A 5a. Onda
Rick Yancey
Adoro isso: livros que me surpreendem e me instigam. E foi exatamente esse tipo de leitura que encontrei. A 5a Onda é um livro denso. Rick Yancey tem o poder de apanhar o leitor numa teia cheia de tramas. A viagem pelo ponto de vista de mais de um personagem serve ainda mais para envolver o leitor nessa história que tem tudo para ser apocalíptica. Para quem gosta de alienígenas, sci-fi e batalhas pela sobrevivência, este é o caminho!
E tem mais: o livro será levado para as telonas. Os direitos do filme foram vendidos para a Sony Pictures e GK Films.
Após a primeira onda, só restou a escuridão. Após a segunda, somente a sorte de escapar. E depois a terceira, apenas o azar de sobreviver. Após a quarta onda, apenas uma regra: não confiar em ninguém._______________________________________________
- Contatos Imediatos de "3o. Grau"
Uma Nave Mãe sobrevoa o país e as tentativas de comunicação são em vão. O que eles querem? Chamados de os Outros, só resta à população esperar...
Em pouco mais de 3 meses, a jovem Cassie Sullivan de 16 anos vê a Terra sendo devastada por esses seres que ninguém sequer tem a ideia de como são e quais são suas reais intenções. Tudo o que ela tinha se foi. Todos que ela amava não existem mais.
Talvez o último a morrer seja morto pelo último a viver.
(Cassie - pág. 20)
Na 1a. onda, um pulso eletromagnético gera um verdadeiro apagão. Aviões caem, carros param, sem celulares, computadores, sem comunicação, tvs, sem luz ou qualquer outra coisa de necessite de energia ou seja movido à bateria ou motor. Estamos de volta ao mundo primitivo (isso mostra o quanto somos vulneráveis e dependentes da tecnologia!). Algumas pessoas morreram mas nada que gerasse tanto alarme. Depois veio a 2a. onda e milhões morreram. O caos se instalou com ladrões, assassinos e o medo faz com que as pessoas se tranquem em suas casas ou fujam para o meio do nada. E então a 3a onda, a mais cruel: a Morte Vermelha, a peste que faz o ser humano sangrar até a morte e que acabou com 2/3 da população do Planeta. E por fim a 4a onda: os Silenciadores, frios assassinos, são os Outros infiltrados entre os humanos com a missão de exterminar os poucos sobreviventes. Mas ainda há a 5a Onda...
O tempo corria em sentido inverso. A 1a Onda nos atirou de volta ao século 18. As duas
seguintes nos jogaram no período Neolítico.
Voltamos a ser caçadores. Nômades. A base da pirâmide.
Mas não estávamos prontos para desistir da esperança. Não ainda.
(Cassie - pág. 45)
Separada de Sammy, seu irmãozinho de 5 anos - e seu único parente vivo -, Cassie se embrenha numa tarefa praticamente impossível: encontrá-lo e tirá-lo do campo de treinamento para onde ele foi levado (não posso falar mais nada sobre esse lugar pois é segredo de Estado! rsrsrs). Munida de sua M16 e uma Luger (armas pesadas), ela segue sua busca e sabe que sua única chance de sobreviver nesse caos é se ficar sozinha e não confiar em ninguém.
O leitor só se dá conta do tamanho da encrenca quando Cassie consegue sobreviver ao ataque de um Silenciador. Tudo isso graças à Evan Walker, um garoto de 19 anos que a resgatou quando ela estava à beira da morte. Daí para frente é um turbilhão! Nem mesmo os lábios doces de Ethan a fazem desistir de sua tarefa suicida.
- Se você me beijar outra vez, vou lhe dar um joelhada na virilha.
As mãos de Evan são incrivelmente macias, como uma nuvem me tocando.
- Não vou deixar você simplesmente... - ele procura a palavra adequada - ... fugir de mim, Cassie Sullivan.
(Evan e Cassie - pág. 148)
Evan parece perfeito, seguro e calmo demais num mundo onde agora só existem violência e destruição. Mas ele pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão.
Sem ter em quem confiar, é só o sexto sentido de Cassie que a mantém viva. Pelo menos por enquanto...
- Você sabe dizer quem é o inimigo em tempo de guerra, Cassie? - Os olhos dispararam ao redor do barracão. Por que ele não conseguia olhar para mim? - O sujeito que atira em você. É assim que se fica sabendo. Não se esqueça disso. (...)
(Sullivan - pág. 67)
_______________________________________________
- Esqueça os homenzinhos verdes
Outra coisa que achei genial é a força com que algumas questões são abordadas. Realmente fui abalada por uma onda gigante de questionamentos - e não é só do ponto de vista ficcional do "Será que estamos sozinhos? Existe vida em outros planetas?". Falo de questões quanto ao instinto básico de sobrevivência e de autopreservação - do que somos realmente capazes de fazer em situações extremas. Matar talvez?
Nossa, fiquei chocada em alguns trechos do livro. Fora Ben reutilizando bisturis não esterilizados e Ethan matando friamente. Tudo tão... FRIO. A que pontos somos capazes de chegar quando nos encontramos em situações extremas? Chocada seria a palavra apropriada.
E analogias não faltaram.
Somos um "rebanho de ovelhas" prontas para o abate. Facilmente somos conduzidos e enganados.
E Cassie se sentindo como uma barata, podendo ser pisada e esmigalhada a qualquer momento? Se sentindo um "nada", vivendo cada segundo como se fosse o último, sem esperanças, sem fé.
São questões que mexem com a gente - bom, pelo menos comigo.
- Confiar ou Não? Desistir ou Lutar?
Instigante. Viciante. Não é para menos que o livro fez tanto sucesso lá fora.
Cheguei ao fim da leitura com o gostinho de quero mais... e ao mesmo tempo com medo de descobrir o que ainda vem pela frente. O livro termina e as questões permanecem. Preciso saber sobre o fim de Ethan, a escolha de Ben e a empreitada de Cassie contra os Outros. Pois é, teremos continuação!
Li em doses homeopáticas procurando digerir cada acontecimento. Se não me controlasse, eu poderia ter devorado o livro de uma só tacada e teria sofrido um colapso!
Confesso que tenho um certo receio com sci-fi (não é minha praia), mas esse livro, sério, me pegou de jeito. É como a Síndrome de Estocolmo: você é a vítima e se apaixona pelo seu raptor! #aloka
Leitura recomendadíssima!!!
- Entendi tudo errado. - Evan continua. - Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer._______________________________________________
(Evan para Cassie - pág. 228)
- Maionese no Espaço
Viajei na maionese por diversas vezes e me vi na cola de "A Hospedeira" da Stephenie Meyer. Mas nada a ver. O "hospedeiro" desta vez não é o mocinho da história. Muito longe disso!
Melhor chamar a Scully e o Mulder para resolver esta questão. Péra aí, melhor não! Quem talvez possa dar conta do recado é o MIB! Ah, esses sim vão fazer a M16 da Cassie parecer um brinquedinho de criança.
_______________________________________________
- Book Trailer
- Trilha Sonora
Sugiro "Life on Earth" do Band of Horses.
_______________________________________________
- O Livro
A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Assunto: Literatura Estrangeira / Juvenil
ISBN: 9788539506644
1a Edição / 2013
368 páginas
- Sinopse:
Depois da primeira onda, só restou a escuridão.Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.Agora A QUINTA ONDA está começando...Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!
- Compre este livro no site da Fundamento
_______________________________________________
- Outras Capas:
Depois de ler sua resenha, fiquei super interessada em ler o livro. Valeu pela dica de leitura.
ResponderExcluirAdorei a sua resenha. Muito boa e bem eloquente. Esse livro parece interessante. Apesar de gostar, também não tenho um vasto conhecimento em sci-fi, mas esse livro me chamou atenção. Vi que é uma série de três livros e com dois já lançados lá fora. Vou ver se espero o lançamento do 3º pra poder mergulhar nessa aventura ai.
ResponderExcluir