17 de maio de 2014

Esmeralda - Zíbia Gasparetto (Resenha)


Esmeralda é um romance espírita ditado por Lucius e psicografado por Zíbia Gasparetto. Devido ao sucesso desta obra, a Editora Vida & Consciência o relançou com nova capa que, digamos de passagem, ficou muito bonita. A história gira em torno da orgulhosa cigana Esmeralda, que encantava homens e os descartava cruelmente. Até que o amor entrou em sua vida, transformando seu destino e refletindo em gerações...
____________________________________________________

E o bater das asas de uma Borboleta afeta todo Universo...


Valença, 1812

Esmeralda é uma cigana extremamente linda, de temperamento forte, cheia de vida e apaixonante. Ela é venerada por seu povo mas, por outro lado, é muito orgulhosa e mimada. Com sua dança e seu jeito sensual, ela arranca muitos aplausos e conquista os homens. Entretanto, Esmeralda não liga para os corações despedaçados, as paixonites que desperta e nem para o sofrimento alheio. Esmeralda é vaidosa, impiedosa e praticamente intocável.
Carlos é um jovem e rico fidalgo que se embrenha nas festas dos ciganos - apesar disso não ser convencional e tampouco aceito pela igreja e sociedade da época. E lá ele conhece a misteriosa Esmeralda, que desperta nele um profundo interesse. A partir daí, a força do destino começa a agir...
Quando Esmeralda encontra Carlos ferido na estrada após ter sido atacado por ladrões, ela decide cuidar dele com a ajuda de Miro, seu melhor amigo. E nessa ocasião a atração entre eles aumenta, o amor floresce e tanto o boêmio Carlos, quanto a impetuosa Esmeralda, logo se vêem perdidamente apaixonados. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e nossas escolhas nos levam a caminhos que jamais imaginaríamos...

Entre eles há um abismo social e Carlos sabe que um dia terá que cumprir seu dever com sua família e a sociedade... 
Quando ele volta para casa, uma série de desencontros e desilusões o impede de voltar para sua amada Esmeralda, que continua o esperando. Mesmo amando Esmeralda, Carlos não toma as decisões que precisa para estar ao lado dela e assim acaba se casando com Maria, uma boa mulher.
Inconformada, abandonada e grávida de Carlos, Esmeralda perde a esperança e deixa sua dor e ciúmes a corroerem. Com o passar do tempo, seus sentimentos de rancor e vingança são alimentados por Álvaro - o que desencadeia mais dor, sofrimento e um destino trágico aos personagens.
____________________________________________________

Somos imperfeitos, fazemos escolhas, sofremos decepções, cometemos erros.


Esmeralda escolheu o caminho da vingança pois não estava preparada para lidar com o amor e nem com sentimentos como a decepção, a raiva e o ciúmes. Assim sendo, ela precisou passar pela dor, ter seu orgulho ferido e sua vaidade esmagada para poder compreender seus erros e enfrentar as consequências de suas escolhas - Algo que sabemos que vai muito além de sua vida....
Em Esmeralda, cada personagem trava o seu próprio conflito. Como todo romance espiritualista, os personagens acabam tendo uma ligação em vidas passadas e nos transmitem importantes lições. Afinal, nada é por acaso... lições precisam ser vivenciadas e aprendidas para que encontremos o caminho da paz espiritual, da evolução, do equilíbrio e da felicidade.

Esmeralda é um "clássico" dos romances espírita e uma leitura obrigatória para os fãs do gênero. Adorei a história e é impossível não torcer por Esmeralda e Carlos. E mesmo quando nossa versão de "happy end" não sai da forma como esperamos, precisamos ter fé: a vida é um constante "aprendizado" e os caminhos se ajeitam como devem ser ;-)

A Dança Cigana. Linda.

____________________________________________________

O Livro

Esmeralda
Psicografado por: Zibia Gasparetto
Espírito: Lucius

Editora Vida & Consciência
Literatura Nacional / Espiritualidade / Religiões e Espiritismo
ISBN: 857722189x
1a Edição / 2013
448 Páginas

Esmeralda era orgulhosa e absoluta. O mistério maravilhoso de sua dança arrancava olés e aplausos acalorados. Sempre desejada, despertava grandes paixões, mas não amava ninguém, nem se importava com a dor dos seus apaixonados. Um dia, porém, Esmeralda encontrou um amor que arrastou consigo o seu destino. A vaidade tem um preço que o orgulho cigano sempre paga, e todas as mulheres têm um pouco de Esmeralda.
____________________________________________________

Trilha Sonora

Uma música cigana para embalar Esmeralda em sua jornada espiritual...

E o Lamento Cigano...

____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...