O dia em que Sherlock Holmes morreu
Arthur Conan Doyle
"O Problema Final" e Outras Histórias
Editora Tordesilhas
Literatura Estrangeira / Ficção / Policial
ISBN: 978-85-8419-019-5
2015
Sherlock Holmes entrou para a história da literatura como um detetive excepcionalmente brilhante e excêntrico. Com um método próprio, baseado em sua imensa capacidade de absorver e armazenar informações,resolveu inúmeros casos aparentemente insolúveis.
Os 17 contos desta edição de luxo ilustrada contemplam todas as fases da carreira de Holmes – da descoberta de seus dons, nos tempos de faculdade, até a aposentadoria. O leitor encontrará aqui a ironia, o tédio, a desilusão, a cocaína, o senso de humor, os disfarces, o elementar Watson, Mycroft, Irene Adler e, naturalmente, o professor Moriarty, o maior entre todos os inimigos, contra o qual Holmes trava a luta decisiva que inspirou o título deste volume.
Em 1893, para consternação geral, Conan Doyle matou o detetive Sherlock Holmes. O embate final entre Holmes e seu rival, o professor Moriarty, foi narrado no conto O problema final. De acordo com os jornais londrinos da época, uma multidão cabisbaixa tomou as ruas da cidade usando braçadeiras pretas no dia em que Sherlock Holmes morreu.
- O Autor
Arthur Conan Doyle nasceu em 1859, em Edimburgo, na Escócia. Apesar do gosto familiar pela arte, formou-se médico – entre seus colegas de classe estava Robert Louis Stevenson, autor do célebre O médico e o monstro. Enquanto estudava, começou a escrever contos. Nos anos subsequentes, depois de abrir um consultório, dividiu-se entre atender seus pacientes e buscar o reconhecimento literário.Conan Doyle já havia publicado algumas histórias quando, em 1887, lançou a primeira trama protagonizada por Sherlock Holmes, personagem que o alçaria à fama. Sua obra contempla também histórias de ficção científica e ensaios sobre guerra e espiritismo. Conan Doyle casou-se duas vezes e teve cinco filhos. Morreu em 1930, aos 71 anos de idade.
- O Ilustrador
João Pirolla nasceu na cidade de São Paulo em 1981 e é artista autodidata. Desenvolve trabalhos autorais desde 2002 e foi publicado pela primeira vez na revista eletrônica Ideafixa, em 2010, na edição com o tema “Underground”. Influenciado por mestres como Robert Crumb, Harry Clarke e Lourenço Mutarelli, Pirolla já colaborou para revistas como Rolling Stone e Mundo Estranho, e participou de exposições coletivas e individuais. Também atuou na publicidade e no cinema, na produção de storyboards e concecpt art.
"Pensar em Sherlock Holmes é um dos bons hábitos que nos restam." - – Jorge Luis Borges
“[Sherlock Holmes foi] o homem mais famoso mundialmente que nunca existiu.” - – Orson Welles
“Conan Doyle devia ter uma mente verdadeiramente brilhante para conseguir criar mistérios que, à primeira vista, parecem impossíveis tanto de se engendrar quanto de se resolver.” - – The Guardian, em 2014, sobre o autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.