Autor: José de Alencar
Editora: L&PM
Assunto: Literatura Brasileira / Romances
ISBN: 8525406759
ISBN-13: 9788525406750
2ª EDIÇÃO - 2008
297 Páginas
- Sinopse:
José de Alencar publicou 'Senhora' em 1875, quando o Romantismo vivia já seus últimos anos de glória. Ao lado de Diva e Lucíola, Alencar completa com 'Senhora' a trilogia com que se propôs a traçar "perfis" de mulher. São perfis marcados pela romântica passionalidade de mulheres que movem os romances urbanos de Alencar, ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império. Em 'Senhora', Alencar tematiza o casamento por interesse, envolvendo Aurélia e Fernando num desgaste emocional que instigará o leitor até a situação final dos acontecimentos em nível da paixão humana.
Considerada uma das obras-primas de José de Alencar (1829-1877) e uma das principais da literatura brasileira, 'Senhora' (1875) é um romance narrado em terceira pessoa e dividido em quatro partes: O Preço, Quitação, Posse e O Resgate. O livro conta a história de Aurélia Camargo, uma jovem e bela herdeira que resolve vingar-se de Fernando Seixas, o homem que a humilhou no passado ao trocá-la pelo dote de outra mulher.
Aurélia é a mulher em torno da qual gira o romance. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios. E serve perfeitamente ao propósito do autor, que pretende criticar a sociedade burguesa de seu tempo: a civilização corrompe o ser humano, que nasce puro. Daí é fácil lembrar do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês responsável pelo desenvolvimento da teoria do bom selvagem: o homem é puro por natureza, a civilização é que o corrompe.
Aurélia Camargo e Fernando Seixas amam-se. Mas, por estar endividado, ele decide não se casar com ela e, sim, com uma moça que tenha um bom dote. Aurélia, então, recebe uma herança e resolve se vingar por ter sido abandonada. Este clássico é mais um retrato da sociedade burguesa carioca do século XIX, relevando, atipicamente, o papel de uma mulher como protagonista.
________
- Meus Comentários:
Segundo a Wikipedia, no livro o autor faz uma crítica a decadência de valores do Segundo Império. Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.
Em todo o livro, o autor mostra seu sarcasmo, ironia e crítica à sociedade da época.
Os personagens são bem construídos e a evolução dos seus caráteres durante o desenrolar da história é supreendente.
"Senhora" é contado em 3ª pessoa e o estilo de linguagem dificulta um pouco a leitura. Mas nada é impossível para um amante da boa leitura.
José de Alencar considera suas obras "Lucíola", "Diva" e "Senhora" como sendo o uma trilogia que ele intitulou de "Perfis de Mulheres".
Por isso, em 2006, a Rede Record de televisão transformou essas 3 obras de José de Alencar em uma novela chamada "Essas Mulheres", a qual já comentei aqui no Paixão Por Livros. Assisti a todos os capítulos, torci, chorei, esbravejei e amei! E agora fica a pergunta: cadê a reprise?
Vale a pena conferir o post da novela!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.