18 de agosto de 2012

Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey - Vol. 1) - E. L. James (Resenha)


Leitura da Semana


 Cinquenta Tons de Cinza
(Fifty Shades of Grey - Vol. 1)
E. L. James

Mais uma série viciante... #morri


DPL (Depressão Pós-Livro) é pouco! Sinto um vazio total, uma sensação de abandono, estou sem palavras e órfã daqueles olhos cinzentos do Senhor Maníaco por Controle. É esse furacão de sensações que me causou a leitura de “Cinquenta Tons de Cinza”, o primeiro livro de uma série que bateu record de vendas lá fora (e causou!). 

Por aqui, bom, já se tornou o preferido nacional deste ano.  Saiu na capa da revista Época, foi tema de postagens em vários blogs e de uma divulgação super elegante nas livrarias com direito a gravatas, algemas e máscaras (incluindo os 3 volumes em inglês num lindo Box!). O stand da Editora Intrínsica este ano investiu pesado na decoração “à La Fifty Shades”: Banners e o primeiro livro da série espalhados por todos os lados. Dá pra resistir? Não, não dá.  

O segundo volume em português, “Cinquenta Tons Mais Escuros”,  chega por aqui em meados de Setembro. Já o terceiro volume, “Cinquenta Tons de Liberdade”, está programado para início de Novembro. Do jeito que estou, até lá já tive uma síncope... rsrsrs (vale lembrar que estes dois volumes já estão em pré-venda na internet, ok?)

Sem sombra de dúvida, as mulheres são o público desta série erótica. Foi definido por muitos como “pornô para mulheres”. Cenários luxuosos, gostos refinados, diálogos mordazes e muito sexo e BDSM. #ui
Preparem-se meninas! Isso me lembra em certo ponto os livros do selo “Ellora’s Cave”: Lora Leigh, Jace Burton e cia... Alguém conhece???

Apesar de ser dirigido ao público feminino, não seria uma má ideia se a ala masculina também lesse... Quem sabe eles pudessem incorporar um pouquinho de Christian Grey em suas vidas, isso não nos faria mal... rsrsrs

“Cinquenta Tons de Cinza” é daquele livro que a gente lê algumas páginas, imagina a cena e solta um palavrão. Lê mais alguns trechos, pára e solta outro palavrão. Sério, descarreguei meu vocabulário proibido! kkk

Virei uma entusiasta da série, sem sombra de dúvida - quem acompanha meu Skoob e Face sabe disso ;-)

Sério, pela primeira vez não sei que tips postar na resenha. Meu livro ficou cheinho de marcadores (acabei com um bloquinho de 100!). Marquei tantos diálogos e cenas que fica difícil compilar tudo num único post. Ia ficar imenso!!!

 Resolvi então mudar um pouquinho meu "esquema" de resenha. Fiz um mix de resenha com comentários e algumas tips para vocês, ok? ;-)

_____
  
 - O Livro:

Cinquenta Tons de Cinza
Série: Cinquenta Tons de Cinza - Vol. 1
Titulo Original: Fifty Shades of Grey

Autora: E L James

Editora: Intrinseca
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance / Hot
ISBN: 9788580572186
Reduzido: 4069046
1a Edição / 2012
480 Páginas


- Sinopse:

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele.
 Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.
_______

- Na Aba:

 Anastasia Steele é jovem e inocente. Estudante de literatura, ela trabalha numa loja de material de consturção e, aos vinte e um anos, nunca teve um namorado.
Christian Grey é o que se pode chamar de prodígio. Com apenas vinte e oito anos, comanda um negócio multinacional e é dono de uma imensa fortuna. Além de lindo, atraente e extremamente controlador.
Anastasia e Christian não têm nada em comum. Ainda assim, logo que se conhecem, sentem uma irresistível atração um pelo outro. Deixando de lado toda a timidez e falta de jeito, Ana parece disposta a finalmente se entregar ao amor.
Ao se apaixonar por Grey, entretanto, ela descobre que suas diferenas vão muito além de dinheiro ou classe social. Sim, Christian também a deseja, mas, em vez de flores e bombons, entrega à jovem uma lista de exigências nem um pouco convencionais.
Assustada mas ao mesmo tempo seduzida por esse homem tão enigmático, Ana embarca e uma quente história de amor, que a leva a descobrir não apenas seus desejos mais íntimos como também o lado obscuro da personalidade de Grey.
 
_______

- Red Room: Resenha, Comentários e Tips! Que delícia!!!!


Sinceramente não sei nem por onde começar. O livro é um turbilhão de emoções. Torcemos para que Ana quebre as barreiras emocionais de  Grey. Em outros momentos torcemos para que Grey dobre a língua afiada de Ana. Tive dó dele, tive dó dela. Fiquei com raiva dos dois. Eles conversam, mas não se expressam da maneira correta. É muita ambiguidade pra um livro só!  Que agonia! #surtei

O mega-maxi-magnata Christian Grey é riquíssimo, poderoso, famoso, cobiçado pelas mulheres. Mas este Deus Grego Maníaco Por Controle vai mais além: é lindo, charmoso, é dono de um par de olhos cinzentos que derretem qualquer mulher, é controlador ao extremo, cortês e bruto ao mesmo tempo. Um poço de sensações que enlouquece a mulherada. 

- O Senhor fala como um maníaco por controle. -  as palavras saem de minha boca antes que eu possa impedi-las.
- Ah, eu controlo tudo, Srta. Steele – diz ele sem nenhum vestígio de humor no sorriso.
(Grey e Ana – pag. 13)

Mas por trás da aparência fria (e ao mesmo quente!) Grey esconde um gosto bizarro – pra muitos.  Ele é Dominador, um verdadeiro adepto do BDSM! E tem um Red Room só para sua diversão pessoal. Seu hobby? Bom, além de pilotar helicópteros, carros caros, planadores e controlar o mundo,  Grey escolhe a dedo suas Submissas... aquelas que irão frequentar seu Red Room pessoal e satisfazer suas fantasias mais secretas.

- Você não é celibatário, certo? – suspiro.
Seus olhos se iluminam, achando graça.
- Não, Anastasia, não sou celibatário.
(Grey e Ana – pag 69)
 ___

- (...) Venha, quero mostrar meu quarto de jogos. (...)
- Quer jogar X-box? – pergunto.
Ele ri alto.
- Não, Anastasia. Nada de Xbox, nada de Playstation. Venha.
(...) Tirando uma chave do bolso, ele abre outra porta e respira fundo.
- Você pode ir embora quando quiser. (...)
- Abra o raio da porta, Christian.
Ele abre a porta e recua para me deixar entrar. Olho para ele de novo. Quero muito saber o que há ali. Respiro fundo e entro.
E parece que viajei no tempo para o século XVI e sua Inquisição espanhola.
“Puta merda.”
(Grey e Ana – pag 89)


 
Anastasia Steele cai literalmente aos pés de Grey logo que se encontram pela primeira vez: ela foi entrevistá-lo para uma reportagem do jornal da Universidade e tropeça ao entrar na sala do Maníaco Por Controle caindo em seus braços. Acho que foi ai que Ana perdeu definitivamente o controle sobre sua vida e suas emoções.... #quemderafosseeu

- Você me colocou na cama?
- Sim. – a expressão de seu rosto é imperturbável.
- Eu vomitei de novo? – Minha voz diminuiu ainda mais.
- Não.
- Você me despiu? – murmuro
- Sim. – Ele ergue a sobrancelha para mim enquanto eu enrubeço intensamente.
- A gente não...? – sussurro, a boca seca de aflição ao não conseguir completar a pergunta. Olho para as minhas mãos.
- Anastasia, você estava num estado comatoso. Necrofilia não é minha praia. Gosto de mulheres conscientes e receptivas – diz ele secamente.
- Sinto muito.
(Grey e Ana – pag. 64)

Anastasia (ou simplesmente "Ana") é uma jovem recatada e de língua afiada que sentiu na pele a eletricidade da presença de Christian Grey – bom, ambos sentiram - bem como o interesse daqueles olhos cinzas perturbadores sob si.
Não deu outra, Grey tem o dom de controlar e ter  tudo o que quer e nos seus próprios termos. Ele só estalou os dedos e já sabia onde Ana morava, onde e com quem estava – a qualquer hora. Ana tornou-se sua obsessão.  E Grey tornou-se a perdição de Ana.
 
- Por favor, Christian – sussurro.
- O que você quer, Anastasia? Diga.
Gemo de novo. (...)
- Diga – ele pede.
- Você, por favor.
(Grey e Ana – pag 111)


Disposta a desafiar o todo poderoso Grey e quebrar suas bafrreiras emocionais, Ana se apaixona por Grey e aceita os termos dele: 3 meses de BDSM em um relacionamento determinado através de um bizarro contrato.
Mas ela queria mais. E para ele isso era um campo novo e perigoso...

- Tudo gira em torno de conquistar sua confiança e seu respeito, para você deixar que eu exerça minha vontade sobre você. Quanto mais se submeter, maior minha alegria. É uma equação simples.
- Tudo bem, e o que eu ganho com isso?
Ele dá de ombros com uma expressão quase de quem pede desculpas.
- Eu – diz simplesmente.
(Grey e Ana – pag 93)

 ____
- Esteja preparada – murmura. – Quer que eu feche as cortinas?
- Tanto faz – respondo. – Achei que você não deixasse ninguém dormir na sua cama.
- Quem disse que a gente vai dormir? – retruca ele.
- Ah. – “Minha nossa.”
(Grey e Ana – pag 103)
 ____

- Bem, podemos começar com: como foi a noite de ontem para você?
Seus olhos ardem de curiosidade. “Ele está louco para saber. Uau.”
- Foi boa – murmuro.
Ele dá um sorrisinho,.
- Para mim também – concorda ele. – Eu nunca tinha feito sexo baunilha. Tem suas vantagens. Mas vai ver que é por ser com você.
Ele passa o polegar no meu lábio inferior.
Respiro fundo. “Sexo baunilha?”
(Grey e Ana – pag 121)



O Senhor Maniaco por Controle e a Senhorita Língua Afiada se engajam num relacionamento que vai aquém do que esperavam... e que nenhum contrato desse mundo poderia determinar!

- Ando em perigo desde que conheci você, Sr. Grey, com ou sem regras.
- Sim, é verdade.
De repente, avança sobre mim, fazendo-me gritar e correr para a mesa da sala de jantar. Consigo fugir colocando a mesa entre nós. Meu coração está disparado e já senti uma descarga de adrenalina... puxa... isso é emocionante. (...)
(Ana e Grey - pag. 445)
 _______

- Meus Comentários:

- Dica de Diversão:

Se atenham as partes onde há a troca de e-mails entre Christian e Ana. São quentíssimos e hilários –> prestem atenção nos títulos dos e-mails e nas assinaturas do rodapé! kkk

O livro termina de uma forma bruta e dolorosa. A gente fica com a sensação de termos sido abandonadas e traídas por nossos hot-protagonistas. O que me deu alguma esperança - e não me deixou cair em prantos - foi a deixa no final do livro com algumas páginas do primeiro capítulo do segundo livro, “Cinquenta Tons Mais Escuros”. #nervoso

Leitura imperdível para maiores de 18 anos.

Estou totalmente submissa ao encanto de Fifty Shades of Grey...

Minha nota? Preciso mesmo dizer? 10, Mr Grey, 10...


 E ai, o que acharam deste novo estilo de resenha com tips? Gostaram? 

_______


- Cochichando:


O sucesso da série Fifty Shades of Grey é tanto que será adaptada para o cinema - a minha pergunta primordial é: como serão as cenas de sexo intenso e como será a censura???? #vixi

E para meu deleite, Ian Somerhalder já foi cogitado pelas as fãs da série para interpretar o papel de Christian Grey. #sonhodeconsumo  
Em uma de suas entrevistas, Ian (o meu amado Damon Salvatore de Vampire Diaries) disse que gostaria muito de fazer esse papel. #morri  Ao meu ver, ele é a cara e personificação de Christian Grey! Perfeitíssimo para o papel. Vocês não acham???
 
Mas a bola da vez mesmo é Henry Cavill (nosso novo Superman). Lindo de morrer, com olhos acinzentados como Christian Grey, ele não ficaria perfeito no papel do Sr. Maníaco Por Controle? E arrisco mais um palpite: Emma Stone como Anastasia.

 
Outro ator que foi cogitado mas que não se pronunciou foi Matt Boomer (ele é o Neil Caffrey do seriado White Collar). Ele vestido como Neil fica a cara de Grey! Mas rolou muita coisa fake sobre esse assunto.

Enquanto a adaptação cinematográfica não sai e os boatos sobre o elenco continuam, a gente deixa a imaginação rolar solta. 
E você, quem você gostaria que fizessem o papel de Grey e Ana? 
Façam suas apostas!!!
________

- Trilha Sonora:


É fato consumado que Christian Grey tem um gosto refinado para música. O cara vive com seu IPod pra cima e pra baixo e até o usa para apimentar o clima no Red Room...
Então para esquentar as coisas por aqui, que tal ouvir "Sex on Fire" do Kings of Leon? Pois é, essa é minha trilha sonora das últimas semanas... E indicada pessoalmente por Christian Grey! ;-)



http://www.youtube.com/watch?v=RF0HhrwIwp0

________


E. L. James

- A Autora:


Estreia literária da inglesa E L James — uma ex-executiva da TV londrina, mãe de dois filhos adolescentes e recentemente eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time —, a trilogia teve direitos de publicação adquiridos por 37 países em leilões disputadíssimos, vencido no Brasil pela Intrínseca. Os livros Cinquenta tons de cinza, Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade serão adaptados para o cinema pela Focus Features, da Universal Pictures — os direitos foram comprados por um valor recorde de US$5 milhões.
_______

 - A Série:

Fifty Shades Trilogy
1. Fifty Shades of Grey (2011)
2. Fifty Shades Darker (2011)
3. Fifty Shades Freed (2012)
_______

- Outras Capas:

_

19 comentários:

  1. Oi Vick,
    adorei a resenha. Estou super ansiosa para ler 50 tons de Cinza. Eu adoro os livros da Lora Leight, então espero gostar deste*-*.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vick. Cinquenta Tons de Cinza é isso tudo mesmo. Ri muito com os e-mails e torci muito por Ana. Realmente li, parei, xinguei, reli, parei... kkkk Louca pelo dia 15 de setembro...
    Beijos! Camila

    ResponderExcluir
  3. Para quem gostou (ou até mesmo para quem não curtiu) do "50" existe um livro nacional que atrevo dizer ser bem mais legal: "REDES SENSUAIS". WWW.FACEBOOK.COM/REDESSENSUAIS. - Voces acharão "Redes" muito mais excitante (e plausível) que o "50". A história reflete isso que acontece todos os dias, isto é, pessoas se encontrando no real e no virtual através da internet. Apesar da falta de marketing, o livro compensa pelo jeitinho mais "nosso" sem entretanto cair no lugar-comum ou abaixar o nível apesar do alto conteúdo erótico. Gostei e recomendo efusivamente!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, e assim como 90% das mulheres que já leram o livro ADOREIII. Concordo com você os homens deveriam ler a trilogia e aprenderem alguns truques.

    ResponderExcluir
  5. Estou completamente chocada. Acabo de ler o livro apos dois dias dedicados so e somente a ele e me vazia... Sentinho falta dos olhos cinzentos do Sr grey. Em minha imaginacao por isso o meu maior espanto, ian, era ele o meu sr grey... Meu deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!
    Eu li umas resenhas em inglês que criticavam muito a trilogia de E.L. James. Eu simplesmente não consigo concordar com nenhuma delas ...
    Eu acho que a autora é brilhante, não só na escrita, mas como na construção dos cenários, dos personagens e dos conflitos.
    Muita gente disse que os diálogos eram simplórios, e que a autora não havia conseguido fazer um aprofundamento na análise dos personagens. Discordo completamente!
    A simples ideia de se pensar em Christian Grey já é complexa e profunda.
    Eu acho que E.L James teve uma ideia brilhante e soube usar muito bem do talento que tem para fazê-la valer para o mundo.
    Eu acho que aqueles que criticam, são porque realmente sabem que nunca conseguiriam se atrever a tal proeza.
    Terminei Cinquenta tons mais escuros ontem e me sinto totalmente órfã de Christian e Ana ... estou totalmente em DPL.
    É isso aí!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Pessoal olha eu já li o Cinquenta tons de Cinza duas vezes, estou esperando que chegue o Cinquenta tons Mais escuros vou pegá-lo amanhã e já estou ansiosa pelo Conquenta tons de Liberdade, a forma como E.L. James coloca o meio, as pessoas, os sentimentos é excitante, envolve os leitores. E confesso a vocês que só parei de ler quando terminei de lê-lo por completo. Eu recomendo este livro até para casais que não inovam em seus casamentos, para dar uma apimentada, claro que não fazendo o que Christian faz mas um vinhosinho pode ser uma ideia aceita pelos casais. Fica a dica....... um beijo a todos.

    ResponderExcluir
  8. Vim visitar o seu blog por causa da resenha do livro Cinquenta tons de cinza.
    Hoje vi a reprise do "saia justa na GNT e foi um malho geral contra o livro. Eu achei estranho pq minha filha leu e gostou... Ela adorava ler Barbara Cartland... Via ver que foi por isso, dize que parece livros de banca de jornal. Voce pelo que eu vi adorou!
    Vc soube colocar detalhes que ate fazem a gente querer ler... Obrigada por compartilhar isso.
    Parabens pel oseu blog, Bjs
    Monica
    http://deliciosarotina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Vick!
    As pessoas criticam o livro, né? Dizem que é um pornô barato!
    Acho o livro erótico, diferente de pornô. Acho o desenrolar psicológico da história de Grey fantástico, só queria que a autora tivesse desenvolvido mais isso. Concordo que excesso de cenas de sexo, mas tudo tem um porquê, afinal começo de relacionamento é assim.
    Claro que no deles faz sentido!
    Se eu estivesse no lugar dela... faria o mesmo, e vc?

    ResponderExcluir
  10. Oi Meninas!

    É verdade que tem muita gente malhando a série Cinquenta Tons de Cinza. Provavelmente é pelo apelo erótico e sexual descaradamente apresentado no livro (e a maioria dos leitores não está acostumado com esse tipo de literatura...). Mas em minha opinião, sinceramente, não vejo nada de mais! É uma leitura pra quem tem estômago forte, sem puderes e sem preconceitos.
    Sinceramente, tanto "estardalhaço" negativo na mídia pra nada. Tem um selo internacional chamado Ellora´s Cave cujos livros botam Cinquenta Tons no chinelo, fazendo-o parecer leiturinha de jardim da Infância! rsrs (ai sim eu queria ver se alguém ia malhar 50tons! rsrsrs)

    Concordo com a Cy qto à explorar o lado psicológico e atormentado de Christian Grey.

    O livro é romance SIM - só que recheado de sexo e BDSM (o q não é habitual e abertamente falado por aqui - tá ai o pq de tanto "estardalhaço e preconceito".. tsic tsic...).
    Gosto da série e não ligo pros comentários negativos. O importante é ser feliz! rsrsrs

    Só não recomendo a leitura por menores de idade, ok? ;)

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  11. oi! Td bom? Eu adorei seu blog e te marquei com o selinho versatille , vai la no meu blog e pega http://www.parasemprelendo.blogspot.com.br/

    Ja estou te seguindo , me seghue de volta?

    ResponderExcluir
  12. oi! Td bom? Eu adorei seu blog e te marquei com o selinho versatille , vai la no meu blog e pega http://www.parasemprelendo.blogspot.com.br/

    Ja estou te seguindo , me seghue de volta?

    ResponderExcluir
  13. oi! Td bom? Eu adorei seu blog e te marquei com o selinho versatille , vai la no meu blog e pega http://www.parasemprelendo.blogspot.com.br/

    Ja estou te seguindo , me seghue de volta?

    ResponderExcluir
  14. oi! Td bom? Eu adorei seu blog e te marquei com o selinho versatille , vai la no meu blog e pega http://www.parasemprelendo.blogspot.com.br/

    Ja estou te seguindo , me seghue de volta?

    ResponderExcluir
  15. Vick, que espetáculo!!! Já li os livros (1 e 2) e estou ansiosa pelo 3. Não consigo imaginar meu casamento sem uma apimentada nova. Que delírio... que delícia... que erótico. Acho que toda mulher (casada ou não) deveria ler. Estou maravilhada com as "delícias" vividas por este casal. Parabéns pelos comentários.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Vick!
    Assim como vc, fique me sentindo órfã depois do fim da trilogia 50 tons. Meu encantamento com a historia foi tão grande que não consigo achar outro livro interessante. Vc tem algum título para recomendar??? Adorei sua resenha!! Bjos ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju,
    Tem muita coisa no estilo "50 tons" saindo ultimamente. Vc já leu a série Crossfire da Sylvia Day? Por aqui já forma publicados o 1.e 2. volumes (Toda Sua e Profundamente Sua). São opções pras órfãs de Christian Grey... rsrsrs

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler a trilogia, devorei os livros, adorei, a história é muito intensa em todos os sentidos, gostei muito do seu blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  19. O livro é chocante, arrebatador e estimulante. Baixei livro e só comecei a ler meses depois, pois vi vários comentários negativos, então fiquei sem net, e só me restou ler a história do Sr. Grey, para meu espanto fui até altas horas da noite lendo (eu levanto ás 06:00hs para trabalhar), e fiquei anciosa para chegar em casa para continuar, o Sr. Grey é insuportavelmente irresistivel...leiam meninas!!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...