Coração Ferido
Archie & Gretchen - Vol. 1
Chelsea Cain
Gente, ainda estou em estado de choque pós-leitura! A Gretchen dá um pau no Hannibal Lecter! Medonho!!!
Consegui o primeiro livro da trilogia Gretchen e Archie há quase um ano e ele estava pegando pó na pilha. Depois, antes mesmo de ler “Coração Ferido”, peguei "Coração Apaixonado" (o segundo livro) numa super-promo na Bienal do Livro de SP do ano passado.
E com a chegada de Coração Maligno, a série ganhou mais um companheiro amargando na pilha... Como ando faxinando a pilha dos “escolhidos mas esquecidos”(rsrsrs), Chelsea Cain foi a escolhida. Além do mais, quem anda acompanhando minhas últimas leituras sabe que ando na “abstinência” dos romances sobrenaturais e daí meu gosto e gênero literário tem oscilado bastante nas leituras recentes... rsrsrs
The Night Season, o quarto volume da série "Archie e Gretchen" chega em 2011 lá fora. E quem sabe tenhamos a sorte de ter a versão em português logo em seguida, né?
________
- Resenha:
A relação doentia entre ambos tem cara de Stockholmssyndromet (a famigerada "Síndrome de Estocolmo" - veja na Wikipedia) - "A mente fabrica uma estratégia ilusória para proteger a psique da vítima. A identificação afetiva e emocional com o sequestrador acontece para proporcionar afastamento emocional da realidade perigosa e violenta a qual a pessoa está sendo submetida."
Leia e descubra!!! ;-)Ela é linda.Ela é brilhante.Ela é uma assassina.O amor pode ser uma tortura.
E a serial killer Gretchen Lowell é assim mesmo: linda, brilhante, manipuladora, uma atriz nata que conseguiu estar acima de qualquer suspeita por muito tempo. Até ser pega, ou melhor, até se entregar após ter quase matado o detetive Archie Sheridan.
A história começa dois anos depois do desfecho com a prisão de Gretchen. Durante 10 anos o detetive Archie fez parte de uma força-tarefa que investigou os assassinatos da serial killer chamada Beleza Mortal. Mas aí ele foi pego por Gretchen e ela o torturou de todas as formas mais cruéis possíveis por 10 dias consecutivos. Talhou seu peito todo com um bisturi; perfurou a carne entre suas costelas; arrancou cirurgicamente seu baço e o enviou junto com a carteira de Archie para Henry; fez Archie beber diabo verde até consumir seu esôfago e quase matá-lo; matou-o e o ressuscitou. E quando Archie já implorava para morrer, Gretchen ligou para a emergência e o salvou. Mas essa não era a intenção dela. Ela queria apenas prolongar os anos de sofrimento de Archie, deixar marcas... e aparentemente continuar a alimentar o amor doentio que surgiu entre ambos.
Archie virou um zumbi. Perdeu sua família, sua amada esposa e filhos. Perdeu sua carreira, foi afastado e amargou dois anos morando sozinho num apartamento sombrio e esquecido. De quebra, suas visitas à Gretchen na prisão, todo santo Domingo, tornou-se uma rotina viciante a qual ele não abria mão de forma nenhuma. E o coquetel de antidepressivos, analgésicos e antiácidos tornaram-se seus melhores amigos e companheiros de jornada.
É medonho o relacionamento deles. Gretchen é a típica mulher fatal, com dons de psicóloga, habilidade de uma cirurgiã e um refinamento assasino assustador.
No decorrer da trama a gente descobre que essas visitas à Gretchen não são apenas fruto da dependência emocional dos dois protagonistas principais. Descobrimos que a cada encontro Gretchen fornece à Archie detalhes de suas vítimas anteriores e de como encontrá-las. E chegamos a marca de 200 corpos! E na esperança de desenterrar cada corpo que Gretchen matou, Archie se sujeita (com muito prazer, convenhamos...) às visitas domingueiras na prisão.
Em contrapartida, uma nova onda de assassinatos em série assola Portland. E Archie é chamado pela polícia para ser o chefe das investigações e reativar sua antiga força-tarefa. Nisso ele conta com a ajuda de Henry (o policial que é seu melhor amigo), Anne (a psicóloga e profiler do grupo), Clare (uma policial durona) e da repórter Susan Ward, uma garota com cabelos cor-de-rosa.
O novo serial killer ataca adolescentes e tem refinos de crueldade: após a morte ele usa água sanitária nos corpos.
Os artigos de Susan despertam o interesse de Gretchen que insiste em conhecê-la. E uma nova teia de tramas surge.
No meio dessa salada-mista e muito sangue frio, Archie é posto a prova. Será capaz de impedir que outras jovens sejam assassinadas? Conseguirá passar por seu medos e traumas e capturar o serial killer? E o que Gretchen tem a ver com isso tudo?
_________
- O Livro:
Coração Ferido
Série: Beleza Mortal / Archie and Gretchen - Vol.1
Autora: Chelsea Cain
Editora: Suma de Letras
Assunto: Literatura Estrangeira / Ficção Policial
ISBN: 8560280197
ISBN-13: 9788560280193
1ª Edição / 2007
328 Páginas
- Sinopse:
O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou.
Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo, ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia. Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão - viciado em analgésicos, incapaz de voltar à sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança. Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não existe mais, e ele concorda.
As visitas a Gretchen são semanais, com a justificativa de que só ele pode fazê-la confessar onde estão os corpos das vítimas.
Mas Archie sabe qual o real motivo - ele simplesmente não consegue ficar longe dela. Quando outro criminoso começa a seqüestrar meninas em Portland, Archie tem que se recompor para liderar uma nova força-tarefa que investigará os assassinatos.
Uma repórter jovem e determinada, Susan Ward, acompanha o trabalho do grupo, o que desencadeia um jogo mortal entre Archie, Susan, o novo serial killer e até Gretchen. Eles têm um maníaco para capturar, e talvez isso liberte Archie de Gretchen de uma vez por todas.
_________
Chelsea Cain |
Chelsea Cain começou a se interessar por temas mórbidos ainda criança, quando criou um cemitério de animais no quintal de casa.
Já publicou diversos livros, entre infanto-juvenis e as memórias de sua infância numa comunidade hippie. Colabora com importantes jornais americanos como o New York Times.
Coração Ferido foi escrito nas noites de insônia de sua primeira gravidez, e é a estreia de uma trilogia protagonizada pela detetive Archie Sheridan e a serial killer Gretchen Lowell.
- Na Contra-Capa:
Não há nada naquele rosto. Nenhuma raiva. Nenhum prazer. Nenhuma compaixão. Nada.
- Está com medo? – pergunta Gretchen.
Ela tateia com um pano sua testa, bochecha, nuca e clavícula. Archie imagina ver uma faísca de emoção nos olhos dela. Piedade?
Então ela some.
- Não importa o que você esteja esperando – sussura ela. – Vai ser pior.
________
- Na Mídia:
Chelsea Cain criou uma femme fatale cruel e impulsiva difícil de ser superada. - The New York Times
Ess thriller extraordinário revifora o gênero. - Publishers Weekly
A Gretcchen Lowell de Chelsea Cain é arrebatadora, a serial killer mais original desde Hannibal Lecter. – Chuck Palahniuk, escritor
Um dos melhores thrillers do ano. – Booklist
Trama inteligente e personagens inesquecíveis – Kirkus Review
_______
- Na Aba:
O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou. Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia. Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão – viciado em analgésicos, incapaz de voltar a sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança.Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não existe mais, e ele concorda. As visitas à Gretchen são semanais, com a justificativa de que ssó ele pode fazê-la confessar onde estão os corpos das vítimas. Mas Archie sabe qual o real motivo – ele simplesmente não consegue ficar longe dela.
Quando outro criminoso começa a sequestrar meninas em Portland, Archie tem que se recompor para liderar uma nova força-tarefa que investigará os assassinatos. Uma repórter jovem e determinada, Susan Ward, acompanha o trabalho do grupo, o que desencadeia um jogo mortal entre Archie, Susan, o novo serail killer e até Gretchen. Eles têm um maníaco para capturar, e talvez isso liberte Archie de Gretchen de uma vez por todas.
- Outras Capas:
_______
- A Série:
Archie and Gretchen1. Heartsick (2007)2. Sweetheart (2008)3. Evil at Heart (2009)4. The Night Season (2011)
_______
- Tips Interessantes:
- Falou.
- O que ela disse?
- Ela estava preocupada de ter sido franca sobre... - ele procurou as palavras certas - ... meu relacionamento com Gretchen.
- Relacionamento - repetiu lentamente Susan. - Palavra curiosa.
Ele balançou a cabeça.
- Nem tanto. Criminoso/pplicial. Sequestrador/refém. Assassino/vítima. São todos relacionamentos. - Ele abriu um sorriso irônico. - Não quis sugerir que estamos tendo um caso.
(Susan e Archie - pag 161)
Mas afinal de contas, que espécie de relacionamento há entre Gretchen e Archie? Isso é doentio!!!
___
(...) - Fazia quase seis meses que ela não me entregava nenhum corpo. Achei que o perfil no Herald fosse mexer um pouco com ela. Gretchen se enciúma com facilidade. Imaginei que se ela soubesse que eu estava ficando íntimo de uma repórter, íntimo o bastante para falar sobre certos assuntos, sua reação seria me dar... - ele fez uma pausa, como se procurasse as palavras certas - ... uma prova do seu carinho.
(Archie para Susan - pag 200)
Hum, carinho... que tal um afago com um bisturi enfiado no peito, hein Archie???
- Debbie odeia você - disse a Gretchen. - Odeia você por assassinar o homem que ela chamava de marido. - Ela olhou para Archie. Nenhuma reação. - Ela acha que ele está morto. E que Archie é outra pessoa agora.
Gretchem pareceu satisfeita, os olhos brilhantes, as maçãs do rosto pronunciadas.
- Mas ainda o ama.
Susan mordeu o lábio.
- Sim.
- E ele ainda a ama. Mas não pode ficar com ela. E não pode estar com seus dois filhos adoráveis. Sabe por quê?
- Por sua causa - adivinhou Susan.
- Por minha causa. E é por isso que você nunca vai tê-lo, pombinha. Porque eu o inutilizei para outras mulheres.
- Você me inutilizou para outros seres humanos, Gretchen - disse Archie, abatido. (...)
(Susan, Gretchen e Archie - pag 207)
___
Archie tomou outro comprimido.
- Pra que servem esse remédios? - perguntou Reston.
Um sorriso correu pelos lábios de Archie. Talvez desse certo. Ele passou o dedo pela borda do copo, sem tirar os olhos de Reston.
- Eu tenho fantasias sinistras.
Lá estava Gretchen novamente. Sua mâo contra a face dele. Os lírios.
(Archie e Reston - pag 300)
Archie realmente "viaja", não é mesmo?
___
Ele olhou para longe, para a noite.
- Eu desisti de tudo que amava naquele porão - explicou Archie. Sua voz estava baixa, sob controle. - Meus filhos. Minha mulher. Meu trabalho. Minha vida. Eu iria morrer. Nos braços dela. E não me importava. Porque ela estaria lá. - Ele encarou Anne. - Cuidando de mim.
- Ela é uma psicopata.
Um táxi amarelo entrou no pequeno estacionamento atrás do prédio.
- Eu sei - disse Archie, dando um passo em direção a ele. - Mas é a minha psicopata.
(Archie e Anne - pag 313)
Ta aí uma das coisas que eu dispenso nessa vida: uma psicopara particular... afff!
___
- Quanto homens como Reston você tem lá fora? - perguntou - Quantas bombas-relógio?
Gretchen recostou na cadeira e sorriu.
- Incluindo você?
(Archie e Gretchen - pag 323)
Quem sabe num dos próximos livros o Archie não seja o próximo psicopata em ação, hein?!
- Você vai ficar algumas semanas sem vir. Mas vai precisar dos corpos. - Ela entortou a cabeça para ele e sorriu, radiante. - Vai precisar de mim.
Provavelmente, pensou Archie.
- Talvez - disse.
Ela balançou a cabeça compreensivamente.
- Tarde demais. Você não vai se sentir melhor.
Archie riu.
- Não preciso me sentir melhor. - disse. Sua voz ficou fria. - Só preciso que você se sinta pior.
(Gretchen e Archie - pag 323)
Pelo menos mandou bem dessa vez, Archie!
________
- Meus Comentários:
Manipuladora e inteligente, Gretchen dá um show de horrores como serial killer, mesmo estando atrás das grades... Gretchen é tão ou mais assustadora do que Hannnibal Lecter (o serial killer psicopata de "O Silêncio dos Inocentes", "Dragão Vermelho" e "Hannibal") imortalizado por Anthony Hopkins.
Ela transformou Archie em um homem hipocondríaco, depremido e dependente químico e emocional. Realmente Gretchen fez um estrago na vida dele.
Archie é uma bomba relógio ambulante. Sempre oscilando no limite da razão e com tendências suicídas. Sempre com seu potinho de remédios com o coquetel para depressão, medo, fobia, dor, antiácidos... todos remédios controlados (tarja preta mesmo!) que o deixam no estado em que mais gosta: chapado. Archie foge da realidade mesmo.
Comecei a ler bem devagar, sem ânimo. Estava (e ainda estou) com saudades dos meus vampiros, anjos caídos, lobisomens, bruxos. Portanto, no começo o livro não conseguiu me prender. Depois, a ânsia de terminar logo foi aumentando proporcionalmente à minha curiosidade mórbida pela mente doentia do serial killer. Dai comparei o livro com CSI e a coisa voou. Em dois dias terminei o que demorei mais de uma semana pra engrenar!
Romance policial, a trama prende a medida que evolui. Dá reviravoltas e as peças vão se encaixando. E no final, mais um dedinho de Gretchen – que mesmo atrás das grades – apronta das suas. Diria que ela é uma “serial killer à distância”!
Se pudesse comparar o livro, diria que é uma mistura do romance denso de “O Homem que não amava as mulheres” , com a velocidade das tramas de Dan Brown, a morbidez de “O Silêncio dos Inocentes” (Gretchen é o Hannibal de saia, né?), enfim, a Gretchen cria uma salada mista na cabeça da gente! Uma caca!!! Rsrsrs
Para quem gosta do gênero, diversão garantida com requintes de crueldade! /-)
Minha nota: 8
Agora vou pra segunda parte e ver o que a Gretchen vai aprontar com os miolos de Archie em "Coração Apaixonado”!
_______
- Confira as Edições brasileiras de "Archie and Gretchen":
Coração Ferido (Archie and Gretchen - Vol. 1) - Chelsea Cain
Coração Apaixonado (Archie and Gretchen - Vol. 2) - Chelsea Cain
Coração Maligno (Archie and Gretchen - Vol. 3) - Chelsea Cain
-
Bem-vinda ao clube das viciadas em Chelsea Cain !
ResponderExcluirEu adoro. É inexplicável como uma serial killer nos prende tanto rsrs Já li os 3 e te garanto : Um é melhor e mais horripilante que o outro. O mais revelador é Coração Apaixonado, sem dúvida nenhuma.
kkkkk Concordo qdo vc diz que a Gretchen é o Hannibal de saia. Excelente comparação :-)
Bjsss
Comparada ao Hannibal? Vou ler. ;)
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirFiquei facinada pelo Livro, já faz algum tempinho que quero ter o Prazer de Lê-los.
Me senti familiarizada com a forma que ela age e com a equipe da força-tarefa... (um outro vício meu é Série estilo CSI... hahaha)
E depois de ler aqui a Resenha fiquei com mais vontade de ler!
Bjus =***
Eu já li, é verdade! É muito, muito... Forte e traumatizante...kkk! Aquela parte que ela quebra as costelas dele é tensa, mas aprendemos várias coisas como que um cadáver quando é jogado no mar só flutua depois de 3 dias!!!
ResponderExcluirNos agradecimentos Chelsea agradece ao marido por continuar com ela mesmo depois de ela fazer essa história...kkk!
Não sei ainda se vou ler coração apaixonado...
Beijinhos,
Myrla
OI MEninas!
ResponderExcluirE olha que a autora Chelsea Cain escreveu esse livro em suas noites de insônia durante sua gravidez. Inacreditável!!!
Bjs e boa semana pra vcs todas,
Vick