24 de fevereiro de 2015

Resenha: Eu Estava Aqui... e Você? - Neir Ilelis

@tudoempauta


Eu Estava Aqui... e Você?, de Neir Ilelis, é um romance que mistura ficção e sobrenatural. O livro chegou às minhas mãos pela parceria com a Tudo em Pauta. Do mesmo autor, já resenhei aqui no blog sobre Os Caminhos de Carla – aproveite e confira a resenha clicando aqui.
Neste romance, acompanhamos Maria, uma jovem de 17 anos, que busca respostas para sua vida. Onde está seu pai? Por que sua mãe age de forma destrutiva? E o mais importante, quem é ela mesma, Maria? Com a chegada de um misterioso garoto na escola e sua obsessão em conhecer um determinado lugar que nem no mapa consta, Maria se vê enredada numa aventura que mudará para sempre sua vida e tudo o que ela acredita.
________________________________________________________

- Acredite no que vou lhe dizer: Não acredite em tudo que vê, em tudo que ouve... Seus olhos e seus ouvidos podem ser os seus maiores inimigos. Pense no espelho e na vida como um enorme reflexo. Tire o espelho e a vida simplesmente some. (Toni – pag. 168)


Maria é uma garota que está prestes a completar 18 anos. Ela mora com sua mãe, uma mulher jovem que se droga sem motivo e tem um caso com um homem casado. Nesse caótico cotidiano, com falta de dinheiro para colocar comida na mesa, Maria empurra a vida entre a escola e a companhia de sua amiga Beatriz – que é apaixonada por ela.  Sua vida é uma porcaria sem sentido, Maria não tem pudor em falar palavrões e nem mede palavras. As brigas com sua mãe são constantes e quem paga sempre o pato é a porta de seu quarto, onde ela se tranca, enquanto sua mãe afoga suas mágoas nas drogas.

Até que um dia um novo garoto entra na escola, exatamente na sala de Maria. Toni é estranho: tem cabelos escuros,  traja roupas pretas e seu corpo é frio – como o de um cadáver. E quando ele, durante uma das aulas, lança um pequeno desafio envolvendo as coordenadas de um misterioso lugar – um lugar cujo nome ele só poderá contar para uma pessoa ali da sala – Maria se sente tentada a desafiá-lo.  E no mesmo instante que seu olhar encontra com o dele, ela se sente tragada pelo universo e só se dá conta de que sua mente estivera ausente quando o sinal do final da aula toca. Como isso foi possível?
- Mas eu preciso ser convidado.
- Por quê? Não gosta do dia, refere a noite, precisa de um convite oara entrar na casa dos outros, você deve ser mesmo um vampiro.
- Não – respondeu ele com seriedade. – Sou apenas educado.
(Maria e Toni – pág. 35)
Mais tarde, intrigada com Toni e suas coordenadas, Maria vai pesquisar e descobre que não há nada no lugar indicado: nenhuma cidade, nem referência. Tudo que ela encontra é uma página na internet onde alguém  inseriu esses dados e um nome: “Cor Dei”, que  em latim significa Coração de Deus. Coincidência ou não, é o mesmo nome tatuado no braço de Toni... O que isso significa?

- Me fala sobre isso – Apontei para o nome que estava escrito embaixo do meu retrato.
- Coração de Deus. Eu tenho que ir até lá. – abaixou a cabeça demonstrando tristeza.
Segurei seu rosto gélido e o encarei.
- Por quê?
- Não sei. Eu sonho com isso todos os dias. Desde criança. Preciso ir.
- Isso é loucura. Não passa pela sua cabeça que isso é uma grande bobagem? – ele levantou-se bruscamente, tirou a jaqueta e depois a camiseta e virou-se para mim.
- E isso, é loucura?
Arregalei os olhos. Nunca tinha visto uma coisa daquela. Se tivesse força teria corrido dali. Por baixo daquelas roupas havia um corpo esquelético, quase transparente, tão fino que o coraão saltava do peito dele. Como se movida por uma compaixão, levantei-me e fui até ele. Parecia já ter vivido aquela cena antes. Como? Não podia ser. Estendi a mão e coloquei-a sobre o coração dele. Levei um choque tão grande que o tranco me jogou na parede onde caí desacordada.
(Maria e Toni – pág. 69)
Maria mal conhece Toni mas decide falar com ele e descobrir mais sobre a tal Cor Dei. Sem perceber, sua ousadia acaba colocando Toni para dentro de sua vida. Ele insiste em que ela o convide para entrar na sua casa (seria um vampiro?) e a convence a viajar para a distante Cor Dei, mesmo sem a permissão de sua mãe. Com uma pequena mochila nas costas, sem dinheiro e totalmente sem noção do perigo, Maria e Toni começam sua trajetória rumo ao lugar. O que Maria vai encontrar pela frente é um caminho tortuoso, lugares inóspitos, isolados e irá passar fome, privações e provações que vão levá-la ao abismo de sua alma.
- Você já parou para pensar que eu posso não ser desse mundo? (Toni – pág. 71)

Uma jornada cheia de mistérios, criaturas sobrenaturais e perigos, onde nada nem ninguém é o que parece ser. Nem mesmo Toni. Nem mesmo Maria. Uma trama surreal, nervosa e conflitante que levará cada personagem a se reinventar.

Uma verdadeira viagem por nossos medos e pela psique humana. Coisa que nem Einstein, Niestzche ou Freud podem explicar. Nunca.
________________________________________________________

E quando alguém lhe perguntar aonde você foi, apenas diga:

 Eu estava aqui... e você?


Desde o começo da trama Maria sente que Toni não é deste mundo. Mas nada a impediu de largar sua vida medíocre e seguir com ele rumo a um destino desconhecido. E qual foi o real motivo de Maria entrar nessa encrenca, por assim dizer?  Como o próprio autor questiona: curiosidade, paixão, solidão? Maria estava buscando alguma coisa que nem ela mesma sabia ao certo. No entanto o que ela encontrou no caminho, colocou a prova toda sua coragem e sanidade. Pode ter certeza que você, leitor, também se sentirá insano e perdido durante a leitura.

Vou ser bem sincera: não consegui ter empatia nem com Maria, nem com Toni. Os dois me davam arrepios... Maria é arredia e Toni, "suspeito demais". A cada página que eu avançava,  sempre estava com um pé atrás. Talvez seja por isso que demorei pra terminar o livro.. Um misto de medo, angústia e revolta com tantas reviravoltas, lendas e coisas desconexas. É como se eu estivesse dentro do pesadelo de Maria.
-  Então me diga, você é gente ou você é monstro? Porque daqui onde me escondo, eu tenho medo e me exponho, pois sei que você não é ouro nem água, apesar e brilhar e matar a minha sede (Maria – pag. 148)
O livro termina e deixa no ar uma interrogação gigantesca sobre o universo, os personagens e o verdadeiro destino de Maria. Terminei a leitura e ainda estou chocada e perdida.
Quem é Toni? Um garoto normal, um louco, vampiro, extraterrestre, anjo ou demônio? Fantasma ou coisa da imaginação? Sonho ou pesadelo? Vou deixar você descobrir, caro leitor. Mas não se deixe iludir. Desde já aviso: você vê o que quer ver e não o que é para ser visto.
________________________________________________________

O Livro


Eu estava aqui... E você?
Neir Ilelis
Ilelis Editora
Literatura Brasileira / Ficção
ISBN: 9788560636259
2013
372 páginas

Uma simples jovem, ao conhecer um rapaz, depara-se com um grande mistério. Se fosse outra garota, não cairia nessa, mas Maria precisava saber o que estava por detrás daquele garoto esquisito, que aparecia do nada e tinha um coração que quase saltava do seu peito. O que fez Maria aceitar o convite daquele garoto para ir a um lugar distante, perdido no meio do nada para ver o que ele lhe prometia - o coração de Deus. Mesmo sabendo que o garoto não era do seu mundo, com muita coragem ela resolve conhecer o mundo dele e dizer não a tudo que lhe foi oferecido. Em um jogo de intriga e surrealismo, ela tenta fugir sem saber ao certo se vai conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...