Em A História do Romanee-Conti, o jornalista Maximilan Potter mistura suspense e fatos reais para contar a trajetória de um dos melhores vinhos do mundo e o caso policial que mobilizou a polícia Francesa. Lançamento da Zahar.
A História do Romanee-Conti
Maximilan Potter
Editora Zahar
ISBN: 8537814792
2015
232 páginas
Eleito o melhor livro sobre vinhos de 2014 pelo NY Times
Quem envenenaria as vinhas do reverenciado vinhedo da Borgonha que produz os mais caros vinhos do mundo, em especial o mítico Romanée-Conti?
Em janeiro de 2010, Aubert de Villaine - o cultuado proprietário e diretor desse valioso patrimônio vinícola, de apenas 250.000 metros quadrados, mas onde se concentram seis grand crus das mais finas uvas Pinot Noir - recebeu um bilhete anônimo ameaçando destruir cinco séculos de tradição do mais perfeito terroir, a menos que ele pagasse 1 milhão de euros pelo resgate.
E o que parecia de início ser apenas uma brincadeira de mau gosto tornou-se o centro de uma grande e sigilosa operação da polícia francesa a fim de evitar a tragédia.
Numa mistura de suspense, thriller policial e narrativa histórica, o jornalista americano Maximillian Potter revela os bastidores dessa trama ousada e sem precedentes, tendo como pano de fundo a trajetória do lendário vinhedo – desde as origens da viticultura na Borgonha, com a chegada dos monges beneditinos ao local; passando pelas intrigas da corte de Luís XV pré-Revolução, em meio ao embate entre Madame Pompadour, a amante do rei, e o príncipe de Conti, que fez de tudo para arrematar as terras do domaine; e culminando na saga de superação da família De Villaine, que séculos depois levou adiante a qualidade do Romanée-Conti, o vinho mais admirado e cobiçado do mundo.
Potter insere o crime em um rico e amplo contexto histórico e cultural. USA Today
Maximillian Potter se apropria de uma trama sinistra e tece uma história intrigante em torno da mais reverenciada propriedade vinícola do mundo, com o mais respeitado produtor de vinhos no centro. Daniel Boulud e Daniel Johnnes, chef e sommelier premiados com o James Beard Award
Um livro raro, que transcende os interesses dos amantes de vinho. The New York Times
Viciante Potter faz um trabalho magnífico ao manter a tensão da história sem perder o fio da narrativa. Mesmo o mais devoto dos abstêmios não conseguirá deixar o livro de lado. Publishers Weekly
Maximillian Potter abre um portal para um mundo lendário... A história que ele narra de forma tão absorvente respira, como o venerado vinho, com vida, história e magia. Benjamim Wallace, autor de O vinho mais caro da história
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.