E os lançamentos da Pensamento-Cultrix não páram! rsrsrs
Estimulando a Espiritualidade nas Crianças
Autora: Dra. Peggy Joy Jenkins
Editora Pensamento
Assunto: Relacionamentos Familiares / Espiritualidade
ISBN: 978-85-315-1702-0
1a. Edição / 2011
197 Páginas
- Sinopse:
O livro propõe atividades para cultivar a autoestima, o amor e a fé nas crianças
Autora é vencedora do Golden Balloon Award, da Unicef, pela contribuição da obra para o bem-estar das crianças Mestre em educação, a Dra. Peggy Joy Jenkins escreveu o livro Estimulando a Espiritualidade nas Crianças, lançamento da Editora Pensamento, com o propósito de ensinar as crianças e fazê-las compreender que o seu mundo não se restringe ao mental, há um lado espiritual.
Para auxiliar pais e educadores a levar esses conceitos às crianças, a autora preparou uma série de lições que podem ser aplicadas em menos de dez minutos, utilizando materiais simples, disponíveis nas casas da maioria das pessoas, como barbantes, potes de vidro, pedaços de papel ou utensílios domésticos. Essas lições estimulam as crianças a desenvolver compaixão, autoconfiança, integridade e gratidão, além de aprender sobre o poder do pensamento e da palavra, a força da imaginação e a sabedoria do coração.
Todos os 62 capítulos, ou lições, contêm uma afirmação, e os conceitos dessas frases são facilmente assimilados pelas crianças através das atividades propostas com o uso dos materiais.
Embora a autora use palavras como Deus, Espírito, Fonte e Criador, elas são utilizadas apenas como estratégia de linguagem. Os pais e educadores podem utilizar as palavras de acordo com os seus próprios conceitos e crenças. Essas palavras representam o que cada pessoa sabe em seu próprio coração.
___
Peggy Joy Jenkins |
Peggy Joy Jenkins é mestre em educação infantil e em educação de adultos, escritora de renome e reconhecida pelo valor das suas obras.
Dedicada a ajudar pais e professores na educação espiritual das crianças, fundou e preside a organização sem fins lucrativos Joyful Child, e publicou, na década de 1990, a revista Joyful Child Journal, com artigos educativos e inspiradores sobre o tema.
________
Parentonomics
Autor: Joshua Gans
Editora Cultrix
Assunto: Relacionamentos
ISBN: 978-85-316-1094-3
1a. Edição / 2011
216 Páginas
- Sinopse:
A criação dos filhos de maneira criativa e divertida na visão de um papai economista.O livro mostra como princípios da economia podem ser eficientes quando aplicadas na educação dos filhos.
Sucesso na China, Japão e Coréia, obra de Joshua Gans compara o processo de criação dos filhos a uma constante negociação onde os incentivos são essenciais
Estatísticas, incentivos, demandas são terminologias naturais no mundo dos negócios. Mas, como se comportar quando tais termos ultrapassam a esfera da economia e invadem o ambiente da criação dos filhos, por exemplo? É justamente essa a proposta de Parentonomics, novo livro da Editora Cultrix que chega às livrarias em março.
Na obra, o americano Joshua Gans alia a bagagem acumulada como consultor de economia e professor de Gestão da Escola de Negócios da University of Melbourne, às experiências vivenciadas na criação de seus três filhos. O resultado é uma visão crítica e bem humorada da paternidade sob o ponto de vista de um profissional de economia e a ideia de que é possível aplicar, com êxito, lições de gerenciamento econômico na complexa tarefa de educar filhos.
Para o autor, o processo de criação se assemelha bastante à uma negociação, mas a ideia não é envolver os custos monetários e sim, apresentar alternativas de como negociar com as crianças acerca da comida, do déficit do sono, da higienização diária, entre outros temas.
Dividida em sete capítulos, Parentonomics se inicia com um breve comentário sobre o planejamento da chegada dos bebês. O autor avalia como os incentivos dados em países como Estados Unidos às famílias, para que elas antecipem os partos de um ano fiscal para o ano anterior, refletem diretamente na vida dos futuros pais.
___
- A Teoria na Prática
Gans faz uma avaliação a partir do processo de adaptação dos bebês ao mundo, nos primeiros dias de vida:
“A cada meia hora, os recém-nascidos têm a oportunidade de abrir negociações com seus pais. Um dos objetivos de avaliar o cenário por este ponto de vista é justamente fazer com que para a criança, a oferta não valha a pena” – defende o autor. O economista reconhece que com recém-nascidos, a tática não tem efeito, pois eles ainda estão aprendendo a viver fora do útero, a fazer a digestão, entre outros processos. Mas, como compara a tarefa de educar a uma constante negociação, avalia que os gritos de um bebê, por exemplo, funcionam como uma oferta onde o que está em jogo é a atenção, ou seja, a ideia seria: “eu paro de gritar se vocês me derem atenção”.
Um dos exemplos é aplicado à hora do sono. Para o autor, as chances de sucesso nas negociações com o déficit do sono são maiores quando os pais não dão às crianças recompensas por despertar, ou seja, o ideal seria não carregar a criança no colo, da mesma forma que a luz não deve ser acesa e certamente a alimentação não deve entrar em jogo. “É natural que nas primeiras vezes o bebê fique confuso e grite, mas é importante ajeitar as coisas de tal forma que o bebê fique no berço” – comenta.
Outro ponto que remete aos macetes econômicos refere-se à bagunça. Para administrar os problemas provocados pela bagunça das crianças, o autor aplicou no próprio lar ferramentas da macroeconomia. De acordo com Gans, na macroeconomia, é fundamental administrar o ciclo econômico, composto por flutuações constantes:
“Em alguns anos a economia está em recessão e em outros, prospera. O mesmo acontece com a bagunça, que não é uma constante. Ela cresce e diminui. A questão não são as peças que compõem a bagunça, mas seu volume total em um dado momento” – comenta o economista.
A meta, segundo o autor, é diminuir os momentos de crise, quando há uma oferta excessiva de bagunça e expandir a extensão das coisas positivas.
Leitura interessante com boa dose de humor, Parentonomics oferece uma perspectiva inusitada para aplicar na criação dos filhos que, segundo o autor, mostrou-se muito assertiva em certos momentos como, por exemplo, incentivar as crianças a comer de maneira saudável e em outros, nem tanto como as experiências dos pequenos com a utilização do vaso sanitário.
___
Joshua Gans |
Joshua Gans é professor de gestão da escola de negócios da University of Melbourne.
Autor de vários livros de economia, ganhou o prêmio Jovem Economista 2007, atribuído ao melhor economista com menos de 40 anos a trabalhar na Austrália. É diretor da CoRE Research, empresa de consultoria econômica e pai de três filhos.
________
Conheça outros títulos no site da Pensamento-Cultrix:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.