Escola Noturna, é o primeiro livro da série homônima de C. J. Daugherty. Sua continuação, O Legado, foi lançado no último mês pela Suma de Letras.
Neste volume inicial acompanhamos a história da jovem Allie Sheridan, uma garota que só se mete em encrencas desde o desaparecimento inexplicável de Christopher, seu irmão. Mas seu último ato de rebeldia foi a gota d'água: Allie é enviada para um período de "correção" na sombria Academia Cimmeria, um lugar cheio de mistérios - como uma sociedade secreta chamada Escola Noturna. Em pouco tempo Allie se apaixonará por dois garotos e irá descobrir que por trás dos muros do internato se escondem mentiras, segredos e perigos que podem lhe custar a vida.
__________________________________________________
Eu tenho um legado?
Allie Sheridan é uma adolescente problemática. Vive se metendo em apuros desde que seu irmão sumiu e agora ela foi presa. De novo. Mas desta vez seus pais se cansaram de seus surtos de rebeldia e resolveram enviá-la para a Academia Cimmeria, uma espécie de colégio interno para os "riquinhos" problemáticos. Só tem um problema: Allie não vem de uma família rica e nem influente como os alunos de lá.
Além do mais, ninguém fora dali parece conhecer a tal Cimmeria e ninguém de dentro pode falar sobre sua existência. Parece que Cimmeria nem consta "no mapa"...
O que deveria parecer com uma prisão, se mostra, na verdade, um lugar gigantesco, opulento, cheio de regras e alunos lindos, milionários e mimados. E todos esses jovens tem um "legado", algo que os ligue à história de Cimmeria. Então, por que exatamente ela foi parar lá se sua própria mãe diz que não conhece esse lugar mas que é o melhor para ela?
- Hmm... Não tem televisão? Ou... som... - ela achou ter ouvido uma risada abafada do outro lado da sala (...)
- Não, certamente que não. - A voz de Jules soou dura. - Sem TV, sem iPod, sem laptop, sem celular... Nada do século XXI, na verdade. Seus pais não contaram isso?
(Allie - pág . 27)
Longe dos seus antigos amigos, sem falar com seus pais e sem seu celular ou qualquer outro tipo de "comunicação digital" com o exterior, Allie logo descobre que as paredes do internato escondem seus próprios segredos. E ela mesma pode ser um deles...
Mesmo se sentindo deslocada, Allie faz amigos e conhece dois garotos que mexem com seu coração: Sylvain, um cara atencioso e sempre presente; e Carter, o garoto misterioso e irritante. Mas eles, assim como os professores de Cimmeria, têm algo a esconder...
Subindo na escrivaninha para olhar a janela, viu que uma tempestade havia caído durante a noite - as árvores balançavam e folhas arrancadas dos galhos voavam ao vento acima dela.
Quando ela trancou a janela e voltou para a cama, o ar estava fresco.
Cobrindo-se, resmungou em voz alta:
- Saia da minha cabeça, Carter West.
(Allie - pág. 100)
... como a Escola Noturna, um grupo de elite parecido com uma sociedade secreta, a qual Allie não tem acesso. Ninguém sabe ao certo quem são seus membros e nem o que fazem. E tampouco o que acontece nos jardins do internato à noite. Hummmm.... mistééééério!
Mas quando uma aluna é morta dentro do campus e as autoridades são deixadas "de fora do caso", Allie sente que há algo realmente errado acontecendo e que sua vida está em perigo... Mas por quê?
- Está falando sério? Carter, você está dizendo que tudo isso vai ser encoberto?
- Claro que vai, Allie. Existe um motivo para você nunca ter ouvido falar na Cimmeria antes de vir para cá. - Seu tom era amargo. - Ainda não entendeu? Não sabe onde está?
(...)- Carter, o que está acontecendo aqui de verdade?
- É isso que estou tentando descobrir - respondeu ele, olhando para o terreno da igreja.
(Allie e Carter - pág. 193)
A única maneira é investigar qual sua ligação com o passado desse lugar misterioso - afinal, se todos os alunos e professores têm algum "legado" com a escola, então, por que ela também não teria? Qual seria sua ligação?
Enquanto tenta lidar com o que sente por Sylvain e Carter, Allie precisa descobrir em quem confiar. Será que Cimmeria é um lugar seguro? Ou é algo mais do que um mero internato? O que acontece na calada da noite fora dos dormitórios?
Mas o que poderia ter acontecido a todos eles lá na mata? E por que ninguém me conta? (Allie - pág. 94)
__________________________________________________
Protocolo de Proteção
Allie é uma adolescente com seus próprios dramas. Ela se sente revoltada pelo sumiço do irmão, sozinha e ao mesmo tempo incompreendida pela mãe. Sua vida dá uma reviravolta quando ela é privada dos amigos e da tecnologia (celular, internet, notebook) e vai parar em Cimmeria - sua "prisão pessoal". É lá, nesse lugar sombrio e cheio de segredos, que Allie vai encontrar a chave para o grande mistério de seu legado e da fuga de seu irmão. É lá que a verdadeira transformação começa a acontecer...
O livro dá a ideia de que há algo de sobrenatural por trás, mas isso não ocorre. Tem mistério, suspense, mentiras, um pitadinha de ação e claro, romance - com direito a um triângulo amoroso (receita de sucesso num YA).
E falando em amores...
Sylvain é o cara charmoso, lindo, gentil e popular - principalmente entre as garotas. Mas não consegui gostar dele em nenhum momento. E quando ele dá uma "derrapada" no meio do livro, bom, praticamente o odiei.
Já Carter, digamos que ele é uma espécie de bad-boy, enigmático, solitário e com má fama - bem parecido com Allie. E talvez por causa disso me simpatizei com ele logo de cara. Adorei Carter e Allie trocando farpas nos corredores da escola!
autores da web série Escola Noturna |
Alguns personagens secundários poderiam ser um pouco mais explorados - como a professora Isabelle, Jo e Rachel. Apesar de indiretamente ajudarem na construção do caráter de Allie (entenda-se "reforma íntima"), eles próprios ficaram sem profundidade. Faltou alguma coisa... Então vamos esperar para ver que surpresas a galera de Cimmeria nos trará nos livros seguintes.
A trama teve algumas reviravoltas e um vilão que ainda não mostrou direito a sua cara (e aí, vai botar pra quebrar ou não?). Mas o que me prendeu, na verdade, foi o lado sombrio da escola, o segredo acerca da família de Allie e a tensão que reinou do começo ao fim.
Quanto à diagramação, a capa tem um certo charme "macabro" e achei a fonte do texto pequena demais pro meu gosto. Letrinhas miúdas me matam!
Daugherty escreve de um jeito simples e direto (típico de livros juvenis). Gostei da forma como ela intercalou alguns pensamentos de Allie no meio de suas ações e diálogos. É como uma pequena invasão na mente da nossa heroína.
O livro é um thriller YA, narrado em terceira pessoa e focado em Allie. E eu (como a maioria que leu Escola Noturna) senti que a qualquer momento teria uma história sobrenatural em mãos. But.... Ledo engano!
No final das contas a leitura foi interessante e deixou algumas perguntas que precisam ser respondidas - provavelmente descobriremos mais coisitas em O Legado, o segundo livro ;-)
_________________________________________________________
Curiosidades
A série Escola Noturna é composta por cinco livros e é super cultuada lã fora. No canal da CJ Daugherty no YouTube tem até a web série. Confira:
_________________________________________________________
O Livro
Escola Noturna
Escola Noturna - Livro 1
C.J. Daugherty
Suma de Letras
Literatura Estrangeira / ficção
ISBN-13: 9788581051970
2015
336 páginas
O mundo de Allie está desmoronando. Sua família está destroçada, ela foi expulsa de várias escolas por mau comportamento e acabou de ser presa. De novo. Quando os pais a mandam para um colégio interno longe de casa e de seus amigos, Allie espera encontrar um presídio.
Apesar das regras rígidas, que incluem proibição de celular e laptop, ela descobre que a Academia Cimmeria é um lugar bastante peculiar. Os alunos são ricos e talentosos — diferentemente dela — e um grupo de elite participa de uma organização secreta: a Escola Noturna. Logo ela faz algumas amizades e se vê envolvida entre o atencioso Sylvain e o misterioso Carter.
Mas Allie não demora muito a perceber que a Cimmeria é um lugar cheio de segredos e mentiras que envolvem não só seus colegas, mas também alguns professores. E, quando uma aluna é encontrada morta, ela precisa descobrir em quem confiar se quiser desvendar o que está acontecendo.
Olá Vick,
ResponderExcluirFiquei interessada neste livro sabes se já foi lançado em portugal?
Boas leituras.
Ups fui pesquisar e já foi lançado em portugal sim tenho de ver se o encontro...
ResponderExcluirBoas leituras.
Isso mesmo Carla, eles foram lançados em Portugal pela Alfaguara. Já tem os dois volumes ;-)
ResponderExcluir