quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Filme: Aprendiz de Feiticeiro

Filme da Semana

Finalmente consegui um tempinho para ir assistir "Aprendiz de Feiticeiro", uma produção da Walt Disney, adaptado do famoso desenho "Fantasia" do Mickey Mouse.
Corri pro cinema porque do jeito que está indo, o filme vai sair de cartaz rapidinho.
Fui à tarde, sessão tranquila... e dublada. Acabaram-se as sessões legendadas por aqui (pelo jeito estão mesmo "expulsando" esse filme da grade de programação)


- Resenha:

O filme começa com uma batalha mágica entre Merlin e malévola Morgana (isso mesmo, a do Rei Arthur...). Pontuado pela traição de seu aprendiz Maxim Horvarth, Merlin acaba morrendo pelas mãos de Morgana.
Balthazar Blake e Veronica, outros dois aprendizes de Merlin, conseguem aprisionar Morgana. Mas o preço é alto. Veronica se sacrifica aprisionando Morgana em seu próprio corpo. Vendo que sua amada Veronica está morrendo dado às investidas de Morgana para deixar seu corpo, Bathazar aprisiona Veronica numa espécie de receptáculo. Assim ambas, Veronica e Morgana, ficam presas mas preservadas.

Fiel a profecia que Merlin fez antes de morrer de que um descentende Merlianiano de primeiro grau nasceria e seria capaz de matar Morgana, Balthazar atravessa séculos buscando pelo novo "Merlin" e perseguindo e aprisionando os feiticeiros de Morgana, inclusive Horvarth.

O filme pula para o ano de 2000 com o jovem Dave Stutler indo sem querer parar no escoderijo de Balthazar, e ele logo descobre que Dave é o descendente de Merlin que tanto procurava. Mas o menino é tão desastrado que acaba liberando Horvarth do receptáculo. Em meio a guerra mágica travada, Balthazar e Horvarth acabam sem querer presos em jarro mágico antigo. Como ninguém acredita em sua história maluca de dois feiticeiros duelando, o menino, bom, fica traumatizado.

Dez anos se passam, e o jovem Dave se tornou um estudante de Física muito inteligente, mas totalmente nerd e desprovido de vida social. Ele volta a se encontrar com seu amor do passado, a radialista Becky.
Horvarth consegue escapar da prisão provida pelo vaso mágico e Balthazar também escapa... por pouco. Logo a vida de Dave vira de ponta cabeça com a volta de Balthazar (que quer que ele se torne um feiticeiro de verdade) e Horvarth (que quer destruí-lo, entre outras coisas...)

Em meio a tanta confusão, há a cena clássica das vassouras fazendo a limpeza.
E como qualquer filme, o desfecho vira pancadaria ;-)
Quem vence então? Não esqueça que é uma produção da Disney, ok? rsrsrs
_______

- O Filme:

O Aprendiz de Feiticeiro
Título Original: The Sorcerer's Apprentice

Estúdio: Walt Disney Pictures / Jerry Bruckheimer Films
Distribuidora: Walt Disney Pictures / Buena Vista International
Direção: Jon Turteltaub
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 2010 (EUA / Brasil)
Duração: 101 minutos



- Sinopse:

Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que mora em Manhattan. Ele busca defender a cidade de seu arquinimigo, Maxim Horvarth (Alfred Molina), mas não é capaz de cumprir esta tarefa sozinho. Para tanto ele recruta Dave Stutler (Jay Baruchel), um rapaz comum mas com um potencial oculto, para ser seu aprendiz.
Balthazar passa então a ministrar um rápido curso na arte e ciência da magia, de forma a torná-lo seu aliado na luta constante contra as forças de Horvarth.



- Elenco:

Nicolas Cage ... Balthazar Blake

Jay Baruchel ... Dave Stutler

Alfred Molina ... Maxim Horvart

Monica Bellucci ... Veronica

Toby Kebbell ... Drake Stone
 
Jake Cherry ... Dave Stutler - jovem

Peyton List ... Becky - jovem

Robert Capron ... Oscar

Nicole Ehinger ... Abigail

Jen Kucsak ... Broom

Gregory Woo ... Sun Lok

Teresa Palmer ... Becky Barnes

Omar Benson Miller ... Bennet

Alice Krige ... Morgana le Fay

James A. Stephens ... Merlin

Gregory Woo ... Sun-Lok






________





- Meus Comentários:

Fiquem atentos à trilha sonora: é ótima!

A voz do dublador de Nicholas Cage é inconfundível! Maviosa, doce e ao mesmo tempo hipnótica. Um show à parte!

Jay Baruchel está hilário no papel do Físico e nerd Dave assim como Toby Kebbell no papel no mágico pirotécnico e megalomaníaco Drake Stone.

E Alfred Molina, bom, adoro ele! Neste filme ele me lembrou o Doutor Octopus. Por que será??? Acho que tive um "imprinting"!!! rsrsrs

Sinceramente, eu esperava mais. Tanto nos EUA como por aqui, o filme teve pouca repercursão. No Brasil ficou em cartaz em poucas salas e deve sair do circuito nacional rapidinho.

O filme lembra muuuuito o desenho Fantasia. Tem partes hilárias e é um bom passatempo. Entretanto, acredito que o filme 'descarrilhou" próximo ao final - sei lá, faltou alguma coisa, deu uma "derrapada".
O vilão, bom, esse sumiu de cena sem deixar rastro ou ao menos levar uma surra. Fica então a "deixa" para uma sequência. Mas será que a Disney vai investir nessa franquia?
Não sei não...
Minha nota: 8

Vale pelas boas risadas ;-)




________

- Os Posters do Filme:


-

Um comentário:

Bianca aka Luna del'Aislin disse...

Oiii

AMEI o Filme!
Muito bom mesmo, os efeitos maravilhosos, a História tbm!
Bem,s ou suspeita pra falar de Filmes assim hahaha

Bjus =***