30 de dezembro de 2013

Balanço Literário de 2013

Olá Leitores!


Mais uma ano está terminando. Em 2013 li mais do que o normal e minha Torre de Babel aumentou consideravelmente. Não contei quantos livros li mas, desta vez, foram mais de 100 - com certeza!
E li muita coisa em e-book (contrariando meus princípios básicos de leitora... rsrsrs).

Muitos títulos bons e consagrados lá fora chegaram por aqui em 2013. E neste ano que se finda, mais do que nunca, as séries e trilogias ganharam um espaço gigantesco no mercado editorial. E a coisa não tende a parar por ai tão cedo. Muitas das grandes editoras estão negociando os direitos sobre várias séries que fazem (ou fizeram) sucesso lá fora. Mas isso é coisa para outro post...  ;-)

Os vampiros, anjos, lobisomens e sereias cederam à vez para os romances eróticos (mercado absurdamente em alta) e os young adult (gênero ainda em fase de crescimento).

No quesito young adult, nós leitores ganhamos autoras poderosas como Abbi Glines, Katie McGarry, M. Leighton, Tamara Weber, Colleen Hoover. Quem ai não ouviu falar dos badalados Métrica, Easy e Entre o Agora e o Nunca?

Em 2013, a Trilogia Cinquenta Tons de Cinza chegou ao fim - ufa! - mas abriu caminho para a literatura erótica de peso com Sylvia Day, Maya Banks, Megan Maxwell, Beth Kery, Eve Berlin, Tara Sue Me, Sadie Matthews, Virna Jackson, Sara Fawkes, Christina Lauren. As séries Crossfire e Cretino Irresistível ganharam destaque e caíram nas graças dos leitores.

De quebra, 2013 trouxe uma nova lufada de ar fresco aos romances através das obras de Bella Andre (dando continuidade à deliciosa família dos Sullivans) e Katie Ashley (de O Pedido e A Proposta) - este último, lançado mais recentemente.


E não foi só isso. No começo deste ano a Arqueiro trouxe à ativa os romances de época com autoras internacionais de peso: Julia Quinn, Lisa Kleypas e Madeline Hunter - três super divas que conquistaram as leitoras (e eu sou uma delas!).


Quanto aos autores, este ano foi, ao meu ver, de Sylvia Day. A diva do romance hot e new adult chegou por aqui trazendo séries e vários livros avulsos como a série Crossfire, Intenso, Um Toque de Vermelho, Irresistível, Adrian (e-book) e até o mais recente Amigo Secreto. E tem mais da diva em 2014....
Próximos lançamentos de Sylvia Day pela Universo dos Livros
Lançamento previsto para Março de 2014 pela LeYtoras, novo selo feminino da LeYa Brasil

 _____________________________________________

- Blogosfera em Ebulição


Conheci muita gente este ano. Blogueiros novos, bookaholics, redatores, autores nacionais. Passei horas conversando com amantes da leitura, entre eles a querida Natália Guerra (sempre trocamos "figurinhas" sobre os livros que lemos) e a Nan, minha super cunhada e parceira de leitura.
Fiz novas parcerias com Editoras - e em 2014 tem mais!

 _____________________________________________

- As Minhas Leituras


Meu livro do ano - e leitura IMPERDÍVEL - é O Inferno de Gabriel de Sylvain Reynard (lançado pela Arqueiro). Junto com ele, o segundo volume: O Julgamento de Gabriel, outra leitura TOP. Quem leu, gostou - e muito! Falando nisso, A Redenção de Gabriel, terceiro volume desta maravilhosa série, chega no começo de 2014. Mais um pra minha lista!

Aproveite e confira as resenhas:


Quanto à série do ano, é uma difícil escolha. Não é demagogia nem nada, mas AMEI Os Bridgertons da Julia Quin (O Duque e Eu e O Visconde Que me Amava). Impossível não ler sem suspirar pelos mocinhos ou dar boas risadas com os diálogos mordazes dos personagens!
No mesmo patamar, segue outra série de romance de época: Os Hathaways, de Lisa Kleypas - a eclética e treslocada familia Hathaway me conquistou logo de cara em Desejo à Meia-Noite e Sedução ao Amanhecer (também da Arqueiro - nem precisa dizer que sou fã incondicional dos livros dessa editora, preciso?! rsrsrs). Isso sem falar da série Os Rothwell, de Madeline Hunter...

Aproveite e confira as resenhas:


 


O achado do ano ficou por conta da série chick-lit Eu Amo New York, de Lindsey Kelk. O primeiro livro foi lançado por aqui pela Editora Fundamento. E posso garantir, os outros livros desta série romântica e engraçada são tão bons - e acho que até melhores! - do que o primeiro! Mas, por enquanto, não posso falar mais nada sobre isso... é segredo de Estado! rsrsrs  Tudo tem seu tempo ;-)

Aproveite e confira a resenha de Eu Amo New York - clique aqui

O azarão do ano fica por conta de S.E.G.R.E.D.O., de L. Marie Adeline. O livro foi publicado pela Globo Livros, sem estardalhaço, e passou despercebido nas livrarias. É um romance erótico com uma alta carga psicológica. Chorei rios... O livro é BOM! Há uma continuação que já saiu lá fora, mas que não tem previsão de publicação por aqui. Uma pena...  #UmAchado

Aproveite e confira a resenha de S.E.G.R.E.D.O. - clique aqui

Outra surpresa também foi A 5a Onda, de Rick Yancey - da Fundamento. É uma ficção, com um misto de sci-fi e extraterrestres em corpos humanos. Sério, não é meu gênero preferido, mas fiquei alucinada com esse livro! E olha que é apenas o primeiro de uma série... #Bora Ler

Aproveite e confira a resenha de A 5a Onda - clique aqui

A maior Depressão Pós-Livro deste ano foi, sem sombra de dúvida, por causa de O Inferno de Gabriel - olha meu amado Professor Gabriel ai de novo!  \0/

_____________________________________________

- Mais do Balanço de 2013


Deliciosa surpresa! A capa não me convenceu, mas o conteúdo me ganhou

Coração de Bilionário, da Ruth Cardello - da Leya Brasil. (confira a resenha - clique aqui)

Roendo as Unhas: Preciso urgentemente saber o que acontece depois de Exilada da série juvenil Mercy, de Rebecca Lim - da Fundamento. Quem acompanha sempre o Paixão Por Livros, sabe que no ano passado surtei com Mercy - o primeiro volume dessa série (aproveite para ler a resenha - clique aqui). Então, com Exilada, a história se repetiu! #QueroMaisMercy!
 Aproveite e confira a resenha de Exilada - clique aqui
 _____________________________________________

- Abrindo o Ano de 2014


O que ficou na pilha para 2014
Métrica e Pausa, Cretino Irresistível, Easy, Liberta-me, Desastre Iminente, Entre o Agora e o Nunca. Um lapso da leitora aqui... feio, muito feio...



Lançamentos de 2014 que eu quero na minha
Torre de Babel:   
Silver (da autora brasileira Deise Müller)
Tentação Sem Limites (o final de Paixão Sem Limites partiu  meu coração e agora preciso saber como Blaire ficará)
Minha Última Duquesa
Dormindo com o Bilionário (da série Legacy)
O Segredo de Ella & Micha (badaladíssimo lá fora!)
Um Perfeito Cavalheiro (da MARAVILHOSA série Os Bridgetons)
A Redenção de Gabriel (mais Gabriel!!! E claro, mais DPL...)
Tentação ao Por-do-Sol (Os Hathaways vol.3, totally in love).
 _____________________________________________

- Assisti e agora é hora de Abrir o Bico!


Instrumentos Mortais - Cidades dos Ossos. Muita coisa foi alterada para que o livro coubesse no filme. Gostei do filme, mas não morri de amores. E o público parece que sentiu o mesmo: pouco se fala de uma "continuação"...

Já, Em Chamas: morri de amores! Como não se envolver com essa distopia toda??? E bem, a adaptação da primeira parte de A Esperança, o terceiro livro, já tem data  prevista: Novembro de 2014. Yuppie!!!



- O Que Espero das Adaptações de 2014


Não sei você, mas estou me preparando psicologicamente para as adaptações cinematográficas que chegam agora em 2014, entres eles: A Menina Que Roubava Livros, Divergente, Academia de Vampiros, A Culpa é das Estrelas, A Esperança - Parte 1, The Maze Runner...







Uma coisa é ler o livro; outra, é assistir o filme. Em muitos casos, os filmes nos mostram uma história incompleta, não fiel e totalmente diferente do livro... Nada pode substituir o prazer, a riqueza de detalhes e a imaginação que um livro nos dá. Entretanto, dou crédito às adaptações. Adoro falar: "Mas não é assim no livro!" e "Cadê Fulano?". Ou então, "Ah, essa parte é legal!" e "Pôxa, a fala tá igualzinha à do livro!". Mas as vezes escapa um "De onde saiu isso???" e "Nada a ver!" rsrsrs   #quemnunca
 _____________________________________________

Enfim, 2013 me rendeu boas leituras. Minha lista de desejos continua imensa e, pelo visto, tende a piorar MUITO em 2014. Mas vamos que vamos! Um bom leitor sempre tem uma pilha pra ler e uma lista no bolso ;-)


Por isso, preparem suas listas pois espero vocês em 2014!
WOO-HUUU!!!!


Feliz Ano Novo para todos vocês! 
Obrigada pelo carinho ao longo do ano ;-)

Beijos,
Vick

Um comentário:

  1. To mega ansiosa para sair logo esses filmes, e para mim Em Chamas foi O filme, o melhor do ano <3 <3

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...