#ClariceLispector
Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza? (pág. 93)
Clarice Lispector é uma das autoras mais comentadas e citadas de todos os tempos. Suas obras misturam, ao mesmo tempo, densidade de sentimentos e sutileza refinada. Em 'Para Amar Clarice' (Editora Faro - 2017), a autora e professora Emilia Amaral analisa Clarice a partir de trechos de suas obras. Sua escrita e estilo inconfundíveis são entrelaçados à sua vida pessoal e profissional, às constantes mudanças de endereço e às singularidades dos sentimentos humanos.
Enxergando Clarice
Na primeira parte de Para Amar Clarice, o leitor é apresentado à vida da autora. Nômade, judia e nascida na Ucrânia em 10/12/1920 e, apesar de ter morado na América e na Europa, Lispector sentia-se mais brasileira do que nunca. Ainda bebê veio com a família para o Brasil, casou-se com um cônsul, cursou Direito, naturalizou-se brasileira e depois, por 16 anos, morou fora do país. Seu primeiro romance foi Perto do Coração Selvagem (1942) e escreveu contos, histórias infantis e artigos. Mais tarde separou-se do marido e retornou ao Brasil. Se feriu num incêndio em seu apartamento em 1966 (culpa de um cigarro que deixara acesso) e, um dia antes de completar 57 anos, morreu de câncer.
Em seu epitáfio está a seguinte frase, extraída de uma de suas obras - A Paixão Segundo G.H.:
' Dar a mão a alguém foi o que sempre esperei da alegria.'
Falei demais? Não. Nunca é falar demais quando se trata de Clarice. Mesmo com tantas reviravoltas e adaptações, Clarice levou um vida solitária mas brilhante. Circulou pela sociedade e foi uma camaleoa que navegou das questões humanas à literatura infantil. E cada etapa de sua vida representou um marco para uma nova fase de criação.
A partir do segundo capítulo, a leitura segue as obras de Clarice como A Hora da Estrela (1977), Perto do Coração Selvagem (1943), Laços de Família (1960), A Paixão Segundo G.H. (1964), Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969) e Água viva (1973). Em cada capítulo, Emilia Amaral cita trechos, comenta sobre o desenvolvimento do texto, assim como elucida as características dos personagens principais e lança um olhar sobre os sentimentos abordados. Para mim, Clarice é uma autora que enxerga a alma humana de um jeito singular.
Vai fazer uma prova de Literatura? Precisa de um referência rápida sobre Clarice? Então não deixe de conferir Para Amar Clarice.
A Edição
O livro tem uma diagramação caprichada, com trocas de capítulos ilustradas e fontes de tamanho adequado. É um livro que dá para ler em uma sentada e que serve de fonte de consulta para estudantes. Por aqui, a Faro também publicou este ano 'Para Amar Graciliano'. #ficaadica
Para Amar Clarice é uma leitura indicada para quem quer entender rapidamente sobre a vida da autora assim como ter uma pincelada sobre os principais aspectos de suas obras. No entanto, para realmente compreender sua alma, nada melhor do que mergulhar de cabeça em seus livros. Eis alguns como referência:
A Hora da Estrela
A Paixão Segundo G.H.
Perto do Coração Selvagem
Laços de Família
Felicidade Clandestina
Água Viva
Onde Estivestes de Noite
A Cidade Sitiada
A Via Crucis do Corpo
A Maçã no Escuro
O Lustre
Um Sopro de Vida. Pulsações
A Descoberta do Mundo
Para não Esquecer
A experiência com Lispector
Lembro-me até hoje que um dos livros de Clarice que li e mais me marcou foi 'Laços de Família'. Rendeu até um trabalho escolar - e isso faz tempo...😏 Na verdade foi meu primeiro contato com a autora.
Clarice é tão popular, mas tão popular, que o que não faltam são frases e memes dela espalhados pela internet. O problema é que muita coisa é fake e nem de sua autoria! 😡
Frase 'fake' de Clarice Lispector |
Para Amar, Clarice
Emilia Amaral
Faro Editorial
agosto/2017
157 páginas
A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.
- Sobre a autora
EMILIA AMARAL graduou-se em Letras na UNESP (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na UNICAMP (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”. O Doutorado, também na UNICAMP, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, FAPESP, no Departamento de Estudos Judaicos da USP (2011). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores. É autora de diversos livros, dentre eles, “Novas Palavras”, pela FTD; obra distribuída por todo o Brasil, pelo PNLD, há mais de vinte anos.
Algumas indicações
Artigo:
Clarice Lispector mais popular e atual do que nunca (fonte: O Globo 04/06/17)
Dicas de fontes de consulta:
ebiografia - https://www.ebiografia.com/clarice_lispector/
Brasil Escola - http://brasilescola.uol.com.br/biografia/clarice-lispector.htm
Guia da Semana - https://www.guiadasemana.com.br/literatura/noticia/5-livros-de-clarice-lispector-que-voce-precisa-ler
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.