A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos
Daniel H. Wilson e Anna C. Long
Daniel H. Wilson e Anna C. Long
Este livro foi enviado pela parceira do PPL, a Editora Pensamento-Cultrix.
Confesso que estava namorando esse livro deste seu lançamento e depois que ele caiu em minhas mãos... de Jekylll eu virei Hyde!!! kkk
- Resenha / Comentários:
"Durante milênios, legiões de cientistas malucos trabalharam em laboratórios subterrâneos, invadindo o território dos deuses e fazendo ressoar noite adentro suas gargalhadas insanas." (A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos - pag 9)
Essa leitura foi pura diversão!!! Foi maravilhoso viajar pelas mentes mais astutas, esquisitas, doentias, perversas e brilhantes dos cientistas malucos (sejam eles personagens verdadeiros ou não).
Outra coisa que gostei muito é que há uma espécie de 'termômetro" para medir a genialidade e a insanidade de cada personagem do livro :-D Muito legal!!!
Os autores traçam o perfil de cada personagem, falando de seus objetivos principais, suas preferências (sejam elas doentias ou não), suas origens...
Traça também uma outra coisa bem interessante: a psicopatologia (estados como melancolia, depressão, narcisismo...). E vai mais longe ainda: traça até o diagnóstico. Realmente muito engraçado e interessante!
Como sou fã de HQs, nem preciso dizer que "pirei" na análise de Lex Luthor (que sempre quis "escravizar" a Terra, dominar os humanos e acabar com o Super-Homem).
Fora isso, também amei o perfil do Dr. No (lembra? aquele vilão memorável de 007...), do Dr. Moreau (cientista bizarrísssimo que realizava experiências na busca do "homem-animal" híbrido e perfeito), do Victor Frakestein (Quem não se lembra deste aqui, hein? É aquele que sempre gostou de brincar de Deus... que gostava de juntar os pedaços dos mortos para construir um monstrinho só pra ele. Bom, pra mim isso é um caso clássico de solidão... rsrsrs ), do Capitão Nemo (e suas aventuras submarinas recheadas de lulas gigantes). E que tal o Dr. Henry Jekyll (dupla personalidade pura!) - aquele do Jekyll and Hyde?
"Oh, meu Deus. eu fui além do que é permitido ao homem ir. Perdoa-me. Ajuda-me!" (Dr. Jekyll)
Seriam todos eles megalomaníacos??? Cientistas e pesquisadores afoitos por inovar e ao mesmo tempo dominar o Mundo? Queriam ser deuses???
Mas nem de personagens fictícios é feito este livro.
Temos ainda cérebres nomes da ciência, verdaderios desbravadores em sua própria época! Todos eles analisados de forma clara.
E de quebra, no final do livro você ainda encontra um teste para medir seu nível de "maluquês". Cool!!!
"A Galeria dos Cientistas Malucos" é diversão garantida! Vale a leitura!
________- O Livro:
A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos
Autor: Daniel H. Wilson e Anna C. Long
Editora Cultrix
Assunto: História
Tradução: Carmen Fischer
ISBN: 978-85-316-1100-1
1a. Edição / 2011
216 Páginas
- Sinopse:
A obra humaniza e analisa mente e personalidade de vencedores de prêmios Nobel, como Marie Curie, além de personagens da cultura pop, entre eles Lex Luthor e o hilário Dr. Evil, vilão de Austin Powers.Este livro reúne cientistas da ficção e da realidade e os coloca em um divertido divã
Lex Luthor |
Mensurar a inteligência pela insanidade de um indivíduo é algo recorrente no mundo das artes e da ciência há séculos, fato que, inclusive, é muito explorado na construção de personagens do cinema, literatura, desenhos animados e quadrinhos. Também não é difícil encontrar alguém que nunca tenha pensado em como seria o mundo se Super Homem e Lex Luthor fizessem parte da vida real.
É este o curioso passeio proposto em A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos, obra assinada pelo doutor em robótica, Daniel H. Wilson, e pela psicóloga infantil, Anna C. Long, que chega às livrarias de todo o Brasil pela Editora Cultrix.
Página à página o livro, traduzido no Brasil por Carmen Fisher, oferece um breve resumo da história desses cientistas: origem, relações, ambições, circulos de amizade, curiosidades, experimentos e conquistas, fechando sempre com uma análise psicológica do personagem em questão. Tudo em tom leve, acompanhado por ilustrações de Daniel Heard e dosado de muito bom humor, em um texto claro, embasado e bem escrito.
___
- Nomes Geniais
Victor Frankenstein |
Há destaque ainda para o Dr. Evil, inimigo número um de Austin Powers nas telonas, cuja capacidade criativa é equivalente à sua incapacidade de sentir remorso e empatia por qualquer ser humano – exceto seu melhor amigo, que é, na verdade, sua miniatura.
Já no clube dos cientistas reais, vale frisar o nome de Madame Marie Curie, vencedora de dois prêmios Nobel (Física, 1903 – Química, 1911). Entre suas invenções, o sobressalto fica por conta do aparelho de Raio X portátil, utilizado nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial.
Nikola Tesla |
Nascido na Sérvia em 1856, este inventor atuou nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica. O livro conta que, aos cinco anos, o garoto já apresentava sinais de genialidade. Ele disse a seu pai que iria controlar a força das águas – inventou uma batedeira de ovos hidráulica. Anos mais tarde, porém, suas faculdades mentais foram colocadas à prova quando disse que estava recebendo mensagens de habitantes de Marte ou Vênus por meio de seu rádio...
___
- O Livro:
Organizado em seis capítulos - Com uma queda para dominar o mundo; Desbravadores Intépidos do
grande desconhecido; Estabeleceram contato com extraterrestres; Fizeram experimentos com seres humanos; Morreram em nome da ciência; e Não malucos, mas simplesmentente irados! - o livro ainda reúne nomes como Dr. Julius No (James Bond), Capitão Nemo (Romance de Julio Verne), Dr. Stanley Milgram (QI 158, sendo que a média vai até 110), Auguste Piccard (inventor da cabine pressurizada para vôos de balão), entre tantos outros.
A Galeria da Fama dos Cientistas Malucos conta ainda com um quiz, no qual o leitor pode descobrir se também pode ser considerado um cientista maluco – mais um gancho em que a realidade converge.
___
Daniel H. Wilson |
Daniel H. Wilson é doutor robótica formado pela Carnegie-Mellon University e editor colaborador da revista Popular Mechanics. Ele foi destaque no New York Times e na revista Wired, e também participou de programas de TV e rádio.
Anna C. Long é doutora em Psicologia Clínica Infantil pela University of Washington. Atualmente, é pesquisadora na Oregon University nas áreas de ciências voltadas à saúde.
_______
- Outras Capas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.