26 de fevereiro de 2011

Crescendo (Hush Hush - Vol. 2) - Becca Fitzpatrick (Resenha)

Leitura da Semana


Crescendo
Hush Hush - Vol. 2
Becca Fitzpatrick

"Crescendo" é o segundo volume da série "Hush Hush" da autora Becca Fitzpatrick. "Sussurro" é o primeiro volume que chegou por aqui no ano passado e que logo de cara conquistou vários fãs. E tem resenha de "Sussurro" aqui no Paixão Por Livros, viu? ;-)
A autora divulgou no twitter que o tercerito volume desta série se chamará "Silence" (anteriormente, o nome provisório era "Tempest"). A previsão de lançamento do terceiro (e talvez último) livro de Hush Hush está previsto para Outubro de 2011 nos EUA. 
Enquanto isso ficamos aqui sofrendo, em estado de inanição, sem saber como continua essa história depois do final conturbado de "Crescendo"... Aguenta coração!!!
___

- Resenha:

Depois que Patch sacrificou sua possibilidade de ter uma "vida mortal" para poder salvar Nora, o casalzinho consegue desfrutar algum tempo junto. Mas a paz deles dura pouco, muito pouco.  Logo Nora e Patch passam por uma crise quanto ao futuro incerto dos dois. E essa crise é agravada pela proximidade de Patch com sua arquirrival Marcie
Morrendo de ciúmes e sem ter respostas concretas de Patch sobre o que ele anda fazendo, Nora resolve se afastar dele. E as coisas complicam ainda mais quando Nora decide que não quer mais Patch como seu anjo da guarda.... ( bom, dispensa ele pra mim então! kkk)

Sem seu anjo da guarda particular, Nora começa a ser alvo de "alucinações" e sonhos pra lá de esquisitos: seu pai -  morto misteriosamente há quase dois anos atrás - tenta se comunicar com ela. E para completar, algumas "alucinações" parecem bem reais e... mortais!

Mais um personagem entra na trama. Nora reencontra o egocentrico Scott, seu amigo de infância que possui um físico invejável apesar de parecer um beberrão e fanfarrão. E toda vez que Nora e Scott estão juntos coisas ruins acontecem. E pior, Patch sempre parece estar por perto... com Marcie.

Enciumada Nora se mete em mais confusões quando resolve investigar Marcie.
Só mesmo Vee, sua melhor amiga (uma verdadeira PPTO - pau pra toda obra), para aturar e companhar Norar em suas "loucuras". Além de bancar a motorista particular de Nora, Vee ainda encara altas aventuras que envolvem perigo real e espionagem! Isso tem mesmo a carinha de Vee... rsrsrs
E Rixon, o amigo de  Patch, também aparece nos momentos em que Nora mais precisa e... menos espera.

Em meio a uma guerra sem escalas entre Arcanjos, Anjos Caídos e Nefilins, Nora faz importantes descobertas sobre seu passado e descobre que vive em meio a muitas mentiras. 
Tudo que Nora acreditava cai por terra. E até mesmo Patch está na linha de fogo!

Para Nora, uma turbilhão de questões precisam ser respondidas. E logo - antes que seja tarde!
Quem matou seu pai? Por que ele tenta se comunicar com ela?
Por que Marcie a odeia tanto? E por que Patch está com Marcie? O que ele está escondendo?
E a pergunta premiada:  Quem a quer morta desta vez???

Você leu "Sussurro"? Gostou? Então não dá pra perder "Crescendo"! Com muito mais ação, a trama toma um rumo sem precedentes!
___


Crescendo
Série: Hush, Hush - Vol. 2

Autora: Becca Fitzpatrick


Editora: Intrínseca
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances

ISBN: 8580570093
ISBN-13: 9788580570090
1ª Edição / 2011
288 Páginas
 
Lançamento: 11/2/2011



- Sinopse:

A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada. Ele é lindo, irresistível, misterioso... e está com ela. O problema é que ele tem sido cada vez mais evasivo, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar.

Não fosse isso, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que acaba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na maior parte do tempo, é impossível não se sentir atraída. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que ele guarda um segredo.
Atormentada por repetidas visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa se perguntar se haveria alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins.
Ela quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. Algumas verdades ficam melhor mortas e enterradas — do contrário, podem destruir tudo em que você acredita.

_______


- A Série:

Hush Hush
1. Hush, Hush (2009)
2. Crescendo (2010)
3. Silence (2011)
________


- Outras Capas:

______

- Na Aba:

Um juramento sagrado
Um Anjo Caído
Um amor que não deveria existir

_______

- Na Contra-Capa:


Anjo,

Levantei os olhos quando Patch disse meu apelido em meus pensamentos.
Estar perto de você, da forma que for, é melhor que nada. Não vou perdê-la.
Ele fez uma pausa e, pela primeira vez desde que o conheci, vi uma sombra de preocupação em seus olhos.
Mas já caí uma vez. Se eu der aos arcanjos motivos para imaginarem que estou remotamente apaixonado por você, eles não me mandar para o inferno. Para sempre.
(Patch e Nora - pag 43)
Amei!

________

- Tips Interessantes:

- Vou pegar um cheeseburguer - disse a Patch. - Quer alguma coisa?
- Quero, mas não está no menu.
Sorri.
(Nora  e Patch - pag 13)

E Patch já começou mandando bem! rsrsrs
___

- É meu? - indaguei, apertando uma das mãos contra o coração.
- Você gosta dos enjeitados. Na mercearia, sempre escolhe as latas amassadas. Andei prestando atenção. - Ele prendeu o dedo no cós da minha calça jeans e me puxou. - Vamos sair daqui.
(Nora e Path - pag 18)

Patch enjeitado? Nem pensar!!!
___


- Se você pudesse ver o meu passado só de tocar em minhas costas, você também teria dificuldade em resistir à tentação.
- Eu já tenho dificuldade em manter minhas mãos longe de você sem esse bônus extra.
(Nora e Patch - pág 22)

Uau!!!
___

- Não me deixe nunca – implorei a Patch, prendendo um dedo na gola de sua camisa e o puxando para perto.
- Você é minha, Anjo – murmurou ele, soltando as palavras em volta do meu maxilar enquanto eu arqueava meu pescoço para trás, convidando-o a beijar todos os lugares – Você me tem para sempre.
(Patch e Nora - pag 22)

Que fofo!!!
___

Ele riu, mas não havia humor naquela risada.
- Você vai entrar no Jeep nem que eu precise lhe arrastar, porque não vai ficar aqui. É muito perigoso.
- Você não manda em mim.
Ele simplesmente me olhou.
- E já que você tocou no assunto, pode parar de andar por aí com Scott.
Senti minha raiva entrar em ebulição. (...) Lancei-lhe um olhar frio e desafiador.
- Não me faça mais favores. Nunca lhe pedi nenhum. E não quero mais que você seja meu anjo da guarda.
Patch se enclinou sobre mim e uma gota de chuva escorregou do seu cabelo, pousando como gelo em minha clavícula. (...)
- Retire o que disse - ordenou Patch, em voz baixa.
(Patch e Nora - pag 77)

Arrepiei...
___

Estar com você nunca me pareceu errado. É a única escolha certa que fiz. Você é minha única escolha correta. Não me importo com os arcanjos. Diga-me o que você quer que eu faça. Diga o que quer. Faço o que você quiser. Podemos sair daqui agora.
(Patch para Nora - pag 160)

Ele não é mesmo um pedaço de mau caminho???
___

- Prometi levar um copo de água para Scott.
- Você está passando muito tempo com um cara que eu chamaria de tenebroso, o que, considerando a minha situação, é um adjetivo bem forte.
- Só um príncipe das trevas reconhece outro?
- Estou feliz por você ter mantido seu senso de humor, mas estou falando serio. Tenha cuidado.
Assenti.
- Agradeço sua preocupação, mas sei o que estou fazendo.
(Patch e Nora - pag 178)

Oh ciúmes!!! kkk
___

- O que você está fazendo? - berrei para Patch. - Você quebrou o queixo dele?
- Aaahn! - gemeu Scott, segurando a parte inferior do rosto.
- Não quebrei o queixo dele, mas se ele puser as mãos em você, vai ser a primeira de muitas coisas que vou quebrar - disse Patch.
- Saia daqui! - ordenei, apontando a porta.
- Vou matar você - rosnou Scott para Patch (...)
- Se você tocar nela - disse ele no ouvido de Scott, com a voz baixa e ameaçadora -, vai se arrepender pelo resto de sua vida.
Antes de sair, Patch lançou um olhar em minha direção.
- Ele não vale isso. - E fez uma pausa. - Nem eu.
(Patch, Nora e Scott - pag 180)

Os três no primeiro quebra-pau oficial do livro! Dá-lhe Patch!!!
E eu acho que Patch vale isso e muito mais! Woo-Huu!!!
___

- Você está pensando em fazer algo pior do que dirigir essa coisa até sua casa, não é? - perguntou Vee (...)
Molhei meus lábios que pareciam ásperos e borrachudos.
- Ele deu uma chave reserva do Jeep para Marcie. Eu deveria estacionar essa porcaria no fundo do mar, a sete metros de profundidade.
- Talvez ele tivesse uma boa razão para dar a chave - sugeriu Vee, nervosa.
Soltei uma gargalhada alta.
- Não farei nada antes de deixá-la em casa.
Manobrei e entrei na rua.
- Você jura que vai fazer essa ressalva quando tentar explicar a Patch por que roubou o Jeep?
(Vee e Nora - pag 203)

Tô falando, essa Nora tá possuída!!!
___

- Detesto sair correndo daqui quando ainda temos assuntos incabados, mas estou atrasado. - A chave reserva do Jeep estava em um prato sobre o bufê, e ele a pôs no bolso. - Obrigado pela chave. Vou acrescentar o empréstimo do Jeep à sua conta.
Parei entre ele e a porta.
- Minha conta?
- Levei você para casa depois do Z, tirei-a do telhado da casa de Marcie e agora deixei que você usasse meu Jeep. Não faço favores de graça.
Eu estava bastante convencida de que ele não estava brincando. Para falar a verdade, eu estava convencida de que ele falava totalmente a sério.
- Poderia fazer de uma forma que você me pagasse depois de cada favor individual, mas achei que seria mais fácil criar uma conta.
O sorriso dele criou uma curva provocante. Insolência de um canalha de primeiro escalão.
Estreitei o olhar.
- Você está mesmo gostando disso, não é?
- Um dia desses , vou voltar para receber meu pagamento e, então, realmente vou gostar.
(Patch e Nora - pag 208)

Noooooossa!!! Patch, posso pagar a dívida se a Nora não puder.... kkk
___

- Você enloqueceu? - perguntei.
- Enlouqueci por você.
- Patch!
- Não se preocupe, temos tempo.
- Como você sabe?
Ele cambaleou para trás com a mão no coração.
- Sua falta de confiança dói em mim.
(Nora e Patch - pag 282)

Que fofo!!!
___

- Agora sou um profissional liberal. Eu escolho meus clientes, e não o contrário.
(Patch para Nora - pag 282)

Tô precisando contratar um profissional "desses" pra cuidar de mim... kkkk
___

- Minha mãe vai chegar logo - avisei. - Nós deveríamos ir para sua casa.
Patch passou a mão sobre a barba por fazer em seu queixo.
- Tenho regras sobre quem posso levar até lá.
Eu estava ficando cansada daquela resposta.
- Se você me mostrasse onde é, teria que me matar? - supus, combatendo  a vontade de ficar irritada. - Se eu entrar, não vou poder sair?
Patch me estudou por um momento. Depois pôs a mão no bolso e tirou uma chave do chaveiro e a colocou no bolso da frente do casado do meu pijama.
- Se você entrar lá, vai ter que voltar. 
(Patch e Nora - pag 283)

E cadê "a minha" chave reserva, hein Patch???

________


- Meus Comentários:

Sou fissurada pelo Patch bad boy!!! Como eu venho dizendo: Oh My Patch!!! rsrsrs Para mim é um dos pesonagens imperfeitos mais perfeitos e amado!!!

Li "Crescendo" de uma tacada só. Gastei umas 6 horas de leitura num mesmo dia e acabei. Sinceramente, é impossível largar o livro depois que você começa. Não dá mesmo!!! Viciante.

Esqueça tudo o que você sabe sobre Hush Hush porque você vai descobrir que, na verdade, não sabe nada!!! As aparência ENGANAM sim. E muito! Nenhum "anjo" é um anjo e nenhum "demônio" é no fundo um demônio. A história dá uma reviravolta. Nos deparamos com o passado dos pais de Nora e até somos transportados para os primórdios da existência dos Anjos Caídos. E nesse "túnel do tempo" somos obrigados a juntar as peças do quebra-cabeças que da vida de Nora.

Patch continua aquele anjo com pinta de bad boy. Não dá pra resistir aos seus encantos e fala mordaz, ao peitoral esculpido e olhar penetrante. Esse ex-Anjo Caído se transformou num Anjo da Guarda pra lá de atrevido ;-) Oh pedaço de mau caminho!!! rsrsrs  
Confessa ai quem não se derrete toda quando ele chama a Nora de "Anjo". Essa palavra na vida real pra nós parece até meio vulgar, mas vindo da boca do Patch é um tremendo convite à loucura! kkk

E Nora está impossível! Arretada que só, ela não pára quieta um minuto sequer! E desta vez ela mete Vee em uma enrasraca atrás da outra. Por vezes achei a Nora cabeçuda demais... Pára pra pensar mulher! :-P
A tão racional, certinha, estudiosa e comportada Nora se transforma completamente e passa a agir de forma irracional e impulsiva. E quase paga com a própria vida por causa disso. Desmiolada!
(isso é a prova do estrago que um Patch pode fazer... rsrsrs)

Vee, sua amiga PPTO, acompanha Nora nas suas loucuras. E pela primeira vez me encantei com ela. Realmente as duas formam uma bela dupla "sem noção" em Crescendo... rsrsrs
Rixon e Scott foram os personagem que mais me surpreenderam nesta trama. A entrada de Scott na trama promete apimentar o próximo livro -  não acho que ele só tenha vindo pra fazer uma "ponta" em Crescendo...
E não posso falar mais nada para não estragar a surpresa do gran finale!!! hehehe

O lance de Patch falar com Nora através dos sonhos me lembrou a série Wake de Lisa Mcmann. Seria uma cópia? Ou eu tô viajando na maionese mesmo? 
(Aproveite para conferir o que estou falando -> Wake)

A pior parte? A página 285 - a última. 
Por quê? Bem, o livro acaba bem no ápice de um quebra-pau daqueles!!! NEEEEERVOOOOOOSO!!!
Imaginem minha frustação: virei a última página pra ver se tinha mais alguma coisa e nada! Fiquei "no vácuo" com a sensação de que realmente estavam faltando algumas páginas pro fim!!!
Depois que cai na real e vi que nenhuma página ia "aparatar" ali na minha frente, comecei a rezar fervorosamente por Silence! Infernos!!! (ops, desculpa aí...)

E lá no finalzinho, o capítulo 24 traz uma série de revelações que põe a vida de Nora de ponta cabeça.
Daí você descobre que não sabia absolutamente nada do que estava acontecendo... Deu nó!

E sabem qual é o nome verdadeiro de Patch? Eu sei! Mas não vou contar! hahaha

Enfim, Crescendo tem mais ação e altas revelações. Nora dá nos nervos da gente e Patch é um mistério só.

Li o livro rapidinho rapidinho. Mas o único problema para mim ainda é o tamanho das letras - no outro dia minha visão estava embaçada... afff!
Leitura fácil e fluída, recheada de diálogos espertos e ácidos que nos envolvem a cada página. Impossível não parar!!!

Minha nota: 10 

(Amo o Patch e por sí só isso já vale!!! rsrsrs)

E que venha Silence!!!

________


Becca Fitzpatrick
- Confira Também!

- Sussurro (Hush, Hush - Vol. 1) - Becca Fitzpatrick (Resenha)

- Sussuro (Hush, Hush - Vol. 1) - Becca Fitzpatrick

- Fallen Archangel - Site Oficial da Becca Fitzpatrick
-

19 comentários:

  1. Está todo mundo falando dessa série, e eu que nunca li nem um trechinho que seja (salvo os trechos nas resenhas dos blogs) não sei o que fazer. Ler ou não ler (considerando que tenho váaaaarios outros livros na fila). Na dúvida, minha escolha sempre tende para o "ler", só não sei se tão logo. Mas estou cada vez me mordendo mais de curiosidade.

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaa, viu no que dá ler rápido demais? Eu vou ler beeeem devagar quando agarrar o meu!Se eu conseguir! kkk!

    ResponderExcluir
  3. Tá bem legal neh!!!

    Eu começei a ler esse livro e logo no primiro volúme eu não pensei que fosse gostar tanto!!Mas agora ,Patch vem romântico sem perder aquele ar que lhe é peculiar de quem parece ter vindo na vida a passeio *-*...A resenha está ÓTIMA e eu não mudaria ou acrescentaria uma linha sequer!!Parabéns,parabéns e parabéns!!!

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  4. Gente,foi mal pelo começei* .Apenas um lápso , ok? ...rs Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Patch é uma perdição! Não dá pra ficar sem ler a série Hush hush.
    E a autora prometeu mais romance no 3 livro. Que "Silence" venha logo!!! :-D

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  6. Na verdade... eu acho... está história de falar nos sonhos, me lembra mais o livro "Aura Negra" da Richelle Mead do que propriamente Wake. Também louca para ler Crescendo.

    ResponderExcluir
  7. Gostei mto do primeiro livro. O segundo foi além das minhas expectativas e com um final cheio de suspense que nos deixa com a sensação de querer o próximo o mais rápido possível! Concordo com vc, Vick! Patch é tudo! rsrsrs...
    Sua resenha ficou ótima, mto instigante a aquelas q ainda não leram, tornando-se num belo convite. Portanto,a aquelas q ainda não leram, recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Meninas!
    Ericka, a primeira coiusa que pensei qdo o Patch entrou nos sonhos da Nora foi na série wake pois a li recentemente... ;-)
    Cêssi, Patch é TDB mesmo, né? kkk

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  9. Chase Crawford tem um sorriso sínico feito Patch, eu posso está viajando d+ mais lendo os 2 livros foi o que minha imaginação me deu de mais proximo de como seria Patch

    ResponderExcluir
  10. Peraewwww.....eu achava que benjamin barnes seria perfeito, mais esse comentário sobre chase me fez mudar de ideia o path no livro tem mesmo um sorriso de tremer qualquer um feito chase, so tem q mandar um par de lentes na cor preta e trocar a cor do cabelo pra mais escuro pronto imagina aii meninas... lol

    Ahhh e parabéns pela resenha moça

    ResponderExcluir
  11. Estou amando os livros de Becca gostei muito de sua resenha concordo que Ben Barnes é tipico Patch apesar de também achar que o sorriso dele não é lá Patch Chase é muito gato tem um sorriso lindo mais precisaria mudar d+.... estou loca para ler silence e espero que tudo não termine em apenas um terceiro livro

    ResponderExcluir
  12. só tenho uma coisa pra falar...
    o q foi aqle final??????????????

    p.s: qro ler silence urgentttttttttttttt

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Meninas!

    Ótima série, não é mesmo?
    E o Patch então... (suspiros)

    Pois é Angel, ficamos a ver navios no final de Crescendo - ficamos no meio de uma pancadaria q promete! kkk

    E que venha SILENCE - e logo!!!

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  14. A minha sorte foi q eu li Sussurro logo que foi lançado Crescendo e nao precisei esperar pelo 2 livro.. me apaixonei pelo livro, li os 2 voando.. estou muiiiiiito ansiosa pelo terceiro.. até doeu o coração quando vi q tinha terminado o livro e nao tinha mais nd pra ler sobre Nora e Patch.. Juro que senti ciumes e raiva junto com a Nora do Patch com a Marcie uhauhauhuah

    ResponderExcluir
  15. oi Rita!

    Dá nos nervos quando acaba Crescendo bem num momento, digamos, "delicado", né? A gente termina o livro com o coração nas mãos!!!
    rsrsrs
    Realmente, Patch e Nora me conquistaram.

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  16. HELLO VICK!! tdu bem? Eu amo e idolatro essa serie e tudo isso graças a vc.*Thanks, dear*
    Mas pra mim, TODO LIVRO QUE EU LEIO TEM QUE VIRAR FILME DEPOIS!E eu tava pensando, se eu pudesse escolher quais atores iam interpretar Nora e Patch, quais seriam? Foi nessa hora q eu pesquisei, pesquisei, pesquisei...
    Ate que eu achei umas imagens bem...NOSSA

    Para interpretar Nora, eu escolhi Leighton Meester.

    http://www.teenidols4you.com/blink/Actors/leighton_meester/leighton_meester_1216661757.jpg

    http://www.fotolive.org/data/media/238/Leighton-Meester-Photos-4d506e0c4d15f.jpg

    Eu achei ela muito fofa, tem um rosto muito doce e ela tem uma beleza diferente (ao contario daqueles atrizes loiras dos olhos azuis)

    Já o Patch, eu escolhi o Steven Strait...

    http://images4.fanpop.com/image/photos/15000000/Steven-Strait-hush-hush-15066873-683-413.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/_HmtxTVm6GPM/SYXFfd5jxuI/AAAAAAAAEyw/Yg3dqljqWyk/s400/Steven+Strait+fotos.jpg

    http://www.2flashgames.com/photo/file/steven_strait/Steven_Strait_0001.jpg

    Eu so tenho uma coisa ha dizer... DEUS NOS ACUDA!! ELE E MUITO GATOOO, EU NAO CONSEGUO OLHAR PRA ELE SEM SUSPIRAR,MEODEOS, EU ACHO QUE...QUEEEE....Ate esqueci o q eu ia dizer olhando pra essas fotos.

    Mas enfim, minha pergunta e...
    Quem vc escolheria pra ser Patch e Nora?

    ResponderExcluir
  17. Oi Thais!

    Fico feliz que eu tenha plantado a sementinha de "Nora e Patch" em suas leituras... rsrsrs

    Leighton Meester e Steven Strait são boas escolhas para Nora e Patch.

    Mas eu ficaria com Drew Doyon para interpretar o Patch. Olha só:

    http://oficialsussurro.blogspot.com/2011/03/patch-day.html

    E Emmy Rossum (tudo bem qe ela é bem mais velha) mas daria uam ótima Nora!

    http://www.liumlivro.com/2011/03/meu-elenco-2-hush-hush.html

    O q vc achou Thais?

    E vcs leitores? Que ator e atriz serviriam direitinho na pele de Patch e Nora, hein??? Dêem suas opiniões ;-)

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  18. Eu diria q vc tem um bom gosto enorme para "Patches"...rsrsrs. Esse cara nao eh um Homem eh um Deus (ou melhor, Anjo), mas eu sou muito mais o Steven Strait, na minha opinião ele tem mais cara de Mal e Misterioso.
    Mas eu não gostei muito da sua Nora não, pra mim a Nora tem q retratar uma imagem doce e carismática, com um pequeno toque de Nerdice. kkkkk. Apesar de vc ter feito uma otima escolha!!Bjus!! Ótimo blog, descobri uns livros q hoje eu jamais largaria por sua causa. KKKKK

    ResponderExcluir
  19. O que vocês acham de "ED WESTWICK" para o papel de patch? (Sugeriram esse ator)

    Tipo,nada a ver!
    É o que eu acho né.

    Beijão galera! =* Patch,sem comentários né. Rsrs!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...