FILME
Este filme eu indico com muito carinho. Assisti há algum tempo atrás e a-d-o-r-e-i !!!
Confesso que não espera muito do filme. Li a sinopse e achei meio que "sei lá". Mas valeu!
Difícil é encontrá-lo...
Pão e Tulipas
Título Original: Pane e Tulipani
Origem/Ano: Itália e França / 2000
Estúdio: Amka Films Productions S.A, Instituto Luce, Monogatari, Rai Cinemafiction, Televisione Svizzera Italiana
Distribuição: Lusomundo Audiovisuais, SA
Distribuição em Vídeo e DVD: Movie Star
Direção: Silvio Soldini
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 115 minutos
Elenco: Licia Maglietta, Bruno Ganz, Giuseppe Battiston, Antonio Catania, Marina Massironi
- Sinopse:
Rosalba, uma dona de casa de Pescara situada na Itália, viaja numa excursão de ônibus com sua família. Ao parar em um restaurante de beira de estrada, ela é esquecida pelo marido e pelos filhos. Uma situação propícia para ela fazer o que sempre quis: conhecer Veneza, a cidade dos seus sonhos. Pede carona, deixando apenas um evasivo recado na secretária eletrônica do marido: “- Férias.”
Nesta pequena escapada, ela irá descobrir uma realidade que nunca experimentou, longe da família e dos afazeres da casa. Enquanto isso, o marido contrata um encanador, fanático por histórias de detetive, para ir atrás da mulher. Mas Rosalba já organizou sua nova vida: arrumou emprego com um velho florista anarquista; um apartamento, que divide com um garçom finlandês, e a amizade da vizinha, Grazia, uma esteticista e massagista. Por insistência do amigo garçom, ela retoma também uma antiga paixão: toca acordeão. Quando o encanador-detetive a encontra, ele também percebe que a vida pode ser muito mais divertida do que parece.
- Elenco:
Licia Maglietta... Rosalba Barletta
Bruno Ganz... Fernando Girasoli
Marina Massironi... Grazia
Giuseppe Battiston... Costantino
Felice Andreasi... Fermo
Antonio Catania... Mimmo Barletta
Tiziano Cucchiarelli... Nic
Matteo Febo... Salvo
Silvana Bosi... Madre Costantino
Ludovico Paladin... Eliseo
Manrico Gammarota... Uomo alla stazione
Massimiliano Speziani... Goran
Fausto Russo Alesi... Uomo dell'auto
Don Backy... Cantante balera
Nunzio Daniele... Guida a Paestum
______
- Um Pouco mais sobre “Pão e Tulipas”
Pão e Tulipas (Pane e Tulipane) é uma trama doce e sutil, que tem personagens próximos a nossa vil realidade. Mostra a solidão em que vivemos, por abandonarmos não só nossos sonhos e desejos como abandonarmos a nós mesmos. Às vezes é preciso transgredir. Foi o que fez Rosalba, uma dona-de-casa comum, que após ser esquecida pela família numa parada de Ónibus – isso mesmo, ela era tão “insignificante” que seu próprio marido e seus filhos a esqueceram numa parada de ônibus durante uma viagem – pega uma carona para Veneza, sua rota de fuga!
Muitos vão para Veneza para morrer em paz, enquanto Rosalba contraria tudo isso: ela escolheu a cidade italiana para voltar a viver.
Rosalba, além de ser esquecida pela família, ainda leva um esculhacho do marido por celular. O marido fica indigando ao saber que a mulher não quer voltar para casa – e ele nem ao menos sabe ao certo aonde ela está. Daí ele contrata um detetive, um encanador desajeitado e louco por história políciais, para que vá no encalço de sua mulher e a leve de volta para casa. Até o “detetive” encontra no caminho um novo sentido para sua vida além, é claro, de promover muitas trapalhadas...
Rosalba segue fazendo novos amigos e ajudando-os a superar seus próprios dramas e conflitos - é uma catalisadora e passa a interferir também nos destinos das pessoas com quem convive. Até o bonachão detetive não passa impune!
Ela se descobre dona de seu destino. Passa a trabalhar na floricultura de um velho anarquista que sabe o que cada flor representa: a Tulipa vem da Pérsia e não da Holanda. Você sabia? Note o irônico contraste: um anarquista que cuida de delicadas flores...
Sem dinheiro, Rosalba é acolhida por Fernando, um sofrido e solitário garçom, que todos as noites ensaia se matar com uma forca. Apesar de sua amargura, Fernando não deixa de lhe oferecer abrigo e, com ele, ela divide um apartamento que cheira a passado e tristeza. Não demora muito para Rosalba encher de flores e esperança não só o pequeno apartamento, mas também a vida do garçom. E lá, ele a incentiva a voltar a sua paixão de menina: tocar acordeon. É uma troca. Ainda, surge uma amizade com a complicada vizinha massagista.
O marido consegue fazê-la voltar, mas o amor vence quando o garçom veneziano vai buscá-la.
Tudo no filme exala perfume de flores... sutil... é deixar os sentimentos livres... satisfazer seus desejos... reavivar seus sonhos... fazer as pazes com sí mesmo.
"as rosas não falam apenas exalam..."
________
"..uma rosa é uma rosa que é uma rosa que é uma rosa... "
- Meus Comentários:
Pena que é muuuuito difícil encontrar esse filme nas locadoras. E pra compra então, impossível! Assisti por acaso na tv paga e nem me lembro em que canal foi. Infelizmente, tanto os canais pagos como os convencionais não se importam muito com filmes europeus...
Preste atenção no "detetive". Ele é o máximo!
O filme é uma delícia. Leve e despretensioso. Recomendo: lava a alma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.