8 de abril de 2010

Filme: Um Sonho Possível


Páre Tudo e Vá ao Cinema agora!!!

Faço este post com muito carinho. Fazia um bom tempo que eu não me “apaixonava” tanto por um filme - nem mesmo as adaptações de Twilight me causaram o “efeito” que este filme me causou.

Por um acaso fui ao cine assistir “Um Sonho Impossível”. Queria ver o porquê de tanto furor e a razão da Sandra Bullock ter ganhado o Oscar este ano. Não é pra menos, o filme é bonito mesmo! Sandra Bullock, a bem paga queridinha da América, arrasou!

Este filme é baseado numa história real, a do jogador de futebol americano Michael Oher. Uma lição de vida em todos os aspectos, por certo. Não tenho palavras para descrever ou qualificar o comportamento da família Tuohy, uma família que adotou um jovem pobre negro sem ao menos se preocupar com o seu passado ou quem ele era. Uma família que fez a diferença no destino de um rapaz sem esperanças. Amor, isso sim, puro amor. Sem peso, sem medidas, simplesmente por amor. Saí do cinema aliviada e esperançosa. Ainda há luz e futuro para a humanidade. A gente não está acostumada a ver coisas boas acontecerem, não enxergamos os pequenos milagres que nos cercam no dia-a-dia. Deus existe. Deus é amor.

Ainda estou em estado de “graça” após essa m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a sessão de cinema. Tô mole, de corpo e coração...

Não foi assitir? Então vá! Não te interessou o “tema”? Vá assim mesmo! Lave a alma e saia do cinema com amor e esperança no coração. É exatamente essa a sensação que o filme me trouxe.

- Importante: Leia este post até o final... rsrsrs

________
 
- Comentando Sobre o Filme:


Tem pessoas que são únicas e fazem a diferença. Daquelas que tem uma trajetória de vida digna e incomparável – não dá pra medir em palavras. Michael Oher teve a chance única de experimentar sua vida nos extremos: do nada para o tudo, da indiferença para o amor. (li isso em alguma crítica ao filme.. não me lembro onde...)

O filme é baseado no livro “The Blind Side: Evolution of a Game” que foi sucesso absoluto nos EUA. Isso rendeu uma adaptação cinematográfica, chamada “The Blind Side”, que trouxe uma impressionante bilheteria nos cinemas americanos. O filme chegou às nossas telonas no final de Março sob o título “Um Sonho Impossível”. 
Dizem que este filme tem arrecadado mais dinheiro nas bilheterias do que arrecadou “Lua Nova (sequência da série Twilight). Ainda, rendeu o Oscar de melhor atriz (drama) para Sandra Bullock, que fez o papel da mãe de Oher (Leigh Tuohy) e obviamente, deu um “up” em Michael Oher (atual offensive linemen da NFL), tornando-o a celebridade mais querida do momento.

Falando nisso, o verdadeiro Oher é super carismático e inteligente. É extremamente comprometido e disciplinado, coisa que aprendeu com sua família. Estuda e treina com afinco. Não gosta de ser o centro das atenções e prefere jogar football apenas por “jogar” - nada de celebridade. Entretanto, quer usar sua própria história de vida para mudar a vida de muita gente.


O filme The Blind Side é fantástico. Imperdível mesmo! Daqueles que valem a pena depois ter o DVD em casa. Um trabalho primoroso. Não tive a oportunidade de ler o livro (e agora estou empolgadérrima!) mas dizem que o diretor John Lee Hancock fez um ótimo trabalho, mantendo a fidelidade ao livro. (isso eu não posso garantir... eu vou ter que checar!)


Vamos ao filme... Michael Ohen (Aaron Quinton), também conhecido como Big Mike, é um pobre jovem negro, filho de uma viciada em drogas que nem sabe quem é o pai do garoto. Uma rapaz de bom coração, com instinto protetor, apesar de ter uma vida triste cercada de probreza, violência e drogas. Ohen aprendeu a fechar os olhos para esconder as coisas ruins que acontecem a sua volta (ou se esconder delas), mas mesmo assim é um poço de ternura e não deixou que a amargura tomasse conta de sua vida.


Ele dorme de “favor” no sofá da casa de um outro casal, onde o pai é um humilde mecânico. Um dia este senhor leva seu filho e Ohen para uma escola cristã do outro lado da cidade, a parte rica. Sua única intenção é dar uma boa educação ao filho e, se conseguir, encaixar Ohen na mesma escola. Logo Ohen é visto pelo treinador da escola que demonstra algum interesse em seu porte físico, mas para que seja aceito, terá que obter boas notas.


Detalhe: show de bola quando o treinador tenta convecer o corpo docente da escola que reluta em aceitar o rapaz por seu QI ser baixo. Alegação: se são uma escola cristã, por que não ser cristão e ajudar Ohen? A professora de Biologia é a primeira que vê que Ohen pode se “integrar” à sociedade – coisa que os demais professores relutam em aceitar.

Mas a mudança vem mesmo com Leigh Tuohy, a mãe durona da rica família Tuohy. Seu filho caçula (que eu acabei apelidando de “Pimentinha”) é o primeiro a fazer amizade com o “Big Mike”. Numa noite fria, após voltarem de um jantar, a família Tuohy se depara com Ohen caminhando na estrada apenas de camiseta e bermuda. Por debaixo do comportamento “durão” da matriarca Tuohy bate um coração de ouro. Ela pára o carro, coloca Ohen lá dentro e o leva para sua casa. Daí a história começa!

O carisma de Michael Ohen mudou a vida da família Tuohy. E o amor da família Tuohy mudou a vida de Ohen...


- Partes interessantes:

- a da cama... chorei
- a do “airbag”... chorei...
- não perca o finalzinho do filme onde aparecem os verdadeiros Tuohy
- ah, tudo foi lindo!

Um filme para ver e rever. Muito mais lindo do que triste...
Nota: 10 !!! (multiplicado por 10!)
________


- O Verdadeiro Michael Ohen

Como gostei demais desse filme, pesquisei com afinco sobre Michael Ohen...

Uma contradição na adapatação é que o verdadeiro Michael Ohen é bem mais inteligente e conhecedor desse esporte do que o ingênuo personagem Ohen do filme. Não entendo muito desse “football”, essa uma paixão americana que arremessa corpos truculentos de encontro ao outro, mas dizem que John Matsko, treinador da OL do Baltimore Ravens, antes do primeiro jogo da temporada contra o Kansas City Chiefs, ficou trancado com Oher por uma hora e meia na sala de vídeos do clube estudando várias movimentações. Isso prova por A+B que Ohen é inteligente e que nunca duvidou de sua capacidade.

No início de carreira Ohen jogava na sua posição de origem (lado esquerdo) – mas isto foi só durante 4 jogos: contra Denver, Cincinnati, Detroit e Chicago. Os demais jogos foram no lado direito, os quais ainda renderam para ele a posiçõa de titular. Ta aí outro aspecto positivo de Ohen: essa troca de posições mostra sua capacidade e facilidade de se adaptar. 
Como Matsko disse à revista Sports Illustraded: “É como um golfista dextro de repente jogar com a mão esquerda...”. 
E Ohen completou : “Eu posso fazer, eu estou na NFL. Eu preciso ter esta habilidade de mudar”.
Matsko ainda diz: “Você não precisa repetir as coisas para ele; é só dizer uma vez e pronto”.

Sean Tuohy, pai de Oher, fala com orgulho sobre seu filho:
“Michael foi abençoado com uma incrível habilidade de não se preocupar com o ontem. Sua mente está focada sempre no que está a frente e acredito que é justamente isto que fez ele superar as adversidades, porque se ele estivesse por aí se preocupando com o passado, não teria chegado aonde está hoje”.

Lição de vida, não é?

________


- O Filme:



Um Sonho Possível
Título original: The Blind Side

Estúdio: Alcon Entertainment / Zucker/Netter Productions

Distribuidora: Warner Bros. Pictures

Lançamento: 2009 (EUA)

Direção: John Lee Hancock

Gênero: Drama

Duração: 128 minutos



- Sinopse:

Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.


- Elenco:

Sandra Bullock (Leigh Anne Tuohy)

Tim McGraw (Sean Tuohy)

Quinton Aaron (Michael Oher)

Jae Head (S.J. Tuohy)

Lily Collins (Collins Tuohy)

Ray McKinnon (Técnico Burt Cotton)

Kim Dickens (Sra. Boswell)

Adriane Lenox (Denise Oher)

Kathy Bates (Srta. Sue)

Catherine Dyer (Sra. Smith)

Andy Stahl (Diretor Sandstrom)

Brian Hollan (Jay Collins)

Sharon Morris (Investigador Granger)

Omar J. Dorsey ("Big Tony" Hamilton)

Paul Amadi (Steve Hamilton)

Hampton Fluker (David)

Rhoda Griffis (Beth)

Eaddy Mays (Elaine)

Ashley LeConte Campbell (Sherry)

Tom Nowicki (Professor de literatura)

Melody Weintraub (Professor de história)















___


- Trilha Sonora:

Adorei as músicas do filme. Pesquisei sobre o "soundtrack" e aí está a lista:

  • Unsquare Dance – Dave Brubeck Quartet
  • Cello Song – The Books
  • That Thang – Ashley J. Llorens and Mighty Wyte
  • Erik Apologizes (from A Walk to Remember) – Mervyn Warren
  • Follow Me – Uncle Kracker
  • Dry No Olives – Jon Gilutin
  • The Way It Was – Daniel May
  • Jingle Bells - Daniel Pinnella, Ric Markmann, Chris Wagner, Dean Butterworth, Tracy Waname and Allan Lanning
  • Catch Me – Marcella Mortellaro
  • Trouble With Me – Lucy Woodward
  • Bust A Move – Young MC
  • Showing Off – Riverside Community College Marching Band
  • Hype the Crowd – Riverside Community College Marching Band
  • Charge The Field – Riverside Community College Marching Band

  • Football Funk – Ed Hartman
  • Cheerleaders – John Stary
  • 1812 Overture (Finale) Ringtone – Zombie Bank
  • Not So Bad Marching Band – Riverside Community College Marching Band
  • How High the Moon – Les Paul and Mary Ford
  • Money Ain’t A Thang – Lawrence Edwards
  • Get Crazy – Zombie Bank featuring Red Ride
  • Going Up the Country – Canned Heat
  • Chances - Five for Fighting
  • Southern Voice – Tim McGraw
________

- Mais dos Meus Comentários:

Adoro músicas de seriados e trilhas sonoras. Soam pra mim como algo "diferente". É com essa "brincadeira" de ouvir esse tipo de música que acabei descobrindo muitas bandas e cantores que fazem um sucesso danado lá fora e que não são nem conhecidos por aqui...

Na trilha de "The Blind Side" tem uma música do Tim McGraw (para quem não o conhece, ele é um famoso cantor de country music e é casado com a também cantora Faith Hill - que sorte a dela, hein???). Tim McGraw interpreta o personagem de Sean Tuohy neste filme. Charmosérrimo e gostosérrimo, Tim McGraw está maravilhoso nesse filme! Confesso que quando ele entrava em cena eu nem prestava direito atenção no resto... Que Deus Grego é esse? E olha que eu sou dançarina de country music mas nunca tinha me dado conta do charme desse cara!!! O chapéu sempre dá um charme todo especial, mas também esconde a cara de quem o usa... Agora, ele sem chapéu e sem barba... Uau!!!... Quero um desses aqui em casa, do meu lado!!! rsrsrs
Termino este post super-animada e deixo um "colírio" pra vocês, meninas:

- Tim McGraw na versão "cowboy", já velho conhecido meu...

- Agora na versão "The Blind Side" (mais maduro... uau!)


- E, por fim, o bom homem de família... para sorte da Faith Hill !



________

- Confira Sobre "The Blind Side":

The Blind Side (Um Sonho Possível) - Michael Lewis (o livro)
Filme: Um Sonho Possível

6 comentários:

  1. ah nao me faça inveja queria tanto assitir este filme, ela ganhou Oscar e tem o TIM q meu amo a anossssss luz, amo country, ja viu hauahaa...

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse filme no meu pc - método escuso de adquirir filme - mas ainda não tive tempo de assistir.
    Já ouvi comentários maravilhosos sobre ele enão vou esperar mais para assití-lo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Já queria ver este filme, mas depois de ler seu post fiquei morrendo de vontade de ver! =) Parece mesmo ser muito bom!

    Bjo!

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeitíssima pra falar mais alguma coisa sobre este filme. Simplesmente a-m-e-i-! Fazia um tempão q eu não via um filme q realmente mexesse comigo.
    Corram meninas, ainda está em cartaz. O mais delicioso de tudo é poder ver ele ainda nas telonas...

    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei seu comentario sobre o filme, ele realmente é fantástico e nos deixa realmente emocionados com sua historia, sem contar que a Sandra está simplesmente fabulosa no filme. Fiquei como vc super interessada na historia real e vim pesquisar na internet,foi quando encontrei seu blog e achei seu comentario muito legal porque vc realmente pesquisou a fundo a historia de vida dele. Vc chegou a ler o livro? Ele é bom mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana!
    Não cheguei a ler todo o livro não. Mas a história de vida de Oher é emocionante. Pesquisei bastante sobre ele depois de ter assistido ao filme.

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...