4 de setembro de 2016

Bienal do Livro SP 2016




Chegamos ao último dia da Bienal do Livro de SP...


A Bienal contou com cerca de 250 expositores e vários eventos paralelos nas áreas de autógrafos, nos espaços e na arena cultural. Como encerrou-se hoje, ainda não temos os dados oficiais da quantidade de visitantes desta edição (o estimado era de 700 mil pessoas). Os dois finais de semana foram, sem sombra de dúvidas, os mais "abarrotados".
O credenciamento de profissionais e blogueiros deste ano foi mais seletivo, além de mais restrito na hora do acesso. Eu mesma, como me cadastrei como profissional da mídia, tive que apresentar documento e comprovante de atuação na área. Pois é...


Uma das coisas que amarga a Bienal, além de apenas acontecer em 10 dias (pôxa, põe mais uma semaninha ai pra gente curtir...), foi o preço do estacionamento: R$40. Entretanto, para quem optou pelo transporte público, teve ônibus direto e gratuito saindo do terminal do Tietê em direção ao Pavilhão de Exposições. Como no meu caso pegar trem e ônibus ficava totalmente fora de mão e meu tempo de permanência no evento era reduzido, optei por ir de carro. Economizei uma horinha na locomoção mas gastei os tal R$40,00. Fazer o quê? A gente faz esse esforço já que é apenas umas vez a cada dois anos, né?

E falando em facada, a outra foi o preço da alimentação no interior do Pavilhão. Uma hamburguesinho no pão ou um simples hot-dog saia por cerca de R$23,00. É de amargar. Mas como gato escaldado, levei um lanchinho extra na  mochila, umas barrinhas para aguentar o batente e uma garrafa de água. Bom, com R$23 economizados, parti comprar um livro. Vida de economista! rsrs


Livros, livros e mais livros!


Devido a correria do dia-a-dia, este ano só consegui comparecer em um dia do evento, na sexta (02/09). Gostaria de ter aproveitado mais dois dias - o que, nem assim, seria o suficiente para ver tudo o que eu planejava. Mas este ano fui para lá focada. Não voltei de lá abarrotada de livros como em 2014. Desta vez eu trouxe apenas uns 10 ou 12 livros - e acredite, para mim isso é pouco! rsrsrs Deixei para trás os lançamentos badalados porque os preços praticados pelas grandes editoras eram praticamente os dos seus catálogos - e quando tinham descontos significativos, na maioria dos casos esses podiam ser cobertos pelos preços de uma loja virtual. Acreditem, os descontos nas compras pela internet são incríveis. Hoje em dia sai muito mais em conta comprar na Saraiva (usando o cartão de crédito deles - que tem anuidade zero - ou nas promoções com desconto progressivo) ou então na Amazon (vira e mexe tem baixa de preços - mas você precisa estar ligado porque dura pouco!).

E tem também uma coisinha que todo mundo que vai numa feira de livros não deixa passar em branco: os marcadores. Acredito que você, caro leitor, caso tenha ido ao evento, tenha trazido para casa "alguns" marcadores. Tamu junto companheiro! rsrs Alguns, tipo, uns quarenta. Ou mais. Nem contei os meus... 

Bom, voltando ao assunto, fui lá focada nos lançamentos indie. Fui atrás das autoras nacionais e das pequenas editoras. Tem muita coisa boa para garimpar nesse nicho. Muita mesmo. Fora que você consegue ficar tete-a-tete com a autora, trocar figurinhas e conseguir o romance sonhado por um preço muito mais acessível do que no site da própria editora. Isso sem falar em poder pegar nas mãos a edição física daquele livro que só tinha em eBook ou no Wattpad. 

Minha atenção ficou mais direcionada para as editoras menores como a Planeta Literário, Bezz, Qualis, Angel, Ler, Nix, D'Carlos, Coerência, Tribo das Letras, Empíreo, Ella - entre outras que se dedicam a autores nacionais e publicação on-demand.
Geralmente você encontra boas histórias e bons escritores, profissionais que (na maioria dos casos) usam apenas suas redes para divulgar o seu suado trabalho. Gente que merece nossa atenção. E é lá, nesses pequenos estandes que você corre o sério risco de encontrar preciosidades literárias e virar stalker do autor! rsrs











Uma coisa que notei nessas editoras menores é que a qualidade da capa e da diagramação melhorou muito - mas ainda existem alguns títulos que precisam seriamente de uma repaginada. Desculpem-me pela sinceridade, mas o leitor também é visual e a capa conta SIM, e muito, na hora de escolher um livro que você pouco conhece. Vai me dizer que quando você entra numa livraria e vê um livro novo com uma capa bonita você não o pega nas mãos para bisbilhotar a sinopse e dar uma olhada no conteúdo? É o primeiro passo da venda.  #prontofalei

A Tietagem Literária


Durante as andanças na Bienal, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns autores. O primeiro deles foi o Danilo Barbosa, autor de Arma de Vingança  e do lançamento A Princesa da Lapa - ambos publicados pela Universo dos Livros. O cara é muito gente boa, uma simpatia. Só o conhecia pela fotinho minúscula do perfil das redes sociais.


Ai, lá no estande da Tribo das Letras, conheci a fofa da Juliane Rodrigues e seu romance Salvos pelo Amor (e claro que durante a semana vou postar sobre ele por aqui). A autora também lançou um livro infantil chamado Ser Diferente é Legal e a renda com a venda dele será revertida para a doação de um playground para o abrigo Casa Lar Adonai. Para comprar qualquer um desses livros, acesse o site da autora: http://www.salvospeloamor.com.br/lojinha


Ainda no estande da Tribo das Letras... Estava eu num debate feroz com minha amiga sobre literatura nacional. Daí eu olho para o lado e vejo quem? Elaine Elesbão! Parei. Choquei. Na Bienal de 2014 fui ao estande (na época, a Editora Ísis) para comprar A Escalada de Eva autografado mas a autora não havia chegado porque seu vôo atrasou. Saí de lá arrasada - e pior, sem meu livro. Mas desta vez, a diva estava lá. Fiquei super feliz em conhecê-la pessoalmente e dizer o quanto admiro seus livros. E sim, hoje eu tenho os livros dela: a Trilogia completa de A Escalada de Eva e o recém-lançado Risco Calculado, ambos adquiridos junto à autora no final do ano passado <3



E olha eu ai com meus exemplares autografados que comprei diretamente com a própria autora no ano passado:


Novidades nacionais não faltaram no estande da Editora Coerência. Um deles é o da jovem e talentosa Giovanna Vaccaro, de apenas 15 anos. E Se..., seu romance de estreia, traz uma história que cruza as barreiras do espaço-tempo. E claro, vai ter post sobre o livro por aqui! ;-)


No estande da Novo Século, conheci duas autoras do selo Talentos da Literatura Brasileira. A primeira é Paula Toyneti Benalia e seu romance O Doce Sabor da Vingança. Já falei dele aqui no blog - clique aqui para saber mais.


A outra autora da Talentos da Literatura foi Clélia Gorski, de Separada & Dividida, chick-lit que conta a história de uma mulher recém divorciada que precisa conciliar a vida de mãe, o trabalho e a vida doméstica sem borrar o batom ou quebrar o salto. Ah, nem preciso falar de novo: vai ter post sobre isso também.


Enfim, cheguei no estande que eu queria: o da Planeta Literário. Vivo chippando os lançamentos dessa editora. Inclusive da Editora Bezz, parceira aqui do blog, e que também dividia o mesmo espaço com a PL <3 Tenho que parabenizar a equipe de ambas. Os títulos lançados são maravilhosos, as autoras talentosas e há qualidade na capa e diagramação dos seus títulos. 

E aí lá vem eu de novo com um enrosco por causa das benditas fotos minúsculas dos perfis das redes sociais... A primeira coisa que fiz - e a única que vi - quando entrei no estande da PL era  o livro que eu tinha ido atrás: Insano, da Andy Collins. Fui lá sedenta por isso e não ia sair de lá sem ele. E quando o vi, não vi mais nada ao meu redor. O mundo parou. 
E para complicar, já que eu sou meio nó-cega... Bem na minha frente estavam três grandes autoras que acompanho nas redes sociais mas que não reconheci de imediato (meu "banco de dados cerebral" estava "insanamente" falho... rsrs). Eram elas: Brooke J. Sullivan, Janice Ghisleri e Valentina Fernandes.
Eu estava atordoada demais com aquele montão de títulos deliciosos bem ali na minha frente e eu querendo levar todos eles para casa. Foi só quando dei de cara com a Trilogia Minha, da Brooke, que a ficha começou a cair... bem de-va-gar... 
Então agora vou falar um pouco dessas autoras que estavam divando por lá ;-)

Além da Trilogia Minha, Brooke J. Sullivan é autora de A Escolhida e Identidade, ambos também à venda na PL.


E claro, saí de lá com meu trio querido e autografado<3

Outra autora divando no estande da PL foi Janice Ghisleri, da série Os Lobos de Ester e do lançamento Entre o Amor e a Fé. Para saber mais sobre ela, acesse o site da autora: https://janiceghisleri.wordpress.com/


Valentina Fernandes, que na minha empolgação esqueci de tirar uma foto com ela, é autora de Vencendo a Dor, Imperdoável e Desafio do Destino - todos eles vendidos em eBook no site da Amazon. Uma curiosidade sobre essa autora é que ela utiliza sua experiência profissional como assistente social para abordar em seus livros temas importantes como a violência doméstica, adoção tardia e acessibilidade, transformando-os em histórias de amor e superação. Conheça mais sobre essa autora acessando seu site: http://www.autoravalentinafernandes.com.br/

No estande da Ler Editorial finalmente conheci pessoalmente mais duas autoras que gosto. A primeira delas foi a inconfundível Eva Zooks. Eu bati os olhos nela e fiquei com a respiração suspensa: "É a Eva Zooks..." Acho que a Zooks me viu ali parada olhando para ela como uma criança olha pra um doce (rsrsrs) e logo abriu um imenso sorriso e se aproximou. Ela é simpatia pura! Dela, eu tenho e já li Cicatrizes (querido Hawke, sinto informar que você me deu pesadelos por um tempo...). Agora, esse romance ganhou nova edição, capa e diagramação - assim como Caminho das Águas, outro título da autora. Aproveitei também para conhecer seu novo livro: Rick e Cath.


Eu e minha edição anterior de Cicatrizes <3


Enquanto isso, do outro lado do estande da Ler, estava JC Ponzi! Outra autora inconfundível! E eu ali perguntando para a Zooks: "É a Ponzi? Então é hora de mais uma parada para a tietagem literária!" JC Ponzi é autora de Sob a Face do Poder e do lançamento Sem Limites para o Prazer.


E eu também já tenho dois livros dela na minha estante <3

Os Pequenos e a Leitura


Este ano percebi que a Bienal deu maior atenção para os pequenos e jovens leitores. Logo de cara, ao entrar no Pavilhão, estavam dois estandes enormes da Ciranda Cultural e da Top Livros, ambos oferecendo livros adultos e infantis, bem como revistas e gibis, na sua maioria à R$10,00. Para quem tem tempo de garimpar, tem muito livro bom por lá. Livros sobre Minecraft à R$5,00 cada; gibis do Pato Donald e do Patinhas com 800 páginas e em capa dura à R$10,00; clássicos das literatura em versão pocket à R$5,00; dicionários de línguas à R$10,00; ficção da extinta editora ID à R$10,00 e por aí vai. Mas a diversão desse estande fica por conta dos pequeninos. Tem muuuita coisa pra criançada.


Falando ainda nas crianças, o Itaú Cultural estava por lá com contação de histórias e o projeto Leia para uma Criança.



E claro, pros pequenos havia também um mega estande da Disney com brincadeiras e decoração inspirada em seu próximo filme/animação: Moana.



Os Expositores


Quem ostentou este ano foi a Saraiva com um estande que tomava dois lados de um mesmo corredor. A Amazon deu as caras por lá, assim como outras duas livrarias de peso: a Leitura e a Loyola. Isso sem falar na Submarino.



Fugindo um pouco do padrão "estande de editoras", confira abaixo algumas fotos de estandes que mereceram atenção especial: 

Pólen


Exposição de O Pequeno Príncipe





Cordel e Repente


Menas: O certo do errado, o errado do certo


Tribo Geekversidade


A Copag esteve presente com seus baralhos temáticos atraindo o público jovem.

E para os Geeks, placas de porta e tapetes temáticos





E um pouco mais de criatividade espalhada pelos corredores do Pavilhão... 

E agora finalizando este megapost com meu MOMENTO CRUSH na Editora Aqueiro



Muito personagem-crush numa foto só <3 <3 <3 <3


E aí, você foi à Bienal? O que achou?

Um comentário:

  1. Adorei seu post Vick. Adorei as fotos e adoro seu blog, to sempre por aki.
    Eu fui sabado na Bienal e se pudesse teria ido todos os dias. Logo vou postar tudinho que fiz e comprei la na Bienal no meu blog.

    Abçs
    Ana Paula
    http://paixaoporleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...