15 de agosto de 2009

Resgate Um Coração Partido - Susan Richards

Leitura da semana

Achei o livro tocante. É triste, mas comovente.

Na verdade é meio que uma Biografia da autora...


__________

Resgate Um Coração Partido
Como o amor pelos Cavalos reconstruiu uma vida
(Chosen By a Horse)
Autora: Susan Richards

Editora: Fontanar
ISBN: 9788573029345
1a Edição / 2009
256 Páginas



- Sinopse:

O que os animais têm a ensinar sobre o amor, o perdão e a coragem para recomeçar?
Uma generosa lição de coragem e de confiança.

Susan Richards tinha 43 anos quando adotou Lay Me Down, uma égua maltratada e doente. Vivendo com seus três cavalos em uma pequena fazenda, e divorciada há dez anos, sua vida resumia-se ao trabalho como assistente social e aos cuidados com os animais. Já não pensava tanto no seu casamento fracassado, nas bebedeiras da juventude ou na infância sofrida.

O relacionamento de Susan com um animal que havia sofrido tanto fez com que sua vida tomasse outro rumo. Ela se surpreende ao perceber que, mesmo após os abusos que sofreu nas mãos do antigo dono, Lay Me Down se mostrava incapaz de demonstrar rancor ou agressão. Enquanto os outros cavalos de Susan eram, algumas vezes, ciumentos e mal-humorados, ela demonstrava calma e gratidão.

"Nossa relação era diferente da que eu tivera com qualquer outro animal. Desde o começo, era como se fosse eu quem tivesse algo a aprender com ela, quem acabaria se beneficiando por salvá-la. O seu passado fora certamente tão ruim quanto o meu, mas ela não demonstrava nenhuma amargura, nenhum ressentimento, nenhuma necessidade neurótica de se isolar dos outros cavalos (ou pessoas) para se sentir segura. (...) Sua capacidade de amar parecia enorme. Onde ela tinha aprendido isso? Por que eu não conseguia?" - diz a autora.

Após alguns meses, quando finalmente a égua parecia estar recuperada, a veterinária descobre que Lay Me Down está gravemente doente, e a vida de Susan ganha um novo sentido. Inspirada pela sua coragem e pelo seu exemplo, Susan resolveu sair de sua rotina pacata e dar mais uma chance a si mesma: Fora preciso o meu amor por esse cavalo doente para que eu me dispusesse finalmente a enfrentar a morte depois de todos esses anos, a chorar pela primeira vez a morte da minha mãe e a perda da minha família. Custara-me 38 anos para deixar de beber, rir ou mentir sobre como havia sido terrível o resto da minha infância.

"(...) Ambas não tínhamos pertencido a ninguém, a ninguém que nos amasse, e agora, tão tarde em nossas vidas, tinha ocorrido esse milagre. Tínhamos nos unido na minha fazenda e, pela primeira vez, tivemos a sensação de estarmos livres de nossos medos."
__________
Susan é uma mulher de 43 anos, separada, solitária e sofrida. O único amor e afeto que teve na vida foi de sua mãe que morreu quando ela ainda tinha 5 anos. Depois Susan passou de casa em casa dos seus parentes, uns a menosprezavam, outros batiam nela. Cresceu em meio ao desamor. Casou, mas as brigas sucessivas do casal levaram-na a entregar-se ao vicio da bebida. Separou-se e passou a viver sozinha em sua pequena fazenda. Seu único amor e companhia: seus 3 cavalos.
Numa noite chuvosa um grupo de protetores dos animais apreende vários cavalos, éguas e potros judiados e debilitados. Susan leva uma égua, Lay Me Down, e sua potra para sua fazenda. Dias depois a potra é levada pelo antigo dono e Lay Me Down fica sob a tutela de Susan. Apesar do passado sofrido e de estar fisicamente debilitada, Lay Me Down é extremamente dócil. Logo cria-se um laço de amor e compreensão entre Susan e Lay Me Down.
Susan vê em Lay Me Down um pouco de sua sofrida vida passada e com o amor dela, passa aos poucos a encarar a vida de outra forma. Susan passa a analisar seus medos, suas mágoas, seus relacionamentos. Uma lição de vida...
Confesso que chorei no final. Mas não vou contar o resto.


Seguem alguns trechos inspiradores:

Dizem que não podemos escapar de nosso passado, mas não acredito nisso. Acredito que escapamos dele todos os dias, repetidas vezes, sempre cientes da diferença entre passado e presente. Ter a permissão para viver na minha própria casa sem ser ferida, ameaçada ou expulsa seria para sempre uma experiência singular para mim. Não conseguia aceitar a paz e a segurança como algo natural. toda manhã ao acordar, eu me deleitava com o milagre de não haver ninguém em casa para me ferir. (...) (Susan - pág. 60)

(...) Ela parecia disposta a assumir grandes risco - primeiro ao querer entrar no trailer no dia em que fui à SPCA, e depois ao apagar-se tão fortemente a mim e a Hotshot. Sua capacidade de amar parecia enorme. Onde ela tinha aprendido isso? Por que eu nâo conseguia?
(Susan - pág. 166)

Mais uma vez me perguntei como essa espécie de confiança e gentileza tinha sobrevivido à sua história d evida. Eu era incapaz de compreender, mas era o que a tornava tão especial. Foi o que abriu meu coração. (Susan - pág. 199)

(...)Ela me trouxe isso, uma sensação de família. Ambas não tínhamos pertencido a ninguém, a ninguém que nos amasse, e agora, tão tarde em nossas vidas, tinha ocorrido esse milagre. Tínhamos nos unido na minha fazenda e, pela primeira vez, tivemos a sensação de estarmos lires de nossos medos.
(Susan - pág. 213)

Lay Me Down era a minhamusa, a minha inspiração para encontrar sentido na perda, fazer as pazes com a perda, descobrir a beleza da perda. Se não me ensinasse nada, pelo menos eu aprenderia a perceber a verdade da perda. (Susan - pág. 230)

Amar sem um eco é o dobre fúnebre da alma. De maneira tola, o corpo sem alma cresce de qualquer jeito, adentra o futuro sem seu núcleo, sem o seu ser, truncado por esse amor sem eco.
(Susan - pág. 253)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...