Filme da Semana
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Stieg Larsson, autor da Trilogia Millenium, uma série sueca de sucesso, morreu pouco antes de ver sua obra conquistar o público. Logo no comecinho de vida do Paixão Por Livros, há pouco mais de 1 ano (nossa, o blog já fez 1 ano!), a série tinha emplacado na Terra Brasilis e conquistado o público leitor com seus dois primeiros gigantescos volumes: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres e A Menina Que Brincava Com Fogo. Logo em seguida chegou o terceiro volume, A Rainha do Castelo de Ar, para fechar a série policial e de ação.
Uma coisa é certa: ou você ama ou odeia Millenium. Eu confesso que, apesar de devorar quase tudo que possa ser “lido”, sem discriminação de gênero, não consegui dar andamento à leitura do primeiro volume, “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”. Achei uma leitura difícil, enfadonha, truncada... e isso me irrita profundamente! Raramente desisto da leitura de um livro, mesmo quando a história é capenga, pois sempre me proponho a dar uma chance ao autor antes de julgar a obra. Mas entendam uma coisa sobre Millenium: a série é boa, confiem, mas a leitura é cansativa, muito cansativa mesmo. Vi que isso também foi um ponto em comum entre outros leitores, incluindo uma amiga minha – outra devoradora de livros que desistiu da série.
Então já que não consegui dar andamento à leitura de Millenium, sem querer consegui o DVD com a adaptação sueca dessa obra (um filme que nem passou por aqui) e iniciei minha “empreitada Millenium”.
Já adianto uma coisa: o filme é denso, pesado, NERVOSO! Mas eu gostei! Rsrsrs
___
- Resenha do Filme:
O filme começa com a história de Harriet Vanger, uma garota que desaparecera há 36 anos sem deixar pistas e tornando-se um caso sem solução junto às autoridades locais. Após tantos anos, seu tio, pertecente à uma estranha e magnata família dona da ilha de Hedeby, ainda quer desvendar o desaparecimento sinistro de sua amada sobrinha Harriet. Atormentado a cada aniversário por um presente singular que recebe, o tio desconfia que o assassino de Harriet pode estar por perto e os presentes recebidos são uma forma de lhe "pregar uma peça". Mas quem poderia ter matado a doce Harriet? E por quê?
Ele decide então contratar Mikael Bomkvist, um jornalista investigativo e sem medos que trabalha na revista Millennium (daí o nome da série...). Mas Mikael está passando por maus bocados pois fora vítima de uma armação feita por um poderoso industrial que Mikael investigava. Desacreditado pela mídia e com o risco de ser preso e cumprir pena na prisão, Mikael aceita o desafio e começa a investigar o desaparecimento de Harriet.
Mas no meio do caminho ele se depara com Lisbeth Salander, uma investigadora de temperamento difícil, expert em computadores (uma hacker!) e dura na queda. Só de olhar para o aspecto físico de Lisbeth vemos que ela não é uma pessoa fácil de se lidar...
A história dá voltas e voltas em busca do assassino. Armários são abertos, e velhos fantasmas da família Vanger reaparecem além, é claro, de novas descobertas que mudam o rumo da investigação.
Em paralelo, a história se interpõe e nos coloca de frente ao duro passado de Lisbeth e seus dramas atuais.
Barra pesada! NERVOSO!!!
_______
- O Filme:
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Titulo original: Män Som Hatar Kvinnor / The Girl With The Dragon Tattoo
Gênero: Suspense
Estúdio: Danish Filminstitute / Film i Väst / Nordisk Film / Swedish Film Institute / Danmarks Radio / Filmpool Stockholm Mälardalen / Sveriges Television / TV2 Norge / Yellow Bird Films / ZDF Enterprises
Distribuidora: Imagem Filmes
Lançamento: 2009 (Dinamarca / Alemanha /Suécia)
Direção: Niels Arden Oplev
Duração: 152 minutos
- Sinopse:
Harriet Vanger (Ewa Fröling) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, na ilha de Hedeby. O local é de propriedade quase exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço.
Mesmo após tanto tempo, seu tio ainda está à procura de Harriet. Ele resolve contratar Mikael Bomkvist (Michael Nyqvist), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Mikael não está em um bom momento, pois enfrenta um processo por calúnia e difamação. Ele aceita o trabalho, recebendo a ajuda de Lisbeth Salander (Noomi Rapace), uma investigadora particular incontrolável e anti social.
___
- Elenco:
Michael Nyqvist (Mikael Blomkvist)
Noomi Rapace (Lisbeth Salander)
Lena Endre (Erika Berger)
Peter Haber (Martin Vanger)
Sven-Bertil Taube (Henrik Vanger)
Peter Andersson (Nils Bjurman)
Ingvar Hirdwall (Drich Frode)
Marika Lagercrantz (Cecilia Vanger)
Björn Granath (Gustav Morell)
Ewa Fröling (Harriet Vanger)
Michalis Koutsogiannakis (Dragan Armanskij)
Annika Hallin (Annika Giannini)
Sofia Ledarp (Malin Erikson)
David Dencik (Janne Dahlman)
Stefan Sauk (Hans-Erik Wennerström)
Gösta Bredefeldt (Harald Vanger)
Fredrik Ohlsson (Gunnar Brännlund)
Jacob Ericksson (Christer Malm)
Gunnel Lindblom (Isabella Vanger)
Reuben Sallmander (Enrico Giannini)
Yasmine Garbi (Miriam Wu)
Georgi Staykov (Alexander Zalachenko)
Nina Norén (Agneta Salander)
Tehilla Blad (Lisbeth Salander - jovem)
Julia Sporre (Harriet Vanger - jovem)
_______
- Meus Comentários
As cenas são fortes e, por vezes, chocantes. É daquele tipo de filme que você põe a cabeça no travesseiro e fica remoendo e revivendo cada cena.
Tire menores da sala de TV. Não coma nada antes da “sessão pipoca”porque seu estômago vai dar reviravoltas. É vertiginoso.
Por vezes me peguei imaginando se teria o sangue frio de Lisbeth ou se agiria de forma diferente. E sabe de uma coisa? Lisbeth despertou o que há de pior em mim e vi que eu poderia ser tão ou mais vingativa do que ela! rsrsrs - Lisbeth é “porreta”!
Noomi Rapace, a atriz que interpretou a personagem de Lisbeth é, a meu ver, igualzinha à Lisbeth que eu imaginava! Ela deu realmente vida à personagem com seus trejeitos, olhares atravessados, e humor maledito...
O filme mexeu comigo. Só não sei se foi de uma maneira positiva... Pensei em cortar meu cabelo curtinho, tingir de preto, fazer uma tatuagem enorme de dragão nas costas, aprender jiu-jitsu e adquirir uma motona! rsrsrs
Como não li a obra até o final, não posso julgar se o filme seguiu os parâmetros do livro, mas de fato atendeu minhas expectativas.
Definindo o filme em uma única palavra: NERVOSO !!! (como eu já havia dito...)
Minha nota: 9
Resta a pergunta:
Darão continuidade à série no cinema? Tô pagando pra ver porque se depender de que eu leia o resto da obra... tsic-tsic... não vai rolar! :-P
___
Só pra ser do contra...eu amei o livro...embora o começo seja um pouco cansativo depois que engrena não dá mais vontade de parar de ler...realmente muito bom!!! Agora o filme ainda não assisti...
ResponderExcluirNão li os livros, mas adorei o filme, até postei sobre ele outro dia no meu blog também.
ResponderExcluirCamila,
ResponderExcluirÉ isso mesmo q eu quis dizer: o livro é cansativo no começo e eu acabei desistindo... Ainda bem q consegui encarar, pelo menos, o filme né? ;-)
Eu amei os livros, Vick! Realmente, nas primeiras páginas, todas as explicações sobre as falcatruas do caso Wennerström são um pouco enfadonhas, mas, depois, o livro fica tão bom,tão bom,tão bom q vc já não consegue abandoná-lo! Fiquei tão viciada q já estou lendo o terceiro, A rainha do castelo de ar, e não consigo parar! Já postei sobre o primeiro livro, fiz uma comparação entre o livro e o filme e vou postar, no meu blog, nos próximos dias, sobre o segundo livro.
ResponderExcluirSe me permite, aproveito p convidar os leitores a fazerem uma visitinha no Giro Letra:
http://giroletra.blogspot.com
Oi Marcela :-D
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirBem, acho que você descreveu direitinho o que se sente quando vemos o filme. Mas eu gostei, está entre os que eu mais gosto. E foi muito bem feito o filme, também.
É realmente "Tenso" em certas partes...
E eu adoro quando os atores conseguem transportar para as telonas as personagens de algum Livro, tão bem como a Noomi fez, quando deu vida a Lisbeth.
Só algumas curiosidades...
Aqui no Cinema da minha Cidade, passou o Filme... Até lembro que quando tava saindo de uma Sessão eu vi o Cartaz e disse: "Não pode ser, será que é o mesmo?"
Aí quando cheguei em casa pesquisei e vi que era o Próprio. Depois, quando estreiou, até veio no Jornal uma Cortezia para Duas pessoas, para assistir o Filme (benefícios de Assinante... hihihi).
E outra coisa é que Sim, existe os outros dois Filmes, completando a Trilogia. E eu recomendo, são muito bons! Sim, eu já vi os três... hahaha
P.S.: Pesso desculpa por ter me ausentado assim... >.<
Mas é que minha net tá com problemas, então tô usando rapidin o PC do meu Primo... hihihi
Bjus =***
Oi Luna!
ResponderExcluirVc voltou!!! rsrsrs
Agora entrei no FIlmow e vi que já tem a 3 versões. menina, tô louca pra ver os outros dois!