24 de novembro de 2009

Cochichando na Biblioteca: Lua Nova - O Filme



Como a maioria de vocês já sabem, fui assitir Lua Nova neste final de semana. Simplesmente adorei! A produção está muito bem mais elaborada, o elenco mais alinhado, cenários belíssimos, figurino caprichado.


Jacob Black dá um show a parte: literalmente rouba as cenas de Edward, facinho facinho... (mas também Edward aparece tão pouquinho, né?) Bom, convenhamos, Lua Nova é o livro que conta a história de Jacob e seus descendentes Quileutes. Então já era de se esperar que ele se destacaria na trama. Vi vários comentários parabenizando  Taylor Lautner pela interpretação. Também pudera, o garoto ganhou massa muscular rapidamente somente para poder permanecer no elenco! Fato é que o esforço (e digamos, que "esforço"!) valeu realmente a pena: ele ganhou seu lugar ao Sol.
E que corpo era aquele? Pelos Deuses do Olimpo???

A química entre Kristin e Taylor também pareceu fluir - até melhor do que com Robert. Só acho que Kristin ainda está um pouco "insosa" na atuação... Desculpem-me, mas o filme foi tão, digamos, "melhor" do que o primeiro que não pude evitar a comparação. Parabéns ao diretor Chris Weitz que conseguiu aproximar o filme do livro.


Convenhamos, a adaptação de Crepúsculo foi bonitinha, mas se compararmos com o livro, veremos que temos duas histórias distintas...
Mas em Lua Nova, não. Se faltou alguma coisa ou se mudaram alguma coisa no roteiro, foi por pura falta de tempo - o filme não pode se estender muito, certo? E a direção e o elenco conseguiram fazer com que o livro se transformasse em "realidade" em pouco mais de duas horas de filme.
Os grandes problemas técnicos detectados no primeiro filme ficaram definitivamente para traz. Entretanto isso não quer dizer que Lua Nova foi perfeito (beirou...), mas sim que evoluiu muito.
Pena que os Volturi foram pouco explorados, assim como os demais integrantes da família Cullen.


No final do filme fica a parte mais bonita da história: o pedido de casamento que Edward faz à Bella. A deixa perfeita para o terceiro filme... "Marry me Bella!". Por causa disso, confesso que sai da sessão com a sensação de que o filme não havia acabado (igualzinho a trilogia do Senhor dos Anéis... parece que terminou na metade...).

Ah, fica claro que Edward realmente havia fugido para a América do Sul, mais especificamente para o Brasil. Alguém reparou a imagem do Cristo Redentor ao fundo quando Edward desliga o celular após ligar para a casa de Bella?


E digamos de passagem, que bela locação na Itália, hein?


Uma coisa que me assustou foi que as cenas, os cenários e os figurinos foram praticamente idênticos aos que imaginei quando li o livro pela primeira vez (tá bom, confesso, lí duas vezes...). E o mais curioso foi que hoje ao conversar com uma amiga que também foi assistir neste final de semana, a primeira coisa que ela me disse foi: "Nossa Vick, as cenas foram do jeito que eu imaginei quando li o livro! Igualzinho!" Caramba, que sensação de dèja vù.... rsrsrs


Falando nisso, Lua Nova foi o assunto do dia lá no meu trabalho. No ano passado instiguei tanto as "meninas" que foi um tal de troca-troca de livros para que elas pudessem ler Twilight. Resultado: febre e histeria coletiva!

Voltando ao foco... o orçamento do filme foi bem maior. Os efeitos especiais foram ótimos e sem exageros. Mas para que se preocupar com o investimento se no primeiro final de semana a estréia faturou $72 milhões só nos EUA? É, esta franquia promete. Fico contente em saber que Eclipse estréia ano que vem, se tudo der certo e não der a louca no estúdio, em 30/06/10. É melhor aproveitarem a maré, pois os fãs de Twilight crescem e o tempo passa, o que pode ofuscar o fascínio pelos personagens e pela série. Veja como exemplo Harry Potter: a demora em lançar os outros filmes da série fez com que o público de dissipasse um pouco (e muitos "migraram" para Twlight). Não subestimei a estréia de O Enigma do Príncipe mas me pareceu que o filme ficou meio que "esquecido" - o furor foi só na primeira semana de estréia, depois passou.


Lua Nova foi e é o filme mais esperado do ano, sem dúvida alguma. Só no Brasil foram vendidos mais de 400 mil ingressos na pré-venda. Assustador, não é?


Tudo em Twilight nos instiga. Nossa imaginação voa alto com vampiros, lobisomens (ou lobos), lendas indígenas, romance proibido, triângulo amoroso e ação.
Bella e Edward são o exemplo do amor impossível, o verdadeiro casal "Romeu & Julieta" moderno.
Mas, por outro lado, não deixa de representar o verdadeiro "conto de fadas": Edward é o sonho de consumo de qualquer mulher - e até mesmo Jacob. Bella é a mocinha, a heroína que não tem medo de flertar com o perigo.
Felizmente, esse tipo de história, associada com o sobrenatural, atrairá sempre nossas atenções. Amor, ação, perigos eminentes e elementos sobrenaturais são pontos que sempre funcionam, ainda mais quando operam juntos.


Espero que vocês, assim como eu, tenham tido a chance de assitir Lua Nova e que tenham gostado.
E quem não foi assistir ainda, corra! Esse não dá pra perder, de jeito nenhum!!! rsrsrs

Bjs pra vocês,
Vick

6 comentários:

  1. Bem bem...que dizer do filme? Concordo o filme foi mto melhor que o crepsúculo, q tanto como adaptação qt como filme eh mto fraquinho...Lua Nova foi melhor em td, e concordo a Kristen (eh assim? rs) ainda está devagar demais!! tadinha da Bella não é tanto sonsa assim hahaha....

    Bem eu odeio o Jacob, não gosto do ator, peguei verdadeira raiva desse menino folgado hahaha...

    O Edward aiai, hahaha...sempre me envolvo com os vampiros, é fogo!!! Tb queria mais do Volturi, por isso q podiam fazer o ladrão de corpos da Anne Rice, Lestat em td sua magnitude, já leu? melhor de vampiros q eu já li, agora volto a vender ^^

    Que venha o eclipse, meu preferido, tirando o último q ainda ñ li ahahahaha

    Boa Terça =]
    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir
  2. Por aqui adoramos o filme.
    Curiosidade, Vick:
    Creio que já tinha dito que meus alunos foram "levar as namoradas" para ver Lua Nova. Pois é, ontem estavam devorando o livro porque não entenderam um monte de coisa apesar de terem gostado muito do filme ( palavras dos meninos)
    Muito show!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de tudo, concordo com você Bru, Edward é o melhor de todos!!! ;-)

    Izabelle, ainda bem q o filme os conduziu à leitura! É muito bom qdo uma obra literária se dá bem no cinema... isso instiga a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!!

    Sempre torci o nariz para filmes adaptados de livros, pois sempre ficava faltando “algo mais”, principalmente quando o livro é narrado em primeira pessoa e com Crepúsculo ficou faltando não só o algo mais, mas também incluíram coisas que simplesmente não existiam no livro, mas enfim, é óbvio que o intuito do filme era apresentar o romance de Bella com Edward o que de certa forma foi feito... E levando em conta as limitações em relação a orçamento até que foi razoável...
    Quanto a Lua Nova, sinceramente superou as minhas expectativas, até o brilho de diamante do Edward apareceu melhor!!!! Volterra ficou exatamente como eu imaginava... Sensacional...
    Agora quanto a comparação entre Edward e Jacob, meu voto é incondicional para o Jacob... Desde o livro eu já o adorava, agora que tivemos esta ótima imagem para associar ao menino-lobo, minha paixão por ele é indiscutível...
    Não sei se encaixaria muito bem na história, devido ao fato de os vampiros não sofrerem mudanças no corpo, mas acho que se em Eclipse o Robert aparecesse com um pouquinho de músculos seria bem bacana para os nossos olhos, só pra associar a perfeição de Edward Cullen relatada pela Stephanie nos livros...
    Acho que vale a pena citar também que Alice é exatamente como eu imaginei...
    Enfim gostei muitíssimo do filme e não vejo a hora de poder ver Eclipse e é claro Amanhecer que traz revelações incríveis para a história.
    Ah! Notei a imagem do Cristo e foi bem bacana pensarem nisso o que não deixa sem explicação alguns acontecimentos em Amanhecer

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente crepusculo é um dos filmes mais ridiculos que eu ja vi em toda minha vida, só perdeu pro esqueletoman, é uma tentativa muito frustrada de imitar algo de romeu e julieta, esculhanbou com a visão classica de um vampiro como em Bream stoker, é um filmezinho furreca para crianças de 7 a 14 anos no maximo, uma pessoa com mais que isso aguentar 10 minutos deste filme ridiculo deve ter um cerebro do tamanho de um feijão, resumindo é a legitima brasileira de vila vagabunda que nao sabe pra quem vai dar, ai e por favor aqueles lobisomens que viram cachorros gigantes, so um debil pra curtir algo tão ridiculo, nao e nada pessoal, eu so estava passando, li, e nao pude evitar...

    ResponderExcluir
  6. Pois é, cada um com sua opinião. Se todos pensassem igual, a vida seria monótona e chata, sem evolução...

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...