11 de setembro de 2009

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) - Emily Brontë


Tá aí mais um dos meus livros de cabeceira: "Wuthering Heights" (ou "O Morro dos Ventos Uivantes") de Emily Brontë.

E pra quem leu "Eclipse" de Stephenie Me
yer, deveria ao menos ler "O Morro dos Ventos Uivantes" uma vez que é citado pela autora em diversos trechos do livro. Na verdade, Stephenie Meyer tem várias influências da literatura inglesa que ficam nítidas nos livros da a série "Twilight".
Vai aí uma citação de "Wuthering Heights" feita por Bella em "Eclipse"
:

"If all else perished, and he remained, I should still continue to be; and if all else remained, and he were annihilated, the universe would turn to a mighty stranger." (página 611 de Eclipse)


Se pararmos para pensar, podemos comparar Bella à Catherine (dividida entre dois amores, onde um deles é mais forte - Edward) e Edward à Heathcliff devido à sua "obsessão" por Bella.

Muuuuuito sinistro!
Mas isso é tema para outro post! Voltemos ao foco!

__________

O Morro dos Ventos Uivantes
(Wuthering Height
s)
Autora: Emily Bronte


Editora: Landmark

1ª Edição / 2007

304 Páginas



- Sinopse:

Único romance escrito por Emily Brontë, “O Morro dos Ventos Uivantes”, foi publicado em 1847 e atribuído a um certo Ellis Bell. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, caracterizado como uma história de amor amaldiçoado e de vingança, e visto como a mais intensa história de amor já escrita na língua inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX, época em que foi lançado. Um ano antes, as três irmãs Brontë Charlotte, Emily e Anne haviam publicado uma coletânea de poemas em nome de Currer, Ellis e Acton Bell. Nos círculos literários ingleses era crença generalizada que as Irmãs Brontë e os Irmãos Bell fossem as mesmas pessoas. No entanto, o simples crédito deu margem a controvérsias: que Bell seria, realmente, qual das irmãs Brontë? “O Morro dos Ventos Uivantes” já foi adaptado mais de vinte vezes para o cinema, rádio e TV. A versão de William Wyler de 1939, estrelada por Merle Oberon como Cathy e Laurence Olivier como Heathcliff, é considerado um dos grandes clássicos do cinema até os dias de hoje, indicado para sete categorias da mais importante premiação do cinema e vencedora do prêmio por sua fotografia; as versões mais recentes são as de 1992, estrelada por Juliette Binoche e Ralph Fiennes, e uma modernização para os dias de hoje, produzida pela MTV em 2003.

Particularmente acho a capa deste livro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!

_________

O Morro dos Ventos Uivantes
(Wuthering Heights)
Autora: Emily Brontë

Editora: Martin Claret
Obra com texto integral

ISBN: 8572324763
1ª Edição / 2004
406 Páginas


- Sinopse:

Emily Brontë enriqueceu a literatura inglesa com apenas um único romance que se distinguiu no gênero pela narrativa poética, estrutura incomum e ausência de digressões. O Morro Dos Ventos Uivantes (1847) ambienta-se em Yorshire do século XVIII e narra a história de duas famílias - Linton e Earnshaw - unidas pela paixão e pelo ódio. A intensidade dos sentimentos ultrapassa até mesmo os cânones românticos. O Morro Dos Ventos Uivantes é um dos mais importantes clássicos da literatura inglesa e mundial. Uma autêntica obra prima.


Deixo aqui um adendo: as preços das edições da Martin Claret são mais em conta e não deixam nada a desejar às outras editoras. Entretanto, só não curto muito a questão das letras e dos espaçamentos que são mínimos e dificultam a leitura...

_________

- Comentários:

Wuthering Heights (traduzido para português como “O Morro dos Ventos Uivantes”) foi o único romance da escritora inglesa Emily Jane Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX, época em que foi lançado.

Teve várias adaptações para o cinema e a televisão e originou uma canção de sucesso: Wuthering Heights de autoria e vocal de Kate Bush, do álbum The Kick Inside de 1978. Sendo regravada anos depois pela banda brasileira “Angra” na voz de André Matos.


Quanto às adapatações para o cinema, a mais conhecida e comentada (mas isso não significa que seja a melhor) é a versão de 1992 com Juliette Binoche como Catherine Earnshaw e Ralph Fiennes como Heathcliff.
Houve ainda uma versão pop da MTV, regada à rock, com Erika Christensen como Cate e Mike Vogel como Heath. Muito interessante... À parte, postarei algo sobre isso também.

_________

- Resumo do Livro

O Morro Dos Ventos Uivantes
(Emily Bronte)

Este é um dos romances mais fortes e apaixonados que já li. Quando eu digo “apaixonado” eu quero dizer “beirando a loucura da paixão”, chegando até a ser “violentamente apaixonante”. É um história intensa, apaixonante, triste, beirando a agonia e o abismo da paixão. O ambiente é sombrio e tempestuoso e nos transmite um senso de mistério e dor.

Narra a história de amor entre Catherine e Heathcliff que, separados pela posição social em que se encontram, gera um amor doentio recheado de conflitos e regado à vingança. Grande parte da história é narrada em primeira pessoa pela governanta Nelly, pelo Sr. Lockwood (inquilino da Fazenda Thrush Cross de Heathcliff) e em mínimas partes por Cathy (filha de Catherine).

A história começa quado o Sr. Lockwood vai visitar seu senhorio em Wuthering Heights e lá encontra Heathcliff (o senhorio), uma moça e um rapaz. Lockwood então instiga Nelly a lhe contar mais sobre seus patrões.

Então, Nelly volta no tempo e começa a narrar a história de quando Heatcliff era apenas um menino...
... O Sr. Earnshaw trouxe para sua casa o pequeno Heathcliff, que era um menino abandonado que ele havia encontrado. O Sr. Earshaw tinha dois filhos com a mesma idade de Heathcliff: Hindley e Catherine. Com o passar do tempo, o Sr. Earnshaw passa a gostar mais de Heathcliff do que do próprio mimado filho, Hindley. Isso enfurece Hindley que passa a menosprezar Heathcliff. Todos na fazenda dos Earnshaw acham Heatcliff um rapaz muito estranho e por vezes sem modos, com exceção de Catherine que desde pequena o adorava. Entretanto, mesmo frente às crueldades de seu irmão contra Heatcliff, Catherine não reage de forma digna e esperada, sendo omissa.


Logo após a morte do Sr. Earnshaw, Hindley se volta contra Heathcliff, passando a tratá-lo como mais um trabalhador da fazenda e impedindo-o que tenha uma educação digna. Ainda, tenta afastar Catherine de Heatcliff, impedindo a amizade entre os dois. Isso agrava-se quando Hindley induz Catherine a se envolver com Edgar Linton, filho da rica e respeitada família Linton, donos da Fazenda Thrush Cross.

Logo Edgar se apaixona por Catherine, despertando o ciúmes de Heathcliff. E Heathcliff passa a ser ainda mais sombrio e calado.
Edgar pede Catherine em casamento e ela aceita. Mas Heathcliff escuta Catherine contar à Nelly, a governanta, que ela se casaria com Edgar Linton porque ele era um cavaleiro com status social, coisa que Heathcliff não é e que por isso poderia assim estragar sua reputação na sociedade. Catherine percebe então que Heathcliff a havia ouvido.

Desesperado e magoado, Heathcliff vai embora, deixando Wuthering Heights sem mais nem menos.
Catherine fica arrasada com essa situação pois amava Heathcliff. Mas mesmo assim ela se casa com Edgar no intento de suportar a dor de seu coração partido.

Anos depois Heathcliff retorna à Wuthering Heights como um rico cavaleiro. Mas, para muitos, sua rápida riqueza tem natureza ”sombria”, assim como ele. Sendo rico, Heathcliff passa também a ser novamente desejável.
Começam então os conflitos emocionais de Catherine e Heathcliff. Principalmente para Catherine que deseja ter esses dois homens em sua vida (Heathcliff e Edgar). Com essa confusão emocional, Catherine, além de ferir si mesma, fere Edgar e mais ainda Heathcliff.

Tempo depois, Catherine dá a luz à Cathy, sua filha com Edgar. Debilitada tanto pela gravidez tumultuada, pelo parto difícil e por estar emocionalmente dilacerada, Catherine morre logo a seguir. Heathcliff entra em total desdepero e sua sede de vingança aumenta ainda mais. Ele se sente como um leão ferido e declara guerra a todos aqueles que lhe separaram de Catherine.


Em sua sede de vingança, Heathcliff casa-se com Isabella, irmã de Edgar, e tem um filho com ela. Esse menino cresce doente e sem mãe, pois Isabella logo morre. Depois Heathcliff destrói Hindley, fazendo com Hindley perca toda a sua fortuna com seus vícios pela bebida e pelos jogos. Heathcliff toma então Wuthering Heights e tudo mais que era de Hindley. Hindley morre e Heathcliff passa a tratar Hareton, o filho de Hindley, da mesma maneira que ele foi tratado anos atrás por seu pai.

Logo a seguir, Heathcliff força Cathy, a filha de Catherine e Edgar, a se casar com seu doente filho Linton. Assim, Heathcliff também se apodera da Fazenda Thrush Cross.
Linton morre em seguida, sem mal conhecer Cathy.

Apesar de ser sempre mal tratada por Heathcliff, Cathy tenta entendê-lo. Cathy passa também a conviver com Hareton, além de ensiná-lo a ler. Com isso começa a crescer um laço de amor e respeito entre ambos. Nesse ponto fica bem claro que a história de amor entre Catherine e Heathcliff passa a se repetir nas vidas de Cathy e Hareton; o único diferencial é que Cathy é muito mais compreensiva e não é mimada como a mãe, enquanto Hareton não é tão “psicologicamente violento” como Heathcliff.

O romance termina com a morte de Heathcliff. Cathy então casa-se com Hareton.


O amor entre Catherine e Heathcliff é extremamente doentio. Eu o considero um livro forte, principalmente psicologicamente, para os padrões da época em que foi escrito. Mas é um ícone da literatura inglesa sim! Amo e sempre amarei “Wuthering Heights”!!!


__________

- Os Personagens:

Heathcliff

É o personagem principal da história. É visto como um homem apaixonado, atormentado e vingativo, sentimentos tão fortes em sua personalidade que chegam a beirar a loucura. Ao saber do noivado de sua amada Catherine com seu rival Edgar, Heathcliff deixa o Morro dos Ventos Uivantes. Retorna anos mais tarde, rico e com sede de vingança por ter sido privado de ficar com Catherine. Quer despejar seu ódio sobre todos os que considera culpados por seu sofrimento, sentimento este que se intensifica após a morte de Catherine. Não contente em se vingar dos seus contemporâneos, vinga-se também na geração seguinte, mais precisamente nos filhos de Catherine e de Hindley.

Ele é considerado como um arquétipo do herói byroniano cuja paixão é tão intensa que chega a destruir a si mesmo e aos outros a seu redor.

Catherine Earnshaw


É a personagem principal da história, ao lado de Heathcliff. É uma jovem mimada, de espírito livre, que ama Heathcliff tanto quanto ele a ama, porém não o considera digno de que seja seu marido. Casa-se então com Edward Linton. Anos mais tarde, após o retorno de Heathcliff, as constantes disputas dos dois homens sob seu amor a deixam debilitada mental e fisicamente. Ela morre ao dar à luz sua única filha, Cathy. Ela é um dos personagens mais complexos da trama, pois fica dividida entre o amor e o dinheiro
.

__________

- Interpretação Psicológica

Interpretação Freudiana:

A interpretação a seguir é de Linda Gold. Pela teoria freudiana, Catherine seria o ego, Heathcliff, o id, e Edgar, o superego. Heathcliff (id) exterioriza impulsos primitivos; o id não é afetado pelo tempo, o qual parece não existir. Catherine (ego) relaciona-se com outras pessoas, testa o id contra a realidade. Edgar (superego) representa as regras do bom comportamento e da moral.


Catherine rejeita Heathcliff por uma avaliação realista que ela faz de seu possível futuro com ele e das vantagens de um futuro com Edgar. Ela opta pela segurança do superego em detrimento da obscuridade do id. Mas para uma pessoa ser completa, ela necessita não só de seu ego e superego, mas também do id. Então ela espera que Edgar aceite Heathcliff em suas vidas, o que levaria à integração de sua personalidade. Quando seus planos não funcionam, ela perde a esperança em que seu desejo se torne realidade; sua personalidade fica fragmentada. Ela morre.


A filha de Catherine, Cathy Linton, seria uma continuação da primeira, isto é, mãe e filha representam o desenvolvimento de uma personalidade. Sua filha consegue o que ela não conseguiu: unir id, ego e superego, através de seus dois casamentos.


Uma outra interpretação: Por que o Morro/Charneca? O morro ou a Charneca na história por sua frivolidade representa a loucura e a insanidade do amor, como descrito pelo professor Charglliu
____
Interpretação Jungiana:

A Sombra

No inconsciente coletivo, a sombra representa o mal. No inconsciente pessoal, seriam aqueles desejos inaceitáveis, por razões éticas ou morais, seria o "lado negro" da natureza humana. Heathcliff seria a sombra de Catherine. Ela rejeita essa parte do seu eu casando-se com Edgar, por isso Heathcliff some da vida deles. Mas a sombra recusa-se a ser sumprimida permanentemente, e volta, como explica Jung.

Anima/animus

Heathcliff é o animus de Catherine, que é a anima de Heathcliff. Seria como se fossem almas-gêmeas. O profundo senso de conexão e identidade entre eles pode ser exemplificado pela fala de Catherine: "Eu sou Heathcliff", e também pelas referências que Heathcliff faz dela (Ela é sua vida e sua alma). Contudo, Heathcliff não consegue entender e superar sua necessidade de ter Catherine, já que ela também o ama. Sendo assim, ele chega à conclusão de que eles deveriam ficar juntos.

Monomania

Pela psicologia do século XIX, contemporânea ao romance, Heathcliff sofre de monomania. É uma doença onde a pessoa vai a extremos, causada por ambição, amor perdido, medo, etc.


Achei este texto na Wikipedia extremamente interessante e resolvi postá-lo aqui.


Fonte: Wikipedia





- Outras Capas Maravilhosas:
















_________

Saiba sobre a autora Emily Brontë

As adaptações de cinema e tv para O Morro dos Ventos Uivantes

Conheça o livro O Retorno ao Morro dos Ventos Uivantes de Lin Haire-Sargent



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...