10 de setembro de 2009

Filme: Orgulho e Preconceito

Mais uma vez me ponho a falar de uma obra de Jane Austen. No meu ponto de vista "Orgulho e Preconceito" é o melhor de todos os livros dessa autora.

Sendo assim, indico o filme adaptado da obra, na versão de 2005.
E no elenco: Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike, Jena Malone, Donald Sutherland, Brenda Blethyn, entre outros.
Em 2006, este filme foi indicado a 4 Oscars, 3 BAFTA e 2 Globos de Ouro (entre outros), o diretor levou o BAFTA de nova promessa para o cinema.


__________

Orgulho e Preconceito
Pride & Prejudice

Adaptação da obra de Jane Austen
Ano de lançamento (França, EUA, Inglaterra): 2005
Data de Release: 10/02/05

Estúdio: Working Title Films / Studio Canal
Distribuidora: Focus Features / UIP
Direção: Joe Wright
Gênero: Romance
Duração: 127 minutos



- Sinopse:

Inglaterra, 1797.

As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland).
Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen).
Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


- Elenco:

Keira Knightley ... Elizabeth Bennet
Matthew Macfadyen... Mr. Darcy
Talulah Riley... Mary Bennet
Rosamund Pike... Jane Bennet
Jena Malone... Lydia Bennet
Carey Mulligan... Kitty Bennet
Donald Sutherland... Mr. Bennet
Brenda Blethyn... Mrs. Bennet
Claudie Blakley... Charlotte Lucas
Sylvester Morand... Sir William Lucas
Simon Woods... Mr. Bingley
Kelly Reilly... Caroline Bingley
Pip Torrens... Netherfield Butler
Janet Whiteside... Mrs. Hill
Sinead Matthews... Betsy


- Seguem pequenas transcrições de trechos do filme:


Lizzie: "Eu me pergunto quem descobriu o poder da poesia para espantar o amor."
Darcy: "Achei que fosse o alimento do amor."
Lizzie: "Do amor belo e vigoroso. Mas se é apenas uma vaga inclinação, um pobre soneto o liquidará."
Darcy: "Então o que recomenda para despertar a afeição?"
Lizzie: "Dançar. Mesmo que o par seja apenas tolerável."


"- Em vão tenho lutado, mas de nada serve. Os meus sentimentos não podem ser reprimidos e permita-me dizer-lhe que a admiro e a amo ardentemente. Sei que é generosa de mais para fazer pouco de mim. Se os seus sentimentos são ainda os mesmos que manifestou em Abril passado, diga-mo imediatamente. O meu amor e os meus desejos permanecem inalterados; mas basta uma única palavra sua para que nunca mais lhe fale no assunto."

"You have Bewitched my body and soul. I love you, I love you, I love you."


Sou suspeita para falar. Mesmo que o filme tenha deixado muitas partes "a desejar" achei maravilhoso! A fotografia é belíssima. As atuações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen são magníficas.

A parte em que Mr. Darcy ajuda Elizabeth a subir na carruagem é sutil mas tem um efeito poderoso.

Indico não só este filme, mas também a mini série da BBC de 1995 com Collin Firth como Mr. Darcy. Divino!!!

2 comentários:

  1. Ah, eu amo esse filme, amo esse homem, assisto mil vezes e não me canso. Essa é a declaração de amor mais linda que já ouvi em toda minha vida. Mais do que recomendado

    ResponderExcluir
  2. Também acho demais. Já nem sei quantas vezes assisti à esse filme. Lindo!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...