23 de setembro de 2014

O Resgate - Nicholas Sparks (Resenha)




O Resgate, de Nicholas Sparks, é um dos últimos lançamentos da Editora Arqueiro. Um romance emocionante onde os personagens, calejados pelas adversidades da vida, se deparam com o poder reconstruidor do amor. Com uma história doce e envolvente, Nicholas Sparks comove e arranca lágrimas do leitor (as always...)

- As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem da sua vida, quase como personagens em um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens contaram suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos, não nos do passado.  (Judy - pág. 102)


________________________________________________________

Resgatando o Amor



Denise Holton é uma jovem mãe solteira. Ela é devotada à Kyle, seu filho de 4 anos, e por ele largou sua carreira como professora e deixou de lado sua vida amorosa e suas amizades. É que Kyle necessita de cuidados. O garoto parece não ouvir direito, mal pronuncia algumas palavras e vive distraído em seu próprio mundo. Para tristeza de Denise, nenhum especialista consegue identificar seu problema. Surdez, autismo, déficit de atenção... nenhuma precisão de diagnóstico - para sua completa frustração. Mas Denise não desistiu do filho e tomou para si os cuidados de educá-lo e tratá-lo da forma que sempre pensou ser a mais correta. Com treinos exaustivos e muito carinho, a evolução e os resultados vem acontecendo... devagar... Mas essa rotina os deixa isolados do mundo. Kyle não frequenta a escola e não tem amigos. Denise vive sozinha, só em função do filho, sem amigos por perto, nem família, nem qualquer parente vivo. Entretanto, em nenhum momento ela se arrepende de suas escolhas. Seu filho é seu maior tesouro e a razão de sua vida. Ela se mudou há pouco tempo para a precária casa da família, uma herança, localizada em Edenton. E lá ela trabalha à noite numa lanchonete, ganhando o suficiente para as despesas com comida. Denise e Kyle vivem uma vida sem luxos, regrada e solitária.

Enquanto dirige à noite, em meio a uma tempestade violenta, a única preocupação de Denise é que Kyle esteja em segurança no banco de trás. Logo estariam em casa... Até que um animal cruza a estrada, em frente ao carro e freando num impulso, com a pista molhada e escorregadia, o carro derrapa e bate numa árvore. Depois disso, Denise só sente a escuridão a envolver...

Taylor McAden é voluntário do corpo de bombeiros da pequena cidade de Edenton. Ele é corajoso, conhece o pântano como ninguém e vive desafiando a morte - como se precisasse provar algo à alguém ou até mesmo morrer em serviço. Profissionalmente ele é um hábil construtor. É um homem bom, companheiro, gentil e um ótimo partido. Só que ele se sente sozinho - e é assim que ele prefere ficar. Já se envolveu com mulheres que buscavam mais apoio do que amor. E toda vez que seus relacionamentos começava a ficar sério, Taylor se afastava. Como se estivesse se punindo ou com medo de entregar seu coração...

Por um acaso do destino, naquela mesma noite ele havia acabado de sinalizar os postes que haviam caído na estrada e já estava a caminho de casa. Até encontrar um carro batido na beira da estrada. E nele, uma mulher inconsciente.

Quando Denise recobra os sentidos, a primeira coisa que pergunta é sobre seu filho. Filho? Taylor não havia visto nenhuma criança quando chegou ao local do acidente. E também não havia ninguém sentado na cadeirinha do banco traseiro. Onde estaria Kyle?

Lembrando a si mesmo de não perder a fé, Taylor seguiu em frente, ao redor de árvores, pela terra cada vez mais macia. Embora não fosse pai, era padrinho dos filhos  do melhor amigo, Mitch Johnson, e se dedicava àquela busca como se estivesse procurando por um dos afilhados. (Taylor - pág. 39)

Em pouco tempo a polícia e vários voluntários de Edenton chegam para ajudar nas buscas. Mas a medida que o tempo passa, mais difíceis são a chances de encontrá-lo com vida. Poderia um menino de 4 anos, com problemas de audição e fala, sobreviver à uma tempestade, à noite, no meio de um pântano cheio de perigos? Seguindo seu sexto sentido (e claro, desafiando todas as probabilidades possíveis), Taylor se empenha na busca. Mal ele sabia que esse resgate iria resgatar também seu coração...

Horas mais tarde, uma boa notícia: o devotado voluntário encontrou o menino. Para espanto Denise, Kyle se ligou à Taylor logo de imediato; ele foi seu heroi, seu  "omeio". #spoileralert

Estava frio e molhado, tremendo, e quando Taylor sentiu aqueles bracinhos ao redor do seu pescoço, seus olhos se encheram de lágrimas.
- Oi, rapazinho. Acho que você deve ser o Kyle.
(Taylor - pág. 59)

Nos dias que se sucedem, as circunstâncias acabam aproximando Denise e Taylor de uma forma que eles jamais imaginaram. E daí brotou algo  muito mais forte do que uma amizade ou gratidão...

Não, havia algo diferente no modo como Taylor a olhava. Em vez de ameaçar, era como se apreciasse e, por mais que ela resistisse à ideia, se sentira não só lisonjeada, como também satisfeita.(Denise - pág. 99)

Taylor respondeu com um aceno e um sorriso constrangido, depois desviou o olhar, perguntando-se por que, do nada, começara a se sentir como um adolescente de novo.(Taylor - pág. 113)

Pela primeira vez na vida Denise acreditou que havia encontrado alguém que a faria feliz, que amava Kyle, traria cor para seus dias e preencheria o vazio em seu coração. Mas os fantasmas (e segredos) que tanto assombram Taylor ameaçam a felicidade do casal. Taylor ama Denise mas não podia arrastá-la para seu lado sombrio e nem contar o terrível segredo que habitava em seu coração atormentado.

Como resgatar dois corações sofridos? 
Como resgatar o amor e a felicidade há muito esquecida?

Taylor salvou Kyle. Agora é a vez de Denise salvar Taylor.

- Foi assim que você encontrou meu carro naquela noite? Alguém lhe telefonou?
Taylor balançou a cabeça.
- Não, foi apenas sorte. Todos no corpo de bombeiros tinham sido chamados mais cedo por causa da tempestade. Já havia postes de energia caídos nas estradas e eu estava instalando sinalizadores de advertência para que as pessoas conseguissem parar a tempo. Por acaso deparei com seu carro e parei para ver o que estava errado.
- E lá estava eu - disse ela.
Ao ouvir isso, ele parou e a olhou nos olhos, os dele da mesma cor do céu.
- E lá estava você.
(Taylor e Denise - pág. 120)
________________________________________________________


É possível evitar o amor?


O que dizer deste romance de Nicholas Sparks? Não tenho palavras... É um a história comovente de duas pessoas que procuram por salvação, por amor, pela vida! Senti tristeza, aflição e dor. Mas também senti esperança e amor. Sparks arrasou mais uma vez neste romance comovente. Impossível não ler uma de suas obras e chorar... e rir... se emocionar... sentir... Seus personagens são tão reais e humanos em seus erros, dores e imperfeições. 
Típico nas obras desse autor, mais uma vez acabei o livro com um nó na garganta e o coração apertado. 

Denise e Taylor são dois personagens com um passado triste e que por isso se fecharam para a vida. Mas quando o amor bate à porta, não dá para recusar. Só o amor pode transformar. Basta ter coragem para amar.

Queria passar mais tempo com ele, queria conhecer a pessoa que fora tão gentil. Acima de tudo, queira que ele tivesse os mesmos desejos.(Denise - pág. 131)

Personagens secundários como Judy, a mãe de Taylor, e Mitch, seu melhor amigo, parecem ser a "consciência" de Taylor. Judy e Mitch vêem o que Taylor se nega a enxergar e sabem mais sobre a alma dele do que ele próprio. São dois personagens realmente cativantes.

Sinceramente, o livro é mais sobre o atormentado Taylor do que a solitária Denise. Os dois tem problemas a enfrentar mas é Taylor quem parece ter maior dificuldade em lidar com a realidade. Enfim, duas almas esperando ser resgatadas num romance que fala de perdão, superação e transformação.

A história é linda e mexeu comigo (coisa que Sparks sabe fazer muito bem, já disse isso). Então leia! E só por precaução pegue uns lencinhos de papel, ok? Ah, sem falar que Sparks adora dar uma de George R R Martin, entendeu? (por isso fico sempre com um pé atrás quando leio seus romances...)
Confesso que terminei a leitura há mais de um mês mas estava postergando a resenha. Não queria remexer nessa história e tornar a sentir o coração apertadinho... Oh sentimento filho da mãe! Coisa que só Sparks sabe despertar!


Ver Denise falar sobre o filho - o medo absoluto e o amor absoluto - tornou o gesto seguinte quase instintivo. Sem dizer uma só palavra, segurou a mão dela. Foi uma sensação estranha, um prazer esquecido, embora ela não tivesse tentado puxá-la.(Taylor e Denise - pág. 145)

Quanto ao livro, ele é bem diagramado (coisa que tanto gosto na Arqueiro), com letras em tamanho adequado e a capa seguindo o novo padrão da editora.
Bora ler O Resgate por que no mês que vem tem O Melhor de Mim ;-)

________________________________________________________


Os Romances de Nicholas Sparks


Os romances de Nicholas Sparks são conhecidos mundialmente e muitos deles já ganharam sua adaptação cinematográfica, tais como  Um Porto Seguro, Um Homem de Sorte, A Última Música, Querido John, Noites de Tormenta, Diário de uma Paixão, Um Amor Para Recordar Uma Carta de Amor. E ai, você já assistiu à algum deles?

Seguindo nessa onda está a adaptação de O Melhor de Mim com James Marsden, Michelle Monaghan, Luke Bracey e Liana Liberato nos papéis principais. Enquanto o filme tem estreia prevista para final de Outubro, no início do mesmo mês a Arqueiro irá relançar essa obra só que agora com a capa inspirada no filme.
E falando nos filmes do titio Sparks... Já está em fase de produção a versão de Uma Longa Jornada (The Longest Ride) cuja previsão é para 2015.
#AsLeitorasPiram

Ainda sobre Nicholas Sparks, para quem ainda não sabe, várias histórias dos seus livros foram inspiradas em pessoas reais que ele conhece. No caso de O Resgate há uma nota do autor na página 312 onde ele conta que a história deste livro foi baseada em sua própria experiência com seu filho Ryan. Ryan também foi diagnosticado inconclusivamente por várias vezes, tinha problemas de fala, de audição e adaptação.

________________________________________________________

O Livro


O Resgate
Nicholas Sparks

Arqueiro
Literatura Estrangeira / Romance
ISBN 9788580412932
1a Edição / 2014
320 Páginas

Taylor McAden é voluntário do corpo de bombeiros da pequena Edenton. Destemido a ponto de parecer imprudente, enfrenta incêndios, participa de salvamentos, desafia a morte sem hesitar. Mas uma coisa ele não tem coragem de fazer: entregar seu coração.
Por toda a vida ele se envolveu com mulheres que estavam mais em busca de apoio que de amor – e sempre se afastava delas assim que o relacionamento começava a ficar sério.
Numa noite de tempestade, enquanto sinalizava postes de energia caídos, Taylor encontra um carro batido na beira da estrada. Assim que recobra os sentidos, Denise, a motorista, pergunta pelo filho. Mas Kyle, um menino de 4 anos que tem problemas de audição e de fala, não está em sua cadeirinha no banco traseiro.
Durante a busca pelo garoto, Denise se surpreende ao ver que está diante de um homem capaz de abrir mão da própria vida para salvar uma criança. E o que Taylor nem imagina é que esse resgate será muito diferente de todos os que já fez, pois exigirá mais do que coragem e força física – e talvez possa levá-lo à própria salvação.

O Resgate é um livro arrebatador sobre sentimentos que abrem portas fechadas pela tristeza e sobre vidas que são transformadas quando se tem a ousadia de amar.Kyle não é um menino igual aos outros. A mãe começou a perceber isso logo após seus primeiros meses de vida. De especialista em especialista, eles passaram por vários diagnósticos: surdez, autismo, transtorno do déficit de atenção. A cada novo parecer, a mãe lia tudo a respeito do problema, se empenhava, buscava informações – para no fim, uma a uma, descobrir que a avaliação estava incorreta e que ninguém sabia que tratamento oferecer a Kyle. Mas Denise não desistiria do filho. Depois de tantas pesquisas, acabou desenvolvendo um método para estimular o menino. Agora eles treinam juntos, quatro horas por dia, seis dias por semana. O método vem dando resultado, porém a doença fez com que eles se isolassem. Para cuidar do filho, Denise abriu mão da carreira, dos amigos e da vida na cidade grande. E o menino, que aos 4 anos ainda tem dificuldade em formar frases curtas, não consegue interagir com outras crianças. Porém o destino está prestes a surpreendê-los pondo Taylor McAden em seu caminho. O gentil e corajoso bombeiro pode ser o que faltava na vida de mãe e filho, sua ponte para o resto do mundo. E talvez Denise e Kyle sejam a serenidade que Taylor nunca pensou alcançar.

Capas Estrangeiras



Leia um trecho de O Resgate - clique aqui

2 comentários:

  1. Vivi eu li esse livro e confesso que foi o primeiro que li do Tio Nicholas. eu achei muito interessante como ele lida com certas coisas.
    E claro... chorei... chorei... e chorei rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Milena,
    Os livros de Nicholas Sparks sempre acabam comigo. Também choro rios e rios, fico deprimida, pensativa... Isso sem falar quando ele me "choca" ao dar uma de George RR Martin... Por que sempre um personagem tem que morrer?
    bjss

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...