9 de março de 2015

Resenha: Minha Mãe é uma Peça - Paulo Gustavo

@edobjetiva
@Suma_BR

Minha Mãe é uma Peça traz histórias inéditas de Dona Hermínia, personagem criado pelo ator e comediante Paulo Gustavo. Sucesso no teatro e na tv, Hermínia é uma dona de casa e mãe de dois filhos que tem uma língua afiada e opiniões pra lá de sinceras - sobre tudo e todos! Neste livro ela coloca na berlinda os filhos, ex-marido, trabalho, internet, baladas, dieta, sexo, vizinhos, viagens - e por aí vai. Nada escapa dela! Garantia de diversão e boas risadas.



Casal de jovem é assim. Pega cachorro pra servir de estagiário de filho.

Na família de Dona Hermínia tem de tudo: drama, ingratidão, lições de sabedoria e muito, mas muito humor.
Dona Hermínia é uma mãe estilo "galinha", que tem sempre seus pintinhos debaixo de suas asas. Ou diria leoa, que vira bicho se alguém se meter a besta com sua prole. Neste livro ela esculhamba os filhos - Juliano e Marcelina -, dá conselhos de como criar as crianças e fala que eles têm que aprender desde cedo o sentido da palavra "não" - para tudo! Isso sem falar das rédeas curtas com direito a uns tabefes e "tabletadas"... 

Essa mãe mandona, neurótica e desbocada se preocupa realmente com os filhos. Está determinada a programar uma dieta para Marcelina, que se deixar, come tudo o que vê pela frente (e se faltar comida, é capaz de comer os sapatos da casa). E até ajudar Juliano à encontrar um emprego. Ai jesuisssss...
E a primeira palavra da Marcelina? É, não foi "não. Foi "papá"". Carlos Alberto ficou todo feliz achando que era "papai", mas fechou a cara quando Marcelina apontou pra um pedaço de pernil que tava na mesa. (pág. 16)
Mas aí, coitado de Juliano. Primeiro vai ter que encontrar alguém que goste dele do jeito que é. Quem vai querer um rapaz assim, desleixado, que só passa em casa pra comer e dormir? Não arruma nada em casa, não desvira nem um chinelo pra mãe não morrer. (pág. 45)
E o esculhambo não fica só nisso. Sobra pro ex-marido, o Carlos Alberto (que ela quer sempre manter por perto), para sua "secretária" Valdeia, para a vizinha barulhenta, pros velhinhos afobados na fila do banco (sintam-se vingados, bancários! rsrsrs) e até para Julia Roberts! 
Hermínia conta como "rastreia" seus filhos no "Feice, dá instruções de como se livrar dos operadores do telemarketing e  chuta o balde quando fala de Freud e seus "teoremas".

Essa profissão daí é uma  coisa complexa, porque tem um tipo de operador de telemarketing que eu gosto e outro que eu odeio. O que eu gosto é aquele que atende quando a gente liga. (...)  Mas o tipo de telemarketing que liga pra tua casa pra tentar te vender coisa eu não suporto! Sempre liga quado eu tô ocupada. (pág. 53)

Você vai viajar? Dona Hermínia dá palpites. Seu filho quer se inscrever para participar de um reality show? Ela diz como lidar com isso. E as fotos no Instagram? Veja as dicas de Herminia para saber como usar essa tecnologia a seu favor. 

(...) gente que não tem o que falar e nem tem o que fotografar, fica só fazendo foto de comida antes de comer. Eu acho que tinha que fazer diferente. Tinha que fazer a foto depois que come, mostrabdi o prato vazio. Isso ia ser muito útil pras mães saberem se os filhos estão se alimentando bem. Quer dizer, é mais uma tecnologia que o se humano não tá sabendo usar. (pág. 92)
O humor escrachado de Paulo Gustavo contamina o livro todo. Hermínia está sempre pilhada, não para quieta um minuto sequer - e nem sua língua afiada sossega na boca! Uma história puxa a outra que puxa outra que puxa outra. E assim o autor amarra tudo e todos com as neuras e comentários afiados de Dona Hermínia, o que torna a leitura hilária e empolgante. 


Para quem não sabe, o personagem de Dona Hermínia foi inspirado na mãe de Paulo Gustavo, Déa Lucia,  fonte de energia, alegria e loucuras para seus textos. Minha Mãe é uma Peça começou como monólogo no teatro em 2006 e virou filme em 2013. Na televisão, Paulo Gustavo é autor de Hiperativo e 220 volts e tem um programa no Multishow, o Vai Que Cola.
_______________________________________________________

O Livro


Minha Mãe é Uma Peça
Paulo Gustavo
Objetiva
Literatura Brasileira / Humor
ISBN 9788539006229
2015
152 páginas

A mãe mais querida do Brasil acaba de publicar seu primeiro livro! Dona Hermínia, personagem criada pelo comediante Paulo Gustavo, é sucesso absoluto na TV, no teatro e no cinema e, agora, quer conquistar milhares de leitores.
Em “Minha mãe é uma peça”, você vai rir e se divertir com as opiniões sinceras da Dona Hermínia sobre sexo, comportamento, família, dietas e religião. Ela dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex.
Ela narra as desventuras com a família. Marcelina, que está “imensa de gorda”, e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela “cantora negona linda, a Cebion”, não são os únicos que escutam poucas e boas. Ela não poupa nem Freud, que tinha “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.

Paulo Gustavo ficou famoso com o monólogo Minha mãe é uma peça, em cartaz desde 2006. Pelo papel, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2013, o espetáculo virou filme, que teve o maior público do cinema nacional no ano, com 4,6 milhões de espectadores. Agora, a dona de casa divertida e mandona, que arranca gargalhadas cúmplices no teatro, na TV e no cinema, surge no livro Minha mãe é uma peça em fotos, ilustrações e textos inéditos escritos com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz.

Minha Mãe é Uma Peça está a venda na Saraiva Online - clique aqui


Um comentário:

  1. Aaaaaaaai gente eu sou apaixonada pelo Paulo Gustavo!
    E essa Herminia é um arraso!

    Adorei a resenha, eu ja vi esse filme umas quinhentas vezes kkkk

    Bja!
    Naty Rangel

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...