19 de dezembro de 2009

Diários do Vampiro - O Despertar (Vol 1) - L. J. Smith


Leitura da Semana

Olha eu aqui mais uma vez...

Fiquei realmente passada com este primeiro livro da série Diários do Vampiro. Eu não esperava que fosse gostar tanto. E gostei! Claro, não é o melhor do gênero, mas o bicho é danado de bom!

Parece que o livro termina na metade ou melhor, não parece não: ele termina realmente na metade da história! Sabe aquela sensação deixada em cada final dos filmes da Trilogia do Senhor dos Anéis? Pois é, a sensação é exatamente a mesma!
Agora fiquei ansiosa para “engolir” o segundo da série: O Confronto. Este segundo livro começa no mesmo ponto em que terminou o primeiro. Já comecei a lê-lo e tenho certeza que vou devorá-lo com a mesma intensidade que devorei o livro anterior.


- Os Personagens:


As características básicas de Elena, Matt, Stefan, Damon e todos os outros personagens são comuns à toda a geração nas faixa dos 18 anos: a vaidade, a popularidade, o egocentrismo, e claro, uma quedinha pelo amor dramático.

Achei Elena uma personagem forte e decidida, mas egocentrica demais. Como Matt disse, ela quer todos “girando ao seu redor” (ou seja, quer ser sempre o centro das atenções.). Sorte que Stefan aparece em sua vida. Ele parece ser o ponto de equilíbrio de Elena, pois pela primeira vez ela pensa nos sentimentos de alguém além de sí mesma. Coisas do amor...

Stefan é um doce de rapaz, mas até agora não vi nele as atitudes de um “herói” e sim apenas a de um cavalheiro. Fato claro é que Damon é mil vezes mais forte e esperto do que Stefan...

Em minha (até agora) “restrita” opinião, Matt é o personagem mais equilibrado de todos. Gentil e sensato, não pude deixar de me apaixonar por ele à primeira vista.

Damon é o demônio em pessoa! Acho que o nome dele já é uma espécie de menção à sua natureza: Damon = Demônio.

Enquanto o nome de Stefan, é claro, está ligado à São Estévão. “Estefan” é um nome de origem grega. São Estévão é considerado o primeiro mártir da igreja Católica e foi o homem de confiança dos apóstolos. Será que Stefan também será um mártir nessa série???

Bonnie é a “Deusa druída” da história - nada mais justo do que juntar vampiros à outros seres místicos. Ela terá um importante papel na série, mas isso é só lá na fente...
Meredith, a outra amiga de Elena, aparenta ser a mais racional de todas, mas ainda não consegui montar seu perfil. Quem sabe nos próximos livros eu consiga compreendê-la melhor.

De resto, os personagens ainda me parecem “crus” em sua essência. Tenho certeza que no segundo livro isso ficará mais definido.



- A Série

Tenho me segurado para não assistir à série Diários do Vampiro atualmente transmitida pela Warner Channel às quintas às 21hs. Prometi a mim mesma que primeiro eu leria o(s) livro(s) e depois passaria à série. Entretanto, tenho gravado todos os capítulos e, como tenho me comportado, acho que já posso assistí-los, certo? ;-)






Confesso que assisti à algumas partes do seriado e que foi difícil imaginar a Elena como uma moça “loira”, como ela é retratada nos livros (no seriado ela tem cabelos negros). Está aí uma das desvantagens de assistir à uma adaptação antes de ler o livro original: a imaginação da gente entra em parafuso!
Por isso prefiro ler primeiro para depois poder “criticar” e apontar as diferenças e falhas nas adaptações... rsrsrs


E lá vai o livro:
________

Diários do Vampiro - O Despertar

Volume 1
Série: Vampire Diaries
Autora: L. J. Smith


Editora: Galera Record
Assunto: Literatura Estrangeira
Tradutor: Ryta Vinagre
ISBN: 8501086150
ISBN-13: 9788501086150
1ª Edição - 2009
240 Páginas


- Sinopse:

Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária - são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna. Em Fell's Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos - e entre o amor e o perigo.

________


- Na Contra-Capa:

Um Triângulo Amoroso Fatal.

Stefan Salvatore é imortal. e está condenado. Há séculos ele procura redenção e paz, até que chega à pequena cidade de Fell´s Church e conhece Elena...
Mesmo sendo a garota mais popular e adorada da escola, Elena se sente sozinha, até encontrar sua alma gêmea, Stefan, um vampiro perseguido pelo irmão, Damon...
Um vampiro sexy e misterioso, Damon quer vingança a qualquer custo e não medirá esforços para conseguir o que deseja.

________

- Nas Orelhas:


Elena
A garota mais popular de Fell´s Church se apaixona por Stefan, um estrangeiro. Ela está decidida a conquistá-lo, ainda que isso coloque sua vida em risco.

Stefan
Vivendo à sombra de sua história misteriosa, ele precisa resistir a Elena. Mas não pode fugir de sua natureza: é um vampiro, e talvez não seja capaz de controlar seus instintos.

Damon
Um vampiro tão poderoso quanto perigoso, Damon está determinado a se vingar do irmão, e para isto está disposto a roubar o que Stefan mais ama: Elena.

Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária: são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna.
___


Em Fell´s Church, na Virginia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá dividida entre os dois irmãos - e entre o amor e o perigo.

O Despertar é o primeiro volume da série Diários do Vampiro, de L. J. Smith, que deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson, autor de Dawson´s Creek, e estrelada por Ian Smoerhalder, Paul Wesley e Nina Dobrey.
________

- A Autora:

L. J. Smith descobriu que queria ser escritora em algum momento entre o jardim de infância e o primeiro ano. Muitos de seus livros foram inspirados nos próprios pesadelos. O primeiro romance, The Night of th Solstice, foi publicado no ano em que ela se formou na faculdade. Atualmente, vive na Califórnia com um cachorro, três gatos e cerca de dez mil livros. A série Diários do Vampiro foi lançada originalmente em 1991.

________

- Trechos Interessantes:

Elena o olhou partir. Ele deliberadamente a evitara. (...)
Ela o teria, mesmo que isso a matasse. mesmo que matasse os dois, ele seria dela.
(Elena - pag 32)

Isso porque ela nem sabia ao certo que era ele... Garota mimada!
___





"O mal nunca encontrará a paz, Pode triunfar, mas jamais encontrará a paz."
(lembranças de Stefan - pag 38)

___

- Você só quer tudo e todos grando em torno de Elena Gilbert. - disse ele com amargura. - Você só quer aquilo que não tem.
(Matt - pag 82)

___
- Um cavalheiro não força sua companhia a ninguém - disse Stefan, e o golpeou de lado (...)
(Stefan - pag 104)

Ótimo trecho!
___

E então ela viu, a angústia despedaçando o olhar dele, como se ele simplesmente não pudesse mais lutar. A derrota enquanto os muros finalmente ruíam e ela via o que havia por trás deles.
(Elena - pag 114)
___

Em graça, beleza e mero fascínio, elas eram semelhantes. Mas onde Katherine tinha sido uma gatinha branca, Elena era uma tigresa.
(Stefan - pag 125)
___

Morrerei antes de tocar nela, pensou ele, fazendo um juramento a si mesmo. Antes de perfurar suas veias, eu morrerei de sede. E juro que ela jamais saberá do meu segredo. Ela jamais terá de abrir mão do sol por minha causa.
(Stefan - pag 130)

Essa parte é lindinha...
___


"Quando me beija, é como se uma fome desesperada pulsasse dentro dele, como se quisesse arrancar minha alma do corpo. Parece um buraco negro (...)
(Diário de Elena - pag 141)
___

- Você disse que eu era rápido... Mas isto é exatamente o que não sou. Já ouviu o ditado "os rápidos e os mortos", Elena? Rápido significa vivo; significa aqueles que têm vida. Eu pertenço à outra metade.
(Stefan - pag 198)
___

- Não sabe do que está falando! - Ele estava de pé, rígido, o rosto furioso, os olhos angustiados. - Se eu ceder uma só vez, o que vai me impedir de transformar você, ou matá-la? A paixão é mais forte do que você pode imaginar. não entende ainda o que sou, o que posso fazer?
(Stefan - pag 219)
___

- Você jamais vai me machucar - sussurrou ela.
(Elena - pag 221)
________

- Meus Comentários e Resenha Básica:


Elena é uma jovem de temperamento forte que tenta superar a morte acidental do pais. É a menina mais bonita e popular da escola. Mas eis que surge, Stefan, o misterioso e belo rapaz que aparentemente parece ignorar totalmente a existência da popular (e egocêntrica) Elena. Claro que Elena, acostumada a ter todos à seus pés, faz de tudo para conquistar e cair nas graças de Stefan... e aí é que o perigo mora!

Stefan é um vampiro atormentado pelo passado, um imortal que se julga perigoso. Em seu encalço está Damon, o irmão mais velho de Stefan. Um vampiro sexy e extremamente poderoso que está em busca de vingaça - que, para mim, é pura vaidade!


Choquei com a verdade sobre a morte de Stefan e Damon.
Choquei quando Elena pegou Stefan no telhado se alimentando.
Choquei com o abusado do Damon!


E que fim levou o Diário de Elena? Não se sabe, mas eu já posso imaginar...
E o lance dos anéis? Achei demais!
Olha só o detalhe do banner-promo aí ao lado. Muito bom gosto no layout!

Well...
É um literatura para a geração “pós-adolescente”, leitura rápida, fluída e deliciosa.

Nota: 9

(Só não dou 10 porque quero saber como são os outros livros da série... rsrsrs)

15 comentários:

  1. OIE!
    Esses livros da serie Diários de vampiro há tempos fazem parte da minha lista de leitura, mas eu estava um pouco desanimada pra ler. Mas, agora os seus comentários me incentivarão, acho que vou começar a ler em janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Os dois primeiros livros são bons!!
    Já no terceiro não gostei muito do final não!!
    E o quarto, pior ainda... tem alguns acontecimentos meio esquisitos... meio q sem esplicação!!
    Mas no geral é bonzinho!!

    Desculpa ai, não é para estragar a leitura não... soh q é bem empolgante no inicio, mas depois fica fraco demais!! Bem, essa é minha opinião!!!

    ResponderExcluir
  3. EI Vick,
    Eu adorei os 2 primeiros, mais estou esperando lançar os próximos e não quis ler o ebook dos outros não.
    A série concordo com vc, muito estranho aquela Elena diferente, e na série deixaram ela muito boazinha, acho que com medo do público já que ela é a principal, no livro ela é muito metida a besta.
    E diminuiram uns personagens ne, criaram um irmão pra Elena sei la meio estranho.
    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Dany, vai fundo na leitura! Acabei de ler o segundo livro e ele superou (e muito) o primeiro. Adorei!

    Tamis, confesso que estou empolgadíssima com a série e esperando loucamente pelo 3o e 4o. livros. Tb achei q no final do segundo começaram a acontecer coisas estranhas (forçadas) q podem "guiar" as sequencias. Por isso tb estou com o pé atrás qto às sequencias.

    Nanda, qto à série não posso flar muito pis não estou acompanhando "fielmente". Mas q está estranha, isso está. E tb não vou ler os e-books... quero os livros em minhas mãos! rsrsrs

    Bjs pra vcs, Meninas!

    Vick

    ResponderExcluir
  5. Já li todos!
    Gostei um pouco. Nem de perto o tanto que esperava. Tinha acabadao de ler a Saga Crepúsculo, então, esperava um texto um pouco mais elaborado.
    Mas, por outro lado acho que atinge o público alvo. É legal.
    Tanto que li os dois já lançados aqui e depois os outros em e-book.
    Vou comprar para minha filha. Ela está lendo e gostando.
    Já a série é meio estranha. Entendo a liberdade poética que o roteirista pode ter para dar mais dinamismno e vendagem, mas acho que meio que perderam a mão...

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou lendo o segundo volume do livro e já assisti todos os episódios da TV. Realmente é muito difícil imaginar os personagens como descritos nos livros depois de ver a série. E olha, honestamente, gosto mais da série do que gostei dos livros até agora. Acho que pela primeira vez, a imagem superou a leitura!!
    Obs.: Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Eu tb estou adorando a série da Warner, mas confesso que para mim são duas obras distintas: os livros e o seriado.
    Os livros têm uma linguagem mais "teen" e com uma história "linear"; enquanto o seriado é mais "dinâmico".
    Os personagens têm características psicológicas e comportamentais (além de físicas, é claro) totalmente diferentes.
    Mas gosto dos dois (livro e seriado) assim mesmo! rsrsrs

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  8. Sérinho, a série toda é viciante, eu até baixei o livro 4 e 5 para ler, estou enlouquecendo pela história, é demais. E eu adoro histórias de ficção, vampiro, aventura, gosto do que não é real, pq de realidade eu já estou farta. Mas eu leio algumas coisas que falam da vida real. Dá uma olhada no meu blog, eu falo de livros, filmes e cd's. Adorei seu blog. Estou ansiosa pela 3ª temporada do true blood, enquanto isso eu leio os livros. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Lorena,
    O quarto livro de VD em português já está a caminho (chega muito antes do que pensamos).
    E True Blood, bem, é um caso a parte. Tô esperando ansiosa pela 3a temporada!!! Vixi!!!

    ;-)
    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  10. Estou simplesmente apaixonada por essa saga, já estou lendo o 5º livro 'O Retorno- Anoitecer', e gostaria de saber se vc poderia me enviar os episódios da série, eu fikria realmente grata. Meu email é swan_hotmail.com. Agradeço desde já pela atenção e parabenizo-lhe pelo site, tá mto legal!!!!!

    ResponderExcluir
  11. tenho em casa ,os 4 livros do 'diário dos vampiros',a trma é boa, o suspense se mantém,com viradas ´subitas de novos pesrsonagens que surgem vejo tambem a série.no geral gosto bastante,agora .com quem helena ficara,?e será que sera transformada em vampira este para mim é o principal 'gancho' da historia

    ResponderExcluir
  12. Ag,
    E aguarde q tem mais! O segundo volume da nova fase de DV, O Retorno, chega este mês!

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  13. eu amo esse filme estou apaixonada pelos personagens eu so tao fam q tenho as camisas os dvd´s chicras e outras coisas sou muito fam de vcs queria ter a ouportunidade de ver pessoalmente vcs

    ResponderExcluir
  14. aa pf alguem me ajuda eu quero esse livo v-1 o despertar mas só acho pra baixar em outras linguas quero em portugues alguem me ajuda por favor!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiie Pessoal!Nunca li nenhum dos livros mais quero muiito ler.Eu nem sabia que o seriado passava na TV minha prima que me falou,então um dia resolvi assistir e Ameiii!!
    Eu Amo a ELena,o Damon e o Estefan!!
    E Adoreei esse blog ele e muito Legal.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...