25 de março de 2015

Primeiras Impressões: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff



Há alguns dias recebi da Novo Conceito os primeiros oito capítulos de A Playlist de Hayden, um romance de Michelle Falkoff que será lançado pela editora agora no comecinho de abril. Fiquei curiosa com a sinopse e acabei devorando as 86 páginas em pouco tempo. Terminei e fiquei OBVIAMENTE com vontade de saber mais! É como ganhar um doce delicioso, começar a se lambuzar e de repente, lhe tiram essa maravilha das mãos! :-)

A Playlist de Hayden conta a história de dois amigos que sentem que não se encaixam em nenhum grupo: Sam e Hayden. Eles se dão bem, conversam, trocam "figurinhas", jogam on-line, saem juntos e perambulam invisivelmente pelos corredores da escola. Sempre juntos.
Até que um dia... depois de uma festa...

Sam perde Hayden, seu melhor - e único amigo. Hayden se suicidou em seu próprio quarto tomando uma overdose dos comprimidos da mãe e deixando para Sam um pen drive e um bilhete:

"Para Sam. OUÇA. Você vai entender."

Nos próximos dias Sam escuta sem parar as músicas do pen drive - uma coletânea bem eclética. O que Hayden queria dizer com aquilo? Estaria ali a resposta para sua morte? 
No funeral, ele queria voar no pescoço do irmão mais velho de Hayden, o responsável por dias de tormento e bullying na escola. 
Sentido-se culpado, perdido e irritado com a perda do amigo, Sam isola-se com seu fone de ouvido e a playlist deixada pela única pessoa que o compreendia. Para completar seu vazio, Sam volta a frequentar sozinho os lugares que costumava ir com Hayden e logo descobre que o reservado Hayden também escondia algumas coisinhas: como uma certa garota de cabelo descolorido que parece conhecê-lo muito bem. Isso sem falar no Arquimago_Ged, o nome usado por Hayden no chat de jogos... Hayden havia partido mas o Arquimago continuava a lhe enviar mensagens. Uma brincadeira de mau gosto ou uma mensagem do "além"? Como isso seria possível? 
Certo, isso eu também gostaria de descobrir...
"Muitas pessoas querem ser invisíveis. talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê." (pág. 44)


Michelle Falkoff tem uma escrita fluída, simples e direta. O livro fala sobre bullying, depressão, solidão, amizade, dor e perda. É um história intensa e ao mesmo tempo comovente. 

Os capítulos são curtos e a cada troca de capítulo é sugerida uma música, um legado do pobre Hayden.  Vamos de Arcade Fire à Tears for Fears, passando por Metallica, Foster the People e até mesmo o clássico Ramones. Para temperar ainda mais a trama, acompanhamos o "chat" entre Sam e o enigmático Arquimado_GED, um login usado por seu falecido amigo que agora aparece na telinha do note de Sam para "assombrá-lo", ou melhor, para lhe dar dicas de "como seguir em frente". Curioso? Então leia. Porque EU quero realmente saber como essa história termina!
Eu havia passado os últimos dias alternando o ódio por Hayden com a saudade, me sentido culpado e deprimido, sem saber como deveria me sentir, mas desejando me sentir, de alguma forma, diferente. (Sam - pág. 16)
_____________________________________________________


O Livro


A Playlist de Hayden
Michelle Falkoff
Editora Novo Conceito
Literatura Estrangeira / ficção
ISBN-13: 9788581637044
2015
288 páginas

Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta

 Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Capas estrangeiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...