O mercado literário vai bombar em 2015!
Os autores nacionais estão em alta - seja através das publicações físicas, em e-books, auopublicações ou no Wattapad. As editoras estão investindo pesado nos talentos brasileiros - prova disso é a quantidade de (sub)selos nacionais ganhando vida e outras de grande porte arrebanhando os autores de outras pequenas (e as vezes extintas) editoras.
Mila Wander (Despedida de Solteira e o Safado do 105) na Planeta; Tatiana Amaral (Função CEO) na Pandorga; A.C. Meyer na Universo dos Livros; Nana Pauvolih (Série Redenção) pelo selo Fábrica 231 (da Rocco); Tammy Luciano na Valentina; Bianca Biones e Carina Rissi na Verus; Graciela Mayrink, Vanessa Bosso, Marina Carvalho e Lu Piras na Novas Páginas - e por ai vai...
Selos com "pegada nacional" não faltam: Talentos da Literatura (Novo Século), Entrelinhas (Charme), a novíssima Bezz, a Buriti, Matrix, Modo, a autopublicadora Highlands, Novas Páginas (Novo Conceito) e até a Pandorga. Prova desse universo louco - e crescente! - da literatura nacional, tem até a Madras investindo em romances! É mole ou quer mais?
No lado dos títulos estrangeiros, as editoras partiram em busca dos grandes sucessos lá de fora. Bestsellers que bombaram no New York Times, autoras novatas que dominaram na Amazon, na Wattapad e em autopublicações são os eleitos para o ano de 2015. Se preparem para a guerra literária de 2015! Muita coisa boa está chegando!
O que não podemos negar é que estamos num momento extremamente competitivo, onde as editoras buscam a atenção e "fidelidade" dos fãs. Com tantas, mas tantas séries surgindo, os leitores podem facilmente migrar de uma série para outra num piscar de olhos - se a editora demorar para publicar sua continuação então, já era! Nem preciso dizer que 2015 vai ser mais um ano regado à séries! Será que os autores de hoje em dia sabem escrever um stand-alone? Faz séculos que não leio um livro que não tenha uma continuação, um capítulo extra, um conto ou um spinoff. E para nós, mero leitores compulsivos, haja dinheiro e tempo para assimilar tudo isso. Tá difícil acompanhar os lançamentos, separar as histórias, evitar misturar os personagem e não morrer do coração quando pinta um livro novo! É conto de natal de um lado, ponto de vista de um personagem do outro (POV), capítulo extra no Wattpad/Amazon, um dos volumes em formato físico e o outro em e-book... Estamos prestes a morrer loucos nesse universo literário-compulsivo. Vocês não concordam?
Deixa de milongas. Pegue papel e caneta e comece a preparar sua Wish List de 2015. Confira "uma parte" do que vem por ai:
Títulos internacionais esperados por aqui:
Nacionais!
Chegando!
-
Prefiro a primeira capa de jewel
ResponderExcluir