Cinema
Na semana passada, minha ida ao cinema me valeu muito. Fui assistir Alice no País das Maravilhas e apesar das críticas negativas serem muitas, eu gostei do filme.
Definitivamente não é um filme para crianças. E acredito que a censura de 10 anos não é suficiente (talvez uns 12 aninhos seria mais conveniente). E vocês devem me perguntar "Por quê?".
- Bom, vamos aos fatos:
Primeiro, Alice já não é nenhuma "menininha ingênua" que vai parar no seu "País das Maravilhas". Ela esta crescidinha e tem que lidar com fatos da vida adulta como compromissos, casamento, responsabilidade social e a sociedade aristocrática de seu tempo. Tem que lidar com a morte do pai, assumir o papel de adulta e tomar suas próprias decisões. Coisa que muita criança pode ainda não enteder.
Segundo, a Rainha Vermelha gritava a toda a hora: "cortem a cabeça". Imagine só se a moda pega! E fora que o lago ao redor do castelo era recheado de "cabeças flutuantes". E no final, tem ainda o duelo e o sangue do dragão... Para as crianças menos "preparadas" e mais sensíveis, é um impacto que pode lhes trazer pesadelos na noite pós-filme.
Terceiro, o "valete" (ou o cavaleiro, se assim o preferir) é dissimulado, perigoso, mentiroso (que exemplo!) e tenta "seduzir" a Alice. Realmente um péssimo exemplo para a criançada. Tudo bem que as crianças de hoje em dia já sabem muito mais coisas que muito adulto por aí, mas não custa poupá-las um pouco, correto?
Minha sobrinha estava louca par ir ver a este filme. Por sorte, a idade dela não permitiu. Tenho a certeza que ela ficaria impressionada se o assistisse...
Bom, já deixei minha crítica quanto à censura do filme. Vamos agora ao melhor da festa!
O filme é bom. Pelo menos pra mim foi BOM. Tem gente que não gostou, até alguns críticos brasileiros odiaram o filme. Well, eu sou "do contra" mesmo! rsrsrs
Johnny Depp está ótimo no papel, como sempre. Infelizmente o Chapeleiro Maluco não apareceu tanto quanto poderia pois dividiu a cena com muitos outros personagens, a maioria deles, personagens nascidos de computação gráfica.
Falando nisso, nunca gostei daquele "gato cabeçudo" mas desta vez, neste filme, queria ter um bichano desses. Simpatissíssimo! ;-)
Mia Wasikowska, a atriz que interpreta Alice, é "sem-sal-e-sem-açúcar".
Anne Hathaway está esquisitíssima devido aos seus trejeitos afetados de Rainha Branca e arrasou!
Helena Bonham Carter, a cabeçuda Rainha Vermelha (e mulher de Tim Burton, o diretor do filme) está outra vez perfeita com sua carinha de psicótica. Fala sério, ela tem um rosto perfeito para esse tipo de papel!
Vocês sabiam que o ator Crispin Glover, o cavaleiro Stayne de Alice, também fez o papel do personagem George McFly da série De Volta para o Futuro? Isso mesmo, ele era o pai do Marty McFly (Michael J Fox) e na época, apesar de desempenhar o papel de pai de MJ Fox n trilogia, ele era 3 anos mais novo que Fox. Agora lhes pergunto: quem viu o filme conseguiu se lembrar dele como George McFly?
A Direção é de Tim Burton, baseado no clássico Alice no País das Maravilhas que foi escrito por Lewis Carroll. O filme começou a ser rodado em 2008 e estreou em 23/04/10 no Brasil.
_______Alice no País das Maravilhas
Título Original: Alice in Wonderland
Gênero: Aventura, Família e Fantasia
Origem: Estados Unidos
Estréia: Abril / 2010
Direção: Tim Burton
Roteiro: Linda Woolverton e Lewis Carroll
Produção: Walt Disney Pictures
- Sinopse:
Baseado na obra de Lewis Carroll
Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela cai em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos atrás apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).
- Elenco:
Mia Wasikowska (Alice Kingsley)
Johnny Depp (Chapeleiro Maluco)
Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha)
Crispin Glover (Valete de Copas)
Anne Hathaway (Rainha Branca)
Christopher Lee (Jabberwock)
Michael Sheen (Coelho Branco)
Alan Rickman (Lagarta)
Matt Lucas (Tweedledee / Tweedledum)
Stephen Fry (Gato Risonho)
Barbara Windsor (Rato)
Marton Csokas (Charles Kingsley)
Lindsay Duncan (Helen Kingsley)
Eleanor Tomlinson (Fiona Chataway)
Frances de la Tour (Tio Imogene)
Tim Pigott-Smith (Lorde Ascot)
John Hopkins (Lowell Manchester)
Geraldine James (Lady Ascot)
Amy Bailey (Hatteress)
Jemma Powell (Margaret Manchester)
Leo Bill (Hamish Ascot)
Eleanor Gecks (Faith Chataway)
Lucy Davenport (Lady Long Ears)
Arick Salmea (Nobre da Rainha Vermelha)
Paul Whitehouse (Coelho March Hare)
- Meus Comentários:
Esta "Alice" não é mais a "Alice" que conhecemos dos contos infantis. Ela cresceu, é uma jovem mulher que está prestes a se casar. É ingênua e sem atitude e tem que enfrentar a sociedade em que vive. A história começa com a Alice, ainda pequenina, tendo constantes pesadelos com os personagens que tão bem conhecemos: um coelho que usa terno e tem um relógio, uma rainha vermelha, um gato cabeçudo que "flutua", um cara esquisito com um chapéu mais esquisito ainda... Depois a estória pula para anos depois, com a jovem Alice indo ao encontro de seu "prometido", sem saber que lá uma festa de compromisso à aguardava. E ao ver o "coelho de terno" circulando por entre o jardim, no meio da festa, Alice deixa seu prometido "plantado" e sai correndo atrás do serelepe coelho. Resultado: cai num buraco e vai parar no País das Maravilhas.
Infelizmente Alice, já crescida, acredita que tudo não passa de um sonho, um repeteco de seus constantes pesadelos. Pior, ela nem sequer se lembra que algum dia esteve no País das Maravilhas...
Não vou entrar em detalhes e nem contar o resto. Só posso adiantar que Alice reencontra todos os personagens que já conhecemos: o Chapeleiro Maluco, a Ranha Vermelha, o Valete de copas, o Coelho Branco, Absolem a Lagarta, o Gato de Cheshire (ou o Gato Risonho), a Lebre entre outros. E nessa empreitada pela busca da paz e do equilíbrio no País das Maravilhas, Alice terá de enfrentar seus medos e destituir a Rainha Vermelha do trono, entregando o reinado novamente às mãos da Rainha Branca. Alice faz novos amigos e com sua doçura e esperteza, consegue ainda cativar umas das mais temidas feras da Rainha Vermelha (foi a parte que mais adorei no filme!).
O filme ainda prova que a "união faz a força". Sem a ajuda do Chapeleiro e do cachorro, entre outros, Alice não teria chegado tão longe e a rainha cabeçuda não teria sido banida.
E a heróina "sonsa" se transforma numa mulher de personalidade, enfim!
Confesso uma coisa: nunca gostei da estória de Alice no País das Maravilhas, mas dou o braço a torcer por este filme.
O filme foi bom.
Média geral: 8.
Agora venho com outra pergunta: quem aí já não fez uma confusão danada com os personagens de Alice no País das Maravilhas e o Mágico de Oz??? Eu fiz e assumo! rsrsrs
Bjs,
Vick
________
- Saiba Mais:
O Clássico de Lewis Carroll
Alice no País das Maravilhas - Desenho da Disney
Oi Vick,
ResponderExcluirTbm fui assitir Alice no País das Maravilhas, adoreiiii bem melhor do que eu esperava, ri a bessa coma a cabeçuda!
kkkk.
Ah esperava bem maissssss, mas msm assim é Tim Bourton e Jonhy Deppp
ResponderExcluirFui com o "pé atrás" pq haviam me dito q não era bom, q teve muita propaganda pra pouca coisa, etc e tal... mas eu gostei! ;-)
ResponderExcluirBjs pra vcs,
Vick
Oi Gisele,
ResponderExcluirEsse filme criou muita expectativa e, posteriormente, pra muita gente, desilusão. Fui assistir com "o pé atrás" mas gostei"!
Bjs,
Vick