25 de junho de 2011

127 Horas - Aron Ralston (Resenha)

Leitura da Semana


127 Horas
Aron Ralston

Demorei um bocadinho pra ler porque a fila de leitura está enorme!
Recebi este livro da Editora Pensamento-Cultrix. É um relato do acontecido com o jovem Aron Ralston, um experiente alpinista de 27 anos.
________

- Resenha:

Aron Ralston é um alpinista que passou por um verdadeiro momento de vida ou morte.
Seria apenas um simples passeio do experiente alpinista pelo cânion Blue John. Acostumado a escalar altos picos, essa seria apenas mais uma experiência rotineira...
Durante o trajeto ele encontra com duas jovens que o acompanham por uma parte do caminho. Tempo depois, distante de onde deixou seu carro, ele continua sua "expedição" sozinho e é aí que acontece o inesperado: uma rocha extramamente pesada cai sobre sua mão e pulso direito, deixando-o preso naquele lugar deserto.

Preso, assustado e sem ter avisado ninguém de sua localização, Aron começa a registrar em sua câmera seus últimos momentos - seria uma espécie de mensagem de despedida para sua família e amigos.  A chance de resgate era praticamente nula. Ele estava preso em uma vala de aproximadamente 30 metros abaixo do solo e havia a chance de morrer de desidratação ou até mesmo por uma inundação - coisa frequente nesse tipo de local.
A questão era apenas sobreviver mais alguns dias usando a pouca água e comida que trazia consigo. Ele não tinha disponível nem um agasalho para se proteger das noites frias.

Mas... 

 "Não há força na Terra mais poderosa do que a vontade de viver"

A vontade de viver de Aron Ralston foi maior do que se possa imaginar. Os dias iam passando até que na manhã de quinta-feira ele age de forma corajosa... para sobreviver!


" Só depois de ter perdido tudo é que estamos livres para fazer qualquer coisa."

________

- O Livro:

127 Horas
Uma Empolgante História de Sobrevivência

Autor: Aron Ralston

Editora Seoman
Assunto: Biografia
ISBN: 978-85-98903-25-5
1a. Edição / 2011
400 Páginas


- Sinopse:
Esta é a história real de Aron Ralston que deu origem ao filme 127 horas.
127 Horas é uma extraordinária história de sobrevivência – o doloroso relato de Aron Ralston, que passou seis dias preso em um dos lugares mais remotos dos Estados Unidos, e como um ato repleto de coragem o trouxe de volta para casa.

Tudo começou com uma caminhada pelo Parque Nacional de Canyonlands, em Utah, na tarde de um sábado quente. Para Aron, um experiente alpinista de vinte e sete anos, um passeio pelo remoto cânion Blue John era uma oportunidade de dar um tempo das escaladas invernais nos difíceis e altos picos do Colorado. Apesar de ter conhecido duas charmosas garotas ao longo do caminho, no começo da tarde já estava sozinho, apenas com a beleza natural do lugar ao seu redor. Às 14h41, ele estava a treze quilômetros de onde havia estacionado, em uma fenda profunda e estreita do cânion, quando desalojou uma rocha de quase meia tonelada que caiu sobre a sua mão direita e o pulso. E, a partir daí, começaram os seis dias mais infernais da vida de Aron.

Com pouca água e comida, sem uma jaqueta para enfrentar as noites geladas, ele lembrou que não havia avisado ninguém para onde estava indo, e essa demora em se soltar poderia ser fatal, já que poderia morrer desidratado ou afogado em uma inundação – ele estava 30 metros abaixo do nível do solo.

Usando sua câmera de vídeo, Aron começou a gravar mensagens de despedida para sua família e amigos, agradecendo a vida cheia de aventuras, esperando que alguém achasse essa gravação com seus últimos dias de vida. Mas na manhã de quinta-feira ele teve uma inspiração divina que poderia resolver o “enigma” da rocha, um extremo e desesperado ato de bravura que salvaria a sua vida.

127 Horas é um inspirado relato escrito de forma brilhante, engraçada e honesta, de como a morte encontra a vida.
Uma história que estará para sempre entre os livros clássicos de aventura.

___


Aron Ralston
- O Autor:

Aron Ralston nasceu no dia 27 de outubro de 1975 em Indiana, nos Estados Unidos, na região do Meio-Oeste.
Desistiu de uma carreira como engenheiro mecânico, com vinte e seis anos de idade, e mudou-se para Aspen, no Colorado, para realizar um feito inédito: escalar os cinquenta e nove picos do Colorado com mais de 14.000 pés (4.300 metros), sozinho, no inverno.

________

- Meus Comentários


O livro é emocionante. Chegamos a torcer por Aron, a ampará-lo. Durante a leitura, nosso protagonista traz á tona lembranças de seu passado, incluindo momentos de sua infância e de seus grandes feitos como alpinista - o livro tem ainda imagens de momentos marcantes na vida de Aron.

O sucesso foi tanto que tem até o filme inspirado nesse relato ;-)

Vale conferir!

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...