29 de maio de 2010

A Solidão dos Números Primos - Paulo Giordano

A Solidão dos Números Primos
Autor: Paulo Giordano


Editora: Rocco
Assunto: Literatuara Estrangeira – Romances
Tradutor: T. A. Figueiredo
ISBN: 8532524729
ISBN-13: 9788532524720
1ª Edição - 2009
288 Páginas


- Sinopse:

Em 'A Solidão dos Números Primos', a narrativa é uma pequena coleção das dores de uma juventude a qual Giordano conhece bem.
Ao se concentrar na história de Alice e Mattia, o autor retrata a pequena burguesia italiana de 1983 a 2007. Dois acidentes dão a partida à história - Mattia é um pequeno gênio da matemática. A caminho de uma festa, deixa a irmã gêmea, de quem se envergonha por ser autista, sozinha numa praça e nunca mais a vê; Alice, por sua vez, fora forçada pelo pai a ser uma grande atleta até que, num treino, uma queda muda sua vida para sempre. Marcados por suas próprias tragédias e um sentimento permanente de inadequação, os dois protagonistas conduzem o leitor, em meio ao olhar aguçado de uma e as hipóteses lógicas do outro, por uma trama que fala de solidão de forma densa e sensível.
________

- Outras Capas:

________

- Saiu na Mídia:

E foram infelizes para sempre


Livro narra amor torto de anoréxica e autoflagelador

DA REPORTAGEM LOCAL

"Lidar com letras é muito mais fácil do que com números", garante o doutorando em física das partículas Paolo Giordano. Soaria estranho, não fosse Giordano, 26, o autor de " A Solidão dos Números Primos", romance que chega ao Brasil após vender 3 milhões de cópias na Europa e fazer dele o mais jovem ganhador do Strega -"Oscar" dos livros na Itália.

A história é um paralelepípedo de tristeza que narra as vidas de Mattia e de Alice, os tais números primos do título.

Ela é uma jovem fotógrafa anoréxica rica que manca porque se acidentou esquiando, forçada pela obsessão do pai.

Ele é um nerd que vive a se cortar para sangrar a culpa de, aos 13 anos, ter deixado sozinha a irmã gêmea autista, que sumiu, para ir a uma festinha.

Cruzam-se os dois na escola e desenvolvem uma relação de poucas palavras e muita dor.

"Não sei por que me premiaram", diz o autor à Folha por telefone, de Porto Alegre, onde falaria em evento de literatura.

Tampouco sabia o que iria falar no encontro brasileiro. "É o meu primeiro livro. Mal comecei a escrever. O que dizer?"

Quando ele afirma ser principiante, é sério. Diz que detestava escrever no colégio e o primeiro conto, aos 22 anos, era só "polichinelo para o cérebro".

Depois do conto, tentou escrever música. Mas era tímido demais para o palco, e até para dar a letra a um cantor. Engavetou o material e se deprimiu.

Nove meses de "sentimento de incapacidade" depois, nascia o livro best-seller. A primeira editora que leu já quis publicar o material.

Hoje, Giordano vive (bem) do livro. "Vendeu porque a gente se conta uma mentira, de que é muito especial e peculiar, tipo um número primo. Talvez na vida, ao contrário de na física, haja mais números primos do que divisíveis." (Chico Felitti)


Fonte: Folha de São Paulo / Data: 16/11/2009 

2 comentários:

  1. Estava procurando um livro pra ler em italiano e encontrei La Solitudine dei Numeri Primi. Não sei se a história faz o meu estilo, mas coloquei na lista, assim mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia!

    Eu gostei da sinopse desse livro. Ainda não o li mas a estória me chamou à atenção.

    Bjs
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...