Roleta Russa, de Jason Matthews, é um dos recentes lançamentos da Editora Arqueiro. Um romance policial misturado com thriller, ação e vários jargões da espionagem. Prepare-se para deixar os resquícios da Guerra Fria voltar a correr em suas veias...
Uma sedutora fatal. Um agente implacável.
Um deles terá que jogar fora das regras.
_________________________________________________
Amor e na Guerra vale tudo. Será?
Dominika Egorova é uma mulher linda, atraente e tem um sonho: fazer parte do famoso balé Bolshoi, o mais importante da Rússia. Mas seus sonhos são minados por uma sabotagem e, em seguida, pela morte inesperada de seu pai. Correndo o risco de perder o lugar onde mora e ser despejada junto com sua mãe, Dominika aceita o estranho convite de seu tio, um agente do alto escalão do SRV (o Serviço Secreto da Rússia): a de que ela faça um treinamento na Escola de Pardais, um instituto que ensina técnicas de sedução para fins de espionagem. Não era sua melhor opção, mas naquele momento era a única que Dominika tinha...
Mal terminou seu treinamento, Dominika recebe uma importante missão: conhecer e seduzir Nathaniel Nash, um agente da CIA que tem acesso à um informante russo da SRV - um agente duplo. Sua missão é descobrir a identidade do traidor.
Seria uma missão fácil se o contato entre Dominika e Nash não fosse, digamos, tão EXPLOSIVO!
Nathaniel Nash é um agente de 27 anos que, após colocar uma operação em risco, é escalado para proteger Marble, o tal agente duplo (#OpsFalei! Mas não é nenhum #spoiler significativo pois, logo nas primeiras páginas, o leitor é jogado no redemoinho perigoso da contraespionagem e descobre o nome dele).
Marble é um sobrevivente da antiga KGB e do Kremlin. Sempre foi fiel aos seus compatriotas, ocupou cargos de confiança e tudo mais. Entretanto, um fato do passado levou Marble à sua atual posição com a CIA. O cara é esperto, velho de guerra.
Quando Dominika e Nate se encontram, a atração é explosiva (nessa hora me lembrei do filme Encontro Explosivo, com Tom Cruise e Cameron Dias). Mas Dominika tem um trabalho à fazer. E Nate , apesar de estar tremendamente "tentado" pela bela russa, sabe que deve ficar com um pé atrás... Então, ai começa um interessante jogo de inteligência, sedução e perigo, enquanto Dominika e Nate tentam obter informações um do outro. São dois jogadores, armados e irresistíveis, e um passo em falso comprometerá toda a operação e colocará todos em risco.
Até que...
Cansada de ser manipulada e das artimanhas e do joguinho sujo e sem escrúpulos do pessoal da SRV, Dominika decide entregar todo o ouro para Nate: detalhes de operações, nomes, segredos.... Agora, o agente da CIA tem dois problemas: proteger Marble e Dominika. E ele precisa tomar cuidado pois está apaixonado por Dominika e suas ações podem ser mais passionais do que que racionais - novamente comprometendo a missão.
Já Dominika precisa usar todo seu sangue frio para enfrentar os interrogatório SRV, sobreviver às torturas e permanecer na ativa, acima de qualquer suspeita. Uma coisa que não será nada fácil...
Dominika não sabia ao certo o que sentia por Nate. Pensar nele fora muito útil durante o martírio em Lefortovo, sobretudo quando a prendiam nos malditos armários. Mas agora ela ficava insegura sempre que pensava naquela única noite que eles haviam passado juntos. Nate a via em primeiro lugar como um ativo, como um bem da CIA. Seria possível que nunca a tivesse visto como mulher? Que não sentisse nada por "ela", Dominika? (Dominika - pág. 274)
Paralelamente, temos Marble e a guerra de nervos da contraespionagem. No final das contas Marble, que já tem uma certa idade, sabe que não vai durar muito. Já que sua "dupla-missão" está por um fio (assim como sua vida), ele decide que é hora de procurar por um discípulo, alguém que vá continuar o seu "serviço" quando ele se for. E por que então não usar Dominika?
Nash e Dominika. Quem vai jogar fora das regras?
Isso é só o começo desse thriller policial de dar nos nervos. Com tramas, intrigas, diálogos inteligentes, pitadas exatas de romance e ação, além de emoções fortes - e às vezes até ambíguas -, o leitor vai perder o ar por diversas vezes. #tenso
_________________________________________________
Literalmente, Uma Roleta Russa
O leitor se sente pisando em ovos desde o início do livro. Como se um agente da SRV fosse sair de uma das páginas, prendê-lo e torturá-lo em busca de informações dos outros personagens... rsrsrs
Sério, o livro é tenso, denso, nervoso. E não é para menos: o autor Jason Matthews é um ex-integrante da CIA. Daí vem a quantidade de detalhes sobre espionagem, expressões, siglas, vocabulário, esquemas e nomes estranhos que encontramos no decorrer de Roleta Russa. Pois é, o autor fala com conhecimento de causa. Tenso ao quadrado! #tenso2 Tem horas que até me senti na pele de James Bond!
Uma coisa bem interessante no livro é que no final de cada capítulo, o autor nos deixa uma receita. Isso mesmo: uma receita culinária! É muito estranho você estar mergulhado no universo conspiratório e perigoso da espionagem e se deparar com uma receitinha preparada por algum personagem! Eu esperava ver alguma instrução detalhada de como desmontar uma arma ou ocultar um corpo... hehehehe Enfim, uma proposta bacana que acaba inserindo o leitor no contexto. Particularmente, fiquei apaixonada pelo Fondue de Queijo do Gable (ver pág. 205) e pela Sirkiri - As Panquecas de Marble (pág. 310) Oh delícia!!!
Apesar da trama acontecer no momento atual, a questão do livro gira em torno da "extinta" Guerra Fria: a eterna rivalidade entre Rússia e EUA. E, como era de se esperar, o autor puxou a sardinha para os EUA. Sinceramente, no meu humilde ponto de vista, numa guerra como essa não há "mocinho". Até mesmo o tal "mocinho" é capaz de atrocidades, não é? Aproveitando para viajar na maionese e botar um pouco de lenha na fogueira: os EUA tem a mania de querer salvar o mundo, né? Por isso é que todos os apocalipses acontecem em território americano, os zumbis brotam da terra, os alienígenas sempre pousam suas naves por lá, e até a grande maioria dos super-heróis dos HQs usam roupas com as cores da bandeira americana... e são eles que salvam os EUA e o resto do mundo. #SurtoPsicótico Nunca vi aliens ou zumbis atacarem o Brasil. Por quê? E no quesito espionagem, nosso único indício vem de "escutas telefônicas"... rsrsrs #aloka
Guerra Fria: Dominika X Nash
Dominika e Nate tem um relacionamento bem complexo, o que rende diálogos bem estruturados, tensos e maliciosos.
Dominika é inteligente, forte, determinada e letal - além de ter uma frieza de amargar. Por outro lado, Nate também é inteligente e profissional, mas é um tanto passional. É como se ela fosse um iceberg e ele uma marreta de gelo, pronto para quebrá-la. Ou o gelo e o fogo.
Há também personagens secundários interessantes, como Marble, Gable e Marta. E uns tantos outros com nomes estranhos e personalidades complexas que tanto amei como odiei ao mesmo tempo. Urgh!
Na Linha de Fogo
No final, o autor deixa em aberto a possibilidade de uma continuação. A história termina mas não termina, entendeu? Odeio isso!
Quanto à leitura, para mim foi um tanto complicada e não fluiu como eu esperava. Talvez por causa da quantidade de informações e do nervosismo que me deu; talvez pela letrinha miúda. Não sei, a história é muito boa mas fiquei postergando, demorei mais do que devia...
Em suma, a leitura é instigante e perturbadora. Fiquei estarrecida no momento de tortura de Dominika... Cruz credo! Vale ler - mas prepare seu coração!
_________________________________________________
Trilha Sonora
_________________________________________________
O Livro
Roleta Russa
Jason Matthews
Arqueiro
Literatura Estrangeira / Ficção Policial
ISBN 9788580412758
1a Edição / 2014
432 Páginas
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.
Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.
Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.
Capas Estrangeiras
_________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.