então o jovem Jonas começa a receber cartas anônimas e um tanto ameaçadoras. Nelas algumas simples frases sem sentido:
Você é um dos Desaparecidos.
Cuidado! Eles Vão Voltar para pegá-lo.

Eles quem? Seria uma brincadeira de mau gosto do pessoal da escola? De sua irmã Katherine? Dos seus novos vizinhos?
E tudo fica ainda mais estranho quando seu amigo Chip também recebe as mesmas mensagens. Aliando a coragem de Chip e a inteligência de Katherine, juntos eles descobrem que o FBI está envolvido no passado de Jonas, que há vários segredos por trás dessas enigmáticas cartas... e que Jonas e Chip não foram os únicos que as receberam! Existem outras 36 crianças... adotadas... sem passado... com a mesma idade... e morando perto! Por que tantas coincidências?

 - Jonas - Katherine falou com seriedade -, Chip e eu realmente vamos decifrar tudo isso. E quando isso acontecer, você vai nos agradecer, vai ficar muito feliz. Você vai ficar... em paz. (...)
- Katherine - ele chamou.
- O quê? - ela se virou para ele ansiosa.
- Você não sabe do que está falando.
(Katherine e Jonas - pág. 89)

Enquanto buscam mais informações, o trio se depara com dois grupos rivais que procuram por essas crianças, as quais eles chamam de "desaparecidos". Quem são eles? Seriam amigos ou inimigos?

- Vá, Jonas! - o zelador gritou debaixo da mesa. - Corra! E, Jonas... eu vi o seu bilhete! Você tem que ter cuidado! Cuidado com os lugares em que deixa qualquer coisa que possa ser vista depois... qualquer coisa que possa ser monitorada...(JZ - pág. 127)

Contando com a inesperada ajuda de Angela e de um homem desconhecido que sempre aparece "do nada" no momento em que eles mais precisam, Jonas, Chip e Katherine se envolvem numa trama onde viajar no tempo é apenas o começo... do fim.

- O que eu não entendo é por que há dois lados brigando por nós - ele olhou para a lista de Katherine, que estava cheia de Js e Is. - O que eles querem da gente?
- E como podemos descobrir antes que seja tarde demais? - Katherine perguntou.
(Jonas e Katherine - pág. 149)

Em quem eles podem confiar? Há alguma escolha? E pior, qual a verdadeira identidade de Jonas, Chip e das outras crianças? E por que eles são tão importantes para esses grupos rivais? 

Você quer saber por que os jovens são chamados de "desaparecidos"? Bom, isso eu não posso contar pois é o grande segredo da série! Só lendo para descobrir... rsrsrs   #BichaMá 

___________________________________________________


O Buraco Negro é logo ali


Jonas parece medroso e acomodado. Mas quando a situação complica, ele se torna um líder natural, perspicaz e pronto para ajudar seus amigos. Isso me fez questionar sobre a real identidade de Jonas... 
No decorrer da trama descobrimos o significado da palavra "desaparecidos" e temos um noção de quem é Chip. Mas a pergunta permanece: quem seria Jonas? E por que ele é considerado com sendo o mais importante dos "desaparecidos"? Pelo jeito, os tais grupos rivais vão disputar o poder sobre Jonas - ao mesmo tempo que o temem.

A porta começou a se mover, lentamente (...) Jonas espiou para fora e viu... Nada. (pág. 194)
Chip é o destemido do grupo. Mas o que ele tem de coragem, tem de insensatez. Já Katherine ganhou todo o meu respeito. Ela é corajosa e inteligente e logo descobrimos que toda sua implicância com Jonas nada mais é do que um camuflado "amor de irmão". Com certeza podemos esperar grandes feitos dessa "Pequena Miss Sunshine" nos próximos livros desta série.

___________________________________________________


A "sua época" está fora dos limites... 
O que vai ser? O Futuro ou o Passado? 


O foco da série é a viagem no tempo, mesclando ficção científica e história. E como toda viagem do tempo, o efeito borboleta sempre acontece: se algo for alterado no passado, o presente como conhecemos deixará de existir.
O primeiro livro é realmente instigante, com várias reviravoltas e um final que nos deixa cheios de perguntas (e loucos pela continuação!). Ou seja, o livro termina em cliffhanger, deixando o suspense no ar e o leitor com uma baita interrogação na cabeça!  

Indo um pouco mais além, as capas dos livros dizem um pouco do que o leitor vai encontrar pela frente. No primeiro volume, temos a figura de um menino sozinho (Jonas), uma luz no fim de um túnel e as engrenagens do tempo. No segundo livro, Jonas já não está mais sozinho então podemos esperar que outros "desaparecidos" irão se juntar à ele neste jornada.

Quanto à diagramação, ela é charmosa, com design futurista no rodapé e nas trocas de capítulos.

Enfim, o que dizer da série no geral? É boa e interessante. Mesmo sendo destinada ao público juvenil, a trama prende a atenção do leitor adulto. Vale conferir.

___________________________________________________

O Livro

Desaparecidos
Desaparecidos - Livro 1
Margaret Peterson Haddix

Editora Fundamento
Literatura Estrangeira / Ficção / Juvenil
ISBN 9788539505852
2014
224 Páginas

Um avião pousa em um aeroporto dos Estados Unidos sem ser detectado no radar. No seu interior, não há adultos, não há tripulação. Apenas 36 bebês, cada um em uma poltrona. E, assim como apareceu do nada, o avião some. Mas as crianças ficam. Treze anos depois, Jonas, um adolescente que sempre soube que era adotado, começa a receber cartas misteriosas com as frases: “Você é um dos desaparecidos”, “Cuidado! Eles vão voltar para pegá-lo”. Seu amigo Chip também recebe as mesmas mensagens. Seria apenas uma brincadeira de colegas da escola?
Jonas, Chip e Katherine, irmã adotiva de Jonas, começam a investigar as cartas enigmáticas e descobrem que não são os únicos a recebê-las. Uma incrível trama está acontecendo e ela envolve o FBI, pessoas que aparecem e desaparecem no ar, viagens no tempo e dois poderosos grupos rivais que querem coisas bem diferentes dos garotos.
De uma hora para outra, Jonas, Chip e Katherine se encontram no meio de uma surpreendente aventura da qual não podem escapar. Será que eles têm alguma escolha? E se todas as alternativas forem horríveis?
Desaparecidos é uma série de ficção best-seller da autora Margaret Haddix que você não vai conseguir parar de ler.

Compre Desaparecidos 1 diretamente no site da Editora Fundamento - clique aqui


Série - Missing
1. Found (2008)
2. Sent (2009)
3. Sabotaged (2010)
4. Torn (2011)
5. Caught (2012)
5.5. Sought (2013)
6. Risked (2013)
7. Revealed (2014)
8. Rescued (2014)

Capas Estrangeiras


__________

Conheça o segundo livro desta série incrível:


Desaparecidos 2
Margaret Peterson Haddix


Depois de descobrirem que foram roubados de épocas passadas quando bebês, Jonas e seus amigos recebem uma missão: devolver as crianças ao seu tempo de origem para que a História não seja alterada. Mas não é bem isso o que os “desaparecidos” querem. Para não abandonar seus amigos Chip e Alex, Jonas e Katherine acabam viajando ao passado mesmo sem ter permissão.
O destino? Inglaterra do século 15, mais precisamente o ano de 1483, na Torre de Londres. Lá, Chip e Alex descobrem que são irmãos e... verdadeiros herdeiros do trono inglês! Eles são Eduardo e Ricardo, filhos do rei Eduardo IV, morto naquele ano. Os dois estão presos na torre por ordem de seu tio Ricardo, que cobiça a coroa.
Dá para sobreviver em uma época que não tem celular, internet, vasos sanitários? E isso está longe de ser o pior: para poderem voltar ao século 21, eles precisam consertar a História. Só que, nessa História, Chip e Alex devem morrer no século 15...

Compre Desaparecidos 2 diretamente no site da Editora Fundamento - clique aqui

__________

Além da série Desaparecidos, Margaret Peterson Haddix é também autora da série Os Filhos das Sombras, outro lançamento da Editora Fundamento. Confira abaixo a capa e sinopse:

Um Deles
Os Filhos das Sombras - Livro 1 
Margaret Peterson Haddix

Lucas nunca foi à escola ou a qualquer outro lugar da cidade onde vive. As únicas pessoas que ele conhece são a mãe, o pai e os dois irmãos mais velhos. O motivo? Lucas é um dos filhos das sombras, como são chamados os terceiros filhos, proibidos pela Polícia de Controle da População.
Por doze anos, ele viveu escondido dentro de casa. Em dias de sorte, ia até o bosque sentir o cheiro das árvores. Agora, com a construção de um condomínio de luxo próximo à fazenda de sua família, ele nem pode ir até o jardim. Mas, em uma manhã fria e chuvosa, Lucas avista o rosto de uma menina na janela de uma das novas casas da vizinhança, onde ele sabe que moram duas outras crianças. E, então, finalmente, ele conhece Jen, uma criança igual a ele, alguém que nunca deveria ter nascido.
Mas as semelhanças entre os dois param por aí. Ao contrário dele, a menina tem sede de liberdade e está disposta a arriscar tudo para sair das sombras. De uma hora para outra, Lucas se vê obrigado a tomar a decisão mais importante de sua vida. Será que ele se atreverá a participar dos perigosos planos de Jen? Ou viverá para sempre no anonimato?

Compre Um Deles diretamente no site da Editora Fundamento - clique aqui
__________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...