1 de maio de 2010

Leitura da Semana: Percy Jackson e Os Olimpianos - O Ladrão de Raios (Vol. 1) - Rick Riordan



Leitura da Semana

Demorei muitíssimo para terminar de ler este livro. Para vocês terem uma idéia, comecei a leitura muito antes da adapatação do filme chegar ao cinema... e olha que o filme já saiu de cartaz! Isso foi um absurdo... rsrsrs

O Ladrão de Raios”, primeiro volume da série “Percy Jackson e os Olimpianos” é gostosinho de se ler. A leitura é fluída, dinâmica e interessante. 
Meu problema não foi desânimo, foi pura falta de tempo. Tenho me desdobrado para manter meus blogs atualizados, meu serviço em dia além de estar estudado muito (terminei um curso de formação em Yoga e já vou começar outro...). Mas faz parte e às vezes sacrificamos alguma coisa que amamos, e neste caso, sobrou para o meu tempo de leitura. Enquanto isso minha pilha continua crescendo...

Voltemos ao foco neste livro. Rick Riordan, como eu já havia dito antes, declarou que se inspirou em Harry Potter para criar Percy Jackson e seu mundo. Mas acho que a literatura de Rick Riordan vai um pouco mais além. Achei brilhante ele associar Mitologia à estória de Percy. Pelo menos acrescentou alguma informação mais “sólida” aos leitores, mesmo que tenha sido superficial. 
Adoro Mitologia Grega, Egícia, Nórdica ou seja lá que tipo for. É interessantíssimo ver os Mitos associados à soberba humana, espelho de nosso superego. Os deuses sempre se acham superiores aos outros, indestrutíveis e poderosos – não muito diferentes de nós, reles mortais, não é mesmo?

Adorei o livro. Estou louca para dar continuidade à leitura dos outros 3 volumes. 
Pela primeira vez em tempos, inverti a situação e acabei vendo o filme antes de ler o livro. Entretanto gostei dos dois. Mas claro, se tivesse que escolher, sem dúvida ficaria com o livro! A riqueza de informações é supreendente – faltaram muitos deuses no filme, entre eles, o destaque à Eros, quem “causou” no livro. E claro, no filme não ficou tão evidente que “Cronos” (Kronos) está prestes a renascer das cinzas. Com isso o filme não deu a idéia de “continuidade” – talvez os estúdios não esperassem que o público aceitasse tão bem a adaptação da série, fadando-a a morrer logo no primeiro filme. Mas duvido que os filmes parem por aí...


Well, let´s go to the book!

Percy Jackson (ou Perseu, por melhor dizer) é considerado um garoto problema. Desde pequeno sente uma forte atração por “ água” (piscina, mar ou o que seja), onde consegue pensar melhor e se revigorar. Percy sempre pensou que seu pai o havia abandonado quando criança. Sally, sua amorosa mãe, casou-se com Gabe, um homem repulsivo, mal educado, fedido e jogador compulsivo – além de ser um baita de um mané folgado (o fim dele no livro foi merecido!).
Dislexo, seu único amigo é Grover, um rapaz mirradinho que aparentemente tem problemas nas pernas, pois anda de muletas, e que parece ser a sombra de Percy. Percy não pára muito tempo em uma escola. Os problemas sempre o encontram, onde quer que ele esteja.  
Quíron é o único professor da escola que parece acreditar que Percy tenha algum potencial – nem mesmo Percy acredita que seja bom em alguma coisa. Mal sabia ele... Quando é atacado por uma “Fúria”, durante uma visita ao museu com seu grupo escolar, Percy vê coisas que não acredita: a caneta que Quíron lhe dera se transforma numa espada reluzente e, com instinto guerreiro, ele decepa a Fúria voadora... mas o que foi isso? 
E dislexo? Que nada! No museu Percy consegue ler e traduzir o grego antigo escrito nas obras expostas.
Ninguém acredita no que ele viu e fez. Apesar de todos estarem à sua volta, parece que ninguém viu o que acontecera. Assombrado, ele foge da escola e inicia uma empreitada de volta ao lar, seu único ponto de segurança ao lado da mãe. Grover o acompanha, mesmo que a contragosto de Percy, mas logo o jovem Percy se livra da companhia do amigo, despistando-o. Em casa, sua mãe trata de o levar para seu lugar favorito, uma cabana numa praia mais afastada. E é aí que a aventura de Percy começa...

Fugindo de monstros mitológicos, enfrentanto a fúria dos deuses e sendo acusado de ter roubado o Raio de Zeus, Percy descobre que é muito mais do que um simples garoto... ele é um meio-sangue, filho de um dos mais poderosos deuses da mitologia Grega: Poseidon, deus dos mares! E seu destino é ser um herói como fora Hércules e tantos outros. Descobre que Grover é um Sátiro, que Quíron não é um mero “professor” e que existe um lugar para pessoas como ele: a Colina Meio-Sangue. E lá conhece Annabeth, filha de Atenas; o guerreiro Luke, filho de Hermes; o deus Dionísio, diretor da Colina... entre outros filhos de deuses.

Para recuperar sua mãe das garras de Hades (que pensa que Percy também tenha roubado seu Elmo), limpar seu nome e evitar que os deuses iniciem uma guerra que poderia culminar em destruição e no fim da civilização humana, Percy, Annabeth e Grover iniciam sua jornada para encontrar o Raio perdido e devolvê-lo a Zeus. Zeus culpa Poseidon, Poseidon acha que foi Hades, Hades acha que foi Poseidon... os 3 poderosos irmãos-deuses nem imaginavam que o jovem Percy e seus amigos conseguiriam chegar tão longe e sair com vida dessa missão.
E no caminho, os jovens enfrentam perigos ainda maiores: Medusa, Ares, as Fúrias, Caronte, os os perigos do Mundo Inferior, Cérbero (o cão de 3 cabeças). Seres mitológicos é o que não falta! 

Percy logo descobre que faz parte de um plano e que é um simples “marionete” nas mãos desses seres mitológicos. Mas ele consegue evitar a guerra entre os deuses bem no último minuto, aos 45 minutos do segundo tempo!
Feliz? Não. A história não pára por aí... tem mais gente querendo que a guerra aconteça. E acredito que isso dará muita dor de cabeça para Percy e seus amigos nos próximos livros...
_______

- Pontos engraçados:

  • Annabeth sempre chama Percy de “Cabeça de alga”

  • Hades não é de todo mal. Está até preocupado que a guerra entre os deuses possa culminar no enviou de muitas novas “ almas” a seu Mundo Inferior, comprometendo o sistema de transporte e habitação de seu Mundo... Belo governante! Preocupadíssimo com o bem estar e crescimento descontrolado em seu Mundo (igualzinho aos nossos políticos, não é? Rsrsrs)

  • Caronte “chegado” nos terninhos estilo “Armani”

  • Cérbero brincando com a bolinha de Annabeth e se mostrando como um cão solitário, apesar de ser o cão de Hades e guarda dos portões do Mundo Inferior.
________

- Partes Interessantes:

Em vez de achar um caminho, imediatamente colidi com uma árvore e arranjei um galo de bom tamanho na cabeça.
Adicionar à lista de superpoderes que eu não tenho: visão infravermelha.
(Percy - pag 178)

Annabeth murmurou para mim:
- Caravana de circo?
- Sempre há uma estratégia, certo?
- Sua cabeça está cheia de algas.
(Annabeth e Percy - pag 181)

Sem dúvida, minha mágica à prova d´água me abandonara. Eu também estava descalço, porque entregara meus sapatos a Grover. Era melhor a Guarda Costeira se perguntar por que um de nós estava descalço do que se perguntar por que um de nós tinha cascos.
(Percy - pag 330)

Ares tem força. É tudo o que ele tem. mesmo a força às vezes temde se curvar à sabedoria.
(Annabeth para Percy - pag 337)

Um trovão sacudiu o palácio. Com um clarão ofuscante, Zeus se foi.
Eu estava sozinho na sala do trono com meu pai.
- O seu tio - suspirou Poseidon -, sempre teve uma talento especial para saídas teatrais. Acho que ele teria se saído bem como o deus do teatro.
O silêncio foi constrangedor.
(Poseidon e Percy - pag 353)

- Você se saiu bem, Perseu. Não me entenda mal. O que quer que ainda faça, saiba que você é meu. Você é um verdadeiro filho do Deus do Mar.
(Poseidon para Percy - pag 356)

________


O Ladrão de Raios
(Percy Jackson and The Ligthning Thief)

Volume 1
Série: Percy Jackson e os Olimpianos

Autor: Rick Riordan


Editora: Intrínseca
I.S.B.N.: 9788598078397
Cód. Barras: 9788598078397
Reduzido: 2613127
Acabamento : Brochura
1ª Edição / 2008
400 Páginas



- Sinopse:

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times.
O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito.
Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
________

- O Autor:

Rick Riordan nasceu em 1964 em San Antonio, no Texas, onde mora com a mulher e dois filhos.
Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.



________


- Na Contra-Capa:


E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se ele ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.


________


- Confira Mais Sobre a Série "Percy Jackson e os Olimpianos":

The Percy Jackson´s Files - A Survival Guide To Greek Gods And Monsters

5 comentários:

  1. Comprei esse livro mas ainda nem relei, e nem sei qd vou simplesmente pq ganhei o Noite Eterna e Comprei o Guardiã da Noite e sem contar o master livro que ganhei aqui neh =P logo os vamps dominaram e os deuses gregos vão ter que aguardar!!

    Bom Domingo Vicky!!

    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir
  2. Eu li este livro e adorei! Super divertido! =0)
    Queria ter assistido ao filme no cinema, mas não deu...rs.
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Eh Bru, vampiros por todos os lados, hein? rsrsr

    Dani,
    Ainda dá tempo. Se puder vá ao cine ver o filme. Ficaram faltando algumas partes bem interessantes, mas eu gostei.

    Bjs e um bom domingão pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Ainda não li, mas tá aqui na minha pilha aguardando o seu momento.
    O filme eu vi e achei legal, mas com certeza o Livro é melhor.

    Uma coisa que me chamou a atenção no filme, foi que o Percy me lembrou muito o Damon da Série The Vampire Diaries, ele tem uns trejeitos e faz umas caras, que parece o Damon...

    Bjus =***

    ResponderExcluir
  5. Sabe q eu não tinha pensado nisso... rsrsrs

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...