9 de maio de 2015

Resenha: Atrás dos Portões (Garotas do Futuro 1) - Eva Gray



Atrás dos Portões é o primeiro livro da série juvenil Garotas do Futuro, ficção distópica de Eva Gray. A série é composta por quatro livros, sendo que três deles foram publicados recentemente pela Editora Fundamento. Nela acompanhamos a  jornada de cinco adolescentes num mundo destruído pela Terceira Guerra Mundial e onde o inimigo pode ser, na verdade, seu melhor aliado - e talvez sua única forma de sobrevivência. Muitos mistérios e ação garantida!
__________________________________________________________


Country Manor School. Aluna 297. Louise Ballinger.


Num futuro distópico e não muito distante, a população vive com medo e oprimida. Já não existem mais shoppings, parques nem cinema. Nenhum lugar onde possa haver um "conglomerado" de pessoas - uma ótima oportunidade para uma rebelião ou um ataque. Há o toque de recolher, o combustível é escasso (só a tropa e o governo têm veículos) e há misteriosas tempestades por todos os lados. Ninguém mais pode caminhar livremente pelas ruas sem seus braceletes de identificação - uma espécie de pulseira eletrônica, com direito a chip e rastreio. Tudo isso por causa da Guerra e da Aliança, o grupo que controla a tudo e a todos com mãos de ferro e caça os rebeldes chamados de A Resistência.

É nesse cenário que vive Louisa Ballinger, uma jovem de 13 anos. Agora, Louisa e Maddie, sua melhor amiga, estão dentro de um ônibus a caminho da Country Manor School (CMS), uma escola destinada a "proteger" (ops, olha as "aspas" aí rsrsrs) e educar garotas. Lá elas estariam "supostamente" longe da Guerra e da Resistência #AhTá
Mas há um pequeno porém: ninguém sabe onde a CMS fica e Maddie está com um bracelete falso. Os pais de Maddie desapareceram do mapa repentinamente e, para que ela pudesse viajar e ficar em segurança na CMS, a única maneira foi lhe arranjar uma nova identidade no mercado negro.



Escola, prisão ou quartel-general?

Ao chegar na CMS, Louisa se depara com um ambiente realmente estranho - e até hostil: seus braceletes são confiscados, assim como seus aparelhos eletrônicos e objetos pessoais. Ou seja: sem identificação, nem internet, celular, iPod, lanternas ou relógios. Nada de comunicação. Nem dentro e nem fora da CMS. Isso sem falar das rígidas regras como o toque de recolher, o racionamento de luz, a inexistência de computadores e tvs, a impossibilidade de telefonar para os pais, aulas de tiro e duros treinamentos de sobrevivência no meio da floresta. E tem ainda suas nada confiáveis companheiras de dormitório: Evelyn, que está sempre pensando em teorias conspiratórias, e Rose, que parece estar escondendo alguma coisa. 
- Aceitar ou não os desafios propostos é uma decisão que cada uma de vocês terá que tomar. Country Manor School não é uma colônia de férias de luxo. Se é isso que estão esperando, livrem-se dessa ideia agora mesmo. Cada uma terá que fazer a sua parte. Tarefas na cozinha, patrulha da propriedade e limpeza geral, todas as obrigações são distribuídas no fim da semana. Todas terão que passar pelo revezamento dos deveres de cozinha e limpeza ao longo do ano, mas o patrulhamento é uma honra atribuída apenas às garotas que provam merecer uma posição na Liga Estudantil. Esses postos serão ocupados enquanto as escolhidas se mostrarem confiáveis e dignas deles. (pág. 39)

E por que alguém precisaria de seu bracelete de identificação? Sem ele, ela não pode sair na rua; não é nada, nem ninguém. 
Preocupada em proteger Maddie, Louisa acaba descobrindo que a CMS não é o que parece... Professores saem na calada da noite, misteriosas portas trancadas, reuniões secretas... Há algo  mais por trás dos portões da escola...  Mas o quê?
Primeiro Rosie e... tudo.
Depois Evevyn desaparece.
Agora Maddie é mantida prisioneira em local isolado.
(Louisa - pág 115)
__________________________________________________________


De que lado você está?


Apesar de se tratar de uma série juvenil, logo de cara adorei "a pegada" da trama. Tanto Louise, como suas amigas, têm algo a esconder - e a perder. E mesmo sendo criadas num mundo privado de informação e regido pelo medo, elas encaram o desconhecido sem pestanejar: fugir da CMS, lutar contra inimigos que elas nem sabem ao certo quem são, sobreviver à condições precárias e lidar com descobertas que podem mudar drasticamente o rumo da história. E é exatamente por isso que voltar para casa seja a tarefa mais difícil de todas. Não dá para  cruzar os braços enquanto sua vida e o futuro do mundo está por um fio, não é? O que veremos na série é quatro adolescentes lutando contra algo muito, mas muito maior e mais poderoso do que elas. Vai dar pra encarar? #suspense #TchanTchanTchanTchan

Como disse no início do post, a série Garotas do Futuro é composta por quatro livros e cada um deles é narrado pelo ponto de vista de uma protagonista. Em Atrás dos Portões é Louisa; em Esconderijo (livro 2) é Rosie e em Atrás do Inimigo (livro 3) é Evelyn. #AmoMuito 

O livro é escrito em primeira pessoa - pelo olhar de Louisa. A trama flui mas, no começo, a narrativa se estende um pouco, prendendo-se a rotina da escola e a alguns personagens que, por ora, são secundários. É definitivamente na segunda metade do livro que a coisa engata e começamos a perguntar qual o real objetivo da CMS. Amigo, inimigo ou campo neutro? 
Os diálogos são simples e curtos (lembrem-se que estamos falando de um livro juvenil) e os personagens cativam. E mesmo que, a primeira vista, você odeie o jeito durão de Rosie e as alucinações de Evelyn,  pode acreditar que elas têm muito pra oferecer nos próximos livros da série (sim, eu li os livros 2 e 3).

Então, para quem for acompanhar Garotas do Futuro, eu deixo uma dica: preste atenção aos detalhes! Algumas informações que parecem banais e passam despercebidas na narrativa acabam sendo importantes nos livros seguintes ;-)

Quanto ao aspecto técnico, a capa nacional ficou show! A diagramação está caprichada e tem o tom futurista da série.

Leitura recomendada! A história é empolgante, rápida e termina (sinto muito em dizer) em cliffhanger. É daquele tipo de leitura que você acaba e depois fica imaginando um monte  de teorias conspiratórias - assim como Evelyn! rsrsrs
__________________________________________________________

O Livro



Atrás dos Portões
Garotas do Futuro 1
Eva Gray
Editora Fundamento
Literatura estrangeira / ficção / juvenil
ISBN 9788539507191
2015
128 páginas

A jovem Louisa Ballinger não se lembra da época em que as pessoas caminhavam livremente pelas ruas sem usar braceletes eletrônicos de identificação. Isso foi antes da Guerra. Antes de a Aliança vigiar tudo e todos.

Para a segurança de Louisa e sua melhor amiga, Maddie, elas são enviadas para a Country Manor School (a CMS), uma escola cuja localização é sigilosa. Mas, longe de se sentir segura, Louisa desconfia que tem alguma coisa errada na escola. Logo na chegada, os professores confiscam os celulares e os braceletes de identificação. E o mais estranho: aulas de tiro ao alvo e de técnicas de sobrevivência fazem parte das rígidas disciplinas da CMS.

Evelyn e Rosie, as colegas de quarto de Louisa e Maddie, também não parecem muito confortáveis. Rosie dá a impressão de que tem algo a esconder enquanto Evelyn insiste em teorias conspiratórias.

"Acho que devemos manter os olhos abertos - ela diz. Mesmo não gostando do que vemos."

Será que os professores realmente estão lá para mantê-las em segurança? Ou será que os problemas delas estão apenas começando? Sem ter como voltar para casa ou se comunicar com o mundo exterior, Louisa, Maddie, Evelyn e Rosie precisam permanecer unidas para descobrir a verdade sobre a CMS e... sobreviver.

Atrás dos portões é o primeiro livro de Garotas do Futuro, uma série cheia de aventuras e conspirações que se passa após a Terceira Guerra Mundial. Venha desvendar os mistérios desse novo mundo!

Compre Garotas do Futuro 1 diretamente no site da Editora Fundamento - clique aqui


Série - Tomorrow Girls
1. Behind the Gates (2011) - Atrás dos Portões
2. Run for Cover (2011) - Esconderijo
3. With the Enemy (2011) - Atrás do Inimigo
4. Set Me Free (2011)
5. Don't Turn Back (2011) (uso em escolas)




 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...