30 de agosto de 2015

Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra - Sérgio Rossoni


Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra marca a estreia do psicanalista Sérgio Rossoni na literatura juvenil com uma ficção fantástica inspirada na cultura russa. O lançamento acontece agora em setembro pela Chiado Editora - que também publicará a obra em Portugal, Angola e Cabo Verde. Confira!



Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra 
Livro 1
Sérgio Rossoni
Chiado Editora
2015
383 páginas

Rossoni cria um universo fantástico animalesco protagonizado pelo gato Birman Flint, astuto repórter do Diário do Felino que investiga, ao lado de seu parceiro, Bazzou, um carismático e inteligente, rato, o misterioso assassinato de outro roedor: Karpof Mundongovich.
A intensa investigação acerca do crime conta com a contribuição animais de várias espécies, como o galo detetive Galileu Ponterroaux, o esquilo comissário Esquilovski, embaixador da cidade de Rudânia, o gato Splendorf Gatalho e o pato acadêmico Patovinsky Fabergerisky. Juntos, eles ajudam Flint a elucidar este caso.
Os rastros encontrados por Birman Flint e seu companheiro, Bazzou, são imprecisos e instigam a dupla a intensificar a busca por mais pistas. Os repórteres se veem às voltas com um mistério que envolve a família Ronromanovich, fundadora da dinastia da Rudânia, objetos misteriosos, que estão na mira do suspeito roedor Maquiavel Ratatsuk (membro de uma inescrupulosa seita) e um antigo duelo entre dois clãs narrado no diário de um antepassado de ascendência Ronromanovich. Como relacionar todos os elementos ao enigmático assassinato de Karpof Mundongovich? 
Com enredo misterioso e ágil, o livro apresenta aos leitores um mundo animal muito semelhante ao dos homens. Permeado por conflitos, traições, conspirações e muita aventura, o cenário complexo e enigmático de Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra prende e envolve o leitor na ânsia pela resolução do mistério.
Referências

Ao desenvolver a trama, Sérgio Rossoni usou como base a cultura russa para a criação da estrutura da história, personagens e fatos históricos. Tal escolha deve-se ao fato de que Rossoni sempre se sentiu atraído pelo assassinato da família Romanov bem como pela arquitetura russa e por Rasputin, um dos personagens mais enigmáticos e espantosos do período que antecedeu a Revolução Russa de 1917. Em Birman Flint, a livre inspiração em Rasputin, se faz presente no personagem Gosferatus, inspirado na casa Romanov, segunda e última dinastia imperial que governou a Moscóvia e o Império Russo por oito gerações, entre 1613 e 1762.

- Sobre o autor
Sérgio Rossoni é psicanalista, escritor, ilustrador e músico. É formado pela Escola Paulista de Psicanálise e especializado na área de Terapia Breve com fundo Psicanalítico. Seu histórico musical é expressivo, fez, entre outros cursos: Oficina de improvisação e arranjo com Roberto Sion e Teoria musical, arranjo e composição, com Rodolfo Stroeter, além de ter lecionado contrabaixo e guitarra no Centro de estudos para Contrabaixo. Fundou o Estúdio de gravação Zabumba (1995) e posteriormente o selo Zabumba Records. Participou ao lado de importantes músicos e produtores da fundação da ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), pertencendo ao conselho diretor. Em 2010 iniciou o blog “Impressões de um psicanalista”, com textos sobre o cotidiano a partir do olhar analítico, tornando a escrita parte de sua rotina. Contudo, foi no trabalho do CD "Contando histórias" (2004), que pôde resgatar a paixão que havia experimentado ainda na infância ao criar roteiros adaptando personagens do cinema para suas próprias HQs, desenvolvendo pequenos contos que serviriam como ideia central para seu primeiro livro, cujo título provisório era "As aventuras do Gato Mush". Participou de oficinas realizadas na Escola do Escritor, onde conheceu Ricardo Ramos Filho.  Em 2014 formou-se no curso de desenho na Quanta Academia de Arte, mas segue nos estudos.

- Sobre a Chiado Editora
A Chiado Editora é especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo neste momento a maior editora em Portugal neste segmento, e uma das editoras em maior crescimento no Brasil. Em virtude dos métodos inovadores de produção e distribuição que desenvolvemos, todos os livros publicados estão, a todo o momento, disponíveis para todos os Leitores, nas maiores redes livreiras de Portugal e do Brasil. Dado o sucesso conquistado em Portugal e no Brasil, a Chiado Editora expandiu o seu trabalho para vários países, em várias línguas diferentes. Poderá descobrir as obras publicadas pelas nossas divisões internacionais através dos seus websites. A Chiado Editora publica igualmente na Alemanha, Bélgica, Espanha e América Latina, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Irlanda e Reino Unido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...