Outro clássico da literatura infantil. Nada mais justo do que falarmos de "Alice no País das Maravilhas" na versão da Disney de 1951.
No ano que vem vocês irão ouvir falar muito desta história...
Alice no País das Maravilhas
Titulo original: Alice in Wonderland
Estúdio: Walt Disney Productions
Produção: Walt Disney
Gênero: Animação / Infantil
Direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske
Lançamento: 1951 / EUA
Duração: 75 minutos
- Sinopse:
Viaje ao País das Maravilhas e descubra o fantástico mundo dos sonhos de Alice. Junte-se a ela nesta aventura em uma terra diferente, onde as flores cantam em seus jardins, os jogos têm bolas vivas e as pessoas comemoram seus desaniversários! Conheça também personagens incríveis, como Tweedledee e Tweedledum, o Chapeleiro Louco, a Rainha de Copas e o divertido Coelho Apressado.
Alice (Kathryn Beaumont) é uma garota curiosa e cansada da monotonia de sua vida. Um dia, ao seguir o apressado Coelho Branco (Bill Thompson), ela entra no País das Maravilhas. Lá ela conhece diversos seres incríveis, como o Chapeleiro Louco (Ed Wynn), o Mestre Gato (Sterling Holloway), a Lagarta (Richard Haydn) e a Rainha de Copas (Verna Felton).
- Elenco:
Kathryn Beaumont (Alice)
Therezinha (Alice - versão brasileira)
Ed Wynn (Chapeleiro Louco)
Otávio França (Chapeleiro Louco - versão brasileira)
Richard Haydn (Lagarta)
Wellington Botelho (Lagarta - versão brasileira)
Sterling Holloway (Mestre Gato)
José Vasconcelos (Mestre Gato - versão brasileira)
Jerry Colonna (Lebre Maluca)
Orlando Drummond (Lebre Maluca / Ratinho - versão brasileira)
Verna Felton (Rainha de Copas)
Sara Nobre (Rainha de Copas - versão brasileira)
Bill Thompson (Coelho Branco / Dodô)
Almirante (Dodô - versão brasileira)
J. Pat O'Malley (Tweedle-Dee / Tweedle-Dum / Walrus)
Apolo Correia (Tweedle-Dee - versão brasileira)
Túlio Berti (Tweedle-Dum - versão brasileira)
Heather Angel (Irmã de Alice)
Sônia Barreto (Irmã de Alice - versão brasileira)
Larry Grey (Bill)
Dink Trout (Rei de Copas)
Doris Lloyd (Rosa)
________
- Curiosidades:
A clássica fábula de Lewis Carrol já era parceira dos estúdios Walt Disney muito antes dfe sua versão animada em longa-metragem de 1951. Em 1923, Walt Disney iniciou uma série de desenhos chamados "The Alice Comedies" cujo sucesso gerou mais de 50 episódios.
Na década de 30, Walt Disney planejava o primeiro longa da história utilizando uma Alice de carne-e-osso enquanto todo o resto seria realizado em animação. Entretanto o projeto foi deixado de lado para que trabalhassem em "Branca de Neve e os Sete Anões".
Na década de 40, o projeto de um longa-metragem baseado nas obras de Lewis Carrol foi ressuscitado mas o projeto de animação foi mais uma vez deixado de lado em função da Segunda Guerra Mundial. Desta vez, Alice ficou engavetado junto com Peter Pan e A Bela Adormecida...
Em 1951, Alice no País das Maravilhas foi finalizado e lançado - exatamente um ano após o sucesso de Cinderela, a animação que restaurou o sucesso do estúdio Disney. Entretanto, ao contrário de Cinderela, Alice não agradou nem aos crítico e nem o público - parte desse "desgoto" foi devido às mudanças ou exclusões de personagens e passagens importantes da obra. Somente gerações mais tarde é que a animação foi considerada "cult" pelo público - tudo isso por causa de suas sequências psicodélicas, movimentos exacerbados e cenários completamente irreais.
A personagem "Alice" foge totalmente do padrão das heroínas da Disney: não tem grande personalidade, nem foco e tampouco comprometimento com a trama. É apenas uma menina curiosa, mas cansada de seu mundo real, que acaba indo parar no País das Maravilhas. Na verdade, se formos analisar, Alice foge da mesmice de seu entedioso mundo real para "O País das Maravilhas" que seria seu "mundo dos sonhos", da imaginação.
E não podemos deixar de comentar sobre o cenário da animação: é riquissimamente detalhado, expondo a verdadeira arte dos animadores da Disney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.